Conecte-se conosco

Sociedade

TCEPB aprova contas municipais, rejeita as da LOTEP e aprova pesar pela morte de Ivandro Cunha Lima

Publicados

em

O Pleno do Tribunal de Contas/PB, reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (01), aprovou os processos de contas das prefeituras de Santa Inês, São José do Bonfim, Riacho do Santo Antônio, Barra de São Miguel e Massaranduba, relativas a 2020. Rejeitadas foram as contas da Loteria do Estado da Paraíba no exercício de 2019, com multa ao gestor e imputação de débito no montante de R$ 22.904,80. (proc. nº 08711/20). Cabe recurso.

Regulares foram julgadas as prestações de contas da Defensoria Pública da Paraíba, gestão do procurador Ricardo José Costa Souza Berros, exercícios de 2019 e 2020. Com ressalvas, as contas de 2019 da Escola do Serviço Público do Estado. Aprovadas também as prestações de contas de 2021 da Agência de Regulação do Estado da Paraíba – ARPB e da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, relativas a 2021, bem como as da Companhia de Desenvolvimento do Estado (2020).

Anúncio


Recursos – O Colegiado deu provimento parcial ao recurso impetrado pelo ex-prefeito de Cuitegi, Guilherme Cunha Madruga Júnior, contra decisões consubstanciadas no Acórdão APL-TC-00419/20 e no Parecer PPL-TC-00197/20, emitidas quando da apreciação das contas do exercício de 2018. Seguindo o voto do relator, conselheiro Antônio Gomes Vieira, a Corte tornou sem efeito a decisão anterior e emitiu novo parecer pela aprovação das contas.

O Pleno ainda negou provimento ao recurso de reconsideração interposto pelo ex-prefeito de Alhandra, Renato Mendes Leite, face o Acórdão APL TC 00450/21, referente à reprovação das contas de 2017. Desprovida também a peça recursal manuseada pelo prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira, contra decisão consubstanciada no Acórdão AC2-TC-02363/17, emitida quando do julgamento de denúncia referente ao exercício de 2017.

Voto de Pesar – Proposto pelo conselheiro vice-presidente, Fábio Túlio Nogueira, o Pleno do Tribunal de Contas aprovou, à unanimidade, “Voto de Pesar” em razão do falecimento do ex-senador Ivandro Cunha Lima. O conselheiro enfatizou a trajetória de Ivandro, que dignificou todos os cargos que ocupou na vida pública e privada. “Era um grande fazedor de amigos, um homem de retidão e caráter”.

O presidente do TCE, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, lembrou a convivência estreita com o ex-senador e destacou sua personalidade de conciliador. “Era um homem do bem e de tratamento cordial, sempre com muita galhardia e correção”, disse ele, ao frisar que a Paraíba perde um grande paraibano, que fez suas raízes na cidade de Campina Grande.

Registro – O conselheiro André Carlo Torres Pontes – que é oriundo do Ministério Público de Contas, levou ao Pleno do Tribunal para registro em ata a passagem dos 25 anos de ingresso dos procuradores Marcílio Toscano Franca Filho, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, Elvira Sâmara Pereira de Oliveira, Isabella Barbosa Marinho Falcão e o próprio André Carlo, ocorrida na última sexta-feira, 27 de maio do corrente.

Ele fez o registro, sentindo-se honrado, e lembrou que a investidura dos novos procuradores no Ministério Público junto ao TCE foi parte de um processo de reestruturação do órgão na Corte de Contas. A subprocuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz também fez o registro de congratulações aos procuradores na sessão ordinária da 2ª Câmara na terça-feira (31).  

Composição – O TCE-PB realizou sua 2356ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, sob a presidência do conselheiro Fernando Rodrigues Catão. Presentes os conselheiros Nominando Diniz, Arnóbio Alves Viana, Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho, assim como os conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Renato Sérgio Santiago Melo e Antônio Cláudio Silva Santos (No exercício da titularidade). Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador geral Bradson Tibério Luna Camelo.

Ascom/TCE

Rate this post
Anúncio


Sociedade

Empresária guarabirense fica em 2º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em JP

Publicados

em

No último dia 09 de outubro ocorreu a premiação do SEBRAE PARAÍBA em João Pessoa-PB, onde foram inscritas 100 histórias de Mulheres empreendedoras da Paraíba, (PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS), na ocasião, a empresária JOSEANE da ACONTE, ficou em segundo lugar. A primeira colocada foi de João Pessoa e a terceira de Patos.

“Essa premiação, foi uma honra para nós, trouxemos a PRATA para Guarabira.” disse seu esposo também contador, Luciano Fernandes.

A entrega da premiação ocorreu na Casa de Festas MARRIAGE RECEPÇÕES, em João Pessoa-PB. A ACONTE também foi uma das participantes da CONSUPER – Feira de Supermercados, realizada no Centro de Convenções Pedra do Reino, também na Capital.

Anúncio


A ACONTE é especializada em serviços contábeis para pessoas físicas, profissionais liberais e pessoas jurídicas. Sua estrutura foi especialmente planejada para a construção de um ambiente funcional, totalmente informatizado, garantindo as melhores condições de trabalho à equipe.

Os profissionais da ACONTE possuem excelente formação acadêmica, com atualização constante e mais de 20 anos de experiência, fornecendo aos clientes orientações precisas e confiáveis, fundamentais para o sucesso de seus empreendimentos.

Brejo.com

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Sociedade

João Azevêdo prestigia lançamento de livro em homenagem a José Maranhão e destaca legado de ex-senador

Publicados

em

Fotos: Francisco França/Secom-PB

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta terça-feira (19), no Salão Nobre do Senado Federal, em Brasília, o lançamento do livro “Grandes Vultos que honraram o Senado: José Maranhão”. A obra de autoria de Francisco de Sales Gaudêncio e de Eduardo Peruzzo contém 544 páginas e aborda a atuação parlamentar do político paraibano, além de depoimentos e registros sobre a vida do ex-senador. 

Em sua fala, o governador João Azevêdo destacou a postura respeitosa do ex-senador José Maranhão e do reconhecimento por todas as obras e políticas públicas que ele implementou no estado. “Eu tive muitas lições com o senador José Maranhão, um homem gigante e que tem todo meu respeito por tudo que ele fez pela Paraíba e por todo legado que ele deixou, uma história verdadeira e de compromisso e amor que ele tinha pela Paraíba, terra que ele amou acima de qualquer outra coisa”, frisou. 

Anúncio


A coleção “Grandes Vultos que honraram o Senado” foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 84, de 19 de novembro de 1996, com o objetivo de homenagear senadores que se destacaram pela sua atuação política no país. 

A solenidade foi prestigiada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão;  pelos senadores Daniella Ribeiro, Veneziano Vital do Rego e Efraim Filho; pelos deputados federais Wilson Santiago, Hugo Motta, Gervásio Maia, Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena; pelo deputado estadual Eduardo Carneiro; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; além de representantes do Poder Judiciário. 

José Targino Maranhão faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021, em São Paulo, aos 87 anos. Casado com a presidente do TRE-PB, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, ele deixou três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima). Além de senador, José Maranhão foi governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado constituinte, deputado federal e deputado estadual.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

LBV – Setembro Amarelo reforça a importância da saúde mental e do cuidado com os sentimentos

Valorizar emoções, o ser humano e o autocuidar.

Publicados

em

Posso ter outras preocupações e desafios e ainda ser feliz? A resposta é sim! Sujeitos a ter contato com uma variedade de emoções o dia inteiro, também precisamos olhar para aquilo que nos incomoda para entender e ressignificar os sentimentos.

Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, o suicídio foi a quarta principal causa de morte entre jovens (de 15 a 29 anos). Numa escala global, mais de 700 mil pessoas perdem a vida todos os anos dessa forma. Daí a importância de falarmos sobre a saúde mental. Em princípio, as emoções têm importante papel para nossa sobrevivência, mas precisam ser acionadas adequadamente pelo nosso cérebro.

Anúncio


Tudo bem ter emoções que não nos orgulhamos, já que elas têm um espaço na nossa vida, a questão é que não podemos nos render para um único sentimento. Para Fernanda Costa, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), de Maceió/AL, é essencial desenvolver o autoconhecimento, o equilíbrio e a inteligência emocional além de analisar constantemente os pensamentos.

Permitir se ouvir e ser ajudado

A psicóloga enfatiza que “quando estamos passando por conflitos pessoais e não conseguimos lidar com nossas emoções, consequentemente não conseguimos lidar com as do outro. Não se consegue ouvir, compreender e ajudar porque nós estamos internamente enfraquecidos e fragilizados”. No entanto, também é fundamental pedir apoio especializado quando necessário: “Sabemos o quanto é desafiador quando se está passando por uma depressão ou enfrentando uma ansiedade, a gente precisa ter em mente a importância de conversar, de pedir apoio, seja de um amigo ou de um profissional que possa ajudar no processo de ter uma compreensão e de se reerguer”, relata Fernanda.

Nesse sentido, entender as emoções torna-se um exercício diário visto que necessidades, desafios e preocupações nos acompanharão durante nossa existência. “Mesmo sendo um adulto que sabe se autodefender a gente precisa valorizar as emoções tanto para conosco como com o outro. É fácil? Não é fácil, mas é essencial para que possamos conseguir lidar com anseios, dificuldades e com nossas particularidades.” A psicóloga finaliza com o recado: “Sempre há Esperança”.

Vale a pena lutar

A LBV promove diversas campanhas temáticas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de valorizar a Vida em todas as suas formas,as quais consistem na realização de atividades socioeducativas e divulgação de conteúdos de utilidade pública aos seus assistidos e para a população em geral, a exemplo da campanha Pela Vida, vale a pena lutar, que foca no combate e na prevenção ao suicídio, como também na saúde emocional.

Apoie essa Causa:

A Solidariedade não pode parar! Ajude acessando o site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária pelo PIX: [email protected] . Saiba mais sobre o trabalho da Instituição acessando @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria/LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas