Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Município de Duas Estradas recebe terceira etapa da rota cultural Raízes do Brejo

Publicados

em

A simpática e aconchegante cidade de Duas Estradas, na região do Brejo da Paraíba, vai ser a terceira parada do projeto Raízes do Brejo- Rota Cultural, neste fim de semana.

A cidade, que tem pouco mais de 3,6 mil habitantes (IBGE/2010) e ocupa uma área de 26 km², se preparou para receber os turistas com uma série de atividades culturais, como oficinas de teatro, fotografia, cinema e artes visuais, além de apresentações de artistas, Orquestra Sinfônica e um show especial da banda Os Nonatos.

Anúncio


A programação começa nesta sexta-feira (20), com uma Oficina de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), no Centro Cultural Antônio Costa (conhecida como a Casa Azul), às 14h.

Mas, a abertura acontece às 19h, com a execução dos hinos do Brasil e do município e a apresentação do musical “Na Vila Costa uma história surgia: o encontro de Duas Estradas”, interpretado pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV).

Também haverá a apresentação da Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes), com a regência do maestro José Carlos Costa, no Palco Central, e, encerrando a solenidade, sobe ao palco o cantor Matheus Aguiar, às 21h.

Durante o sábado (21), as atividades culturais não param. Logo cedo, às 7h, haverá a apresentação do “Cantando na Feira”, com Antônio Costa, na Feira Livre.

Das 8h às 17h, haverá Oficinas de Fotografia e Cinema com o professor Matheus Andrade (UFPB); Oficinas de Artes Visuais com o artista plástico Elias dos Santos; Oficinas de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), todas no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul).

Às 16h estão previstos o ‘Aulão’ de Dança com o professor Raphael Melo, no Palco Central; e às 19h, o lançamento do curta-metragem “Da Luz” de Dayanne Borges, no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul).

A população e os turistas também terão a opção de conhecer a Feira Gastronômica e de Artesanato, que acontece a partir das 19h.

Meia hora depois, ocorre o lançamento do livro “Rec – Uma iniciação à filmagem”, do professor Matheus Andrade (UFPB), na Estação Ferroviária.

Pouco depois a opção será uma visita na Exposição fotográfica “Duas Estradas: Cenários do Cotidiano”, (resultado da oficina de fotografia com os usuários do SCFV), também na Estação.

A partir das 20h está previsto o início das apresentações culturais, e começa com a Lapinha com o grupo “Flor da Idade” do SCFV, no Palco Central.

Às 20h30 quem entra em cena é o grupo de dança Garajaus da Serra (Serraria). Já às 21h, Manu Lima & Sensualidade Nagô fazem um show especial e, às 23h sobe ao palco a atração principal da festa, a banda Os Nonatos; tudo no Palco Central.

No domingo (22), a programação começa logo às 7h, com um café da manhã, na Estação Ferroviária.

Em seguida,será dado início ao Ecopedal em direção ao engenho Bom Jesus – Cachaça Alegre, com direito à visita ao engenho, degustação de cachaça. Haverá um show com Os Barbosas, na saída da Estação Ferroviária.

A partir das 10h, será promovida uma Oficina de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul), além de uma Exposição do Clube do Carro Antigo da Paraíba, às 9h, na Rua Costa Filho.

Já a partir das 14h será promovido um passeio no Trem da Alegria ao Engenho Imaculada Conceição – Cachaça Serra da Limpa e um show, novamente de Os Barbosas, também na saída da Estação Ferroviária.

Às 16h todos os olhares estarão voltados ao horizonte, com o Pôr do sol no Cruzeiro. Haverá um show de Tony Souza (voz e violão), no Cruzeiro de São Francisco.

Às 20h, a Orquestra Rural Vó Maria, de Areia, se apresenta na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

ONDE VISITAR:

Estação Ferroviária – Construída pela Great Western ofBrazil, a Estação Ferroviária e o Armazém da Companhia (como ficou popularmente conhecido o local que servia de depósito da Estação) foram inaugurados no dia 01 de janeiro de 1904, tendo o primeiro trem passado às 14 horas do mesmo dia.

Recentemente reformada, ambos são tombados pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico da Paraíba)

Cruzeiro de São Francisco – O Cruzeiro São Francisco está localizado no ponto mais alto do Município, a 470 metros de altitude. Ele foi construído em fevereiro de 1932 por Francisco José da Costa, mais conhecido como “Coronel Costinha”.

A inauguração do Cruzeiro foi realizada com muita festa que se tornou tradicional no vilarejo, naquela época.

Poucos anos depois veio a falecer Francisco Costa Filho “Chiquinho”, filho do Coronel, e como não havia cemitério na Vila Costa, ele foi sepultado no Cruzeiro, e a partir deste acontecimento não houve mais festa no local.

Casa Branca (Casarão) – Construído em 1920, este casarão, foi residência do fundador de Duas Estradas, o industrial Antônio José da Costa, considerada a mais antiga residência da cidade.

Mausoléu da família Costa – Na região de Vila Costa não havia cemitério e, em 1922, Firmino José da Costa, que era um cidadão paralítico muito doente, descendente do antigo proprietário, comprou no Recife e trouxe técnicos para montar na sua fazenda, o mausoléu que deveria receber o seu corpo quando falecesse.

Firmino, que se mudara com a família para residir em Nova Cruz (RN), faleceu naquela cidade e ali foi sepultado. Contam os moradores mais antigos que neste local eram enterrados os corpos de crianças pagãs. Atualmente, passa por reforma.

Engenho Cachaça Alegre – Engenho Bom Jesus, Sítio Pau Amarelo.

Cachaça Serra Limpa na EXPO Brejo 2013

Engenho Cachaça Serra Limpa (FOTO)– Considerada a 5ª melhor cachaça brasileira em pesquisa realizada pelas revistas Veja e Playboy, a única cachaça paraibana a garantir o selo de qualidade do Instituto Biodinâmico (IBD), campeã do Prêmio Top Of Mind (mais lembrada pelos paraibanos) por 12 anos seguidos (2001-2013).

Casa Azul – Pertencia a Alberto de Carvalho Costa, político bastante influente na região e um dos filhos do fundador da Vila Costa. Recentemente reformado e transformado em Centro Cultural.

Igreja Sagrado Coração de Jesus – No ano de 1919, o Senhor Costinha, com recursos próprios, iniciou a construção da Igreja, onde na época gastou 6 (seis) contos de reis.

O nome do padroeiro foi escolhido pela Senhora Júlia Costa, esposa do Senhor “Costinha”, que eram muito devotos do Sagrado Coração de Jesus.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Aprígio Espínola, que para admiração e alegria de muitos, celebrou a missa em Latim.

Da redação com Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Brejo/Agreste

Representantes do Fórum de Turismo do Brejo avaliam Rota Cultural de 2022

Publicados

em

Foto: cmlagoadedentro.pb.gov.br/ Reprodução

A cidade de Lagoa de Dentro, no Brejo da Paraíba, recebeu os representantes do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano para uma reunião avaliativa da Rota Cultural “Raízes do Brejo”, ocorrida em 2022, a reunião ocorreu na última quarta-feira, 08 de fevereiro.

O encontro foi guiado pelo presidente do fórum, Jaime Neto, e aconteceu na Câmara Municipal de Lagoa de Dentro.

Anúncio


A Rota Cultural “Raízes do Brejo” é formada pelos municípios de Alagoinha, Belém, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

O objetivo principal da reunião foi ouvir os representantes de cada município sobre a participação (etapa) na rota 2022, os pontos positivos, negativos e o que se pode melhorar para 2023.

“É gratificante receber os representantes da cada cidade participante do Raízes do Brejo. Foi uma reunião bastante produtiva e que já nos prepara para edição 2023 da consolidada rota cultural que já é referência em nosso estado e fora dele. É o Brejo Paraibano para o mundo”, destacou o prefeito anfitrião, Zezinho da Rapadura.

O Município de Guarabira se fez representado pelo Ouvidor Geral e Presidente do COMTUR, Douglas Nóbrega. 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brejo/Agreste

AGORA É LEI! Paraíba ganha Dia do Orgulho Brejeiro

Projeto de autoria do deputado Raniery Paulino, visa estabelecer um marco para a implementação de ações de valorização do povo local, e desenvolvimento da região.

Publicados

em

Foto: Assessoria

O governador João Azevêdo sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei que institui o Dia do Orgulho Brejeiro, na Paraíba. Agora, o dia 26 de novembro passa a integrar o calendário comemorativo do Estado. A Lei é de autoria do deputado Raniery Paulino, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

De acordo com a Lei, a criação da data visa estabelecer um marco para a implementação de ações de valorização do povo local, bem como desenvolver a região.

Anúncio


O deputado Raniery Paulino explicou também que as Secretarias Estaduais de Educação, Desenvolvimento Humano, Cultura, Turismo e Ciência e tecnologia poderão coordenar e implementar ações e firmar parcerias para o desenvolvimento da região.

Eventos, palestras, seminários e atividades pedagógicas devem fazer parte da celebração da data.

Acesso Político

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brejo/Agreste

Governadora em exercício inspeciona obras da PB-103 e destaca importância da rodovia para o desenvolvimento do Brejo

Publicados

em

Fotos: Alberi Pontes

A governadora em exercício, Lígia Feliciano, esteve na manhã deste sábado (5) no Distrito de Tabuleiro, em Bananeiras, no Brejo paraibano, ocasião em que inspecionou as obras da rodovia estadual PB-103, que está recebendo investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões. Ela realizou ainda a entrega de uma cisterna, construída pelo Projeto Cooperar, por meio do programa Paraíba Rural Sustentável, simbolizando as 68 entregues à Comunidade Sítio da Serra, em Dona Inês. 

Ao lado deputado federal eleito Damião Feliciano, e dos prefeitos Matheus Bezerra (Bananeiras) e Antônio Justino (Dona Inês), além de diversas lideranças políticas da região, a governadora em exercício Lígia Feliciano destacou a importância da construção da PB-103 como sendo a “grande mola propulsora” de desenvolvimento do Brejo paraibano. “Essa obra é de muita importância, pois vai alavancar o turismo, vai encurtar distâncias, vai criar condições para a agricultura familiar, pois o produtor agora vai poder escoar o que produz. Era um sonho desta região, que agora se realiza”, disse.

Anúncio


O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, também ressaltou a importância da obra e agradeceu os investimentos do Governo do Estado. “Nós estamos muito felizes com essa obra magnífica, que eu tenho a honra de levar o nome do meu avô, Mozart Bezerra. Como disse a governadora em exercício, vai encurtar distância, escoar a produção da agricultura familiar, trazendo desenvolvimento tanto para o comércio de Dona Inês como para Tabuleiro, Bananeiras como um todo, criando as condições para um novo fluxo turístico do Rio Grande do Norte para a região do Brejo, entre outros benefícios. Só temos a agradecer”, comentou.

Por sua vez, o prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, também agradeceu os investimentos do Governo do Estado na região. “Para o município de Dona Inês, essa obra significa a redenção, o fim do isolamento. Com essa rodovia, estamos nos integrando com Bananeiras, Solânea, Remígio, com o Rio Grande do Norte. Só temos a agradecer”, ressaltou. 

Segurança hídrica ‐ Na Comunidade de Serra do Sítio, em Dona Inês, a governadora em exercício Lígia Feliciano inaugurou uma cisterna, simbolizando as 68 entregues dentro do Projeto Cooperar, por meio do programa Paraíba Rural Sustentável — livrando a comunidade da falta d’água. 

“Só quem sabe o que significa ter uma cisterna na porta de casa é quem não tem água. E o Governo do Estado tem feito vultosos investimentos em segurança hídrica, a exemplo da construção de adutoras para trazer as águas do São Francisco e da construção de cisternas. É um momento de muita alegria”, comentou Lígia Feliciano.

Após passar grande parte da vida pegando águas em rios ou barreiros, dona Olindrina da Conceição viu chegar ao fim a luta pela água. “Era muito difícil. Agora tudo isso acabou, graças a Deus”, afirmou, expressando sua alegria.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas