Conecte-se conosco

Cidades

Professores da UEPB aprovam paralisação de um dia por semana e assembleia permanente

Publicados

em

Os professores da UEPB a partir de agora paralisarão suas atividades um dia por semana, permanecendo em estado de greve e assembleia permanente. A decisão foi tomada numa assembleia geral realizada nesta quinta-feira (09/03), em Campina Grande, para enfrentar a crise que atinge universidade e o congelamento dos salários e gratificações.

A assembleia também deliberou pela ampliação da Comissão de Mobilização, com a inclusão de representante dos oito campi da universidade, além de definir uma posição da categoria contrária as propostas da Reitoria da UEPB de corte de 2.700 vagas, demissão de 120 professores substitutos e 90 técnicos terceirizados e suspensão de várias bolsas e serviços.

Na assembleia, os professores expressaram uma grande insatisfação em relação a postura da Reitoria da UEPB, que tentar se adequar ao corte de R$ 27 milhões realizado pelo governador Ricardo Coutinho no orçamento de R$ 317 milhões da universidade de 2017.

Os professores decidiram que participarão de forma massiva da reunião do Conselho Superior da UEPB, onde a proposta será avaliada, para acompanhar sua apreciação e tentar articular sua retirada da pauta pelos conselheiros.

Os professores também decidiram aderir ao Dia Nacional de Paralisações e Greves, em 15/03, que está sendo convocado pelo Sindicato Nacional dos Professores – ANDES-SN e por várias centrais sindicais, contra a proposta de emenda a Constituição 287/2016, que propõe a contrarreforma da previdência.

Assessoria

Rate this post

Guarabira

“Etapa Brejo” do Festival de Quadrilhas acontecerá em 15 de junho, na Praça Lima e Moura

Publicados

em

Pixabay

A cidade de Guarabira vai sediar no próximo dia 15 de junho, na Praça Lima e Moura, no centro da cidade, a etapa Brejo do “Festival de Quadrilhas Juninas”, promovido pela Federação Paraibana de Quadrilhas Juninas.

A etapa contará com a participação de   quadrilhas da região. A vencedora da etapa concorrerá as finais que serão realizadas nos dias 16 e 20 de junho, na cidade de Santa Rita.

Segundo a Federação serão realizadas 8 etapas regionais e as finalistas disputarão o grande prêmio.

O evento conta com o apoio da Prefeitura. “É fundamental esse momento de retomada das nossas atividades, da nossa tradição junina, após dois anos de pandemia e é claro que a Prefeitura vai dar esse apoio. Não é para uma quadrilha em si, mas para todas, que em conjunto receberão nosso apoio e a nossa torcida”, destacou o prefeito Marcus.

QUADRILHAS PARTICIPANTES

Convidada Especial

Junina Raízes do Paô – Alagoa Grande

Junina Dança Nordestina – Tacima

Junina Explosão Banns – Bananeiras

Junina Manoel Cardoso – Belém

Junina Fazenda Nordestina – Guarabira

Junina Raízes de Borborema – Borborema

Junina Cafundó – Lagoa de Dentro

Junina Chamego – Logradouro

Junina Paraíba Forrozeira – Dona Inês

Junina Mistura Junina – Guarabira

Fonte: Portal25horas

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

PAPELART está em clima romântico junino. Confira as opções de presentes para o Dia dos Namorados!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A livraria Papelart está com muitas novidades em artigos para este São João e tem tudo que você precisa para quem você ama, bem no clima junino romântico. Vá e garanta já seu presente do Dia dos Namorados!

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB, e-mail: [email protected] – fone: (83) 3271-3582.

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Aesa registra 202,2 milímetros em João Pessoa no final de semana e capital é 2ª cidade com mais chuvas em 2022

Publicados

em

ilustração/Pixabay

Depois de um final de semana com muita chuva, João Pessoa saltou da sétima para a segunda posição no ranking das cidades paraibanas com maiores índices pluviométricos este ano. De acordo com levantamento realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a capital somou 1.154,7 milímetros, perdendo apenas para Cajazeiras, que acumulou 1.178,8mm milímetros neste ano.

Entre as manhãs da sexta-feira passada e desta segunda-feira (23), a capital paraibana acumulou 202,2 milímetros, cerca de 70% da média histórica de chuvas do mês de maio. Neste mesmo período, João Pessoa foi a cidade com maior precipitação. “Tivemos a presença de um aglomerado de nuvens que se deslocaram do oceano Atlântico em direção a costa leste da Paraíba e trouxe pancadas mais fortes de chuva. Esse é um fenômeno comum em nosso Estado nesta época do ano”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. 

A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de chuvas em toda a Paraíba, de acordo com o Boletim de Análise e Previsão do Tempo, divulgado na manhã desta segunda-feira pela Aesa. “Temos áreas de instabilidade próximas ao litoral nordestino. Com isso, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Nas demais regiões deverão ser registradas chuvas localizadas, especialmente entre os períodos da tarde e noite”, alertou Marle, no boletim.

Temperatura – Entre a manhã de domingo e desta segunda-feira a máxima foi registrada em Cabaceiras, 30,9 ºC. Já Monteiro teve a mínima deste período, 17,1  ºC . 

Açudes – Dos 135 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 12 estão sangrando. Setenta  estão com mais de 20% da capacidade, 26 têm menos de 20% e 27 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 25%.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas