Conecte-se conosco

Cultura

Resgate da cultura: Santa Rita sedia grande festival de quadrilhas juninas

Publicados

em

Durante quatro dias, Santa Rita foi o palco principal para apresentações de quadrilhas juninas de todo o estado. O município sediou de 29 de junho a 02 de julho, na Praça do Povo, o IV Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas da Paraíba, uma festa grandiosa que atraiu mais de 40 mil pessoas e bateu recorde de público.

Neste domingo, último dia do evento, mais uma vez uma multidão esteve no local para assistir ao espetáculo das juninas e conhecer as campeãs do festival. Após intensa maratona de apresentações, um júri técnico qualificado, com experiência de outros grandes festivais nordestinos, anunciou as vencedoras: em primeiro lugar, a quadrilha Sanfona Branca, de João Pessoa; em segunda colocação, a Explosão Nordestina, de Santa Rita (que também venceu recentemente o Festival Santarritense de Quadrilhas Juninas), e, em terceiro lugar, a Lageiro Seco, também de João Pessoa.

Anúncio


quadrilha-sta-rita2

Além de resgatar cultura e tradição, a festa também movimentou a economia do município. Mais de 90 comerciantes se cadastraram para a venda de comidas típicas, lanches e artesanato e comemoraram a oportunidade lançada pela Prefeitura Municipal. Foi o caso de Martino Bernardo, que elogiou a geração de renda. “Estamos tendo a chance maravilhosa de ganhar uma renda extra. Eu e todos os pequenos comerciantes estamos muito felizes por esta festa estar nos ajudando e a população em geral está encantada com a organização deste espetáculo que Santa Rita tanto precisava”, afirmou.

A artesã Vanda Martins também aprovou a realização do festival e destacou a oportunidade de renda e de divulgação do trabalho que desenvolve produzindo biscuits. “Pudemos comercializar nossos produtos e mostrar um trabalho que fazemos com muita dedicação. Tivemos também organização e segurança do começo ao fim da festa”, disse.
O festival teve ainda ilhas com trios de forró pé de serra e uma organização completa, que disponibilizou serviços de saúde, limpeza e segurança para os espectadores da festa.

quadrilha-sta-rita3

quadrilha-sta-rita00

quadrilha-sta-rita4

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cultura

Prefeitura anuncia a volta do projeto “Quinta Tem Talento” com ampliação para novos bairros

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira anunciou, através da prefeita Léa Toscano em uma reunião com artistas locais, o retorno do projeto “Quinta Tem Talento” (QTT), que tem como objetivo valorizar os artistas da terra e levar cultura e diversão à população. 

Reconhecido por oferecer um espaço para apresentações musicais e culturais, o QTT retorna com a proposta de ampliar seu alcance, levando animação e música para bairros que antes não eram contemplados. “O QTT é uma forma de reconhecer e valorizar os talentos da nossa terra, ao mesmo tempo em que levamos alegria para a população. Nosso objetivo é fazer com que a cultura alcance ainda mais pessoas”, afirmou a prefeita Léa.

Anúncio


A volta do programa promete trazer uma agenda diversificada, com apresentações semanais que incluirão diferentes gêneros musicais e manifestações artísticas. Além disso, a prefeitura garantiu que a logística será cuidadosamente planejada para garantir a segurança e o conforto dos participantes.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira: Secretaria de Cultura abre inscrições gratuitas para oficinas de Audiovisual

Publicados

em

A Secretaria de Cultura de Guarabira está com inscrições abertas, a partir desta quarta-feira (06/11), para 05 oficinas de audiovisual que serão ministradas entre os dias 21 e 30 de novembro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, e podem ser realizadas presencialmente na sede da própria secretaria, localizada na Estação Ferroviária da cidade.

São várias modalidades na área com ministrantes de outras cidades, que vêm transmitir suas técnicas e conhecimentos para artistas com experiência ou iniciantes. As oficinas são resultado de um dos editais da Lei Paulo Gustavo em Guarabira, e os ministrantes são os professores Sílvio Toledo, Walter Olivério, Eduardo Pessoa Moreira, Lucas Galvão e Sebastião Formiga.

Anúncio


Eles foram contemplados na Lei Paulo Gustavo do município com propostas de oferecer essas oficinas para a cidade.  Os interessados na inscrição devem procurar a Secretaria de Cultura em horário comercial, e os trabalhos serão realizados em ambientes culturais da cidade como Galeria de Artes, Casarão da Cultura e na própria Estação Ferroviárias.

Os interessados podem se inscrever em mais de uma oficina, desde que não haja coincidência de horários entre as mesmas. Segue a tabela com a lista de oficinas, locais, datas e horários de funcionamento.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Festival da Cultura Indígena reúne costumes, resistência e tradição no município de Marcação

Publicados

em

Pelo terceiro ano consecutivo os povos originários da Paraíba celebraram em conjunto as suas tradições e costumes. Reuniram-se todos na aldeia Jacaré de São Domingos, no município de Marcação, Litoral Norte da Paraíba, e realizaram uma convergência étnica e cultural para se posicionarem em nome da resistência e da luta pelos direitos indígenas. Uma iniciativa do Governo da Paraíba, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB), que tornou possível nesse sábado (19) a realização do 3º Festival da Cultura Indígena.

Aldeias Potiguara e Tabajara estiveram presentes ao local do evento, que contou com feiras de artesanato e culinária indígena, pintura corporal, muita música e dança. A diferença desta vez, no entanto, é que pela primeira vez a organização do festival ficou sob a responsabilidade dos próprios indígenas.

Anúncio


Ao invés de o Governo da Paraíba ter a palavra final sobre contratos e estruturas, firmou uma parceria com a Associação dos Caciques da Paraíba para que a entidade indígena ficasse responsável pela gestão do evento.

“Não cabe a nós dizer o que é o festival. Tudo o que vocês estão testemunhando hoje é responsabilidade, gestão e organização dos próprios povos indígenas. É uma forma também dos recursos circularem nas próprias comunidades, nas aldeias e nos negócios tocados por um movimento indígena cada vez mais forte, articulado e organizado”, destacou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas