Conecte-se conosco

Manchete

Após atraso, Fies abre inscrições para 150 mil financiamentos

Publicados

em

Foto: Ilustração

Após atraso de quase três horas, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu inscrições na internet. A previsão era que o sistema fosse aberto às 12h, mas, segundo o Ministério da Educação, estava passando por ajustes finais. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos.

As inscrições começam hoje (7) e vão até o dia 10. O resultado será divulgado no dia 13. Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa.

Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.

Atraso

O atraso na abertura das inscrições gerou reclamações nas redes sociais e o termo Fies chega aos mais citados no Twitter.

Ontem (6), o Ministério da Educação anunciou que o sistema seria aberto às 12h.”12h no fuso horário de Marte, né Fies”, escreveu um usuário do Twitter. “O MEC cobra comprometimento com o horário no Enem, mas eles mesmos não têm pra divulgar as coisas, como pode?”, reclamou outra. “Daqui a pouco é 2018 e não abriu essa inscrição ainda #FIES”, disse outra usuária do Twitter.

Ontem, os estudantes também tiveram que esperar para acessar o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni), que seleciona candidatos a bolsas em instituições privadas de ensino superior pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O link do resultado chegou a ser publicado pela manhã, mas os nomes ainda não estavam disponíveis. A lista dos aprovados foi divulgada apenas no fim do dia.

Financiamento

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC.

Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do (Enem) e não ter zerado a redação.

Da Agência Brasil

Rate this post

Cidades

Deputado entrega veículo e anuncia investimento na educação de Pilõezinhos

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino entregou, nesta terça-feira (27), um veículo Spin 0 Km para a população da cidade de Pilõezinhos no brejo Paraibano, assim como emenda parlamentar impositiva para aquisição de tablets e computadores à rede de educação do município.

A cidade comemora hoje 59 de emancipação política, e recebe o veículo que será destinado à população da cidade que necessita deslocar-se com destino a João Pessoa para tratamento de saúde, principalmente os pacientes renais. Além do veículo, o deputado destinou recursos para compras de tabletes à rede municipal de ensino, bem como para reformas no município.

“Parabéns pela emancipação política! Feliz em estar aqui, trazendo o nosso apoio a esta cidade e também serviços relevantes. Está aqui esta Spin 0Km, reformas, hoje vamos aprovar tabletes para a rede educacional do município. Cumprimento o prefeito Marcelo, o Vice Beto, os vereadores da Câmara Municipal na pessoa do Professor Dr. Justo, mas sobretudo o cidadão, a cidadã, as crianças deste município. Parabéns, Pilõezinhos! Renovo aqui a nossa disposição de estar trabalhando por este município”, disse o deputado.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Após suspensão de carro-pipa, estado de calamidade pública é decretado em Alagoinha devido à seca

De acordo com o decreto, a decisão se deve a grave crise hídrica pela qual a cidade passa e que comprometeu seriamente as finanças públicas locais e a vida da população.

Publicados

em

Foto: Reprodução

Sem água há meses devido a suspensão dos serviços de carros pipas na Paraíba, a Prefeitura de Alagoinha teve o pedido de calamidade pública atendido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O presidente da Casa, Adriano Galdino, assinou o decreto legislativo concedendo 180 dias de calamidade pública  ao município. 

De acordo com o decreto, a decisão se deve a grave crise hídrica pela qual a cidade passa e que comprometeu seriamente as finanças públicas locais e a vida da população.

A paralisação do serviço de carro-pipa, que leva água potável às famílias há 20 anos em todo o Nordeste prejudicou cerca de 1,6 milhão de pessoas no semiárido. A operação Carro-Pipa, do governo federal, teve os recursos cortados neste mês, dessa forma, os veículos pararam de  fornecer água  aos moradores do interior no Nordeste. 

Confira a decisão a seguir:

Fonte: ClickPB

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Festa da Luz: Prefeito anuncia atrações que farão parte do evento em 2023

Publicados

em

O prefeito Marcus Diôgo fez o lançamento na última sexta-feira (16) em meio a uma grande expectativa em torno da retomada do evento, a Festa da Luz 2023.

Wesley Safadão, Solange Almeida, Léo Santana, João Gomes e Eric Land estão entre os principais nomes confirmados para a festa, que acontece de 03 a 05 de fevereiro de 2023. Os shows acontecem no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima.

Também estão na programação do evento as cantoras Walkyria Santos, Samya Maia, Taty Girl, e a banda Calcinha Preta, que também se apresentarão no “Palco Luz”.

De acordo com o prefeito da cidade, Marcus Diogo, há muita expectativa em torno da festa “Muitas pessoas estão ávidas para poder retomar as atividades. A Festa da Luz não é despesa para nosso município, e sim investimento. Para nosso comércio, ela proporciona o 14º salário. É um evento que nos coloca em uma vitrine nacional, aquece nossa economia, gera empregos e movimenta o turismo. Não vamos medir esforços para realizar uma festa linda”, disse.

Em 2021 e 2022, devido às restrições pela pandemia de Covid-19, a Festa da Luz foi adaptada e ocorreu de maneira virtual, com toda a grade transmitida ao vivo pela internet, diretamente do Teatro Municipal Geraldo Alverga.

O prefeito Marcus relembrou que a festa ainda continua sendo 100% financiada com recursos próprios e que o compromisso fiscal deve ser sempre a prioridade. O governo tentou manter contatos com iniciativa privada para parcerias, a exemplo de outros eventos do Estado, mas devido ao atual cenário econômico de mudança de governo e do setor cultural  não foi efetivado. “Vamos continuar lutando para fazer da festa da luz a maior festa do segmento, e continua sendo”, enfatizou Marcus. 

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas