Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape – brejo.com
Conecte-se conosco

Cidades

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza até a próxima semana, no Hospital Geral de Mamanguape, mutirão de cirurgias de catarata. A ação começou na segunda-feira (20) e a previsão é de que sejam realizadas 200 cirurgias, beneficiando pacientes de 11 municípios da região. O objetivo do mutirão de cirurgias é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera.

“O mutirão de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde foi descentralizado para os municípios e será desenvolvido na Paraíba até o fim deste ano. Vale destacar que, quanto à seleção dos pacientes, foram levados em consideração critérios como: idade, condição cirúrgica e exames complementares”, informou o secretário de saúde de Mamanguape, Antônio Máximo Neto.

cirurgias_em_Mamanguape_PB__foto_2_divulgacao

A maioria dos pacientes atendidos está na faixa etária de 45 a 65 anos. “Faremos por volta de 25 procedimentos por dia (manhã e tarde), para suprir a estimativa preconizada entre os órgãos envolvidos. Estamos felizes por participar, mais uma vez, deste projeto, onde o resultado é promover qualidade de vida para esses pacientes”, disse o enfermeiro coordenador setorial do Hospital Geral de Mamanguape, Jair Brito.

De acordo com o oftalmologista Leonardo Feitosa Filho, que participa do mutirão, a cirurgia realizada no projeto é a mesma de qualquer parte do mundo – com excelência.

“Estamos aqui para prestar o melhor serviço à população. Sabemos que a catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo, ainda mais num país de clima tropical, pois os raios ultravioletas aumentam os casos da doença. Contudo, a maior incidência ainda é na velhice e, como a população vem envelhecendo, o número de casos de catarata tende a aumentar. Daí a importância de ações como esse mutirão”, ressaltou Leonardo.

O trabalhador rural Antônio da Silva comemorou a chegada do mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape. “Há um ano vivo a expectativa desse dia. Já realizei uma cirurgia no olho direito na rede privada, mas estou feliz por ter esse serviço aqui num hospital público”, disse.

Números – Os mutirões ocorrem, anualmente, desde 2011, com recursos próprios do Governo do Estado. Já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos. Para se cadastrarem, os usuários devem procurar as secretarias de Saúde dos seus municípios e, desta forma, realizar a cirurgia gratuita.

Este ano, as ações passaram pelos municípios de Princesa Isabel, Monteiro e Mamanguape. De 4 a 6 dezembro, as cirurgias serão realizadas no município de Pombal.

Fonte: PortalMidia.net

Cidades

Ex-prefeito da cidade de Guarabira sofre infarto e está internado

Publicados

em

Foto: Jáder Pimentel, ex-prefeito de Guarabira

O ex-prefeito de Guarabira, Agreste paraibano, Jáder Soares Pimentel sofreu um infarto na tarde desta segunda-feira (20) e está internado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa. Jader está na UTI.

Após passar mal Jader foi levado para a UPA e em seguida transferido para João Pessoa devido ao diagnóstico de infarto.

Em contato com amigos do ex-prefeito a redação do Portal Midia foi informada de que o mesmo havia se sentido mal também pela manhã. Eles tentaram contato com familiares mas não obtiveram êxito sobre mais informações.

Fonte: Portal Midia

Continue lendo

Cidades

‘Operação Carro-pipa’ volta a abastecer Zona Rural de Campina Grande

Publicados

em

Foto: Ilustração

“Operação Carro-pipa” voltou a abastecer as 23 comunidades da Zona Rural de Campina Grande desde o início de agosto. Ao todo, 10 veículos devem levar água até sítios e assentamentos dos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

A ação havia sido suspensa em abril deste ano quando as chuvas aumentaram os níveis dos reservatórios da região. Segundo a secretaria de agricultura de Campina Grande, os meses de junho e julho foram muito secos. Além disso, a secretaria também informou que o mês agosto segue a sequência do mau tempo.

De acordo com 31º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos de água são levados para 10 cisternas divididas entre as comunidades. Cada uma delas recebe um volume diferente de água, que varia de acordo com a demanda do local.

Na próxima semana, três carros locados pela secretaria de agricultura da cidade devem se unir para reforçar o abastecimento. Eles esperam pela autorização da Companhia de Água e Esgotos de Paraíba (Cagepa), que deve acontecer até esta sexta-feira (17).

Veja as comunidades que são abastecidas pela ‘Operação Carro-pipa’
Distrito de Galante:

Sítio Caridade;
Sítio Barreto;
Sítio Jacu;
Sítio Brito;
Sítio Jorge.
Catolé de Boa Vista:

Assentamento Pequeno Richard;
Assentamento Venâncio Tomé;
Assentamento Vitória;
Assentamento Antônio Euflauzino;
Sítio Queimada da Ema;
Sítio Gonçalo;
Sítio São Pedro;
Sítio Açúcar Branco;
Sítio Paus Brancos;
Sítio Logradouro;
Sítio Boi Velho.
São José da Mata:

Assentamento Cajazeiras;
Assentamento Campo D’angola;
Sítio Covão;
Olho D’água;
Monte Alegre.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

Provedor em Guarabira aumenta velocidades nos planos de internet

Publicados

em

Foto: Ilustração

Desde o dia 11 de agosto o provedor de internet Voax em Guarabira, disponibilizou os novos planos de velocidade para seus clientes com fibra ótica na cidade. Conforme informado em sua página no Facebook, os planos começam com 25 megas e vão até 100 megas de velocidade. Segundo informações os clientes dos antigos planos já foram migrados para as novas velocidades. Mais informações no https://www.facebook.com/voaxprovedor ou se preferir ligue: (83) 3271-3636 ou ainda pode acessar o site www.voax.com.br.

No mesmo dia também a Voax lançou o inicio das atividades na cidade de Alagoinha-PB, levando os novos planos de velocidade. Mais informações em Alagoinha ligue: (83) 3278-1305.

Do brejo.com

Continue lendo

Mais Lidas