Esporte
MPPB cobra adequações dos estádios sob pena de portões fechados e gestores responsabilizados
A Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência em Estádios se reuniu, na manhã desta terça-feira (3) para avaliar a situação dos estádios que sediarão os jogos do Campeonato Paraibano, previsto para ser iniciado no próximo domingo. A quatro dias do evento, todas as praças esportivas continuavam com pendências, que o Ministério Público da Paraíba espera que sejam resolvidas, sob pena dos jogos serem realizados com os portões fechados. Os responsáveis pelos estádios também poderão responder judicialmente pelo não cumprimento dos compromissos firmados para garantir a segurança de jogadores e torcedores.
O procurador de Justiça e coordenador da Comissão, Valberto Cosme de Lira, destacou que os problemas às vésperas do início do campeonato são reflexos da falta de profissionalismo dos que fazem o futebol paraibano. “Nós tivemos algumas definições, entre elas a garantia da Polícia Militar que em todas as praças esportivas deverá ter uma área de segurança para a revista dos torcedores. Estamos em um processo de melhoramento e de cobrar o compromisso de todos pelo fortalecimento do futebol da Paraíba”, afirmou Lira, que ainda aguardava os laudos técnicos de prevenção e combate a incêndio e pânico, de segurança, de condições sanitárias e de higiene dos estádios.
O principal impasse da primeira rodada é o jogo da Desportiva Guarabira com o Campinense, que pode acontecer sem torcida, em Guarabira, ou ser transferido para Campina Grande com inversão do mando de campo. Segundo Valberto Lira, as obras do Estádio Sílvio Porto só devem ser concluídas no final deste mês. Ficou acertado que poderá haver mudança, desde que em datas diferentes dos jogos já programados. O Ministério Público vai aguardar a definição da CBF. O Estádio José Cavalcanti, em Patos, também está em reforma. Nos demais estádios, espera-se que as pendências se resolvam nos próximos dias.
Segurança para jogadores e torcedores
Já o promotor de Justiça e diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, avisou aos representantes de clubes e gestores responsáveis pelos estádios que o MPPB não vai tolerar a violação dos direitos do consumidor.
“Antes de serem torcedores, os que vão assistir aos jogos são consumidores que estão comprando o seu lazer. Não podemos mais ficar discutindo as mesmas coisas todos os anos. Está na hora de todos honrarem os compromissos que assumiram. Há uma falta absoluta de respeito. Se a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros disserem que não há condições de haver jogo, não haverá, e tomaremos as providências para que sejam cumpridas as exigências que a lei determina. É preciso ter a garantia de segurança absoluta para os jogadores e os torcedores”, disse.
Controle de entrada
Os Clubes que mandarem seus jogos nos estádios Almeidão e Amigão deverão utilizar as catracas eletrônicas existentes. O estádio Presidente Vargas (CG) deverá utilizar a catraca mecânica ou a leitura ótica do código de barra. Nos estádios Sílvio Porto (Guarabira), José Cavalcanti (Patos), Marizão (Sousa), Perpetão (Cajazeiras) e Graça (JP) deverão ser utilizadas as catracas mecânicas, desde que sejam aferidas pelo Imeq-PB.
Outras definições:
O Corpo de Bombeiros informou que todos os estádios foram aprovados, mas com restrição e vai encaminhar, novamente, a relação das irregularidades detectadas em cada um para os responsáveis, dando prazo de 30 dias para que apresentem os projetos de regularização das pendências.
O representante do Autoesporte solicitou a realização dos jogos do clube como mandante na cidade de Cruz do Espírito Santo. O pedido deverá ser encaminhado à CBF. O presidente do Autoesporte também comunicou que todos os laudos do Estádio da Graça estão em elaboração. A liberação do Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, foi negada, devido à ausência de projeto de prevenção de combate a incêndio e pânico, que deverá ser apresentado pela Prefeitura à Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.
O secretário de Esportes de Guarabira, Humberto Santos, informou que as alterações de adaptações no Sílvio Porto serão concluídas no decorrer da próxima semana e entregou os laudos técnicos de Engenharia e Vigilância Sanitária.
Presentes
Além de representantes de clubes, estiveram presentes à reunião Amadeu da Silva Junior (presidente da Federação Paraibana de Futebol); coronel Otávio José de Melo Ferreira (Polícia Militar); Humberto Santos (Prefeitura de Guarabira); Diego G. Dos Santos, Hugo Bezerra Mendes, Luã Lucas L. Rodrigues (Corpo de Bombeiros Militar); Carlos Augusto Xavier Clerot e Jutay Meneses Gomes (Sejer); Ronaldo Belarmino (Acep) e Bruno Roberto (Sejel).
Assessoria/MPPB
Esporte
Prefeito cede estádio de Sertãozinho para treinos da Desportiva Guarabira
O prefeito Rony Vieira anunciou que está disponibilizando o Estádio Municipal “O Ferreirão”, em Sertãozinho, para a realização dos treinos da Desportiva Guarabira, equipe que vai disputar a segunda divisão do Campeonato Paraibano de Futebol.
Veja mais fotos AQUI
O prefeito se reuniu recentemente com o advogado Fábio Mariano, presidente da Desportiva Guarabira, e assegurou a parceria com a diretoria do clube guarabirense.
Pelas redes sociais, Vieira escreveu: “Informo aos desportistas de Sertãozinho que a partir desta terça-feira, dia 5 de agosto, a Desportiva Guarabira fará nas terças e quintas-feiras seus treinamentos no Estádio Municipal “O Ferreirão” aqui em Sertãozinho, das 8h às 11h”.
A Desportiva Guarabira está se preparando para o início do Campeonato Paraibano. O clube, através de sua nova diretoria, contratou o treinador Paulo Izidório, ex-jogador profissional com passagem pelo Palmeiras (SP) e Cruzeiro (MG).
Rony Vieira disse que nos próximos dias, haverá um amistoso entre a Desportiva Guarabira e uma seleção formada por jogadores que se destacaram no Campeonato Municipal de Sertãozinho.
Do Fatoafato
Cidades
2º Corrida Guardiões do Vale do Paraíba acontece em março
Atenção corredores e atletas! No próximo mês de março será realizada a 2ª Corrida Guardiões do Vale do Paraíba, evento que vem se destacando em Itabaiana e região. A corrida acontecerá em um domingo, dia 16 de março, com largada da sede do 8º Batalhão de Polícia Militar.
As inscrições podem ser realizadas clicando no link aqui. Os competidores podem se inscrever nas categorias: local, para os moradores de Itabaiana; geral, para os demais competidores; segurança pública, para os profissionais das Forças de Segurança; e PCD não-cadeirante. Os trajetos serão de 5 e 10 quilômetros.

De acordo com o 8º Batalhão, unidade responsável pelo evento, todas as categorias terão premiação. “A 2ª Corrida Guardiões do Vale é uma corrida de rua de caráter festivo, em comemoração ao aniversário de nossa unidade, sem fins lucrativos, e tem como seu principal objetivo promover a prática esportiva e interação entre a comunidade e a PMPB através do 8º BPM, sediado em Itabaiana”, destacou o major Porfírio, comandante da unidade.
O município de Itabaiana fica localizado a cerca de 70 quilômetros de distância da capital João Pessoa.
Assessoria/PMPB
Esporte
Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo
Brasileiras também levaram prata neste domingo na série simples.
O conjunto brasileiro de ginástica rítmica arrematou o primeiro ouro da temporada e mais uma prata – a primeira fora obtida no sábado (11) – na etapa da Copa do Mundo, em Portimão (Portugal). Neste domingo (12), o time nacional (Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Marianna Pinto, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges) venceu a série mista ao somar 32,550 pontos. A prata ficou com o México (30.100) e o bronze com a Espanha (29.900).
As Leoas (apelido da equipe brasileira), com vaga assegurada nos Jogos de Paris, fizeram uma apresentação arrebatadora, ao som de ritmos brasileiros, usando fitas e bolas na coreografia.
“Fico orgulhosa de ver nosso trabalhado sendo coroado a cada competição. Estamos conseguindo evoluir a cada entrada na quadra e é isso que buscamos nesta reta final até Paris”, comemorou a treinadora Camila Ferezin.
Também neste domingo (12), as brasileiras conquistaram a prata na série simples, ao totalizarem 34.500, ficando à frente da França (34.050), com preparação intensa para disputar a Olimpíada em casa. A Espanha (35.750) venceu a disputa e levou o ouro.
“Mostramos o nosso crescimento na quadra. Consequentemente, as notas mostraram que podem contar com o Brasil nesta briga pelo pódio olímpico”, projetou a técnica das Leoas.
Nas finais individuais, Bárbara Domingos, a Babi, brigou por medalha tanto na bola e maça, e por muito pouco não subiu ao pódio. Na bola somou 31.950 ficando a apenas 0.300 da terceira colocação, que ficou com a eslovena Ekaterina Vedeneeva (32,250). A capixaba Geovanna Santos também competiu na final da bola, mas terminou em sétimo lugar (29.100). O ouro na bola ficou com a bielorussa Alina Harnasko (33.550) e a prata com a cazaque Erika Zhailauova (32.400).
Na final das maças, 0.250 separam Babi, na quarta posição com somou 32.000, de Ekaterina Vedeneeva (32,250), medalha de bronze. A alemã Darja Varfolomeev (34.100) foi campeã e a bielorrussa Harnasko (33.650) foi prata.
No sábado (11), as Leoas já haviam sido prata Na prova geral – a mesma que será disputada nos Jogos de Paris.
Agência Brasil
-
Cidades4 dias atrásSP Variedades traz uma infinidade de artigos para enfeitar este Natal e final de Ano. Confira!
-
Policial6 dias atrásHomem é preso suspeito por manter clínicas ilegais na Paraíba
-
Cinema5 dias atrásPredador: Terras Selvagens e mais 3 filmes em cartaz no CINEMAXXI
-
Cultura6 dias atrásRaízes do Brejo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba






