Conecte-se conosco

Guarabira

Comunidade acadêmica da UEPB lamenta profundamente o falecimento de seu Djalma Araújo, ex-aluno especial do Curso de Direito

Publicados

em

A comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH) se solidariza com os familiares do ex-aluno especial do Curso de Direito do Centro de Humanidades (CH), Djalma Araújo, que faleceu nessa quarta-feira (6), aos 93 anos. Apaixonado pela vida, ele foi um exemplo de força de vontade, alegria e amizade. Em homenagem a seu Djalma, como era carinhosamente chamado, a Assessoria de Comunicação do CH republica a matéria, publicada em abril deste ano, que repercutiu o fato dele ter concluído um curso superior com mais de 90 anos de idade. A reportagem também foi veiculada por diferentes canais de comunicação da Paraíba, o tornando conhecido em todo o estado.
Confira, abaixo:

Aluno especial do Centro de Humanidades conclui Curso de Direito aos 93 anos de idade

Um sonho é um sonho e não existem barreiras para realizá-lo. Foi com essa concepção que Djalma Araújo, de 93 anos, enfrentou com entusiasmo os desafios impostos pela idade e conseguiu frequentar, durante cinco anos, as salas de aula do Curso de Direito do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. Na última segunda-feira, 17 de abril de 2017, ele concluiu os estudos ao apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso para uma banca examinadora composta pelos professores Agassiz Almeida, Mário Vinícius e Juliana Linhares, sua orientadora.

Com um trabalho intitulado “Políticas Públicas e o Direito do Idoso”, Djalma fez uma explanação sobre a experiência adquirida no decorrer do tempo em que conviveu no Centro de Humanidades (CH), ressaltando como se configurou a relação de um homem de sua idade com outras gerações.  A professora Juliana Linhares enfatizou a satisfação e alegria de tê-lo orientado. “Quando a emoção não cabe dentro do peito e não se encontra a palavra certa para agradecer. Assim me senti ao presenciar Djalma Araújo defender, aos 93 anos, seu Trabalho de Conclusão de Curso. Momento esse que guardarei para sempre e contarei, com muito orgulho, para meus filhos e netos. Foi um excelente aluno, dedicado, atencioso e responsável, tendo sido, aliás, o primeiro, dentre meus orientandos, a entregar o TCC”, relatou a professora.

Seu Djalma, como carinhosamente é chamado, se tornou um exemplo de força de vontade para todos que o conhecem, sobretudo para os que fazem parte da comunidade acadêmica do CH. Trata-se de um caso especial, pois o senhor Djalma não ingressou no Curso de Direito por meio de processo seletivo regulamentar. De acordo com o professor Agassiz Almeida, chefe adjunto do Departamento de Direito, ele procurou a universidade em busca de conhecimento e foi aceito como aluno especial.

“Seu Djalma se dirigiu à instituição com o objetivo de assistir algumas aulas, como ouvinte apenas. Não vimos nenhum problema no fato de uma pessoa querer assistir eventualmente uma aula ou participar de uma determinada atividade. Mas, o surpreendente é que ele levou muito a sério esse compromisso. Assistia aulas diariamente e, às vezes, passava o dia todo no campus. Mostrou-se um exemplo de dedicação: não faltava, participava das discussões e fazia as atividades propostas pelos professores das disciplinas que cursava. Assim, seu Djalma foi estabelecendo uma rede de amizade e de admiradores”, disse o docente.

Dessa maneira, embora não receba certificado de bacharel em Direito, Djalma, pela motivação e inspiração que passava aos demais estudantes, receberá o título de “aluno honorário” da UEPB durante a cerimônia de colação de grau das turmas concluintes do CH, que será realizada no próximo dia 31 de maio. Ele ainda será homenageado pela turma concluinte do Curso de Direito.

Sempre entusiasmado e motivado, Djalma também considerava importante refletir sobre o Direito para além da sala de aula, ao buscar, sempre que podia, participar dos encontros promovidos pelo Centro Acadêmico de Direito. Além disso, movido pelo desejo de aprender, ele se matriculou na primeira turma da Universidade Aberta à Maturidade, implantada no Campus III em 2015. Para o simpático senhor Djalma, “estudar é se abrir para o novo”.

Simone Bezerrill/Assessoria de Comunicação do CH

Fotos: Juliana Linhares

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas