Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Campus de Bananeiras desperta ideias inovadoras no brejo paraibano

Publicados

em

Com o objetivo de estimular o surgimento de ideias inovadoras, selecioná-las e formatá-las para inscrevê-las na segunda rodada do edital InovAtiva Brasil 2017, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Bananeiras, sediou no dia 14 deste mês, o “I Startando Ideias do Brejo”.

Na ocasião alunos, empreendedores e interessados receberam orientação dos melhores mentores da Paraíba nas áreas de Inovação, Validação, Business, Finanças, Mercado, Jurídico e Planejamento. Foi a primeira de três etapas que, além de despertar o olhar das pessoas para a inovação, possibilitou que os jovens pudessem transformar sua ideia em um negócio inovador.

Anúncio


Durante a programação os participantes tiveram palestras, momentos de interação e apresentação dos projetos criados para uma banca de jurados, que escolheram e premiaram a melhor ideia, no final do evento. Das muitas ideias apresentadas, ao fim do dia, 5 delas se destacaram como o “Tempero Orgânico Pirpiri”, os aplicativos “Eu compro”, “Recém-formados” e “EquiSaúde” e as cápsulas de corante natural “TechJambo”. Após a apresentação do pitch de cada grupo o júri decidiu premiar em 3º lugar o aplicativo “Recém-formados”, em 2º o “Eu compro” e em 1º lugar o “EquiSaúde”, um aplicativo desenvolvido para sinalizar o agendamento de consultas e vacinas necessárias para os cavalos que concorrem em vaquejadas.

Startando Ideias do Brejo resultado2A proposta do aplicativo “EquiSaúde”, que mereceu o primeiro lugar, foi defendida pelo veterinário, José Matias Porto Filho: “Gostaria de parabenizar o Brejo Criativo pelo dia de hoje, um dia que pudemos vivenciar novas ideias, mentores com excelente capacidade para lapidá-las, pessoas de alto calibre presentes no evento, isso é fantástico! Pudemos não só aprender mais trocar ideias interessantes que podemos levar para o resto da vida e que pode mudar a realidade de uma pessoa ou de um grupo de participantes que nem vislumbrava o que podia acontecer! Hoje nós podemos dizer aquela frase de Barack Obama “YES, WE CAN!” Sim, nós podemos! Com ideias nós podemos mudar o mundo”, afirmou entusiasmado.

Em sua avaliação, após a apresentação das ideias selecionadas, o presidente do Brejo Criativo, Pablo Ramon de Araújo Monteiro Fabrício, disse que: “Esta iniciativa representou uma grande oportunidade para mostrar, de forma simples, divertida e didática, que é possível inovar com a aplicação da tecnologia disponível”.

 

“O Brejo Criativo inova e acima de tudo faz o desenvolvimento regional de uma forma lúcida, consciente e, sobretudo dentro da academia. Isso é fundamental para fechar esse processo de startup!”. Declarou o Secretário de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, Carlos Marques Dunga Júnior, que integrou a banca de jurados: “Acredito que vivemos um momento ímpar no desenvolvimento desse país, porque na crise que vivenciamos, economicamente, surgem alternativas vindas diretamente do seio de povo para fazer a transformação e trazer o desenvolvimento regional para nosso Estado”.

Sobre a iniciativa de realizar o “I Startando Ideias do Brejo na UFPB”, o professor Ítalo Guimarães disse que: “Enquanto professor da universidade enxergo alguns benefícios que esse evento tem proporcionado aos alunos. O primeiro deles é a experiência prática, aqui eles aprenderam a desenvolver seus modelos de negócios, as suas ideias, assim todo conhecimento teórico adquirido foi colocado em prática. Um segundo benefício foi a rede de contatos, de relacionamento, a oportunidade de conhecer e conectar-se com diversos atores dessa cadeia, importantes empreendedores, mentores, profissionais da área, do mercado, podendo aprimorar seu desenvolvimento profissional”.

Nesse sentido, a palestrante convidada Ana Paula Barros Lima – Consultora do Sebrae Paraíba, afirmou que: “Essa ideia realmente só veio a somar e a calhar com o momento que o Brasil está vivendo. Precisamos despertar mais esses jovens e trazê-los para dentro da academia. Eu vejo essa iniciativa com um olhar bem diferenciado por tentar casar a academia e a prática. Participantes irão vivenciar experiências de como transformar uma ideia em negócio. Infelizmente, a vida acadêmica nos prepara para sermos competitivos no mercado, mas como empregados. E não como empresários, com essa visão de empreendedor voltado para o mercado de trabalho”.

I STARTANDO IDEIAS DO BREJO – resultou de uma parceria conjunta entre o Brejo Criativo, Sebrae, InovAtiva Brasil, Universidade Federal da Paraíba, Prefeituras Municipal de Bananeiras e Solânea, Way TI, Gráfica Fabrício, Estima Serigrafia, Espetinhos do Jeca, Selva Produções Visuais, Informa Brejo e Executive Consultoria. Trata-se da primeira ação dos agentes de inovação do Brejo Criativo com o objetivo de implantar a cultura digital, na região, fortalecendo as relações entre as instituições, iniciativa privada e pública. Além do apoio dos Mentores do Brasil, UP Branding, Escritório Costa Nascimento Advogados, MH Consultoria e Projetos, Lozen Consultoria e o Programa Mulher Total.

Na oportunidade atuaram como mentores: a facilitadora e comunicóloga Denise Lemos; o administrador de empresas Roberto Carlos; o presidente do Brejo Criativo, Pablo Ramon; Thiago Fabrício, do Informa Brejo; a advogada Myrtes Nascimento; Pablo Ramon, do NI Studio; o desenvolvedor de produtos André Fabiano da Silva; o analista de sistemas, Vinícius de Moraes Nascimento; e o desenvolvedor de jogos digitais e simuladores de realidade virtual, Jordão Moreira.

Brejo Criativo – Fundada em setembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Solânea e a Secretaria de Educação do município, a Associação Promotora de Empreendedorismo, Tecnologias e Economia Criativa do Brejo Paraibano – Brejo Criativo – visa incentivar e capacitar empreendedores locais e regionais, para transformarem suas ideias em negócios inovadores e com isso, gerar renda e sustentabilidade local.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria

Rate this post
Anúncio


Brejo/Agreste

Representantes do Fórum de Turismo do Brejo avaliam Rota Cultural de 2022

Publicados

em

Foto: cmlagoadedentro.pb.gov.br/ Reprodução

A cidade de Lagoa de Dentro, no Brejo da Paraíba, recebeu os representantes do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano para uma reunião avaliativa da Rota Cultural “Raízes do Brejo”, ocorrida em 2022, a reunião ocorreu na última quarta-feira, 08 de fevereiro.

O encontro foi guiado pelo presidente do fórum, Jaime Neto, e aconteceu na Câmara Municipal de Lagoa de Dentro.

Anúncio


A Rota Cultural “Raízes do Brejo” é formada pelos municípios de Alagoinha, Belém, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

O objetivo principal da reunião foi ouvir os representantes de cada município sobre a participação (etapa) na rota 2022, os pontos positivos, negativos e o que se pode melhorar para 2023.

“É gratificante receber os representantes da cada cidade participante do Raízes do Brejo. Foi uma reunião bastante produtiva e que já nos prepara para edição 2023 da consolidada rota cultural que já é referência em nosso estado e fora dele. É o Brejo Paraibano para o mundo”, destacou o prefeito anfitrião, Zezinho da Rapadura.

O Município de Guarabira se fez representado pelo Ouvidor Geral e Presidente do COMTUR, Douglas Nóbrega. 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brejo/Agreste

AGORA É LEI! Paraíba ganha Dia do Orgulho Brejeiro

Projeto de autoria do deputado Raniery Paulino, visa estabelecer um marco para a implementação de ações de valorização do povo local, e desenvolvimento da região.

Publicados

em

Foto: Assessoria

O governador João Azevêdo sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei que institui o Dia do Orgulho Brejeiro, na Paraíba. Agora, o dia 26 de novembro passa a integrar o calendário comemorativo do Estado. A Lei é de autoria do deputado Raniery Paulino, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

De acordo com a Lei, a criação da data visa estabelecer um marco para a implementação de ações de valorização do povo local, bem como desenvolver a região.

Anúncio


O deputado Raniery Paulino explicou também que as Secretarias Estaduais de Educação, Desenvolvimento Humano, Cultura, Turismo e Ciência e tecnologia poderão coordenar e implementar ações e firmar parcerias para o desenvolvimento da região.

Eventos, palestras, seminários e atividades pedagógicas devem fazer parte da celebração da data.

Acesso Político

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brejo/Agreste

Governadora em exercício inspeciona obras da PB-103 e destaca importância da rodovia para o desenvolvimento do Brejo

Publicados

em

Fotos: Alberi Pontes

A governadora em exercício, Lígia Feliciano, esteve na manhã deste sábado (5) no Distrito de Tabuleiro, em Bananeiras, no Brejo paraibano, ocasião em que inspecionou as obras da rodovia estadual PB-103, que está recebendo investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões. Ela realizou ainda a entrega de uma cisterna, construída pelo Projeto Cooperar, por meio do programa Paraíba Rural Sustentável, simbolizando as 68 entregues à Comunidade Sítio da Serra, em Dona Inês. 

Ao lado deputado federal eleito Damião Feliciano, e dos prefeitos Matheus Bezerra (Bananeiras) e Antônio Justino (Dona Inês), além de diversas lideranças políticas da região, a governadora em exercício Lígia Feliciano destacou a importância da construção da PB-103 como sendo a “grande mola propulsora” de desenvolvimento do Brejo paraibano. “Essa obra é de muita importância, pois vai alavancar o turismo, vai encurtar distâncias, vai criar condições para a agricultura familiar, pois o produtor agora vai poder escoar o que produz. Era um sonho desta região, que agora se realiza”, disse.

Anúncio


O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, também ressaltou a importância da obra e agradeceu os investimentos do Governo do Estado. “Nós estamos muito felizes com essa obra magnífica, que eu tenho a honra de levar o nome do meu avô, Mozart Bezerra. Como disse a governadora em exercício, vai encurtar distância, escoar a produção da agricultura familiar, trazendo desenvolvimento tanto para o comércio de Dona Inês como para Tabuleiro, Bananeiras como um todo, criando as condições para um novo fluxo turístico do Rio Grande do Norte para a região do Brejo, entre outros benefícios. Só temos a agradecer”, comentou.

Por sua vez, o prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, também agradeceu os investimentos do Governo do Estado na região. “Para o município de Dona Inês, essa obra significa a redenção, o fim do isolamento. Com essa rodovia, estamos nos integrando com Bananeiras, Solânea, Remígio, com o Rio Grande do Norte. Só temos a agradecer”, ressaltou. 

Segurança hídrica ‐ Na Comunidade de Serra do Sítio, em Dona Inês, a governadora em exercício Lígia Feliciano inaugurou uma cisterna, simbolizando as 68 entregues dentro do Projeto Cooperar, por meio do programa Paraíba Rural Sustentável — livrando a comunidade da falta d’água. 

“Só quem sabe o que significa ter uma cisterna na porta de casa é quem não tem água. E o Governo do Estado tem feito vultosos investimentos em segurança hídrica, a exemplo da construção de adutoras para trazer as águas do São Francisco e da construção de cisternas. É um momento de muita alegria”, comentou Lígia Feliciano.

Após passar grande parte da vida pegando águas em rios ou barreiros, dona Olindrina da Conceição viu chegar ao fim a luta pela água. “Era muito difícil. Agora tudo isso acabou, graças a Deus”, afirmou, expressando sua alegria.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas