Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Guarabira sedia 5ª plenária do II Fórum Orçamentário do Judiciário paraibano

Publicados

em

Fotos: Ascom/Divulgação

Com objetivos voltados à prestação de contas, transparência e participação de todos, foi realizado, na tarde desta terça-feira (1º), mais uma edição do II Fórum Orçamentário do Poder Judiciário da Paraíba, cuja plenária ocorreu na Comarca de Guarabira.

O evento aconteceu na Sala de Cinema, do Shopping Cidade Luz, e contou com a presença de servidores e magistrados da 6ª circunscrição, convocados para discutir demandas e apresentar opiniões sobre as prioridades de investimentos  para a primeira instância da Justiça no ano de 2018.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que esteve nas cinco plenárias realizadas até então, afirmou que a participação de todos tem sido muito salutar para a atual gestão. “Esta mesa diretora procura abrir todos os espaços e administrar de forma bem transparente, para que todos tenham conhecimento do que ocorre no Tribunal”, disse.

O gestor do TJPB também prestou contas sobre muitas das colocações feitas pelos participantes, a exemplo do quesito “segurança”, amplamente debatido. O presidente disse que tem lançado um olhar especial para a questão. “Já estou com um projeto de resolução sobre o assunto ‘Acesso Seguro’, que reforçará a segurança nos fóruns, e, também, estamos estudando a implementação de melhorias na segurança das comarcas de fronteiras”, adiantou.

O empoderamento dos servidores e magistrados e a governança colaborativa foram destacados pelo coordenador da Política de Priorização do 1º Grau, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho. “Este Fórum representa um passo para uma gestão compartilhada e traz uma visão moderna e transparente, com a presença do presidente do Tribunal, nos dando a demonstração do compromisso para com tudo o que aqui estamos debatendo”, afirmou.

As boas-vindas foram dadas pelo juiz-diretor do Fórum de Guarabira, André Ricardo de Carvalho Costa, que ressaltou a importância do envolvimento direto dos presentes, colocando os anseios e sugestões, para aplicação dos recursos.

reuniao-judiciario-gba2

Nos moldes anteriores, o conceito e a dinâmica do Fórum Orçamentário foram esclarecidos pelo diretor de Gestão Estratégica do TJPB, Tony Márcio Leite Pegado, que também apresentou o cenário do orçamento do Judiciário atual a todos os participantes do encontro.

“Aqui, os senhores poderão apresentar as diretrizes necessárias para a construção da peça orçamentária, de forma participativa, auxiliar a formulação das leis orçamentárias e contribuir com a política de desconcentração de investimentos, buscando redirecionar recursos para a valorização do 1º grau de jurisdição”, disse o gestor.

Tony Márcio também expôs as demandas pontuadas no ano passado, durante o I Fórum, e que já foram atendidas ou se encontram em vias de atendimento, a exemplo de soluções para a frota de veículos, nomeações e remoções de servidores, investimentos no parque tecnológico.

Formulário – Os participantes, além de falar sobre os anseios, preocupações e sugestões, também preencheram um formulário onde elencaram os eixos prioritários de investimento.

A fim de expandir a consulta a mais servidores e magistrados, um formulário eletrônico também foi disponibilizado na Internet, no Portal do TJPB, no banner “Fórum Orçamentário”. O interessado em participar da consulta deve acessar e preencher o formulário, onde será possível escalonar as prioridades.

É possível votar em PCCR, capacitações, equalização de força de trabalho, frota de veículos, política de segurança, reforma, construção e ampliação, aquisição de equipamentos de informática, qualidade de material de expediente, aquisição de imóveis, realização de concurso público.

O formulário estará disponível do Portal até o dia 10 de agosto. Um relatório conclusivo será levado aos Comitês Orçamentários, onde começa a ser elaborada a peça orçamentária.

Assessoria

Brejo/Agreste

Bananeiras é a primeira cidade da PB a receber tributos através do Pix

Publicados

em

A cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, é o primeiro município paraibano a permitir pagamento de tributos municipais via Pix. Com a nova funcionalidade, em vez do contribuinte emitir uma guia com código de barras padrão, agora tem a opção de pagamento pela ferramenta bancária.

Bananeiras, de maneira pioneira no estado da Paraíba, tem se destacado quanto a adesão de tecnologias voltadas para a arrecadação tributária e neste momento em específico a implantação de cobrança de tributos pelo Pix.

Com as emissões dos documentos de arrecadações iniciadas nesta quarta-feira (07), a Gestão Municipal lançou oficialmente a modalidade de cobrança, ampliando ainda mais a celeridade para todos os processos e solicitações tributárias, estas modernizadas desde janeiro de 2021.

Segundo a Secretária da SRTTD, Desiane Gomes, este é mais um trabalho e esforço da Secretaria em gerir facilidade para a vida do contribuinte.  “A implantação do recebimento de pagamentos de tributos via pix coloca Bananeiras em destaque, mostrando seriedade na arrecadação, ampliação e desburocratização, algo que buscamos executar diariamente para que com mais recursos próprios o nosso gestor entregue o melhor para o bananeirense”, destacou.

O prefeito Matheus Bezerra, como costumeiramente diz, Bananeiras vive um novo modelo de Gestão, com equipe que está sempre dedicada para oferecer modernidade e bons serviços públicos.

“O empenho da SRTTD em conjunto com a Tinus Informática possibilitou essa nova forma de pagamento. Assim, parabenizo a todos os envolvidos, pela dedicação e por entregar a população tamanha praticidade”, disse Matheus Bezerra.

PortaldoBrejo

Continue lendo

Brejo/Agreste

Dom Aldemiro recebe projeto do Teleférico de Frei Damião

De acordo com o reitor do Santuário, o teleférico vai trazer mais visitantes para Guarabira e ao Memorial.

Publicados

em

Um projeto para a construção de teleférico ligando o ‘Parque do Poeta’ ao Memorial Frei Damião foi apresentado ao bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, na manha dessa quinta, na Cúria Diocesana.

O encontro teve a participação do Vigário Geral da Diocese de Guarabira, Padre José André, do empresário Assis Santos, do Grupo Guaramóveis, de Raimundo Marinho, contabilista e do radialista e advogado Eraldo Luis, da Rádio Integração FM.

Orçado em cinco milhões de reais o projeto é da Zuccheto, empresa gaúcha com larga experiência no segmento, tendo instalado vários desses equipamentos no país.

Dom Aldemiro destacou a importância da iniciativa e se comprometeu em articular uma audiência com o governador João Azevedo, para apresentação do projeto.

‘Essa Iniciativa é fundamental para o turismo religioso, pois traduz-se como um atrativo a mais para os visitantes do Santuário de Frei Damião. Por isso iremos ao governador, pois um projeto dessa monta tem que ter uma parceria público-privada, para sua concretização’, afirmou.

O Padre José André, que é também reitor do Santuário, avalia como de fundamental importância essa iniciativa.

Ele disse que o teleférico vai trazer mais visitantes para a cidade de Guarabira e para o Memorial. ‘Os que aqui chegarem poderão contemplar toda a beleza natural que nos cerca, especialmente a Serra da Borborema. O projeto do teleférico será um marco novo no desenvolvimento de Guarabira’ , finalizou.

Dom Aldemiro, na ocasião, anunciou, também a retomada da construção da Capela do Socorro, que fica antes no Cruzeiro, na subida para o Memorial Frei Damião.

Via Rádio Integração

Continue lendo

Brejo/Agreste

Cagepa anuncia últimos dias com água e suspensão de conta em 5 municípios

Publicados

em

A Gerência Regional do Brejo da Cagepa com sede em Guarabira, anunciou na última terça-feira (29) uma medida dura para os consumidores devido ao baixo nível de água em seus mananciais por falta de chuvas.

Munícipios mais afetados foram Serra da Raíz, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Sertãozinho e Pirpirituba, que passam a ficar sem água em Julho, já Bananeiras e Solânea terão água a cada 15 dias.

Para os 5 primeiros munícipios não haverá emissão da conta referente a Julho.

Conforme escala, Serra da Raíz, Sertãozinho e Pirpirituba terão água nas torneiras até dia 02 de julho, e de 05 a 09 de julho serão abastecidas as populações de Duas Estradas e Lagoa de Dentro, após isso todos ficam sem abastecimento até que se tenha chuvas suficientes para encher os mananciais.

Veja abaixo o Comunicado oficial:

BlogdoFelipeSilva

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas