Conecte-se conosco

Cidadania

Baía da Traição (PB), sedia vestibular da Universidade de Brasília para indígenas

Publicados

em

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São 72 vagas oferecidas em 17 cursos. Inscrições seguem abertas até 31 de agosto.

Baía da Traição, litoral da Paraíba, vai sediar vestibular da Universidade de Brasília (UnB) específico para estudantes que se autodeclaram indígenas. São 72 vagas em 17 cursos de graduação que estão sendo oferecidas gratuitamente em três campi da UnB, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). As inscrições iniciaram no último dia 31 de julho e vão até as 18h do dia 31 de agosto.

As vagas são para ingresso nos dois semestres de 2018 para os cursos de Administração, Ciência Política, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Direito, Enfermagem, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio, Jornalismo, Licenciatura em Ciências Naturais, Medicina, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social.

Para participar do processo seletivo, que vai ter duas fases, é preciso se inscrever no site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe).

Além da prova objetiva e da redação, previstas para 28 de outubro, o candidato será avaliado por meio de documentação e uma entrevista. Na prova objetiva, serão cobrados conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Geografia e História.

As fases também serão realizadas nas cidades de Águas Belas (PE), Brasília (DF), Cruzeiro do Sul (AC), Lábrea (AM), Macapá (AP) e Manaus (AM). Além do site, o candidato por tirar dúvidas através do telefone (61) 3448-0100.

Por G1 PB

Rate this post

Cidadania

Internet permite ação de voluntários sem precisar sair de casa

Publicados

em

A pandemia e a necessidade de isolamento social atrapalharam o trabalho voluntário.

Mas, com as ferramentas e plataformas digitais, os voluntários acabaram encontrando uma forma de ajudar o próximo.

Uma oportunidade de se conectar a causas e pessoas sem precisar sair de casa.

Clique no vídeo abaixo e confira.

TV Brasil

Rate this post
Continue lendo

Cidadania

Raniery Paulino comemora instalação da Defensoria Pública da PB em Guarabira

É de sua autoria o requerimento que pediu a instalação do caminhão da Defensoria Pública da Paraíba em Guarabira e região

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB), vice-líder do Governo do Estado na ALPB, comemorou a instalação do caminhão da Defensoria Público do Estado em Guarabira que, desde o início da manhã desta segunda-feira (17), presta serviços gratuitos de assistência jurídica às pessoas que não têm condições financeiras de pagar advogados.

O atendimento em Guarabira vai até amanhã, dia 18 de maio. A prestação dos serviços é destinada às cidades de Guarabira, Cuitegi, Pirpirituba, Araçagi, Pilões e Pilõezinhos.

O deputado Raniery Paulino informou, em mensagem pelo Facebook, que na próxima quinta-feira (20) o atendimento será na cidade de Mari.

A equipe da Defensoria Pública do Estado foi recepcionada pelo deputado estadual Raniery Paulino nesta segunda-feira. Na ocasião, o parlamentar agradeceu a presença da equipe da DPE em Guarabira, destacando a prestação de serviços gratuitos na área de assistência jurídica (Defensoria Itinerante e Balcões de Direitos) a quem não pode pagar advogados.

É de autoria do deputado Raniery o requerimento que pediu a instalação do caminhão da Defensoria Pública da Paraíba em Guarabira.

A equipe de advogados e procuradores da Defensoria Pública do Estado que está em Guarabira é coordenada pelo defensor-público-geral Ricardo Barros. Participam também do núcleo de atendimento os defensores públicos Paulo Sérgio Lira e Marcos Melo (advogados militantes de Guarabira).

Do Fato a Fato

Rate this post
Continue lendo

Cidadania

Vídeo: Raniery quer que vereadores da PB criem comissão em defesa das pessoas com deficiência

Deputado do MDB é autor do Projeto de Resolução na ALPB que criou a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Publicados

em

No final do ano de 2018, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) criou a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência por meio do Projeto de Resolução nº 253/2018, de autoria do deputado estadual Raniery Paulino que, depois de aprovado por unanimidade, derivou na Resolução nº 1.775, de 11 de dezembro de 2018, publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) em 13/12/2018.

Com isso, o parlamentar vem se manifestando em cima desse tema e apresentou um apelo aos vereadores dos municípios paraibanos para que criem nas Câmaras de seus municípios a Comissão Permanente em Defesa das Pessoas com Deficiência em busca da construção de diálogo com a sociedade e as instituições públicas e privadas.

“Estamos apresentando um apelo aos vereadores dos nossos municípios para que criem uma Comissão Permanente em Defesa das Pessoas com Deficiência. Toda cidade precisa desse importante instrumento de luta e busca por direitos e garantias. Por isso,  requeiro a ajuda dos paraibanos e também do seus vereadores para que possamos transformar essa realidade e trazer melhorias para as pessoas com deficiência” convocou o deputado.

Veja o vídeo com Raniery Paulino:

Da Assessoria com Fatoafato

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas