Conecte-se conosco

Paraíba

Micro e pequenas empresas da PB geram mais de mil empregos em 2017

Publicados

em

Foto: Brejo.com

Estado também foi o 9º do país que teve menor déficit de vagas no mês de dezembro.

Mesmo em um cenário econômico que ainda dá os primeiros passos para sair da crise, as micro e pequenas empresas paraibanas já despontam com alguns números que renovam o otimismo do brasileiro: no que diz respeito ao mês de dezembro, especificamente, quando são comuns os saldos negativos de empregos em função da sazonalidade, a Paraíba foi o nono estado do país que registrou a menor perda de postos de trabalho no mês, com 955 menos vagas nas MPEs. Além disso, as micro e pequenas empresas (MPE) do estado da Paraíba foram responsáveis pela geração de 1.077 empregos em 2017, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Nas micro e pequenas empresas, o setor que teve maior queda em dezembro de 2017 no número de empregos gerados foi o da área de serviços, com um resultado negativo de 361 pontos. Em seguida, aparece o setor da construção civil, com 263 postos a menos. Em terceiro lugar, o setor do comércio, com 119 menos vagas, seguido da indústria de transformação com 116 menos vagas e a agropecuária, com 102 vagas a menos.

Para o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, Luciano Holanda, além de demonstrar a importância das MPES na geração de empregos, a pesquisa reafirma a vocação empreendedora do brasileiro, que encontra motivação suficiente para ultrapassar os desafios em momentos de recuperação do ambiente de negócio no país. “A atuação do Sebrae coordena uma série de esforços, através de seus meios de atendimento, consultorias e capacitações, além de fomentar um ambiente de negócio simplificado e desburocratizado, para que os empreendedores e empresários possam fazer a gestão de suas empresas com mais segurança”, afirma Luciano.

No Brasil – Os pequenos negócios acumularam um saldo de aproximadamente 330 mil novos empregos, nos últimos 12 meses, na contramão das médias e grandes empresas, que foram responsáveis pela extinção líquida de 350 mil postos de trabalho neste mesmo período. O acumulado do ano aponta ainda que praticamente todos os setores obtiveram resultado positivo, com destaque para as MPE do setor de Serviços, com um saldo de 206,4 mil postos de trabalho formais gerados, seguidas das do Comércio, com 90 mil novos empregos. Apenas os setores da Construção Civil e da Extração Mineral registraram saldos negativos de 6,4 mil e de 2,1 mil, respectivamente.

Assessoria Sebrae-PB

Rate this post

João Pessoa

Governador João Azevêdo entrega tomógrafo ao Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

Publicados

em

O governador João Azevêdo entregou, nessa quarta-feira (18), um tomógrafo para o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, em João Pessoa. A unidade hospitalar também foi contemplada com 10 monitores e equipamentos de videolaparoscopia para a rede materno-infantil.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso da gestão estadual para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. “Nós estamos investindo na infraestrutura, em equipamentos para toda a rede de saúde, ampliando e interiorizando as ações para que as pessoas tenham um atendimento de qualidade, reduzindo distâncias e salvando vidas”, frisou.

A entrega do tomógrafo, que foi acompanhada pelo comandante-geral da PM, Sérgio Fonseca, e várias autoridades presentes, foi definida como um dia histórico para o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, já que a unidade, que tem uma grande demanda, dependia de outros hospitais para poder atender essa demanda e agora terá celeridade e resolução para os diversos tratamentos. O equipamento foi adquirido com a participação de emendas parlamentares e governo do Estado.

Assessoria/PMPB

Rate this post
Continue lendo

Paraíba

Aula inaugural marca o início dos cursos de Atendente de farmácia e Cuidador de idosos no Cendac

Publicados

em

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) inicia, nesta terça-feira (17), as aulas dos cursos profissionalizantes de Atendente de Farmácia e Cuidador de Idosos. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

A aula inaugural dos cursos aconteceu, nessa segunda-feira (16), no auditório do Cendac, em João Pessoa. O vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra, a secretária de Mulheres municipal, Nena Martins, e representantes da Secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania prestigiaram o evento.

“Esta é mais uma oportunidade que o Cendac oferece de profissionalização para jovens e mulheres das comunidades de João Pessoa que buscam um curso para se aperfeiçoar em sua função, e assim, estar bem preparado para se inserir no mercado de trabalho”, afirmou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar, durante a abertura da aula inaugural.

Sandra Raíla participa do curso de atendente de farmácia. Ela disse que se identifica com o cargo e pretende se capacitar para poder conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. “Estou muito feliz em ter sido chamada para fazer o curso que  escolhi e estou com as melhores expectativas, vou dar o melhor de mim e espero que consiga logo uma colocação no mercado”, disse a aluna.

Vilma Rocha já atua como cuidadora de idosos. Ela se inscreveu no curso ofertado pelo Cendac para se capacitar e oferecer um melhor serviço aos seus pacientes. “Tenho prazer em trabalhar como cuidadora. Eu já cuido de alguns idosos, já tenho experiência, mas não tinha um certificado e procurava um curso que pudesse me ensinar novas técnicas para melhorar a prestação de meus serviços. Encontrei aqui no Cendac e, agora, terei um certificado que vai abrir novas portas para mim”, ressaltou.

Os alunos receberam pastas com material explicativo sobre os cursos e as atividades e campanhas realizadas pelo Cendac. O evento foi finalizado com a palestra “Juventude, profissionalização e inclusão social”, ministrada pela advogada Joyce Borges.

“Em um momento como este, que estamos passando no Brasil, se capacitar e se profissionalizar é fundamental. Aprender, não só a empatia para lidar com as pessoas, mas também as técnicas para exercer, de maneira qualificada, a função que vocês escolheram.”, concluiu Joyce.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Brasil

Inscrições abertas para o 24º Congresso Internacional de Educação da LBV

Desafios da aprendizagem, saúde emocional e reflexos da pandemia serão temas abordados por profissionais renomados da área.

Publicados

em

A pandemia da Covid-19 trouxe significativos reflexos para a Educação e não só no Brasil. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), 90% da população mundial estudantil foi afetada com o distanciamento do ambiente escolar, impactando mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países. Logo, não é à toa que o Google revelou que o termo “saúde mental” teve um aumento de 98% em relação aos anos anteriores entre as buscas na plataforma.

Por acreditar no poder transformador da Educação, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove anualmente o seu Congresso Internacional de Educação que nessa 24ª edição abordará o tema: “Desafios da aprendizagem e a saúde emocional – reflexos da pandemia: uma visão além do intelecto”.

O evento, vai ocorrer de forma virtual pelo YouTube nos dias 27 e 28 de junho, às 19h30.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.lbv.org/congressodeeducacao.

O ingresso terá o valor simbólico de R$ 20,00 e dará direito ao certificado de participação. O evento deve ser acompanhado ao vivo, inclusive, terá tradução simultânea para português, libras, espanhol e inglês.

O congresso trará palestras de especialistas em Educação e apresentará ações práticas implementadas pela LBV em sua rede de ensino, assim como os fatores que resultaram em evasão escolar zero nesses dois anos de distanciamento social. O propósito é contribuir para a formação continuada de docentes, discentes, pesquisadores e profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados.

O diferencial do congresso da LBV é o conceito educacional inovador da Entidade, que traz um olhar individualizado para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, aliando a qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, bandeira de vanguarda da Instituição, proposta pelo educador Paiva Netto.

Serão abordados “os impactos emocionais na aprendizagem”, “os desafios de recuperar conteúdos pedagógicos perdidos” e “a importância do cuidado emocional dos educandos e profissionais”.

A LBV acredita que a educação constrói oportunidades e as oportunidades transformam vidas. Participe você também.

Assessoria/LBV

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas