Conecte-se conosco

Educação

UEPB sedia ciclo de palestras sobre a profissão de advogado

Publicados

em

Foto: Divulgação

“Por que advogar? Um incentivo ao estudante”. Esse foi o tema de um ciclo de palestras sediado nessa terça-feira (7), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, que teve como objetivo estimular os jovens estudantes do Curso de Direito ao exercício da advocacia. A iniciativa partiu do Núcleo de Apoio ao Estagiário (NAE-OAB/PB), em parceria com o Centro Acadêmico de Direito do Centro de Humanidades (CH).

De acordo com os organizadores, o evento foi idealizado mediante o crescente entusiasmo dos discentes pelos concursos e pela carreira pública, deixando a possibilidade de advogar em segundo plano, pelo fato da prática ser considerada por muitos estudantes como sinônimo de instabilidade financeira e de grande competitividade no mercado de trabalho. Por meio de uma abordagem realista, foram debatidas diversas questões que norteiam a profissão de advogado, com destaque para os pontos positivos e negativos que entrecruzam tal campo de atuação.

Anúncio


A presidente do NAE (OAB-PB), Isabelle Curi, salientou a importância e contribuição do referido núcleo para a inserção dos graduandos no mundo dos estágios, destacando também como o NAE colabora com a vida acadêmica dos estudantes de Direito. Por seu turno, o vice-presidente do CADI, o estudante Yoseph Emanuel Vaz, afirmou que o objetivo do Centro Acadêmico é sempre apoiar iniciativas que contribuam para o enriquecimento da formação dos estudantes do Centro de Humanidades.

No período da manhã, a atividade contou com as experiências e as contribuições do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia; do advogado criminalista José Gouveia Neto; e do chefe adjunto do Departamento de Direito do Centro de Humanidades, professor Agassiz Almeida.

O presidente da OAB-PB iniciou sua fala relatando a satisfação de estar de volta ao Câmpus III, onde lecionou durante dois anos, de 1996 a 1998. Em seguida, discorreu sobre o papel que o advogado deve desempenhar perante os Direitos Humanos, ao debater as noções de liberdade, vida, segurança e dignidade. Sobre a profissão, destacou: “Não é a mais digna ou a mais importante, mas a nós, advogados, é designada uma grande missão, a de dar voz e esperança a quem não tem”.

Por sua vez, José Gouveia Neto, que é ex-aluno da UEPB, relatou sua experiência como advogado e descreveu os caminhos que o levaram a seguir essa carreira. O profissional também fez referência ao contexto histórico de lutas que a OAB vem enfrentando no Brasil e defendeu a necessidade de haver uma desconstrução do paradigma de subordinação da advocacia às demais áreas jurídicas. “O curso de Direito não é apenas um Curso de Ciências Jurídicas, mas, sobretudo, de Ciências Sociais, comprometido com o direito e a dignidade humana”, disse o criminalista.

Já o professor Agassiz Almeida desenvolveu uma abordagem que trouxe para a cena do debate questões relacionadas às normas éticas que regem a profissão de advogado, além de tratar da importância da criatividade no processo de atuação profissional.

No turno da tarde, a programação seguiu com a palestra do advogado e professor Herbert Durães, que destacou alguns desafios a serem enfrentados pela advocacia, bem como apontou aspectos e problemáticas em torno da reforma trabalhista. Para ele, uma das principais dificuldades vivenciadas pelo advogado no exercício da profissão diz respeito à lentidão da justiça.

O evento foi encerrado com a participação do presidente da OAB- Secção Guarabira e professor do Departamento de Direito do CH, Antônio Teotônio, que fez questão de frisar a importância da UEPB na formação de profissionais da área de direito: “Valorizem esta universidade, ela tem plenas condições de preparar para a vida, para o mercado de trabalho. Tem-se aqui uma instituição com grande potencial”.

Da Assessoria da UEPB Campus III Guarabira

Rate this post
Anúncio


Educação

Aluna egressa do Doutorado da UNIP participa de workshop do Instituto da Qualidade Automotiva

Publicados

em

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) realizou o Workshop Sustentabilidade na qualidade automotiva: desafios e oportunidades, reunindo representantes de diversas empresas do setor, no dia 27 de julho.

O encontro contou com a participação da especialista do IQA, doutora Cristhiane Elisa dos Santos. Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, ela concluiu seu doutorado sob a orientação da professora doutora Cecília Almeida.

Anúncio


Em sua palestra, Cristhiane dos Santos falou sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade corporativa e sua relação direta com a busca pela qualidade.

Em agradecimento a todos os professores do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), a palestrante comentou sobre a oportunidade de poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em seu doutorado: “Professores, foi um processo longo e rígido. Sempre tive como motivação suas palavras. Principalmente quando questionaram o grupo sobre como levar o conhecimento acadêmico ao mercado. O modelo de cinco setores (5 SEnSU) foi apresentado a toda a cadeia automotiva. Dessa forma, todo conhecimento gerado no LaProMA será compartilhado e popularizado. Muito obrigada.”

workshop faz parte da iniciativa do IQA Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade (IQA-DS), uma área nova do instituto que auxilia a cadeia automotiva na adesão das práticas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança).

O evento foi publicado nas redes sociais do IQA. Acesse pelo linkhttps://pt.linkedin.com/posts/iqa—instituto-da-qualidade-automotiva_qualidadeautomotiva-desenvolvimentosustentavel-activity-7090462181548265472-odBG

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Avanços científicos em destaque: UNIP recebe com honra o 59º Encontro do GBMD

O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP.

Publicados

em

Com a constante preocupação em promover a disseminação do conhecimento científico, o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD) realiza periodicamente o seu Encontro Científico, um evento que aborda de forma abrangente a evolução das pesquisas na área, bem como temas relacionados à utilização de materiais odontológicos no mundo e no Brasil.

Neste ano, o aguardado Encontro ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho, no campus Paraíso/Vergueiro da UNIP, situado na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo.

Anúncio


O congresso foi cuidadosamente planejado e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP (PPGO-UNIP), visando contemplar os profissionais da área, desde estudantes iniciantes em suas jornadas de pesquisa até pesquisadores experientes, que já trilharam um longo caminho de sucesso.

O tema central do GBMD 2023 foi Interação Pesquisa-Clínica-Indústria, considerada a tríade principal do desenvolvimento, estudo e utilização de materiais odontológicos. A proposta foi abordar as principais questões em cada linha explorando o mesmo tema a partir de três perspectivas diferentes, não para estabelecer a autoridade entre elas, mas para evidenciar sua complementaridade.

Representando as áreas de pesquisa, clínica e indústria, especialistas se dedicaram a apresentar e discutiram três recursos relevantes: (1) polimerização, (2) odontologia adesiva restauradora e (3) cerâmicas odontológicas. Essa abordagem permitiu explorar as peculiaridades e os desafios de cada tema, bem como compreender o seu estado atual e suas perspectivas. Para enriquecer ainda mais os debates, foi reservado um espaço para perguntas e respostas, promovendo uma participação ativa de todos os presentes.

Na programação, houve também um dia voltado especialmente para a pesquisa em materiais dentários, com abordagem no delineamento dos estudos e suas perspectivas. Esse dia culminou com a contribuição dos editores de periódicos da área apresentando suas visões sobre os indicadores quantitativos e qualitativos atuais dos estudos e submissões em pesquisas relacionadas aos materiais odontológicos.

O GBMD 2023 se configura, assim, como um evento imperdível, destinado a todos que buscam aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e se manter atualizados no campo dos materiais dentários. A participação foi fundamental para enriquecer esse encontro científico, tornando-o uma jornada de aprendizado e networking!

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Vereador apresenta projeto para maior segurança nas escolas em Guarabira

Publicados

em

Com a segurança escolar ameaçada em unidades de ensino de todo País devido aos vários ataques contra estudantes e professores, o vereador Renato Meireles (PSB) apresentou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (13), um Projeto de Lei (PL) com medidas de segurança para as escolas e creches, públicas e privadas, no âmbito do município de Guarabira.

“Infelizmente, os atos de violência em escolas estão aumentando e mostram que não são casos isolados e que precisamos discutir políticas públicas que protejam as crianças e os profissionais da educação. É urgente que sejam criados mecanismos efetivos de prevenção e combate à violência nas escolas e creches”, justificou o parlamentar.

Anúncio


Entre as medidas estão as câmeras de videomonitoramento, detector de metais, segurança armada, índice de segurança com avaliações periódicas e instalação de botão do pânico para acionar diretamente a Polícia Militar, tornando um ambiente escolar mais seguro.

”Quem é pai ou mãe que acompanha o que vem acontecendo no Brasil, inclusive com um episódio falso de ataque em uma escola particular em Guarabira, fica com o coração apertado e com uma grande sensação de insegurança, afinal nossos filhos são nossas maiores heranças. Por isso, nosso mandato traz esse projeto que uma vez aprovado, possa virar lei e seja colocado em prática tanto pelo poder público, quanto pelas escolas privadas no município”, enfatizou Meireles.

Abaixo um resumo das medidas necessárias a serem adotadas pelo poder público nas escolas municipais e pelas escolas privadas através dos seus respectivos responsáveis, com a aprovação do Projeto de Lei – que agora será distribuído às Comissões da Câmara Municipal.

1 – CONTRATAÇÃO OU DISPONIBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA ARMADA NAS ESCOLAS E CRECHES, PÚBLICAS E PRIVADAS;

2 – ACESSO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS E CRECHES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA;

3 – CADASTRAMENTO DO RESPONSÁVEL DO ALUNO PARA PERMISSÃO DE ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO, SEM A PRESENÇA DO MESMO;

4 – CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE ESCOLAR;

5 – INSPETORES E MONITORES DENTRO DO ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL;

6 – INSTALAÇÃO DE ALARMES SONOROS E VISUAIS DE EMERGÊNCIA;

7 – INSTALAÇÃO DE DETECTOR DE METAIS FIXO;

8 – INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO, COM ARMAZENAMENTO INTERNO PARA GRAVAÇÃO;

9 – INSTALAÇÃO DE BOTÃO DE PÂNICO, PARA ACIONAR DIRETAMENTE A POLÍCIA MILITAR;

10 – TREINAMENTO ANUAL PARA ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, COM ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DE ATENTADOS, INCÊNDIOS, ENCHENTES, BRIGAS, ENTRE OUTROS;

11- CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE SEGURANÇA DAS ESCOLAS DE GUARABIRA.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas