Conecte-se conosco

Guarabira

IFPB Guarabira realiza Procissão do Fogaréu pelo quarto ano consecutivo

Fotos: Divulgação

Publicados

em

O campus Guarabira do Instituto Federal da Paraíba realiza no próximo dia 10 de abril, segunda-feira da Semana Santa, a partir das 17h45min, a Procissão do Fogaréu. Pelo quarto ano consecutivo, cerca de quarenta alunos dos mais diversos cursos da instituição participam da montagem e execução da manifestação cultural, sob a orientação da professora de Artes, Líbna Naftali.

procissao_do_fogareu_pelo_4_ano_consecutivo_em_Guarabira_pelos_alunos_do_IFPB__foto2Tradição há 272 anos na cidade histórica de Goiás, que foi capital do estado que carrega o mesmo nome por quase 200 anos, se caracteriza por ser umas das manifestações culturais mais antigas da cultura popular brasileira. Suas origens estão nas procissões realizadas na Península Ibérica durante os séculos XVII e XVIII, costume este que foi trazido para o país pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola.

A encenação, que simboliza a procura e a prisão de Cristo na antiga Jerusalém, chama a atenção de todos que contemplam-na graças as vestimentas que os farricocos, que representam os soldados romanos. As longas vestimentas de cetim coloridas e os capuzes cônicos e pontiagudos que os alunos usam, bem como as tochas que carregam em suas mãos ao som de tambores, que aceleram o ritmo da caminhada, é responsável pelo mistério que envolve o espetáculo.

Este ano, ela parte da praça Cristo Redentor, de frente ao Victor’s Center Hotel, localizado no Bairro Novo, passa pelo Teatro Municipal Geraldo Alverga, que representará o local da Última Ceia, já dispersa e sem a presença dos apóstolos e de Jesus. Tendo fim o primeiro ato, a marcha chega à Catedral Nossa Senhora da Luz, principal templo católico do Brejo Paraibano, que faz o papel do Monte das Oliveiras, onde o Nazareno foi preso. Neste momento, soará o toque do clarim, anunciando a prisão de Jesus. Os farricocos retornarão ao ponto inicial em marcha, trazendo o prisioneiro, simbolizando sua captura.

O IFPB promove este espetáculo, que dura cerca de uma hora, com o intuito de ampliar o acesso à arte, possibilitando, assim, a população de Guarabira e região uma familiarização com as tradições brasileiras. Enfim, tem por objetivo preparar a comunidade acadêmica e externa para que conheça e preserve os valores culturais.

Da Assessoria do IFPB

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas