Conecte-se conosco

Cidades

Mamanguape se torna referência como 1° município da PB a realizar tratamento da sífilis em todas as USF

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Mamanguape foi convidada pelo Governo do Estado para apresentarem no Seminário de Fortalecimento do Enfrentamento da Sífilis, na cidade Queimadas, as experiências bem sucedida na administração de Penicilina Benzatina para tratamento de Sífilis.

Estiveram presentes ao I Fórum Municipal de Sífilis e Sífilis Congênita, o obstetra do Hospital Universitário de João Pessoa, Dr. Otávio Pinho, que proferiu palestra sobre a Sífilis; a responsável técnica estadual do Núcleo de IST/Aids, Dra. Joana Ramalho, que palestrou sobre Epidemiologia da Sífilis e levando a exitosa experiência do município de Mamanguape aos profissionais de Queimadas, a coordenadora de Vigilância da Secretaria de Saúde de Mamanguape, Gianeide Camargo, enfermeira  mestranda em Saúde Pública a qual palestrou sobre o uso da penicilina benzatina na Atenção Básica  do município.

A Sífilis teve um aumento gigantesco no Brasil nesses últimos anos. É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum podendo ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado de mãe para filho (durante a gestação e o parto). Ela é quatro vezes mais frequente nas gestantes do que o vírus da Aids (HIV), conforme informações de do Ministério da Saúde. A doença ainda é um grande desafio para a saúde pública no Brasil, em virtude da sua elevada prevalência e de graves sequelas perinatais.

Para o secretário da Saúde de Mamanguape, Antônio Neto, o tratamento da sífilis tão somente necessita de compreensão, conhecimento e adesão da população. Ele lembrou que a Secretaria de Saúde recentemente teve dois representantes no Congresso Internacional de HIV/AIDS em Curitiba, Gianeide Camargo coordenadora de Vigilância e o adjunto da pasta, Rafael Aires.

De acordo com o Secretário, implantar protocolos nada mais é que preconizar uma metodologia e garantias do atendimento para a população e segurança para os profissionais.

Além da construção e elaboração do protocolo na Vigilância em Saúde e Atenção Básica, a articulação com o SAMU mostrou-se uma interlocução eficiente que deu segurança e treinamento a todos os profissionais da Atenção Básica. “Lembro também que foi uma capacitação em que convidamos toda a Região de Saúde para se fazerem presentes. Os resultados já começam a aparecer, acrescentou Antônio Neto.

O Secretário disse que a penicilina benzatina é o único medicamento capaz de atravessar a barreira placentária e chegar até o feto, prevenindo assim à sífilis congênita. “O ganho disso para a população é imenso! Vamos seguir avançando, acelerando os avanços que a cidade precisa”, finalizou.

Com Assessoria

Guarabira

Campo de futebol em Guarabira recebe melhorias

Publicados

em

Foto: Divulgação

O campo de futebol do bairro do Nordeste em Guarabira, localizado por trás do futuro Complexo Municipal de Saúde, está recebendo melhorias realizadas pela gestão municipal.

Entre os benefícios, a praça esportiva passa por serviços de terraplanagem e de nivelamento topográfico. 

A gestão atende a uma reinvindicação dos desportistas do bairro mais populoso da cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Alcides Camilo, esteve acompanhado os serviços e em seguida fez o registro nas redes sociais.

Continue lendo

Guarabira

Roberto Paulino assegura implantar a ‘creche noturna’ e reabrir as unidades fechadas

Publicados

em

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito, Roberto Paulino, da coligação “Somos Todos Guarabira”, Roberto Paulino assegura que no Plano de Gestão de “sua” futura administração consta a implantação programa “Creche Noturna” na rede municipal de ensino.

A meta, segundo o candidato emedebista, é atender as mães que trabalham no período da noite e não têm onde deixar seus filhos. “A creche noturna é mais um programa novo de nossa futura gestão e vai beneficiar os recém nascidos, mas principalmente pais e mães que trabalham na parte noturna”.

Roberto Paulino também assegura que vai fazer um levantamento dos equipamentos (postos de saúde, escolas e creches) fechados na atual gestão e entre eles estão, por exemplo, as unidades que abrigam os recém nascidos.

– Com relação as creches fechadas, nós vamos fazer um levantamento e discutir com a população a reabertura dessas unidades. O mesmo iremos realizar com os postos de saúde e as escolas municipais – garantiu Roberto Paulino.

Da Assessoria de Imprensa

Fonte: FatoAFato

Continue lendo

Guarabira

Guarabira: Candidatos Teotônio e Jáder participam de encontro realizado pela Juventude do PDT

Publicados

em

Foto: Divulgação/Assessoria

Na noite desta terça-feira (20) foi realizado um grande evento organizado pela Juventude do PDT de Guarabira (PB). O encontro realizado no Colégio Executivo reuniu muitos jovens de todos os bairros da cidade e zona rural para torná-los protagonistas e multiplicadores das propostas do candidato a prefeito Teotônio.

Na reunião mediada por líderes da JPDT com participação direta de Teotônio e do vice Jáder Filho, jovens fizeram perguntas e o candidato respondeu acerca de suas propostas para os jovens guarabirenses sobre educação, emprego, saúde, esporte e lazer e políticas públicas.

Além das falas do líder da juventude Eduardo Henrique e dos candidatos Teotônio e Jáder, vídeos também foram exibidos no recinto, nos quais jovens expressaram seu desejo de mudança política e disseram por que apoiam e votam em Teotônio.

Para o futuro prefeito de Guarabira o evento foi uma oportunidade de dialogar diretamente com a juventude e apresentar uma parte de suas propostas de gestão.

“Foi uma noite muito legal. Foi ótimo conversar com os jovens de Guarabira e dialogar abertamente com eles sobre as nossas propostas. Eu acredito na juventude. E na minha gestão, eles serão ouvidos e terão espaço. Minha gratidão a todos os que estiveram conosco nesta noite. Confie em mim, jovens e votem 12 no dia da eleição”, disse Teotônio.

Todos os que entraram no local receberam máscaras e higienizaram as mãos. E os assentos foram colocados respeitando um distanciamento.

Da ASSESSORIA via Portal 25 Horas

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas