Brejo/Agreste
Caminhos do Frio: Remígio participa pela primeira vez da Rota Cultural
Foi com grande expectativa dos moradores e gestores do município de Remígio para participar do projeto Caminhos do Frio. O município vinha tentando entrar já há alguns anos. Segundo o prefeito Melchior Batista, “É um evento que dá muita visibilidade e mostra outra Paraíba, a das serras e do clima frio”.
O município de Remígio, que vem se caracterizando em suas festas e comemorações por dar prioridade à cultura local, mantém a tradição e está exibindo para os turistas uma Casa de Farinha legítima, para que visitantes possam acompanhar o processo de fabrico desse alimento tão presente na vida dos nordestinos. Da cultura de raiz terá ainda muita apresentação de repentistas, inclusive no domingo, 24, de manhã, na feira regional, e na sexta, 22, às 19h, no Espaço EcoCultural.
O município de Remígio é um dos poucos que possui uma Orquestra Filarmônica e uma Orquestra Sanfonica. As duas, claro, estão incluídas na programação. O projeto Caminhos do Frio não é só para apresentações culturais e para atrair os visitantes. Também tem o objetivo de estimular a população local dos municípios a fazerem parte da cadeia do turismo. E nesse sentido, as oficinas ministradas durante a semana do evento são muito importantes.
Em Remígio há oficinas de pintura em argila, produção das famosas bonecas de pano de algodão colorido e das “bruxinhas da vovó”, esta última ministrada pela Associação das Mulheres que Brilham. Tudo isso para fomentar a produção de artesanato local como renda para os moradores.

A programação segue durante toda esta semana, com exibição e filmes, palestras, lançamento de livros e apresentações teatrais.
Na sexta-feira, 22, tem Feira Expositiva de Artesanato e Gastronomia e às 19h, show de repente com os renomados repentistas Ivanildo Vila Nova e Miro Pereira, seguido de apresentação da Orquestra FUPOP Jovem da Furne de Campina Grande.
No sábado,23, às 20h, o cordelista e rabequeiro Beto Brito se apresenta na praça principal. Beto Brito é considerado um legítimo representante da cultural popular e produz um som regional com pitadas de pop. É autor de diversos discos, de livros e cordéis, entre eles o excelente “Basófias”. No domingo, 24, às 21h, Remígio apresenta aos visitantes, show do forró tradicional de Assisão – que está comemorando cinquenta anos de carreira, e do grande compositor e cantor Chico César, que já venceu o Prêmio de Música Brasileira quatro vezes.
Por Rosa Aguiar/ParaibaTotal
Brejo/Agreste
Com apoio da Sedap-PB, evento na cidade de Areia mostra o melhor do queijo e da cachaça da Paraíba
A parceria da cachaça e do queijo paraibanos volta a se repetir. A 4ª edição do Areia Mostra Cachaça ocorre desta quinta-feira, dia 20, até o sábado, dia 22, no município de Areia, no Brejo paraibano. O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Cachaça de Areia e pelo Sebrae-PB, conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), e acontecerá no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, ressalta que a 4ª Areia Mostra Cachaça é um evento que cresce e ganha força a cada ano. “Nós temos um evento já consolidado que é o Areia Mostra Cachaça. E em Areia, vamos ter novamente o Salão do Queijo junto com a cachaça da Paraíba, unindo o melhor da cachaça e do queijo paraibanos”, pontua.
A 4ª edição do Areia Mostra Cachaça terá na sua programação concursos, capacitação, harmonização cachaça e queijo, comercialização de produtos. José Otávio acrescenta que o evento “é um espaço para a realização de negócios, troca de experiências, capacitação, degustação e o desenvolvimento da cachaça e do queijo da Paraíba”.
José Otávio reforça o sucesso da dobradinha cachaça e queijo. “A união da cachaça e do queijo deu certo e o queijo e a cachaça estão se tornando um costume do paraibano”, avalia. Ele adianta que o Salão do Queijo durante o Areia Mostra Cachaça já tem inscritos cerca de 20 queijarias de vários municípios paraibanos, além de cachaças das mais diversas regiões do estado.
Realizada pela Associação dos Produtores de Cachaça de Areia, a 4ª edição do Areia, Mostra Cachaça tem correalização do Sebrae-PB e apoio da Prefeitura Municipal de Areia, UFPB, Federação Paraibana de Agricultura (Faepa), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB).
Secom-PB
Brejo/Agreste
Concluída pavimentação da rodovia Caminho dos Engenhos na Paraíba
O Caminho dos Engenhos pretende modernizar e ampliar a infraestrutura rodoviária estadual.
A obra de implantação e pavimentação da PB-087, trecho que interliga o município de Alagoa Nova ao entroncamento com a PB-079, no trecho entre Remígio a Areia, denominada Caminho dos Engenhos, já está em sua fase final, com conclusão prevista para até o final do ano. Com uma extensão total de 12,73 km, essa rodovia, localizada no Brejo paraibano, vai valorizar as raízes culturais, sociais e econômicas da região, proporcionando o fortalecimento das atividades turísticas, culturais e históricas dos engenhos da Paraíba.
Para realizar a obra, o Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), está investidos mais de R$ 40 milhões, com recursos próprios do Tesouro Estadual. A obra, que está sendo construída pela Construtora Rocha Cavalcante Ltda, empresa ganhadora da concorrência pública, beneficia diretamente quase 50 mil habitantes dos municípios de Areia e Alagoa Nova, ambos localizados na região do Brejo.
“A população já está usufruindo dos benefícios de uma obra que vai interligar de forma mais ágil as cidades de Areia e Alagoa Nova, melhorando o escoamento de toda a produção, principalmente da cachaça, produto que é fabricado nos engenhos da região”, disse o gestor da obra, Euvaldo Filho.
Ele acrescenta que a obra está em estágio final de serviços, com a implantação das últimas obras de drenagem (finalização da implantação de drenagem superficial e implantação das valetas revestidas de concreto e os dissipadores para a proteção dos taludes de corte); pavimentação (execução do pavimento intertravado, nos acessos ao longo da rodovia); sinalização e segurança (sinalização horizontal e vertical com a pintura das faixas e colocação das tachas refletivas e sinalização vertical com a colocação de placas).
O Caminho dos Engenhos pretende modernizar e ampliar a infraestrutura rodoviária estadual, reduzir o custo dos transportes, valorizar as raízes da formação social, econômica e cultural da região, oferecer conforto e segurança aos usuários da rodovia e, principalmente, fortalecer o turismo cultural histórico dos engenhos da Paraíba.
Antônio Lima Dias, morador da comunidade Vaca Brava Areia, faz questão de expor sua gratidão e felicidade ao ver o asfalto passando por sua comunidade. “Antes tínhamos muitos problemas com locomoção e escoamento da produção e hoje nos encontramos com essa beleza de rodovia, proporcionando facilidade e comodidade”, relatou Antônio.
Já Alexandre Castro, gerente administrativo de um engenho e morador da região, enfatiza que “antes da chegada do asfalto, enfrentávamos grande dificuldade para o escoamento da produção e para o recebimento da matéria-prima. Em períodos de chuva, a situação ficava ainda mais crítica: o engenho praticamente isolado, veículos atolados na lama e caminhões que quebravam ao tentar vencer as condições precárias da estrada. Já podemos usufruir dos benefícios logístico, cultural e econômico dessa pavimentação”, disse Alexandre.
Fonte: Secom
Brejo/Agreste
Cafeicultura de Areia, no Brejo, ganha destaque com evento de projeção nacional
A cidade de Areia-PB, conhecida por sua arquitetura histórica e tombada, também ganha projeção pelo retorno da produção de café. O município segue se consolidando tanto na intenção de se tornar referência na retomada da produção do grão, quanto no meio acadêmico. Areia vai sediar, nos dias 9 e 10 de abril, o Conexão Nordeste – 1º Encontro de Cafeicultura do Brejo Paraibano, evento que reunirá produtores, pesquisadores, empreendedores e apaixonados pelo café no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB.
O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) e pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), será um marco para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura regional, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que fortalecem a cadeia produtiva do café.
Além da importância econômica e cultural, a cafeicultura de Areia também tem despertado o interesse de pesquisadores. Entre os estudos em andamento, destaca-se a tese de doutorado da pesquisadora Achilem Estevam, do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais da UFCG. Seu trabalho investiga a cogestão e a coprodução de serviços ecossistêmicos na área turística do café, analisando seus impactos sociais e ecológicos.
A pesquisa, orientada pela professora Kettrin Farias, já gerou publicações científicas em nível nacional e internacional, reforçando a importância da cogestão ecológica e social no fortalecimento da sustentabilidade turística da região. Para a coleta de dados, estão sendo realizadas entrevistas com professores, produtores locais e membros do Necaf, ampliando o conhecimento sobre a relação entre turismo, cafeicultura e meio ambiente.
O professor aposentado da UFPB, Leonaldo Alves, que atuou por 34 anos na área de ecologia vegetal, foi um dos responsáveis pelo projeto de produção associada ao turismo que impulsionou a Rota do Café na Paraíba. Como presidente da Atura, ele desenvolveu a iniciativa que integrou o café gourmet à experiência turística, estimulando a produção local e ampliando o impacto econômico da atividade. O projeto foi fundamental para levar o café para além dos muros acadêmicos, consolidando-o como um atrativo regional e fortalecendo a conexão entre agricultura e turismo na região.
A doutoranda Achilem Estevam afirmou que se sente profundamente tocada pelas pesquisas voltadas às áreas sociais. Segundo ela, o restabelecimento da cultura cafeeira na região de Areia — terra natal de sua família — merece seu empenho e dedicação, com o objetivo de propor diretrizes que contribuam para os aspectos ambientais e sociais da comunidade areiense. Ela informou que a previsão de entrega da tese é para o final do primeiro semestre de 2026.
Assim que for publicada, a tese será divulgada no site do programa de pós-graduação. Além disso, poderá ser encontrada em todas as bases de dados científicas por meio da digitação do título.
Com um evento de projeção nacional e estudos acadêmicos aprofundando os desafios e oportunidades da cafeicultura local, Areia reafirma sua posição como um dos principais polos do café no Nordeste, unindo tradição, inovação e sustentabilidade no desenvolvimento da região.
Fonte: MaisPB
-
Cidades4 dias atrásINTEGRAÇÃO: Polícia Civil participa de reunião de alinhamento estratégico para o São João de Campina Grande
-
Cultura2 dias atrásSÃO JOÃO: Confira as alterações de expedientes previstas para o feriado junino em Guarabira
-
Cultura5 dias atrás‘Junho em Guarabira’ começa nesta sexta-feira com shows de Solange Almeida e Eliane
-
Cinema4 dias atrásDia D estreia no Cinemaxxi Cidade Luz com uma épica história de ficção científica
-
Policial4 dias atrásDCCPAT: Polícia Civil conclui primeira fase de operação que prendeu cinco falsos profissionais de Educação Física
-
Guarabira7 horas atrásSP Variedades em clima de Copa do Mundo e São João
-
Policial3 dias atrásCRIME AMBIENTAL: Polícia Civil autua responsável por granja de galinhas pelo crime de poluição
-
Cidades3 dias atrásPrimeira-dama participa de debate sobre equidade de gênero e liderança feminina no judiciário paraibano, em Bananeiras






