Guarabira
Setembro Amarelo: Shopping Cidade Luz promove Aulão com Academia Hidroformas
O Shopping Cidade Luz, em Guarabira, em parceria com a Academia Hidroformas promoverá nesta terça-feira, 26, às 19h um grande AULÃO em comemoração ao setembro amarelo -mês em que reflete-se sobre a prevenção do suicídio na sociedade.
Setembro Amarelo – é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no Mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Entenda a importância do Setembro Amarelo na prevenção do suicídio
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.
Nos últimos anos, a taxa de suicídio no estado de São Paulo cresceu 30% e os homens são as maiores vítimas. Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.
A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.
Fontes: Setembro Amarelo.org e Manualdohomemmoderno
Da redação brejo.com
Esporte
Inscrições para participação da ‘Corrida Zenóbio Toscano’ seguem abertas em Guarabira
A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Esportes, Lazer e da Juventude irá realizar no dia 24 de novembro, dentro das comemorações do aniversário de emancipação política da cidade de Guarabira, a primeira “Corrida Zenóbio Toscano”.
Para o secretário Renato Toscano, o objetivo da corrida é que entre no calendário de eventos das comemorações da cidade, assim como outras atividades que estarão sendo desenvolvidas para marcar mais essa data.
Como já foi anunciado por Renato, a corrida terá a sua saída do Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima e a chegada no Parque da Estação, no bairro Esplanada.
Para se inscrever na corrida, acesse o site AQUI
Do Plugados
Cultura
FIAN 2023: Divulgada relação dos artistas para a quinta edição, em Guarabira
Confira a relação dos 88 Artistas e as obras selecionadas.
A quinta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), na cidade de Guarabira, já está com a relação definitiva dos 88 artistas que estarão expondo suas obras a partir de 25 de maio. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Ateliê Adriano Dias, já recebeu a lista da curadoria com a divulgação das obras selecionadas.
Desde o dia 15 de fevereiro, quando foi lançado o edital de inscrições para todo o Brasil e outros países, artistas da Arte Naif tiveram um prazo de 45 dias para inscrições e apresentar propostas de trabalho dentro da temática deste ano: o universo do Pavão Misterioso, considerando que em 2023 está sendo comemorado o centenário da obra em cordel “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira.
Ao longo de 45 dias, inscreveram-se 180 artistas de 17 estados brasileiros, além de outros pertencentes a oito países. Apesar do grande número de inscritos, a Comissão de Seleção elegeu 68 participantes, pois entendeu que foram propostas identificadas com a temática estabelecida em edital, o Pavão Misterioso.
Essa comissão foi composta por nomes como Jaqueline Finkelstein, Beto Fernandes, Manoel Onofre, Valdeck de Garanhuns e Adriano Dias. Foram selecionados esses 68 e outros 20 artistas que virão como convidados, pois a exposição terá uma sala específica em xilogravura que vai homenagear o xilógrafo pernambucano J. Borges, um importante nome da xilogravura no Brasil.
José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, nasceu em 1935 na cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, onde vive até hoje. Ele estará em Guarabira nessa quinta edição do Fian, como homenageado e convidado especial.
O FIAN 2023 acontecerá de 25 a 30 de junho na cidade de Guarabira. Devido à homenagem aos 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, a exposição percorrerá outros municípios paraibanos depois de Guarabira – a exemplo de Sousa, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa. Confira abaixo a relação dos 68 artistas selecionados, com indicação das obras e local de origem.
Codecom
Guarabira
ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)
As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.
DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.
Codecom
-
Policial4 dias atrásPolícia Militar apreende 25 aves silvestres mantidas ilegalmente em Guarabira
-
Paraíba4 dias atrásPM inicia capacitação sobre câmeras corporais para policiais que atuarão no São João
-
Cultura2 dias atrásSão João de Campina Grande 2026: saiba ordem e os horários das atrações da abertura, nesta quarta
-
Cinema1 dia atrásMestres do Universo e Todo Mundo em Pânico 6 estão em cartaz no Cinemaxxi
-
Cidades4 dias atrásGuarabira recebe milhares de fiéis na 37ª Romaria ao Santuário Frei Damião
-
Cidades4 dias atrásFeriado de Corpus Christi altera expediente nas repartições municipais de Guarabira
-
Cultura4 dias atrásGuarabira abre oficialmente o 7º Festival Internacional de Arte Naif com exposição e homenagens a artistas
-
Saúde4 dias atrásVacina pneumo 20 passa a ser oferecida no SUS e Paraíba começa aplicação nesta semana






