Conecte-se conosco

Cultura

Resgate da cultura: Santa Rita sedia grande festival de quadrilhas juninas

Publicados

em

Durante quatro dias, Santa Rita foi o palco principal para apresentações de quadrilhas juninas de todo o estado. O município sediou de 29 de junho a 02 de julho, na Praça do Povo, o IV Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas da Paraíba, uma festa grandiosa que atraiu mais de 40 mil pessoas e bateu recorde de público.

Neste domingo, último dia do evento, mais uma vez uma multidão esteve no local para assistir ao espetáculo das juninas e conhecer as campeãs do festival. Após intensa maratona de apresentações, um júri técnico qualificado, com experiência de outros grandes festivais nordestinos, anunciou as vencedoras: em primeiro lugar, a quadrilha Sanfona Branca, de João Pessoa; em segunda colocação, a Explosão Nordestina, de Santa Rita (que também venceu recentemente o Festival Santarritense de Quadrilhas Juninas), e, em terceiro lugar, a Lageiro Seco, também de João Pessoa.

quadrilha-sta-rita2

Além de resgatar cultura e tradição, a festa também movimentou a economia do município. Mais de 90 comerciantes se cadastraram para a venda de comidas típicas, lanches e artesanato e comemoraram a oportunidade lançada pela Prefeitura Municipal. Foi o caso de Martino Bernardo, que elogiou a geração de renda. “Estamos tendo a chance maravilhosa de ganhar uma renda extra. Eu e todos os pequenos comerciantes estamos muito felizes por esta festa estar nos ajudando e a população em geral está encantada com a organização deste espetáculo que Santa Rita tanto precisava”, afirmou.

A artesã Vanda Martins também aprovou a realização do festival e destacou a oportunidade de renda e de divulgação do trabalho que desenvolve produzindo biscuits. “Pudemos comercializar nossos produtos e mostrar um trabalho que fazemos com muita dedicação. Tivemos também organização e segurança do começo ao fim da festa”, disse.
O festival teve ainda ilhas com trios de forró pé de serra e uma organização completa, que disponibilizou serviços de saúde, limpeza e segurança para os espectadores da festa.

quadrilha-sta-rita3

quadrilha-sta-rita00

quadrilha-sta-rita4

Assessoria

Apoio

Cultura

Colégio da Luz abre inscrições para o Auto do Natal Luz 2019

Publicados

em

Foto: brejo.com

Estão abertas as inscrições para as oficinas teatrais do Auto do Natal Luz 2019, realizado pelo Colégio da Luz. Os interessados devem fazer a inscrição de 15 a 30 de setembro, na recepção da escola. As vagas são limitadas! Participe!

O Auto do Natal do CENSL é um dos maiores espetáculos natalinos da Paraíba, já incluído no calendário de eventos do Estado.

O Colégio da Luz fica localizado na Rua Doutor Sales, 166, Centro, Guarabira, PB. Site: www.colegiodaluz.com.br. Siga o Colégio da Luz nas redes sociais. Facebook.com/colegiodaluz e Instagram.com/colegiodaluz

Continue lendo

Cultura

Raul Seixas e Luiz Gonzaga serão homenageados em seus 30 anos de memória neste mês

Publicados

em

GUARABIRA ROCK-BAIÃO – Eram dois nordestinos. Cada um com o ritmo. E ambos foram reis. O Rei do Baião e o Rei do Rock, Luiz Gonzaga e Raul Seixas, estarão sendo lembrados num projeto cultural que está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, a se realizar nos dias 15 e 16 agosto.
O evento “Guarabira Rock Baião – Raul Seixas e Luiz Gonzaga em 30 Anos de Memória”, vai envolver atividades artísticas como exposição de artes plásticas, exibição de filmes e música na Praça João Pessoa.

Nos dias 15 e 16 (quinta e sexta), o público poderá conferir filmes sobre os homenageados, na tela grande do Teatro Municipal, além de exposição na Galeria de Artes Antônio Sobreira, a partir das 7 da noite. Na sequência, haverá shows na praça com bandas e artistas convidados como Escurinho (homenageando Gonzaga), além dos covers de Raul Seixas, Sandro das Estrelas e Paulo Motta.

Na sexta, após sessão no cinema, 10 artistas guarabirenses estarão fazendo um show coletivo na Praça João Pessoa, acompanhados de banda local, e todos cantarão sucessos de Raul e Gonzagão.
A exposição na Galeria de Artes, sob a coordenação do artista Elias dos Santos, vai contar com telas temáticas dos dois homenageados, pintadas por outros dez pintores de Guarabira e da região circunvizinha.

PROGRAMAÇÃO

15 de Agosto (QUINTA-FEIRA)
• 19:00h. – Abertura oficial pelo prefeito em exercício, Marcus Diogo, com lançamento da exposição “Luiz Gonzaga e Raul Seixas em 30 Anos de Memória”. – Local: Galeria de Artes Antônio Sobreira.
• 19:30h. – Exibição do filme “O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho. – Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga.
• 21:30h. – Show do cantor Escurinho com a banda “Trio Forró do Escurinho”, homenageando Luiz Gonzaga. – Local: Praça João Pessoa.
• 22:30hs. – Tributo da banda “Das Estrelas Cantando Raul Seixas”, com o cantor Sandro das Estrelas. Local: Praça João Pessoa.

16 de Agosto (SEXTA-FEIRA)
• 19:30h. – Exibição do filme “Gonzaga – de Pai para Filho”. – Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga.
• 21:30h. – Show coletivo com artistas de Guarabira, homenageando Raul Seixas e Luiz Gonzaga. – Local: Praça João Pessoa.
• 22:30h. – Cover/show “Paulo Canta Raul”, com Paulo Motta e Banda. Local: Praça João Pessoa.

Com informações da Secult

Continue lendo

Cultura

Centro Histórico da cidade de Mari será revitalizado

Publicados

em

Fotos: Divulgação

A prefeitura de Mari, zona da mata paraibana, através da Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação, sob coordenação da Gerência de Urbanismo iniciou a revitalização do centro histórico do município, que compreende um complexo de imóveis históricos erguidos na fundação da antiga Araçá, no ano de 1883.

A Estação do Trem, encontra-se completamente preservada, lá funciona a Rádio Comunitária Araçá FM, a Casa do Chefe da Estação, e a agora chegou o momento de revigorar a Casa das Máquinas, que encontrava-se abandonada por um longo período.

O prefeito Antônio Gomes determinou a seus auxiliares a revitalização da obra e a construção de uma praça para apresentações culturais no espaço entre o prédio que está sendo recuperado e a Estação Ferroviária.

O gerente de Cultura do Município, Fábio Brito, disse que a recuperação da casa das máquinas se tornará um atrativo cultural no coração da cidade e manterá a sua arquitetura original.

Na manhã desta quinta-feira (25), o gerente de Urbanismo do Município, Magdiel Olinto, com sua equipe, deu início à obra de recuperação do prédio.

Da Assessoria via Portal25Horas

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas