Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Município de Duas Estradas recebe terceira etapa da rota cultural Raízes do Brejo

Publicados

em

A simpática e aconchegante cidade de Duas Estradas, na região do Brejo da Paraíba, vai ser a terceira parada do projeto Raízes do Brejo- Rota Cultural, neste fim de semana.

A cidade, que tem pouco mais de 3,6 mil habitantes (IBGE/2010) e ocupa uma área de 26 km², se preparou para receber os turistas com uma série de atividades culturais, como oficinas de teatro, fotografia, cinema e artes visuais, além de apresentações de artistas, Orquestra Sinfônica e um show especial da banda Os Nonatos.

A programação começa nesta sexta-feira (20), com uma Oficina de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), no Centro Cultural Antônio Costa (conhecida como a Casa Azul), às 14h.

Mas, a abertura acontece às 19h, com a execução dos hinos do Brasil e do município e a apresentação do musical “Na Vila Costa uma história surgia: o encontro de Duas Estradas”, interpretado pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV).

Também haverá a apresentação da Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes), com a regência do maestro José Carlos Costa, no Palco Central, e, encerrando a solenidade, sobe ao palco o cantor Matheus Aguiar, às 21h.

Durante o sábado (21), as atividades culturais não param. Logo cedo, às 7h, haverá a apresentação do “Cantando na Feira”, com Antônio Costa, na Feira Livre.

Das 8h às 17h, haverá Oficinas de Fotografia e Cinema com o professor Matheus Andrade (UFPB); Oficinas de Artes Visuais com o artista plástico Elias dos Santos; Oficinas de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), todas no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul).

Às 16h estão previstos o ‘Aulão’ de Dança com o professor Raphael Melo, no Palco Central; e às 19h, o lançamento do curta-metragem “Da Luz” de Dayanne Borges, no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul).

A população e os turistas também terão a opção de conhecer a Feira Gastronômica e de Artesanato, que acontece a partir das 19h.

Meia hora depois, ocorre o lançamento do livro “Rec – Uma iniciação à filmagem”, do professor Matheus Andrade (UFPB), na Estação Ferroviária.

Pouco depois a opção será uma visita na Exposição fotográfica “Duas Estradas: Cenários do Cotidiano”, (resultado da oficina de fotografia com os usuários do SCFV), também na Estação.

A partir das 20h está previsto o início das apresentações culturais, e começa com a Lapinha com o grupo “Flor da Idade” do SCFV, no Palco Central.

Às 20h30 quem entra em cena é o grupo de dança Garajaus da Serra (Serraria). Já às 21h, Manu Lima & Sensualidade Nagô fazem um show especial e, às 23h sobe ao palco a atração principal da festa, a banda Os Nonatos; tudo no Palco Central.

No domingo (22), a programação começa logo às 7h, com um café da manhã, na Estação Ferroviária.

Em seguida,será dado início ao Ecopedal em direção ao engenho Bom Jesus – Cachaça Alegre, com direito à visita ao engenho, degustação de cachaça. Haverá um show com Os Barbosas, na saída da Estação Ferroviária.

A partir das 10h, será promovida uma Oficina de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul), além de uma Exposição do Clube do Carro Antigo da Paraíba, às 9h, na Rua Costa Filho.

Já a partir das 14h será promovido um passeio no Trem da Alegria ao Engenho Imaculada Conceição – Cachaça Serra da Limpa e um show, novamente de Os Barbosas, também na saída da Estação Ferroviária.

Às 16h todos os olhares estarão voltados ao horizonte, com o Pôr do sol no Cruzeiro. Haverá um show de Tony Souza (voz e violão), no Cruzeiro de São Francisco.

Às 20h, a Orquestra Rural Vó Maria, de Areia, se apresenta na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

ONDE VISITAR:

Estação Ferroviária – Construída pela Great Western ofBrazil, a Estação Ferroviária e o Armazém da Companhia (como ficou popularmente conhecido o local que servia de depósito da Estação) foram inaugurados no dia 01 de janeiro de 1904, tendo o primeiro trem passado às 14 horas do mesmo dia.

Recentemente reformada, ambos são tombados pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico da Paraíba)

Cruzeiro de São Francisco – O Cruzeiro São Francisco está localizado no ponto mais alto do Município, a 470 metros de altitude. Ele foi construído em fevereiro de 1932 por Francisco José da Costa, mais conhecido como “Coronel Costinha”.

A inauguração do Cruzeiro foi realizada com muita festa que se tornou tradicional no vilarejo, naquela época.

Poucos anos depois veio a falecer Francisco Costa Filho “Chiquinho”, filho do Coronel, e como não havia cemitério na Vila Costa, ele foi sepultado no Cruzeiro, e a partir deste acontecimento não houve mais festa no local.

Casa Branca (Casarão) – Construído em 1920, este casarão, foi residência do fundador de Duas Estradas, o industrial Antônio José da Costa, considerada a mais antiga residência da cidade.

Mausoléu da família Costa – Na região de Vila Costa não havia cemitério e, em 1922, Firmino José da Costa, que era um cidadão paralítico muito doente, descendente do antigo proprietário, comprou no Recife e trouxe técnicos para montar na sua fazenda, o mausoléu que deveria receber o seu corpo quando falecesse.

Firmino, que se mudara com a família para residir em Nova Cruz (RN), faleceu naquela cidade e ali foi sepultado. Contam os moradores mais antigos que neste local eram enterrados os corpos de crianças pagãs. Atualmente, passa por reforma.

Engenho Cachaça Alegre – Engenho Bom Jesus, Sítio Pau Amarelo.

Cachaça Serra Limpa na EXPO Brejo 2013

Engenho Cachaça Serra Limpa (FOTO)– Considerada a 5ª melhor cachaça brasileira em pesquisa realizada pelas revistas Veja e Playboy, a única cachaça paraibana a garantir o selo de qualidade do Instituto Biodinâmico (IBD), campeã do Prêmio Top Of Mind (mais lembrada pelos paraibanos) por 12 anos seguidos (2001-2013).

Casa Azul – Pertencia a Alberto de Carvalho Costa, político bastante influente na região e um dos filhos do fundador da Vila Costa. Recentemente reformado e transformado em Centro Cultural.

Igreja Sagrado Coração de Jesus – No ano de 1919, o Senhor Costinha, com recursos próprios, iniciou a construção da Igreja, onde na época gastou 6 (seis) contos de reis.

O nome do padroeiro foi escolhido pela Senhora Júlia Costa, esposa do Senhor “Costinha”, que eram muito devotos do Sagrado Coração de Jesus.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Aprígio Espínola, que para admiração e alegria de muitos, celebrou a missa em Latim.

Da redação com Secom-PB

Rate this post

Brejo/Agreste

Dia 16: Santana e Bel Marques encerram São João de Bananeiras

Publicados

em

Foto: Cantor Bell Marques/ Divulgação

O prefeito Matheus Bezerra (MDB) confirmou no final da tarde desta terça-feira (05), a apresentação dos cantores Bell Marques e Santanna ‘O cantador’ para encerrar o São João 2022 de Bananeiras, no Brejo paraibano. A edição deste ano começou no dia 17 de junho e segue até 16 de julho, maior do que nos anos anteriores.

Matheus destacou que o último dia de festividade deve iniciar às 17h, com seis atrações. Entre as atrações do dia 16 de julho estão os cantores Bell Marques, Santanna ‘O cantador’, Kelson Kizz, Gui Mattos e outras duas atrações que serão confirmadas nos próximos dias.

Os shows acontecem em uma nova estrutura, no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda (4); veja programação

Na programação desta semana de abertura do Caminhos do Frio, Areia traz diversos minicursos e oficinas, exposições, roteiros turísticos e atrações musicais.

Publicados

em

Foto: Divulgação

Após dois anos sem sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, a Rota Cultural Caminhos do Frio volta nesta segunda-feira (4) e começa pela cidade de Areia, na região do Brejo da Paraíba. O projeto que integra nove municípios da região, revelando aos turistas a cultura, a gastronomia, o artesanato e, principalmente, roteiros de natureza e aventura.

Até o dia 4 de setembro, o Caminhos do Frio também irá aquecer a economia, gerando empregos e incentivando a hotelaria, o comércio de comidas e bebidas típicas, além do artesanato produzido por artistas locais.

Na programação desta semana de abertura do Caminhos do Frio, Areia traz diversos minicursos e oficinas, exposições, roteiros turísticos e atrações musicais.

Os visitantes poderão participar da Expo Cachaça e da Feira de Artesanato e Gastronomia que acontecem em quase todos os dias no local do evento, ainda poderão fazer visitações com a Rota das Flores e a Rota dos Engenhos e, durante a noite, terá sempre muita música para animar os turistas e moradores.

Vários artistas locais realizarão apresentações tendo a participação de Cicinho Lima, filho de Pinto do Acordeon – homenageado nesta edição do Caminhos do Frio – além do cantor Vinicius Mendes e a banda Forró Cavalo de Pau. A atração musical principal de Areia será o cantor pernambucano Jorge de Altinho que fecha a programação na noite do sábado (9).

Para ver a programação completa de Areia e das outras cidades que receberão a Rota, acesse.

  • Pilões – 11 a 17 de julho
  • Matinhas – 18 a 24 de julho
  • Solânea – 25 a 31 de julho
  • Serraria – 1 a 7 de agosto
  • Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto
  • Remígio – 15 a 21 de agosto
  • Bananeiras – 22 a 28 de agosto
  • Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro

F5 Online

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Confira a programação do São João em Bananeiras, Solânea e Borborema; veja atrações

Publicados

em

Foto: Pixabay

Conforme divulgação, confira a programação de um dos mais esperados São João de toda a região Nordeste do País, que é o São João tradição de Bananeiras, na região do Brejo paraibano.
A divulgação oficial foi feita num evento realizado em conjunto com as prefeituras de Solânea e Borborema, no Cine Teatro Municipal de Solânea.

Confira a programação
Dia 21 – Abertura Cultural com Teatro. Na Casa de Reboco tocarão Tamborete de Forró e Leniro e Kaoma.
Dia 22 – Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeon, Jeito Nordestino e Os Fulanos. Na Casa de Reboco haverá shows com Roberto Araújo e Mestre Macambira.
Dia 23 – Maike José, Nordestinos do Forró, Adriano José e As Nordestinas. Na Casa de Reboco, Forró de Montão.
Dia 24 – Maciel Melo, Curió e Forró Caboclo, Forró de Cabo a Rabo e Forró Caçuá. Na Casa de Reboco, Ronaldo Show.


Borborema
Este ano a Prefeitura Municipal de Borborema, estará apostando num São João completamente diferente do que era visto nos anos anteriores. A prefeita Gilenni Cândido anunciou durante evento realizado no Cine Teatro de Solânea, na manhã desta sexta (12), no qual estiveram presentes os prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras) e Kaiser Rocha (Solânea), a programação do São João do município, que será vespertino.
De acordo com a equipe da organização do evento, a intenção é investir no autêntico forró nordestino, como forma de trazer mais turistas para conhecer e vivenciar o município.

Confira a programação
Dia 23 – Leniro Show e Trio Pé de Serra, Osmídio Neto e Banda,Claudinho e Kaoma
Dia 24 – Curió e Forró Caboclo, Sirano e Sirino e Forró U`s Bakanas.
O São João de Borborema ainda terá apresentações de artistas locais, culturais e quadrilhas juninas.

Solânea
A Prefeitura Municipal de Solânea, no Brejo paraibano anunciou, de forma oficial, a programação do São João de 2017. O anúncio foi feito pelo prefeito Kaiser Rocha e sua equipe de marketing, no Cine Teatro Municipal, na manhã da sexta-feira (12), nas presenças de jornalistas e profissionais da imprensa de toda a região.
Na oportunidade, também serão divulgadas as programações das festividades juninas e Bananeiras e Borborema, cujos prefeitos estão participando do evento em Solânea.

Confira as atrações da festa e suas respectivas datas.
Dia 22 – Jonas EsticadoKelson KizzRanniery Gomes
Dia 23 – João Neto PegadaoDanny XavierBanda Encanttus
Dia 24 – Gui TorresElianeWalkyria Santos
Dia 25 – Trio elétrico com Avine Vinny


Das assessorias com Portal Mídia

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas