Conecte-se conosco

Cultura

Resgate da cultura: Santa Rita sedia grande festival de quadrilhas juninas

Publicados

em

Durante quatro dias, Santa Rita foi o palco principal para apresentações de quadrilhas juninas de todo o estado. O município sediou de 29 de junho a 02 de julho, na Praça do Povo, o IV Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas da Paraíba, uma festa grandiosa que atraiu mais de 40 mil pessoas e bateu recorde de público.

Neste domingo, último dia do evento, mais uma vez uma multidão esteve no local para assistir ao espetáculo das juninas e conhecer as campeãs do festival. Após intensa maratona de apresentações, um júri técnico qualificado, com experiência de outros grandes festivais nordestinos, anunciou as vencedoras: em primeiro lugar, a quadrilha Sanfona Branca, de João Pessoa; em segunda colocação, a Explosão Nordestina, de Santa Rita (que também venceu recentemente o Festival Santarritense de Quadrilhas Juninas), e, em terceiro lugar, a Lageiro Seco, também de João Pessoa.

Anúncio


quadrilha-sta-rita2

Além de resgatar cultura e tradição, a festa também movimentou a economia do município. Mais de 90 comerciantes se cadastraram para a venda de comidas típicas, lanches e artesanato e comemoraram a oportunidade lançada pela Prefeitura Municipal. Foi o caso de Martino Bernardo, que elogiou a geração de renda. “Estamos tendo a chance maravilhosa de ganhar uma renda extra. Eu e todos os pequenos comerciantes estamos muito felizes por esta festa estar nos ajudando e a população em geral está encantada com a organização deste espetáculo que Santa Rita tanto precisava”, afirmou.

A artesã Vanda Martins também aprovou a realização do festival e destacou a oportunidade de renda e de divulgação do trabalho que desenvolve produzindo biscuits. “Pudemos comercializar nossos produtos e mostrar um trabalho que fazemos com muita dedicação. Tivemos também organização e segurança do começo ao fim da festa”, disse.
O festival teve ainda ilhas com trios de forró pé de serra e uma organização completa, que disponibilizou serviços de saúde, limpeza e segurança para os espectadores da festa.

quadrilha-sta-rita3

quadrilha-sta-rita00

quadrilha-sta-rita4

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cultura

Pilões celebra a Cultura Armorial no Caminhos do Frio

Publicados

em

A Rota Cultural Caminhos do Frio está em pleno andamento, e Pilões, a segunda parada deste evento no Brejo Paraibano, já deu início às festividades. Até o domingo (14), os entusiastas da gastronomia, música e cultura poderão desfrutar de uma experiência enriquecedora, tudo envolto no tema Armorial, que inspira tanto a decoração quanto as apresentações culturais.

Como uma forma de  fortalecer o turismo na região, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) organizaram um Fampress com jornalistas e influenciadores digitais. Eles tiveram a oportunidade de visitar locais emblemáticos, como o Memorial Casa de Farinha, o Targino’s Sítio e o Museu de Arqueologia.

Anúncio


No primeiro dia do evento em Pilões, os visitantes foram recepcionados com a abertura da exposição de Arte Naif de Clóvis Junior, no Museu de Arqueologia local. Além disso, foi apresentado o espetáculo “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna”, seguido por um animado show musical com Jordan e Banda, que capturaram a essência cultural da região.

A programação continua com diversidade musical e atrações até próximo domingo (14), finalizando com a apresentação de Flávio José. Os espectadores poderão desfrutar de performances de Raio de Sol VIP, Os 3 do Xamego, Tinho e Banda, e Pagode Nação PB. Para saber mais sobre a programação, basta acessar as redes sociais do Fórum de Turismo ou o site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressalta que Pilões se firma como um destino não apenas de belezas naturais, mas também como um centro vibrante de cultura e entretenimento, para criar uma experiência turística única na Paraíba. “Nosso objetivo foi promover um Fampress para que comunicadores e influenceres possam divulgar esse destino”, comenta.

Segundo Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o Caminhos do Frio já se consolidou como um evento que impulsiona a economia dos municípios do Brejo Paraibano, gerando empregos e renda para a população local. 

PRÓXIMAS DATAS E CIDADES DOS CAMINHOS DO FRIO

Matinhas: 15 a 21 de julho

Solânea: 22 a 28 de julho

Serraria: 29 de julho a 04 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

Anúncio


O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Salão do Artesanato Paraibano é opção de lazer e compras para Dia dos Namorados

Publicados

em

Fotos: Júlio César Peres

Aberto na Avenida Brasília, em Campina Grande, o 38º Salão do Artesanato Paraibano é o lugar ideal para compra e entretenimento no Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio. Nos estandes, há opções de peças utilitárias, decorativas e lúdicas e produtos variados com valor a partir de R$ 3 e tudo na estrutura que oferece conforto e segurança.

O Salão também é uma boa pedida para garantir o entretenimento da noite mais romântica do ano, com as apresentações de atrações culturais e musicais, na Praça da Alimentação.

Anúncio


De acordo com a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, além do artesanato, há espaço para o entretenimento. “Com espaço ampliado, temos um ambiente confortável e acolhedor para a valorização do nosso artesão que tem, neste momento, seu ápice de vendas e também para casais e toda a família se divertir com muito forró e cultura nordestina”.

Entre as opções para presentear estão o artesanato em madeira, com destaque para as peças religiosas dos mestres santeiros, as peças de couro com bolsas, calçados, chaveiros, entre outros, além de itens decorativos de metal, que se destacam pela criatividade e beleza e a diversidade das crocheteiras.

No estande da artesã Mariluce Azevedo, há opções para os namorados que quiserem presentear a amada com peças originais e coloridas. São colares, bolsas e almofadas com preços variados. “Temos itens para casais de todas as idades e perfis, que fazemos com muito afeto e capricho, e que vão agradar em cheio”.

Com o tema “A Arte de Quem Vive da Fé”, o evento realizado pelo Governo da Paraíba e Sebrae-PB ainda tem variedade de itens artesanais, além de produtores de queijo e cachaça e estandes de delícias da gastronomia paraibana e belos espaços com decoração apropriada para a realização de fotos dos visitantes.

O Salão está aberto ao público das 15h às 22h. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem exercer a solidariedade com a doação de 1kg de alimento não perecível.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas