Conecte-se conosco

Guarabira

TAC deve organizar atendimento de saúde pública em Guarabira

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com órgãos públicos do município de Guarabira, a fim de organizar o atendimento dos pacientes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região. O objetivo é a implementação do projeto ‘Saúde no Lugar Certo’. Firmaram o compromisso gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Hospital Regional, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da 2ª Gerência Regional de Saúde, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

A assinatura do TAC foi conduzida pela promotora de Justiça (em substituição) de Defesa da Saúde da Comarca de Guarabira, Andréa Bezerra Pequeno Alustau. O termo tem nove cláusulas prevendo uma série de medidas a serem adotadas pelos órgãos públicos ligados à saúde, para melhorar o fluxo de atendimento da população e corrigir problemas como demora no atendimento, superlotação do hospital e retenção de macas do Samu e Bombeiros. O projeto ‘Saúde no Lugar Certo’ foi construído em reuniões promovidas pelo MPPB com os gestores.

Atendimento em 45 minutos

O Hospital Regional de Guarabira (HRG) se comprometeu a realizar a triagem dos pacientes que chegam à unidade; encaminhar os atendimentos referentes à renovação de receituário e atestados médicos às unidades básicas de saúde das localidades de residência dos pacientes; acolher toda a demanda encaminhada pelo Samu e Corpo de Bombeiros, no prazo de 45 minutos, respeitando a classificação de risco e liberando as macas usadas no transporte de pacientes.

As unidades municipais de Saúde também devem fazer a triagem dos pacientes atendidos, obedecendo os critérios previstos no ‘Projeto Saúde no Lugar Certo’. A tabela de classificação de risco, que vai apontar o serviço de saúde referenciado para cada tipo de atendimento, deverá ser divulgada em forma de panfleto (5 mil exemplares), em todas as unidades de saúde, fóruns, bancos, escolas, associações de bairros e outros órgãos públicos. A confecção do material deve ser feita pela SMS, HRG, UPA e a 2ª Gerência Regional.

tac-guarabira-andrea-pequeno-01-11-17

Assinaram o TAC

Além da promotora de Justiça, assinaram o TAC: Wellington Antônio Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Saúde; Danniel Machado Leite, tenente do 3º BPM; Cleonaldo de Souza Freire, diretor do HRG; Cássia Cilene Silva de Ávila Melo, coordenadora-geral da Regional do Samu de Guarabira; Vanessa Almeida da Silva, gerente de Enfermagem do Regional; Jorge Alberto de Souza Barbosa Leite, diretor-técnico do HRG; Gilson Cândido da Silva, coordenador-administrativo da UPA; Flávia Félix Paredes, diretora-técnica da UPA, e Alcione Maracajá de Morais Beltrão, gerente regional de Saúde.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

* UBS AZUL: obtenção e troca de receitas e atestados médicos, curativos e atendimentos de pessoas com febre de até 38 graus, retirada de pontos, controle de diabetes e pressão, hanseníase, tuberculose e outros;

* UPA – VERDE: dor de cabeça leve e moderada há vários dias, dor abdominal leve e moderada, cervicalgia e lombalgia leves e moderadas, tosse há vários dias, diarreia com dor abdominal leve e moderada, náuseas e vômitos;

* UPA – AMARELA: crises hipertensivas e asmáticas, hemorragias, cefaleias, diabetes descompensado, febre alta e desmaios;

* UPA – VERMELHA: hemorragia digestiva, edema pulmonar, envenenamento, intoxicação grave, dor torácica, AVC e infarto;

* Hospital Regional – VERDE: acidentes antirrábicos e picadas de animais peçonhentos, atendimentos de idosos e pessoas com deficiência;

* Hospital Regional – AMARELA: crises hipertensivas e asmáticas, hemorragia, dor abdominal intensa, mal-estar generalizado, febres altas, desmaios, crises convulsivas, cortes e suspeita de fraturas;

* Hospital Regional – VERMELHA: acidentes por armas de fogo e branca, trauma, hemorragia digestiva alta e baixa, edema pulmonar, envenenamento e intoxicação graves, dor torácica, AVC e infarto.

Assessoria

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas