Conecte-se conosco

Cidades

Evento de gastronomia ressalta qualidade da ostra paraibana

Publicados

em

Pesquisa realizada no estuário do rio Mamanguape aponta potencial para cultivo de ostras na Paraíba

Reconhecido como um dos maiores eventos de gastronomia do país, o Festival Brasil Sabor terá início na próxima sexta-feira (12), em João Pessoa. Uma das novidades do evento este ano é o “Festival de Ostras”, que acontece no sábado (13), a partir das 19h30, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Chefs de restaurantes da capital paraibana irão oferecer para a degustação dos visitantes receitas diferenciadas com a ostra produzida no município paraibano de Marcação.

“As ostras in natura, produzidas no estuário do rio Mamanguape tem uma qualidade ímpar, que será aliada à habilidade dos chefs de cozinha, durante o Festival. Com isso, iremos mostrar que o nosso Estado tem potencial para produzir o molusco e que esta iguaria da culinária tem espaço também nos restaurantes paraibanos”, destacou o analista técnico do Sebrae Paraíba e gestor do projeto Aquinordeste, Jucieux Palmeira.

A criação de ostras no Brasil tem se consolidado como uma atividade bastante viável. Cerca de 95% da produção nacional tem origem no estado de Santa Catarina, mas através do projeto Aquinordeste, o Sebrae vem fomentando a produção de ostras, tilápia e tambaqui nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas.

Na Paraíba, foram realizadas pesquisas com sementes (forma jovem das ostras) cultivadas no Rio Grande do Norte e Sergipe, implantadas no estuário do rio Mamanguape. “Finalizamos este estudo neste mês de abril e concluímos que há viabilidade para o desenvolvimento da ostreicultura neste local, considerando os aspectos ambientais, técnicos e econômicos”, disse Jucieux. Ele acrescentou que a pesquisa foi realizada pelo Sebrae, através do projeto AquiParaíba.

Além de ser uma atividade de baixo custo, a ostreicultura também traz benefícios ao meio ambiente, já que a espécie é um filtro natural. Cada ostra tem a capacidade de filtrar até cinco litros de água por hora. “A espécie apresenta um baixo teor de gordura, contém ômega 3 e é uma excelente fonte de proteína”, completou o analista do Sebrae Paraíba.

 

Festival Brasil Sabor

O Festival de Ostras é um dos eventos paralelos que acontecem durante o Festival Brasil Sabor. Este ano, o evento começa com uma Feira Gastronômica, no Espaço Cultural, na próxima sexta (12) e sábado (13) e prossegue com o circuito gastronômico que inicia no dia 15 de maio e acontece em diversos restaurantes da cidade até o dia 4 de junho.

Durante a Feira Gastronômica, os visitantes poderão degustar e conhecer receitas dos restaurantes participantes do Festival. Nestes dois dias, no Espaço Cultural, o evento terá também exposições de produtos orgânicos, produtos da economia solidária, apresentações de cortes especiais de carnes de caprino, apresentações musicais, stand com degustação, bar, artesanato, ações de “Aproveitamento integral dos alimentos”, além do Festival de Ostras.

Assessoria Sebrae-PB

Guarabira

Prefeitura de Guarabira divulga lista atualizada dos blocos e seus contemplados que irão morar no Residencial Jáder Pimentel

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, através da comissão de habitação responsável pelo cadastro e seleção dos beneficiários das casas populares do conjunto residencial Jader Pimentel, divulgou a relação dos blocos e numerações onde cada um dos 400 contemplados irá residir, tanto no Guarabira Park 1 quanto no Park 2. Esta relação está atualizada, uma vez que sua primeira divulgação aconteceu no último dia 19 de março em uma solenidade na Câmara Municipal,

Vale destacar que esta solenidade foi realizada seguindo todos os protocolos de segurança e higienização, em meio ao combate a Covid-19, com as presenças do prefeito Marcus Diogo, do vice Wellington Oliveira, da deputada Camila Toscano, da primeira-dama e secretária de Planejamento Veronica Diogo, do secretário de Ação Social Elias Asfora, dos vereadores Wilsinho, Junior Ferreira e Josa da Padaria, além das participações remotas da secretária da Mulher Léa Toscano e do superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal Álvaro Neto.

Clique no link ABAIXO e confira a relação atualizada.

RELAÇÃO DOS BLOCOS E CONDOMÍNIOS (GUARABIRA PARK 1)

RELAÇÃO DOS BLOCOS E CONDOMÍNIOS (GUARABIRA PARK 2)

Codecom/PMG

Continue lendo

Guarabira

Pontes Calçados: Confira as novidades da moda neste mês de Abril

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Passe em uma das lojas Pontes Calçados e confira as melhores marcas. Arezzo, Anacapri, Dumond, Colcci, Cavalera, Forum e TNG. Aceitamos todos os cartões.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Continue lendo

Guarabira

Prefeitura de Guarabira disciplina medidas a serem adotadas para o retorno seguro das aulas presenciais

Publicados

em

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 05 de abril, o Decreto 135/2021, que dispõe sobre as medidas a serem adotadas para o retorno gradual das aulas presenciais no Município de Guarabira.

Com a edição do decreto, as atividades escolares de ensino fundamental menor e maior, médio, superior, técnicos, cursos livres, de instituições públicas e privadas, assim como transporte de estudantes poderão retornar as suas atividades no município, após a Instituição de Ensino e o transporte escolar passar pela inspeção sanitária e vistoria da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Educação, cumprindo os protocolos exigidos e ofertando condições para um retorno seguro de seus alunos, condutores e funcionários.

O decreto prevê o funcionamento das escolas no “modo híbrido”, ou seja, uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino remoto.

Vale ressaltar que, em outubro deste ano foi formado uma Comissão de Gerenciamento para elaboração de protocolos de retorno às aulas, com representantes das escolas do município, do estado, do transporte escolar, da secretaria de saúde e educação, atendendo a recomendação do Ministério Público da Paraíba, através dos autos 065.2020.000808.

Codecom/PMG

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas