Conecte-se conosco

Cidades

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza até a próxima semana, no Hospital Geral de Mamanguape, mutirão de cirurgias de catarata. A ação começou na segunda-feira (20) e a previsão é de que sejam realizadas 200 cirurgias, beneficiando pacientes de 11 municípios da região. O objetivo do mutirão de cirurgias é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera.

“O mutirão de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde foi descentralizado para os municípios e será desenvolvido na Paraíba até o fim deste ano. Vale destacar que, quanto à seleção dos pacientes, foram levados em consideração critérios como: idade, condição cirúrgica e exames complementares”, informou o secretário de saúde de Mamanguape, Antônio Máximo Neto.

cirurgias_em_Mamanguape_PB__foto_2_divulgacao

A maioria dos pacientes atendidos está na faixa etária de 45 a 65 anos. “Faremos por volta de 25 procedimentos por dia (manhã e tarde), para suprir a estimativa preconizada entre os órgãos envolvidos. Estamos felizes por participar, mais uma vez, deste projeto, onde o resultado é promover qualidade de vida para esses pacientes”, disse o enfermeiro coordenador setorial do Hospital Geral de Mamanguape, Jair Brito.

De acordo com o oftalmologista Leonardo Feitosa Filho, que participa do mutirão, a cirurgia realizada no projeto é a mesma de qualquer parte do mundo – com excelência.

“Estamos aqui para prestar o melhor serviço à população. Sabemos que a catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo, ainda mais num país de clima tropical, pois os raios ultravioletas aumentam os casos da doença. Contudo, a maior incidência ainda é na velhice e, como a população vem envelhecendo, o número de casos de catarata tende a aumentar. Daí a importância de ações como esse mutirão”, ressaltou Leonardo.

O trabalhador rural Antônio da Silva comemorou a chegada do mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape. “Há um ano vivo a expectativa desse dia. Já realizei uma cirurgia no olho direito na rede privada, mas estou feliz por ter esse serviço aqui num hospital público”, disse.

Números – Os mutirões ocorrem, anualmente, desde 2011, com recursos próprios do Governo do Estado. Já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos. Para se cadastrarem, os usuários devem procurar as secretarias de Saúde dos seus municípios e, desta forma, realizar a cirurgia gratuita.

Este ano, as ações passaram pelos municípios de Princesa Isabel, Monteiro e Mamanguape. De 4 a 6 dezembro, as cirurgias serão realizadas no município de Pombal.

Fonte: PortalMidia.net

Cidades

17 cidades da Paraíba estão em alerta de perigo de chuvas intensas, segundo Inmet

Publicados

em

Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas intensas para 17 municípios da Paraíba. O aviso começou a valer nesta sexta-feira (20) e segue até às 11h de domingo, 22 de novembro de 2020.

Moradores de municípios em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas devem evitar se abrigar embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, em casos de rajadas de vento.

Para mais informações, o Inmet disponibiliza o número da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades com alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas

  1. Boa Ventura
  2. Bonito De Santa Fé
  3. Cachoeira Dos Índios
  4. Cajazeiras
  5. Conceição
  6. Curral Velho
  7. Diamante
  8. Ibiara
  9. Manaíra
  10. Monte Horebe
  11. Princesa Isabel
  12. Santa Inês
  13. Santana De Mangueira
  14. Serra Grande
  15. São José De Caiana
  16. São José De Piranhas
  17. São José De Princesa

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Guarabira

Ruas do Distrito de Pirpiri em Guarabira são asfaltadas pela primeira vez

Publicados

em

Foto: Divulgação

Diversas ruas já foram asfaltadas em Guarabira. Atualmente a localidade beneficiada é o distrito de Pirpiri, onde as Ruas Mauricio Pontes e Anísio Marinho, respectivamente, estão recebendo camadas asfálticas pela primeira vez; sendo estas as duas principais vias daquele distrito.

O prefeito Marcus Diogo autorizou, e nos últimos dias foram asfaltadas a Rua José Américo (Nordeste), Travessa Carlos Gomes (Centro), Ruas Manoel Ramiro e Elói Pereira (Rosário), Rua João Porpino da Silva (Areia Branca) e complemento da Rua José da Cunha Rego (Centro). E, ainda, a Avenida Pe. Inácio de Almeida e Avenida Sabiniano Maia (complemento próximo ao Banco Santander), no Centro.

A expectativa é que nos próximos dias o asfalto chegue à Rua José Alvares Trigueiro (antiga Rua da Feira do Sapato), que se inicia no centro e termina no bairro Novo. Sendo mais uma importante via da cidade a ser beneficiada por um dos maiores pacotes de obras de infraestrutura viária realizada pela atual gestão municipal.

Fonte: guarabira.pb.gov.br

Continue lendo

Cidades

Governo da Paraíba anuncia concurso público para contratação de mais mil professores

Publicados

em

Foto: Ilustração

Depois de anunciar a convocação de mais 594 professores dos que foram aprovados no concurso da de 2019, o govenador João Azevêdo revelou que mais 1000 professores serão necessários na Paraíba e outro concurso será realizado em 2021 para suprir essa necessidade. 

O gestor destacou que por conta da pandemia houve o atraso na realização do concurso. “Ficamos impossibilitados de fazer o concurso por conta da pandemia. Nossa meta de governo é contratar 1000 professores por ano”, explicou.

A ideia é que ao final de seu governo 4000 educadores estejam efetivados nos quadros da educação do governo. 

Ao todo já foram contratados 1000 professores que atuam em todas as séries do ensino básico, fundamental e médio nas mais de 600 escolas da rede pública de ensino do estado.

Os quase 600 professores aprovados atuarão com a retomada da volta as aulas no ano que vem.

Fonte: ClickPB

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas