Conecte-se conosco

Cidades

Justiça atende pedido do MPPB e determina reintegração de servidores, em Rio Tinto

Publicados

em

Foto: Rio Tinto/Reprodução/Internet

A Vara de Justiça de Rio Tinto deferiu a tutela de urgência requerida em ação civil pública pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e determinou a reintegração no prazo de 48 horas de todos os 141 servidores públicos que foram exonerados pelo atual prefeito do Município de Rio Tinto, José Fernandes Gorgonho Neto. A liminar foi deferida na última quinta-feira (1°), pelo juiz Judson Kildere Faheina, que também determinou a aplicação de multa pessoal ao gestor no valor de R$ 1 mil, por cada dia de descumprimento da sentença.

Conforme explicou o promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira, o prefeito da cidade exonerou por decreto 141 servidores municipais efetivos – a maioria professores -, após constatar que eles, embora já estivessem aposentados pelo INSS, continuavam nos cargos, prestando serviços e recebendo suas remunerações. “Por acreditar que o decreto se apresentava inquinado do vício de legalidade, foi ajuizada a ação civil pública anulatória de ato administrativo”, explicou o membro do MPPB.

Conforme argumentou a promotoria, a aposentadoria voluntária pelo INSS não provoca a automática vacância do cargo ocupado pelo servidor, pois não se trata de aposentação afeta no regime próprio de previdência e sim ao regime geral da Previdência Social. “Não obstante aposentados, esses servidores não fazem jus a qualquer benefício previdenciário pelo Município de Rio Tinto, sequer complementação de proventos”, destacou o promotor de Justiça.

Raldeck explicou ainda que ao proibir a percepção simultânea de vencimentos com proventos, a Constituição Federal, em seu artigo 37, limita expressamente a proventos oriundos de regimes próprios da Previdência Social, e não a proventos pagos pelo regime previdenciário comum ou do INSS. “Além disso, a Lei Federal 8.213, de 24 de julho de 1991 – que rege o sistema de benefícios pagos pelo INSS e serviu de esteio para a concessão das aposentadorias – não impede a percepção acumulada de proventos oriundos do regime geral da Previdência Social e o salário do servidor efetivo ativo”, argumentou.

Assessoria/MPPB

Rate this post

Política

Conheça os 15 vereadores eleitos em Guarabira neste domingo

Publicados

em

A partir de 2025 a Câmara Municipal de Guarabira passará por uma renovação. Neste domingo (06) foram eleitos os 15 que irão ocupar o cargo de vereador pelos próximos quatro anos.

Com o Portal Independente

Rate this post
Continue lendo

Política

Prefeita Josilda é reeleita em Araçagi com 65,95% dos votos

A eleição para prefeito deste em Araçagi teve uma abstenção de 15,78%, totalizando 2.296 votos.

Publicados

em

Foto: Instagram

A prefeita Josilda Macena, do PSDB, se reelegeu com 65,95% dos votos válidos. Ela obteve 7.754 sufrágios nas eleições deste domingo em Araçagi.

A segunda colocada, a professora Maria do Carmo (Caminha – PSB) foi votada por 4.004 eleitores, perfazendo um percentual de 34,05%.

A eleição para prefeito deste ano em Araçagi teve uma abstenção de 15,78%, totalizando 2.296 votos.

No total, votaram 11.758 eleitores. O número de votos na cidade é de 12.258.

Do FatoaFato

Em 06.10.2024

Rate this post
Continue lendo

Política

Guilherminho derrota Geraldo Serafim e é eleito prefeito de Cuitegi

O atual prefeito foi votado por 42,15 % do eleitorado.

Publicados

em

Foto: Instagram

Guilherme Madruga Filho, o popular Guilherminho (PSB) foi eleito prefeito nas eleições deste domingo, 6, em Cuitegi, derrotando o atual gestor Geraldo Alves Serafim (MDB).

Em terceira colocação ficou Arnor Cícero (Rede) que obteve apenas 47 votos.

Guilherminho, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, obteve 56,92 % dos votos válidos (2.886 votos). 

O atual prefeito foi votado por 42,15 % do eleitorado (2.137 votos).

Do Fato a Fato

Em 06 de outubro de 2024

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas