Conecte-se conosco

Cultura

Funesc realiza Mostra Feminina de Teatro em seis cidades da PB; duas são no Brejo

Publicados

em

A programação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba para o mês de março é de celebração às mulheres também na área das artes cênicas. Desde esta quinta-feira (8), haverá uma série de apresentações dentro do projeto MATRIZ – Mostra Feminina de Teatro da Funesc. Os espetáculos poderão ser vistos no Conde, Belém, Bananeiras, Campina Grande, Cajazeiras e Cachoeira dos Índios.

São espetáculos feito por mulheres (todos com temáticas femininas). O primeiro deles, ‘A Erudita’, com Priscilla Cler. A apresentação aconteceu na Praça Central, na cidade do Conde, às 19h, nesta quinta-feira (8).

Já neste sábado (10), tem o espetáculo ‘Travessia’, do Grupo Graxa de Teatro. A encenação com Kassandra Brandão e direção de Cely Farias será no Espaço de Convivência, na cidade de Belém, a partir das 20h. No mesmo dia e no mesmo local, haverá a vivência “Memórias femininas”, às 10h.

Também no sábado, a Mostra feminina de Teatro estará em Bananeiras. O espetáculo ‘Outubros’ será apresentado pela atriz Dudha Moreira,  do Grupo de Teatro Osfodidário, a partir das 20h, no Teatro Ivaldo Lucena, no Centro Cultural Oscar de Castro.

O espetáculo ‘Violetas’, da companhia Violetas, será atração da mostra no dia 24 de março. Sob direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro), a atriz Mayra Montenegro fará sua interpretação, a partir das 20h, no Cine-teatro São José, em Campina Grande.

Também no dia 24, só que na cidade de Cajazeiras, a mostra terá encenação de ‘Razão para Ficar’, espetáculo que a atriz Ana Marinho como protagonista. A peça poderá ser vista no Teatro Íracles Pires, a partir das 20h.

A programação da mostra termina no dia 31 de março, quando será encenada a peça ‘Berço Esplêndido’, da companhia de teatro Os Cogitadores. A apresentação será na Praça Central da cidade de Cachoeira dos Índios, a partir das 19h30. A direção é de Aline Alencar, que também está no elenco.

 

ESPETÁCULOS

A ERUDITA – Priscilla Cler

8 de março de 2018 – 19h – Praça Central – Conde

Uma soprano, um pianista e uma pitada de ironia. A Erudita é uma cantora lírica que tenta se libertar das duras tradições da música erudita ao se deparar com a impossibilidade de não movimentar-se ao cantar. Cantando, a soprano descobre as mais diversas possibilidades de interpretação de sete canções de compositores de diferentes estilos (entre Mozart, Debussy e Piazolla), relacionando-se com o espaço, com o pianista e com a plateia.

 

Ficha técnica:

Direção e dramaturgia: Antonio Hildebrando

Texto e seleção musical: Priscilla Cler

Elenco: Priscilla Cler, Nuriey Castro e Mika Costa

Assistência de Direção: Manu Pessoa e Priscilla Cler

Cenário e Figurino: Coletivo Figurados

Iluminação: Cezar Frank e Arejo Frescura de Silva

Operação de Luz: Arejo Frescura de Silva

Edição de vídeo (Crowdfunding): Lucas Alberto Cunha

Projeto Gráfico: Juarez Guimarães Dias

Fotografia: Matheus Soriedem, Luis Henrique do Carmo e Milena Medeiros

 

 

TRAVESSIA – Grupo Graxa de Teatro

10 de março de 2018 – Espaço de Convivência – Belém

 

10h – Vivência “Memórias feminina”

20h – espetáculo

Uma mulher perdida entre suas lembranças relembra algumas situações que aconteceram em sua vida e tenta de alguma forma fazer as pazes com os seu passado, este representado por objetos, com cada um ela se relaciona de uma forma e esses objetos vão além da sua forma concreta, trazendo assim vários tipos de emoções e sentimentos pelos mesmos que ela vai se desfazendo durante o espetáculo, cada um de um jeito, para assim ela se refazer, se reencontrar e seguir enquanto uma mulher livre, sem amarras, sem culpas e sem dor.

 

Ficha técnica:

Grupo: Graxa de Teatro

Com: Kassandra Brandão

Direção: Cely Farias

Dramaturgia: Kassandra Brandão e Joht Cavalcanti

Música: Matteo Ciacchi

Cenário: Colaborativo

Iluminação: Fabiano Diniz

 

 

OUTUBROS – Grupo de Teatro Osfodidário

10 de março de 2018 –  20h – Teatro Ivaldo Lucena / Centro Cultural Oscar de Castro Bananeiras

Inspirado no Diário de Maria de Lourdes Gonçalves, que ela começou a escrever grávida após a morte de Assis, seu amor e pai de seus filhos. Dona Lurdinha morreu em 2017, e em luto de sua mãe, a atriz Dudha Moreira vive no palco sob a direção João Paulo Soares, a narrativa do amor de seus pais. Ultrapassando as barreiras da dor de não ter mais seu amor em vida, e mesmo assim, senti-lo todos os dias.

Ficha técnica:

Grupo: Osfodidários

Com: Dudha Moreira

Direção: João Paulo Soares

Luz: Fabiano Diniz

Cenário: Maria Botelho

Figurino: Juliana Gonçalves Dias

Coreografia: Areta Paiva

Voz em Off: Paulo Vieira e Erom Cordeiro

Participação em vídeo: Maria Fernanda Martinez e Erom Cordeiro

Fotos e vídeo: Alison Bernardes

 

 

VIOLETAS – Cia. VIOLETAS

24 de março de 2018 – 20h – Teatro Cine São José – Campina Grande

Quem foram/quem são essas guerreiras do lar? Sonhadoras anônimas que realizam cotidianos atos de amor/heroísmo? Essa é a história da vovó Wilma, mas também é a história da Neuma, Rosilda, dona Maria, tia Santinha, Mayra, Eleonora e de tantas outras. Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda a vida, sem nos esquecer também viventes? Para nos remontar ou nos reorganizar, precisamos nos desmontar e redescobrir, em meio às dores e feridas abertas. “Violetas” é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autoria de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos.

 

Ficha técnica:

Texto e Interpretação: Mayra Montenegro

Direção: Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro)

Assistente Direção e Iluminação: Eleonora Montenegro

Consultoria de Iluminação: Francisco Barganian/Rogério Ferraz

Operação de som: Paul Mailliw de Moraes

Figurino: João Marcelino

Concepção de cenário: Raquel Scotti Hirson e Mayra Montenegro

Confecção de cenário: Rogério Ferraz e Davidson Lacerda

Direção Musical: Mayra Montenegro

Produção: Marcelina Moraes | Amora Produções

 

RAZÃO PARA FICAR – Ana Marinho

24 de março de 2018 – 20h – Teatro Íracles Pires – Cajazeiras

Construído a partir de depoimentos de oito mulheres, egressas do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, Paraíba que, após um longo período de internamento, passaram a viver em um Serviço Residencial Terapêutico. O SRT é um espaço de acolhimento cuja meta é promover uma gradativa inclusão social e o desenvolvimento da autonomia de seus moradores.

 

No entanto, a ausência de projetos que viabilizem a interação entre as residentes e a comunidade, bem como o preconceito existente entre a população do bairro onde essas casas estão inseridas, terminam por dificultar a construção de uma reinserção social bem sucedia. A dramaturgia do espetáculo que teve como ponto de partida a tese de doutorado da historiadora Thalyta Lima, traz a vozes dessas oito mulheres internas e de trechos de obras de Clarice Lispector, poemas de Adélia Prado e Lisbeth Lima, busca evidenciar os processos de internamento de mulheres e as consequências de um regime de internação que elimina os sujeitos, tratados como pacientes.

 

Ficha técnica:

Direção: João Paulo Soares

Atuação: Ana Marinho

Dramaturgia: Ana Marinho com a colaboração de João Paulo Soares

Cenário: Maria Botelho

Iluminação: Fabiano Diniz

Figurino: Vilmara Georgina

Fotografia: Rodolpho de Barros e Saulo Portokalos

Teaser: Rodolpho de Barro

 

BERÇO ESPLÊNDIDO – Os Cogitadores

31 de março de 2018 – 19:30 – Praça Central – Cachoeira dos Índios

 

A peça retrata a história de uma família humilde que passa por diversas dificuldades. Apresenta de forma clara como a marginalidade e o subdesenvolvimento do país prejudicaram a grande parte das famílias operárias. Assim, através dos personagens, essa realidade pode ser observada a partir do jogo proposto pelos atores.

 

Ficha técnica:

Direção Geral: Aline Alencar

Dramaturgia: Carlos Carvalho

Orientadora de Pesquisa Conceitual: Patricia Zuppi

Elenco: Alison Bernardes, Aline Alencar, Matheus Leonel e Pablo Rivero

Cenário, Figurinos e Adereços: Aline Alencar/Os Cogitadores

Produção: Os Cogitadores

Orientação Musical: Daniel Verlota e Melchior Alexandre

Criação de trilha sonora original: Os Cogitadores/ Aline Alencar

 

Fonte: PBagora

 

Cultura

Vem aí, em 20 de fevereiro! O Bloco dos Vaga-lumes: O Bloco da Alegria!

Publicados

em

A Galera do Colégio da Luz Guarabira – PB já vai começar os preparativos para o Bloco dos Vaga-Lumes Edição 2020. Para quem ainda não sabe, o Vaga-Lume, Luminho, é o Mascote do Colégio da Luz. Daí, o nome do nosso Bloco. Nossos alunos vão pesquisar sobre um dos ritmos mais marcantes que fazem parte da nossa mistura cultural e que teve sua origem no vizinho Estado de Pernambuco: o Maracatu!

Estamos na Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 a 2024) e como Escola Associada à Rede PEA UNESCO, o Colégio da Luz homenageará o estilo musical percussivo do Maracatu Nação (Maracatu de Baque Virado, grande atração carnavalesca nordestina)no seu Desfile Multicultural do Bloco dos Vaga-Lumes 2020, às 17 horas do dia 20 de fevereiro, na Avenida Dom Pedro II, em Guarabira.

Bloco dos Vaga-Lumes: Cultura e Alegria! #colegiodaluzgbapb Quem estuda, brilha!

Continue lendo

Cultura

Atrações do Brega Luz são confirmadas e fecha programação da Festa da Luz 2020; confira

Publicados

em

A edição 2020 da Festa da Luz está com a sua programação fechada. Nesta quinta-feira (16/1) foram anunciadas as atrações do Brega Luz, o palco dedicado à música romântica popular e a sofrência. Os shows musicais serão de José Orlando, The Rossi, Tributo ao Brega, com quinze artistas da terra e a presença inédita de Gilliard.

A festividade deste ano acontecerá durante cinco noites, ao invés de quatro, sendo os dias 29, 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com apresentações de Wesley Safadão, Luan Santana, Mano Walter Xand Avião, Márcia Fellipe, entre outros. E, no dia 2, shows de louvor, com a presença de Rosa de Saron, Elison Júnior e Celione David.

As comemorações se iniciam no domingo (26) com a realização da I Corrida Luz, que será realizada a partir do Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima; local idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano, onde é realizada, com sucesso, a Festa da Luz, que entra para o seu 6º ano consecutivo. Sendo considerada pelos órgãos de segurança um local tranquilo para a realização de uma festa de grande aglomeração de pessoas.

Veja a íntegra de toda a programação da festa

Palco Luz
29/1 – Renno Poeta, Luan Santana e Raí Saia Rodada
30/1 – Henry Freitas, Wesley Safadão e Eric Land
30/1 – Giannini Alencar, Xand Avião e Gustavo Mioto.
01/2 – Luka Bass, Márcia Fellipe e Mano Walter
02/2 – Rosa de Saron, Celione David e Elson Júnior.

Palco Brega Luz
29/1 – José Orlando
30/1 – The Rossi
31/1 – Tributo ao Brega (Quinze Artistas de Guarabira)
01/2 – Gilliard

.

.

Por Codecom/PMG

Continue lendo

Cultura

Colégio Executivo realiza Cantata Natalina 2019

Publicados

em

Fotos: brejo.com

No último dia 18 de dezembro o Executivo Colégio e Curso realizou juntamente com seus alunos, professores e coordenadores, a III Cantata de Natal, intitulada Jesus Brilha, Ano 2019. O evento reuniu pais, familiares e convidados em uma apresentação bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Confira nas fotos a seguir como foi a cantata do Colégio Executivo.

Confira o Roteiro dos Personagens:

Avô: Professor Júlio Francisco; Neta: Aluna Lara Mascarenhas; Deus: Aluno Klemerson; José: Aluno Ramon; Maria: Aluna Ewilla; Isabel: Aluna Elaine; Criança: Aluno Thomas; Anjo Mirim: Aluno Miguel; Anjo I: Aluno Vitor; Anjo II: Aluno Valter Pacheco; Zacarias: Aluno Vitor; Pedinte: Prof. César; Amiga I: Aluna Ester; Amigo II: Aluno Samuel.

Coral Infantil: Ensino Fundamental I.

Coral Jovem: Ensino Fund. I e Ensino Médio.

Coral de Libras: Prof. Anderson e Alunos.

Ficha Técnica: Direção: Coordenadora Priscilla Mascarenhas; Iluminação: Romário; Sonorização: Evandro.

Participações Especiais: Ex-aluno Diógenis; Cantor: Fabian; Banda da Assembleia de Deus; Orquestra Executivo – Maestro Beto do Fax.

O Executivo Colégio e Curso agora tem ensino do Jardim I ao Ensino Médio. Fica localizado na Rua Luís Porpino da Silva, 06 – Bairro Areia Branca, Guarabira-PB, fone: (83) 3271-8573 e 3271-8847 Siga o Executivo no Facebook: https://www.facebook.com/ExecutivoOn/

Do brejo.com

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas