Conecte-se conosco

Guarabira

Projeto Sons de Vidas apresenta-se no IFPB Guarabira nesta quarta (16)

Publicados

em

O Projeto Sons de Vidas surge da necessidade de homenagear, à luz das realizações musicais, violonistas e compositores que dedicaram parte de suas obras ao violão.

O Projeto Sons de Vidas surge da necessidade de homenagear, a luz das realizações musicais, violonistas e compositores que dedicaram parte de suas obras ao violão. Coordenado pelo professor Vinícius de Lucena, do IFPB João Pessoa, a iniciativa celebra, neste ano, o centenário do brasileiro Laurindo de Almeida e do venezuelano Antônio Lauro, referências para violão em âmbito nacional e internacional.

A apresentação no IFPB Campus Guarabira aconteceu nesta quarta-feira (16), no hall do Bloco Administrativo da instituição, às 9h30. O evento fez parte ainda das comemorações alusivas ao Dia do Estudante, que contou com uma atividade promovida pelo grêmio estudantil do Campus antes do início da apresentação do recital.

Abaixo segue um pouco da biografia dos violonistas homenageados.

Laurindo de Almeida
Laurindo de Almeida é um dos violonistas brasileiros mais conhecidos nos Estados Unidos, país para onde migrou na década de 1940. Destacou-se por ter introduzido o violão brasileiro, com todas as suas diversidades: samba, choro, baião e uma mistura de vários tipos de música folclórica do Nordeste brasileiro, no mundo do jazz norte-americano. Ao longo de sua carreira, ganhou seis Prêmios Grammy, além de uma série de outros prêmios da indústria fonográfica e cinematográfica. Praticamente esquecido em seu país de origem, com mais de 40 discos gravados no exterior, permaneceu em atividade até o fim da vida. É o único músico brasileiro a figurar na Enciclopédia do Jazz.

Antônio Lauro
Filho do barbeiro e músico italiano Antônio Lauro Ventura e da também italiana Armida Cutroneo, iniciou seus estudos musicais em Caracas, na Venezuela, aos nove anos na Academia de Música y Declamación (agora Escola de Música José Ángel Lamas). Em 1947, compôs uma de suas primeiras grandes obras, o poema sinfônico com solistas e coro “Cantaclaro”, inspirado no romance de Rómulo Gallegos. Lauro é considerado um dos maiores compositores latino-americanos de violão. Dentre suas obras, pode-se destacar suas famosas valsas. A qualidade de suas obras o fez receber a o título de “Strauss da guitarra”, atribuído por John Williams.

 

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas