Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Município de Duas Estradas recebe terceira etapa da rota cultural Raízes do Brejo

Publicados

em

A simpática e aconchegante cidade de Duas Estradas, na região do Brejo da Paraíba, vai ser a terceira parada do projeto Raízes do Brejo- Rota Cultural, neste fim de semana.

A cidade, que tem pouco mais de 3,6 mil habitantes (IBGE/2010) e ocupa uma área de 26 km², se preparou para receber os turistas com uma série de atividades culturais, como oficinas de teatro, fotografia, cinema e artes visuais, além de apresentações de artistas, Orquestra Sinfônica e um show especial da banda Os Nonatos.

A programação começa nesta sexta-feira (20), com uma Oficina de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), no Centro Cultural Antônio Costa (conhecida como a Casa Azul), às 14h.

Mas, a abertura acontece às 19h, com a execução dos hinos do Brasil e do município e a apresentação do musical “Na Vila Costa uma história surgia: o encontro de Duas Estradas”, interpretado pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV).

Também haverá a apresentação da Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes), com a regência do maestro José Carlos Costa, no Palco Central, e, encerrando a solenidade, sobe ao palco o cantor Matheus Aguiar, às 21h.

Durante o sábado (21), as atividades culturais não param. Logo cedo, às 7h, haverá a apresentação do “Cantando na Feira”, com Antônio Costa, na Feira Livre.

Das 8h às 17h, haverá Oficinas de Fotografia e Cinema com o professor Matheus Andrade (UFPB); Oficinas de Artes Visuais com o artista plástico Elias dos Santos; Oficinas de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), todas no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul).

Às 16h estão previstos o ‘Aulão’ de Dança com o professor Raphael Melo, no Palco Central; e às 19h, o lançamento do curta-metragem “Da Luz” de Dayanne Borges, no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul).

A população e os turistas também terão a opção de conhecer a Feira Gastronômica e de Artesanato, que acontece a partir das 19h.

Meia hora depois, ocorre o lançamento do livro “Rec – Uma iniciação à filmagem”, do professor Matheus Andrade (UFPB), na Estação Ferroviária.

Pouco depois a opção será uma visita na Exposição fotográfica “Duas Estradas: Cenários do Cotidiano”, (resultado da oficina de fotografia com os usuários do SCFV), também na Estação.

A partir das 20h está previsto o início das apresentações culturais, e começa com a Lapinha com o grupo “Flor da Idade” do SCFV, no Palco Central.

Às 20h30 quem entra em cena é o grupo de dança Garajaus da Serra (Serraria). Já às 21h, Manu Lima & Sensualidade Nagô fazem um show especial e, às 23h sobe ao palco a atração principal da festa, a banda Os Nonatos; tudo no Palco Central.

No domingo (22), a programação começa logo às 7h, com um café da manhã, na Estação Ferroviária.

Em seguida,será dado início ao Ecopedal em direção ao engenho Bom Jesus – Cachaça Alegre, com direito à visita ao engenho, degustação de cachaça. Haverá um show com Os Barbosas, na saída da Estação Ferroviária.

A partir das 10h, será promovida uma Oficina de Teatro com o ator e diretor Edilson Alves (UFPB), no Centro Cultural Antônio Costa (Casa Azul), além de uma Exposição do Clube do Carro Antigo da Paraíba, às 9h, na Rua Costa Filho.

Já a partir das 14h será promovido um passeio no Trem da Alegria ao Engenho Imaculada Conceição – Cachaça Serra da Limpa e um show, novamente de Os Barbosas, também na saída da Estação Ferroviária.

Às 16h todos os olhares estarão voltados ao horizonte, com o Pôr do sol no Cruzeiro. Haverá um show de Tony Souza (voz e violão), no Cruzeiro de São Francisco.

Às 20h, a Orquestra Rural Vó Maria, de Areia, se apresenta na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

ONDE VISITAR:

Estação Ferroviária – Construída pela Great Western ofBrazil, a Estação Ferroviária e o Armazém da Companhia (como ficou popularmente conhecido o local que servia de depósito da Estação) foram inaugurados no dia 01 de janeiro de 1904, tendo o primeiro trem passado às 14 horas do mesmo dia.

Recentemente reformada, ambos são tombados pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico da Paraíba)

Cruzeiro de São Francisco – O Cruzeiro São Francisco está localizado no ponto mais alto do Município, a 470 metros de altitude. Ele foi construído em fevereiro de 1932 por Francisco José da Costa, mais conhecido como “Coronel Costinha”.

A inauguração do Cruzeiro foi realizada com muita festa que se tornou tradicional no vilarejo, naquela época.

Poucos anos depois veio a falecer Francisco Costa Filho “Chiquinho”, filho do Coronel, e como não havia cemitério na Vila Costa, ele foi sepultado no Cruzeiro, e a partir deste acontecimento não houve mais festa no local.

Casa Branca (Casarão) – Construído em 1920, este casarão, foi residência do fundador de Duas Estradas, o industrial Antônio José da Costa, considerada a mais antiga residência da cidade.

Mausoléu da família Costa – Na região de Vila Costa não havia cemitério e, em 1922, Firmino José da Costa, que era um cidadão paralítico muito doente, descendente do antigo proprietário, comprou no Recife e trouxe técnicos para montar na sua fazenda, o mausoléu que deveria receber o seu corpo quando falecesse.

Firmino, que se mudara com a família para residir em Nova Cruz (RN), faleceu naquela cidade e ali foi sepultado. Contam os moradores mais antigos que neste local eram enterrados os corpos de crianças pagãs. Atualmente, passa por reforma.

Engenho Cachaça Alegre – Engenho Bom Jesus, Sítio Pau Amarelo.

Cachaça Serra Limpa na EXPO Brejo 2013

Engenho Cachaça Serra Limpa (FOTO)– Considerada a 5ª melhor cachaça brasileira em pesquisa realizada pelas revistas Veja e Playboy, a única cachaça paraibana a garantir o selo de qualidade do Instituto Biodinâmico (IBD), campeã do Prêmio Top Of Mind (mais lembrada pelos paraibanos) por 12 anos seguidos (2001-2013).

Casa Azul – Pertencia a Alberto de Carvalho Costa, político bastante influente na região e um dos filhos do fundador da Vila Costa. Recentemente reformado e transformado em Centro Cultural.

Igreja Sagrado Coração de Jesus – No ano de 1919, o Senhor Costinha, com recursos próprios, iniciou a construção da Igreja, onde na época gastou 6 (seis) contos de reis.

O nome do padroeiro foi escolhido pela Senhora Júlia Costa, esposa do Senhor “Costinha”, que eram muito devotos do Sagrado Coração de Jesus.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Aprígio Espínola, que para admiração e alegria de muitos, celebrou a missa em Latim.

Da redação com Secom-PB

Rate this post

Brejo/Agreste

Confira a programação do São João em Bananeiras, Solânea e Borborema; veja atrações

Publicados

em

Foto: Pixabay

Conforme divulgação, confira a programação de um dos mais esperados São João de toda a região Nordeste do País, que é o São João tradição de Bananeiras, na região do Brejo paraibano.
A divulgação oficial foi feita num evento realizado em conjunto com as prefeituras de Solânea e Borborema, no Cine Teatro Municipal de Solânea.

Confira a programação
Dia 21 – Abertura Cultural com Teatro. Na Casa de Reboco tocarão Tamborete de Forró e Leniro e Kaoma.
Dia 22 – Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeon, Jeito Nordestino e Os Fulanos. Na Casa de Reboco haverá shows com Roberto Araújo e Mestre Macambira.
Dia 23 – Maike José, Nordestinos do Forró, Adriano José e As Nordestinas. Na Casa de Reboco, Forró de Montão.
Dia 24 – Maciel Melo, Curió e Forró Caboclo, Forró de Cabo a Rabo e Forró Caçuá. Na Casa de Reboco, Ronaldo Show.


Borborema
Este ano a Prefeitura Municipal de Borborema, estará apostando num São João completamente diferente do que era visto nos anos anteriores. A prefeita Gilenni Cândido anunciou durante evento realizado no Cine Teatro de Solânea, na manhã desta sexta (12), no qual estiveram presentes os prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras) e Kaiser Rocha (Solânea), a programação do São João do município, que será vespertino.
De acordo com a equipe da organização do evento, a intenção é investir no autêntico forró nordestino, como forma de trazer mais turistas para conhecer e vivenciar o município.

Confira a programação
Dia 23 – Leniro Show e Trio Pé de Serra, Osmídio Neto e Banda,Claudinho e Kaoma
Dia 24 – Curió e Forró Caboclo, Sirano e Sirino e Forró U`s Bakanas.
O São João de Borborema ainda terá apresentações de artistas locais, culturais e quadrilhas juninas.

Solânea
A Prefeitura Municipal de Solânea, no Brejo paraibano anunciou, de forma oficial, a programação do São João de 2017. O anúncio foi feito pelo prefeito Kaiser Rocha e sua equipe de marketing, no Cine Teatro Municipal, na manhã da sexta-feira (12), nas presenças de jornalistas e profissionais da imprensa de toda a região.
Na oportunidade, também serão divulgadas as programações das festividades juninas e Bananeiras e Borborema, cujos prefeitos estão participando do evento em Solânea.

Confira as atrações da festa e suas respectivas datas.
Dia 22 – Jonas EsticadoKelson KizzRanniery Gomes
Dia 23 – João Neto PegadaoDanny XavierBanda Encanttus
Dia 24 – Gui TorresElianeWalkyria Santos
Dia 25 – Trio elétrico com Avine Vinny


Das assessorias com Portal Mídia

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Aesa emite aviso meteorológico com previsão de chuvas no Agreste e Brejo

Publicados

em

Foto: PIxabay

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) emitiu, na manhã desta sexta-feira (3), um novo aviso meteorológico, desta vez para as cidades localizadas no Agreste e Brejo. A intensidade da chuva esperada nessas regiões deve variar entre fraca e moderada e as precipitações devem ocorrer até às 20h.

Também há previsão de chuvas, só que de menor intensidade, para o Litoral. Cariri, Sertão e Alto Sertão.  “Permanece a condição de instabilidade. Temos um deslocamento contínuo de nuvens de chuvas vindas do oceano Atlântico em direção a costa leste da Paraíba. A presença desse sistema meteorológico deverá induzir, nas próximas horas, chuvas localizadas de intensidade que pode variar de fraca a moderada no setor leste, principalmente em áreas das regiões do Agreste e Brejo. Nas demais regiões do Estado se mantém a previsão de chuvas localizadas”, explicou a meteorologista Marle Bandeira, no Aviso Meteorológico emitido pela Aesa.

Também há previsão de baixas temperaturas, principalmente no Cariri e Brejo, onde os termômetros devem chegar aos 18 ºC e 19 ºC, respectivamente. Esses números devem ser registrados durante a madrugada. As máximas esperadas nessas regiões são 29 ºC e 25 ºC , respectivamente. A previsão completa está disponível no site aesa.pb.gov.br .

Açudes – Dos 135 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 17 estão sangrando, entre eles: Gramame-Mamuaba, no Conde; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; e Pitombeira, em Mamanguape. Outros setenta reservatórios têm mais de 25% da capacidade, 26 têm menos de 25% da capacidade e 22 estão em situação crítica com menos de 5% da capacidade. A lista completa também está disponível no site da Aesa.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Lançamento da programação do Caminhos do Frio 2022 será nesta quarta-feira (1/6)

.

Publicados

em

O lançamento oficial da Rota Cultural Caminhos do Frio acontece na próxima quarta-feira (1/6), na cidade de Bananeiras, às 15h, no Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento. Na ocasião, estarão presentes os prefeitos dos municípios que integram a rota, além dos respectivos secretários e presidentes das associações.

Também confirmaram presença Romulo Polari Filho, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Alessandra Lontra, representante do Ministério de Turismo no Mapa de Regionalização e o SEBRAE/PB sendo representado por Regina Amorim e Jacy Viana, gestoras de turismo e Economia Criativa do Estado e gerente da unidade SEBRAE Guarabira, respectivamente, tal como o representante da Rede Paraíba de Supermercados, Washington Coelho.

A rota será realizada neste ano de 2022, após dois anos de parada devido a pandemia do Covid-19, homenageando, na ocasião, o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon. As nove cidades incluídas na rota unem-se para ofertar uma programação à altura dessa retomada, iniciando desde o lançamento oficial até a última cidade a sediar o Caminhos do Frio.

O atual prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, expressou o entusiamo de promover o evento de lançamento da rota que, de certa forma, oficializa a retomada do Caminhos do Frio. “Estamos nos preparando para o São João, bem como para o Caminhos do Frio, então, ter esse lançamento na cidade de Bananeiras é participar ainda mais e ativamente do fomento turístico e econômico da região. É certo que a cidade se alegra em fazer parte desse momento inicial da rota e espera os turistas e todas as demais cidades aqui, na encantadora Bananeiras no mês de agosto, bem como em todos os demais municípios que sediarão a rota ”.

A programação de lançamento conta com a apresentação de Moisés Lima, filho do do homenageado Pinto do Acordeon e promete ser um momento simbólico de emoção e celebração ao artista. A Orquestra de Sanfoneiros da Cidade de Matinhas e personagens da Economia Criativa da região também participarão dos momentos de exibições artísticas culturais ao longo do lançamento.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Sousa, ressalta a expectativa para o lançamento da Rota Cultural. “Estamos com grande expectativa para o dia primeiro, um dia que marca o lançamento da programação do Caminhos do Frio e será apenas o início para os 60 dias de programação cultural e roteiros turísticos”, comentou.

Além dos momentos de apresentações culturais, o lançamento da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio, promove simultâneamente, uma campanha de solidariedade, com recebimento de doações de alimentos pelo púbico participante. O volume arrecadado será redistribuído entre famílias carentes da região. Logo, a organização do evento, de antemão, convoca a todos os presentes a levar consigo 1 kg de alimento não perecível, com fins de fortalecer essa rede de união e solidariedade entre as cidades que estão inseridas na região Brejo da Paraíba.

“Este ano estamos ainda mais preparados para receber os turistas em nossa região, e o objetivo central é ter perenidade nas atividades vivenciadas durante a rota, para que possamos promover uma experiência de imersão ao turista na cultural e comunidade locais o ano todo. Assim, acreditamos que fortalecemos o setor e afirmamos nossa potencialidade regional, mostrando que a maior região turística do estado está pronta com estrutura que oferece conforto e experiências incríveis e inesquecíveis”, concluiu o presidente do Fórum de turismo do Brejo Paraibano, Jaime Sousa.

Durante o lançamento, haverá um momento reservado à uma coletiva de imprensa, após a recepção de jornalistas via Fampress organizado pela PBTur e a primeira exibição do vídeo oficial da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022 com exclusividade para os presentes.

Evento: Lançamento da Rota Caminhos do Frio.

Data: 1 de junho de 2022 – quarta-feira.

Local: Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento – Bananeiras (Endereço– Praça da Bandeira, 417.)

Horário: 15h.

Por Nadine Costa / Destino Brejo


Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas