Conecte-se conosco

Cidades

Município de Mari implantará Projeto pioneiro da cajucultura, no próximo dia 17 de julho, em dois assentamentos

Publicados

em

A expansão da cultural do caju vem ganhando novo impulso na Paraíba com o cultivo de mudas de caju precoce, neste sentido, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário (Severino Ramos), acompanhado por sua equipe de técnicos, esteve visitando a EMEPA-PB (27/06), com vista obter melhores orientações para o plantio do caju no município.

Em Mari, o projeto envolve dois Assentamentos, o Zumbi dos Palmares e o Tiradentes, onde serão plantados ao todo 10.500 (dez mil e quinhentos) pés de cajueiro anão precoce, numa área de 50ha, sendo distribuída 25ha, para cada assentamento. Os assentados irão receber palestras e treinamentos de pesquisadores e técnicos agrícolas da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) e da Emater. O plantio está previsto para ter início no próximo dia 17 de julho, próximo.

O caju precoce é altamente produtivo e de porte pequeno. Essas características fazem do cajueiro anão-precoce a estrela da cajucultura brasileira. “Uma das grandes vantagens é o porte pequeno da árvore, que viabiliza o aproveitamento do pedúnculo (parte do caju da qual se produz o suco) e abri as portas para outro modelo de agronegócio focado no aproveitamento integral da cajucultura. Isso ocorre porque o caju pode ser colhido manualmente, o que não é possível nos pomares de cajueiro comum, pois as árvores podem atingir a altura de 20 metros. Os frutos caem no solo e a maior parte do pedúnculo é perdida”, ponderou, Severino Ramos, Secretário de Desenvolvimento Humano.

Outro ponto de considerável importância, é que o produtor  irá  consociar,  o plantio com outras culturas de alimentos, tais como,   Feijão,  milho, mandioca, batata doce, entre outros de interrese do agricultor familiar.     Com isso, a comunidade vivencia a valorização do meio ambiente, além de direcionar e estimular a produção local.
De acordo com o prefeito, Antonio Gomes, outra finalidade do projeto da cajucultura é envolver o Poder Público Municipal com as famílias beneficiadas, tendo em vista o desenvolvimento em comum com a comunidade assistida. “Devemos sempre patrocinar ações que favoreçam a sustentabilidade e também criar mecanismos que possibilitem à produtividade e renda às famílias” concluiu, o prefeito Antonio Gomes.

Portal Umari

Guarabira

Em Guarabira: Prefeitura entrega pavimentação de 14 ruas nos bairros Novo, Primavera e Alto da Boa Vista

Publicados

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarabira

O prefeito Marcus Diogo entregou, de uma só vez, na tarde desta quarta-feira (12/8), a pavimentação em paralelepípedo de 14 ruas nos bairros Novo, Primavera e Alto da Boa Vista; dentro de mais uma de dezenas de etapas do programa ‘Pavimentando o Progresso’, que além de tirar várias famílias guarabirenses da lama e da poeira, dá dignidade as mesmas e valorização dos seus imóveis.

No bairro Novo o gestor entregou o calçamento das ruas José Luis de Oliveira, Nalva Leite da Silva, Genival Marques Pereira, José Nilton Marques Leite, Teresa Coutinho da Silva, Adonias da Costa Fernandes e Antônio de Freitas Albuquerque, no bairro Novo.

Em seguida, foi a vez da pavimentação das ruas Joaquim Manoel de Paiva, Maria de Lourdes Barbosa de Paiva e Elisa Barbosa, no bairro da Primavera.

Por último, realizou a solenidade de entrega no Alto da Boa Vista, do calçamento das ruas Durval Alves de Moura, Ronaldo Pinheiro de Brito, Fernando Lacerda Coelho Pereira e Rubens Coelho Pereira Filho.

O ato foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura como forma de evitar aglomeração em razão do combate ao Covid-19. Durante a transmissão, o prefeito esteve com os secretários Alcides Camilo, com os vereadores Wilsinho e Raimundo Macêdo, e também conversou com alguns moradores de ambas localidades acerca das obras entregues pela Administração Municipal a população.

“Entregamos o calçamento e pavimentação de 14 ruas da nossa cidade. É trabalho que desenvolve Guarabira e melhora a mobilidade urbana. Como medida de prevenção para evitar aglomerações, em virtude do novo coronavírus, tudo foi transmitido via Facebook da PMG. Seguimos focados no trabalho que vem elevando a qualidade de vida da nossa gente!”. pontuou o prefeito Marcus Diogo após o término das solenidades virtuais de inaugurações, nesta quarta.

Fonte: Prefeitura de Guarabira

Continue lendo

Guarabira

Em Guarabira: Número de casos ativos do COVID-19 diminui e 2.577 pessoas estão recuperadas da doença

Publicados

em

Foto: Rose Vídeo Filmagem

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, a atualização dos dados epidemiológicos no município de Guarabira.

Segundo a secretaria são contabilizados até o dia 13 de agosto, 3.587 casos confirmados da COVID-19 no município, desse número,  2.577 pessoas estão recuperadas da doença e 50 vinheram a óbito, atualmente 960 pessoas estão com casos confirmados do novo coronavírus.

“Tudo isso é fruto de um trabalho responsável e intenso da secretaria de saúde que se desdobra dia e noite pensando em medidas de enfrentamento a pandemia, o trabalho muitas vezes ninguém vê, mas estamos todos os dias pensando em nossa cidade e em nossa população”, destaca a secretária de saúde Fernanda Macedo.

“Estamos vivendo um momento de flexibilização, ou como dizem um ‘novo normal’, mas não podemos relaxar. Temos que adotar todos os protocolos necessários que os órgãos de saúde recomendam, temos que incentivar todos a continuar usando máscaras, a observar os sintomas gripais, procurar a assistência médica quando sentir os sintomas. O combate ao COVID tem mais resultado quando todo mundo entende que depende de cada um de nós”, continua a secretária.

Fonte: Prefeitura de Guarabira

Continue lendo

Guarabira

Prefeitura de Guarabira solicita urgentemente presença de beneficiários com problemas de documentação

Publicados

em

A Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente da Prefeitura de Guarabira, por meio do setor de Habitação, comunica que os beneficiários com problemas de documentação, do Residencial Guarabira Park – Conjunto Habitacional Jáder Soares Pimentel – precisam comparecer à sede da Prefeitura, entre os dias 12 a 14 de agosto, para solucionar problemas de documentação.

Clique aqui e confira a lista dos convocados.

Fonte: Prefeitura de Guarabira

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas