Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Emater orienta criadores do Brejo a adotarem sistema de silagem

Publicados

em

A prática de silagem adotada nas regiões do semiárido, que garante alimentação de animais em período de longas estiagens, está servindo de exemplo para agricultores do Brejo paraibano que também estão sendo orientados a fazer o armazenamento de forragem.

Dessa maneira, acreditam que poderão manter seus rebanhos durante estiagens, principalmente de bovinos e ovinos.

Na semana passada, na comunidade Umburanas, no município de Esperança, o agricultor Pedro dos Santos, fez a silagem de dois silos de superfície com 25 metros de cumprimento por seis metros de largura e x 1,20 metros de altura, numa ação que vem sendo estimulada pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

São 180 toneladas de silagem, que devem ajudar na alimentação de seus 40 animais por mais seis meses em período de estiagem.

Para a realização da silagem, o agricultor foi orientado a usar como material milho e sorgo, colhidos a partir de sementes recebidas do Governo do Estado.

Com essa iniciativa, Pedro dos Santos está se antecipando a uma possível falta de ração para alimentar seu rebanho.

O criador foi orientado pelo extensionista rural Gilvan Salviano de Araújo, do escritório local de Emater em Esperança, aderindo a essa prática de armazenamento de ração animal, num exemplo que já está sendo seguindo por outros agricultores familiares da região.

O coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins, lembrou que por meio da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município está sendo possível desenvolver ações que estão ajudando na melhoria da qualidade de vida da agricultura familiar, a exemplo desta ação em favor dos criadores.

A Emater vem orientando os criadores para a prática de silagem na alimentação animal para utilização durante o período de estiagens, preparada com sorgo, milho ou capim elefante, em todas suas 15 regiões administrativas, sobretudo com mais intensidade nos escritórios localizados no Sertão e Cariri, mas agora também vem intensificando no Brejo.

Trata-se de uma orientação do Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, com efetiva participação de extensionistas que orientam os criadores.

Para manter uma reserva estratégica de ração para o rebanho objeto de pesquisas, a Emepa tem feito o armazenamento de forragem na sua Estação Experimental de Alagoinha.

Com Secom-PB

Apoio

Brejo/Agreste

Com recarga de barragem, Cagepa reduz racionamento para Bananeiras e Solânea

Publicados

em

Reprodução/Internet

A partir desta terça-feira (30) a Cagepa altera o racionamento de água das cidades de Bananeiras e Solânea, passando a abastecer das 7h da manhã da segunda-feira até às 7h da manhã da sexta-feira, ficando o sábado e o domingo sem água.

Com a ocorrência de chuvas no Brejo semana passada, a barragem de Canafístula 2, que atende os municípios, recebeu considerável recarga em seu nível, saindo de 6,4% antes das chuvas e atingindo 18,5% nesta terça (30).
De acordo com o gerente regional da Cagepa no Brejo, engenheiro Edson Almeida, a redução do racionamento só está sendo possível em razão das últimas chuvas registradas.

“Embora ainda não tenhamos a recarga desejável na barragem de Canafístula 2, o volume acumulado já nos permite melhorar a distribuição de água para Bananeiras e Solânea. As chuvas registradas nos permitiu adotar essa providência e esperamos que continue chovendo na bacia hidrográfica”, avaliou Edson.

A barragem de “Canafístula 2” tem capacidade para armazenar pouco mais de 4,1 milhões de metros cúbicos de água.

Assessoria

Continue lendo

Brejo/Agreste

Rota Cultural Caminhos do Frio chega a Pilões nesta segunda

Publicados

em

Após Areia, é a vez da Rota Caminhos do Frio chegar em Pilões, no Brejo paraibano.

A 14ª edição do evento homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro e contará com exposições, espetáculos e shows pela cidade.

A abertura do evento irá acontecer no Centro Social Padre Matheus, com com a banda de música Professor Antônio Pinto, além da participação de artistas local, às 19h. Às 21h começam os shows no palco principal, na Praça João Pessoa, com apresentação de Lalo do Acordeon.

Ao longo da semana, a programação contará com shows no palco principal, espetáculos, exposições, oficinas palestras e sarau em pontos da cidade, como restaurantes e praças. Entre as atrações confirmadas, estão o Trio Sanfona de Ouro, que se apresentará na terça-feira (9) no palco principal, Zezinho do Acordeon no sábado (13) e Alcymar Monteiro, que é a atração principal do próximo sábado.

Com Assessoria

Continue lendo

Brejo/Agreste

Inicia hoje a Rota Cultural Caminhos do Frio, em Areia

Publicados

em

A Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda-feira (1ª), em Areia. A programação começa com o espetáculo “Areia em Feira “.

Durante a semana acontecem feira de artesanato e gastronomia, shows musicais, exposições de arte, oficinas, palestras, sarau poético e trilha ecológica.

A 14ª edição do evento homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro e contará com exposições, espetáculos e shows pela cidade.

A abertura do evento irá acontecer no Colégio Santa Rita, com Orquestra Vó Maria, Seresteiras do Chá e Espetáculo “Areia em Feira” às 19h30. Às 21h começam os shows no palco central, com Rejane Ribeiro e banda. Em seguida, às 22h30, Niedson Lua se apresenta.

O Grupo de Sax da UFPB que se apresentará na quarta-feira (3) no palco central e o escritor Lau Siqueira que irá ministrar palestra na quinta-feira (4) no Teatro Minerva.

Também na quinta-feira (4), no Teatro Minerva, vai ser encenado o espetáculo teatral “Ópera do Pandeiro”, do grupo de teatro Caçuá de Ruma. A apresentação começa às 20h.

Haverá exposição dos artistas Válbia Róbia, Valéria Antunes, Carlos Nunes, entre outros. Além de oficinas, como a de desenho com Walfredo de Brito e de Capoeira com o Grupo de Capoeira Semente Crioula. Trilhas ecológicas também estão na programação.

O Caminhos do Frio em Areia vai até o domingo (7) e, na segunda-feira (8), a rota irá para a cidade de Pilões. A programação ainda passa por Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande, até 1º de setembro.

Diário1

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas