Conecte-se conosco

Cidades

Agevisa ressalta importância da Rota ‘Caminhos do Frio’ e recomenda cuidados com alimentação

Publicados

em

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária dedicou a edição do Momento Agevisa desta semana à Rota Cultural “Caminhos do Frio” (realizada na região da Serra da Borborema paraibana no período de 03 de julho a 03 de setembro de 2017) e aos cuidados que devem ser tomados pelos turistas e moradores das cidades envolvidas no projeto com os alimentos comercializados e consumidos durante o evento, seja nos bares e restaurantes ou nas barracas de rua.

Durante o programa, que vai ao ar dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara, a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, observou que o projeto “Caminhos do Frio” oferece aos participantes uma programação diversificada que inclui teatro, dança, exposições, oficinas, caminhadas em trilhas ecológicas, passeio a cavalo e de bicicleta, corrida de jegue, visitas a pontos turísticos, shows musicais com artistas nacionais e regionais e muita comida regional. E tudo isso num “friozinho” médio de 12 graus proporcionado pela altitude da região, que fica localizada a 550 metros acima do nível do mar.

“Pelas características do evento e pela extrema beleza da região, muitas pessoas acabam exagerando no consumo de bebidas e comidas sem se preocupar com as condições de higiene, acondicionamento e manuseio das mesmas, fato que às coloca em situação de risco, daí porque a nossa preocupação no sentido de alertar para a importância do cuidado permanente com a saúde”, enfatizou Maria Eunice.

Para evitar problemas, ela disse que as pessoas devem observar as condições de higiene dos locais onde os alimentos são vendidos; as formas de acondicionamento dos mesmos; as condições de limpeza e vestimenta dos vendedores, e (de forma bem especial) o aspecto dos próprios alimentos, que devem se apresentar saudáveis e em perfeitas condições de consumo.

Tomados os devidos cuidados, que devem incluir também vestimentas especiais (como agasalhos, por exemplo), Maria Eunice disse que as pessoas devem aproveitar bem a Rota Cultural “Caminhos do Frio”, que anualmente reúne na Serra da Borborema milhares de turistas vindos de várias partes do País e também do exterior.

Nove municípios – Realizada sempre nos finais de semana, a programação da Rota Cultural “Caminhos do Frio” inclui nove cidades da região do Brejo paraibano, que são: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Nesse roteiro, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o universo e a história dos escravos e senhores de engenhos que viveram na região; a cultura da produção cachaça e da rapadura, além de dispor de muitas outras atrações, com destaque para a culinária regional.

A Rota Cultural “Caminhos do Frio” é uma promoção do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), e também das prefeituras dos Municípios incluídos no roteiro.

Secom-PB

Cidades

ALPB lança campanha contra importunação sexual no carnaval

Publicados

em

Com o lema “Leve seu assédio para longe da gente”, a iniciativa tem o objetivo de empoderar as mulheres sobre os seus direitos.

A Assembleia Legislativa da Paraíba lançou, nesta sexta-feira (14) uma campanha contra a importunação sexual durante o período carnavalesco. Com o lema “Leve seu assédio para longe da gente”, a iniciativa tem o objetivo de empoderar as mulheres sobre os seus direitos e alertar toda a sociedade que é crime fazer qualquer tipo de abordagem às mulheres que extrapolem o respeito e a vontade delas.

Para o presidente Adriano Galdino, a campanha é uma forma do Poder Legislativo Paraibano ecoar ainda mais esse assunto, que cotidianamente se vê nos festejos de carnaval, mas que sua prática é inaceitável. “As mulheres têm o direito de escolher, desde as roupas que vestem até quem paquerar. O respeito é a porta de entrada para quem quer estabelecer qualquer tipo de diálogo e só com esse nível de educação podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, defendeu.

Outras ações legislativas também estão sendo desenvolvidas pela ALPB, desde produções de matérias em defesa dos direitos da mulher até a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os feminicídios no Estado.

Essa produção atinge as necessidades mais elementares da mulher, que vão desde a inserção no mercado de trabalho, passando pelo combate ao feminicídio e demais violências doméstica e familiar, defendendo a equidade de gênero e garantindo atendimento eficaz às gestantes na rede pública de saúde, tanto no pré-natal quanto no parto e pós-parto.

Assessoria/ALPB

Continue lendo

Cidades

SP Variedades está em ritmo de carnaval. Confira as novidades!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

As lojas SP Variedades estão com muitas novidades pra o folião brincar neste carnaval. São máscaras, fantasias e adereços para pular neste carnaval. Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Do brejo.com

Continue lendo

Brejo/Agreste

Cagepa conclui instalação de sistema de captação flutuante em Canafístula II

Publicados

em

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (14) a obra de instalação do sistema de captação flutuante na barragem Canafístula II, no Brejo paraibano. Com isso, o abastecimento de água nas cidades de Solânea e Bananeiras já foi restabelecido, inclusive antes do previsto. A nova estrutura permite que a Cagepa retire água do manancial na superfície, realize o processo de tratamento e distribua à população.

Atualmente, devido à estiagem, o Canafístula II está com apenas 9,5% do seu volume total, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O volume reduzido estava dificultando o processo de tratamento da água, já que estava sendo captada da descarga de fundo. Agora, com a captação de superfície, o tratamento para deixar a água dentro dos padrões de potabilidade para ser distribuída para a população está mais eficiente.

O sistema conta com conjuntos motor-bomba e dois grupos de geradores de energia elétrica. A Cagepa realizou testes nos equipamentos e colocou em operação o sistema neste sábado (15), assegurando a permanência do regime de racionamento que já vinha sendo praticado nos municípios de Bananeiras e Solânea.

Assessoria

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas