Conecte-se conosco

Cultura

Funesc realiza Mostra Feminina de Teatro em seis cidades da PB; duas são no Brejo

Publicados

em

A programação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba para o mês de março é de celebração às mulheres também na área das artes cênicas. Desde esta quinta-feira (8), haverá uma série de apresentações dentro do projeto MATRIZ – Mostra Feminina de Teatro da Funesc. Os espetáculos poderão ser vistos no Conde, Belém, Bananeiras, Campina Grande, Cajazeiras e Cachoeira dos Índios.

São espetáculos feito por mulheres (todos com temáticas femininas). O primeiro deles, ‘A Erudita’, com Priscilla Cler. A apresentação aconteceu na Praça Central, na cidade do Conde, às 19h, nesta quinta-feira (8).

Anúncio


Já neste sábado (10), tem o espetáculo ‘Travessia’, do Grupo Graxa de Teatro. A encenação com Kassandra Brandão e direção de Cely Farias será no Espaço de Convivência, na cidade de Belém, a partir das 20h. No mesmo dia e no mesmo local, haverá a vivência “Memórias femininas”, às 10h.

Também no sábado, a Mostra feminina de Teatro estará em Bananeiras. O espetáculo ‘Outubros’ será apresentado pela atriz Dudha Moreira,  do Grupo de Teatro Osfodidário, a partir das 20h, no Teatro Ivaldo Lucena, no Centro Cultural Oscar de Castro.

O espetáculo ‘Violetas’, da companhia Violetas, será atração da mostra no dia 24 de março. Sob direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro), a atriz Mayra Montenegro fará sua interpretação, a partir das 20h, no Cine-teatro São José, em Campina Grande.

Também no dia 24, só que na cidade de Cajazeiras, a mostra terá encenação de ‘Razão para Ficar’, espetáculo que a atriz Ana Marinho como protagonista. A peça poderá ser vista no Teatro Íracles Pires, a partir das 20h.

A programação da mostra termina no dia 31 de março, quando será encenada a peça ‘Berço Esplêndido’, da companhia de teatro Os Cogitadores. A apresentação será na Praça Central da cidade de Cachoeira dos Índios, a partir das 19h30. A direção é de Aline Alencar, que também está no elenco.

 

ESPETÁCULOS

A ERUDITA – Priscilla Cler

8 de março de 2018 – 19h – Praça Central – Conde

Uma soprano, um pianista e uma pitada de ironia. A Erudita é uma cantora lírica que tenta se libertar das duras tradições da música erudita ao se deparar com a impossibilidade de não movimentar-se ao cantar. Cantando, a soprano descobre as mais diversas possibilidades de interpretação de sete canções de compositores de diferentes estilos (entre Mozart, Debussy e Piazolla), relacionando-se com o espaço, com o pianista e com a plateia.

 

Ficha técnica:

Direção e dramaturgia: Antonio Hildebrando

Texto e seleção musical: Priscilla Cler

Elenco: Priscilla Cler, Nuriey Castro e Mika Costa

Assistência de Direção: Manu Pessoa e Priscilla Cler

Cenário e Figurino: Coletivo Figurados

Iluminação: Cezar Frank e Arejo Frescura de Silva

Operação de Luz: Arejo Frescura de Silva

Edição de vídeo (Crowdfunding): Lucas Alberto Cunha

Projeto Gráfico: Juarez Guimarães Dias

Fotografia: Matheus Soriedem, Luis Henrique do Carmo e Milena Medeiros

 

 

TRAVESSIA – Grupo Graxa de Teatro

10 de março de 2018 – Espaço de Convivência – Belém

 

10h – Vivência “Memórias feminina”

20h – espetáculo

Uma mulher perdida entre suas lembranças relembra algumas situações que aconteceram em sua vida e tenta de alguma forma fazer as pazes com os seu passado, este representado por objetos, com cada um ela se relaciona de uma forma e esses objetos vão além da sua forma concreta, trazendo assim vários tipos de emoções e sentimentos pelos mesmos que ela vai se desfazendo durante o espetáculo, cada um de um jeito, para assim ela se refazer, se reencontrar e seguir enquanto uma mulher livre, sem amarras, sem culpas e sem dor.

 

Ficha técnica:

Grupo: Graxa de Teatro

Com: Kassandra Brandão

Direção: Cely Farias

Dramaturgia: Kassandra Brandão e Joht Cavalcanti

Música: Matteo Ciacchi

Cenário: Colaborativo

Iluminação: Fabiano Diniz

 

 

OUTUBROS – Grupo de Teatro Osfodidário

10 de março de 2018 –  20h – Teatro Ivaldo Lucena / Centro Cultural Oscar de Castro Bananeiras

Inspirado no Diário de Maria de Lourdes Gonçalves, que ela começou a escrever grávida após a morte de Assis, seu amor e pai de seus filhos. Dona Lurdinha morreu em 2017, e em luto de sua mãe, a atriz Dudha Moreira vive no palco sob a direção João Paulo Soares, a narrativa do amor de seus pais. Ultrapassando as barreiras da dor de não ter mais seu amor em vida, e mesmo assim, senti-lo todos os dias.

Ficha técnica:

Grupo: Osfodidários

Com: Dudha Moreira

Direção: João Paulo Soares

Luz: Fabiano Diniz

Cenário: Maria Botelho

Figurino: Juliana Gonçalves Dias

Coreografia: Areta Paiva

Voz em Off: Paulo Vieira e Erom Cordeiro

Participação em vídeo: Maria Fernanda Martinez e Erom Cordeiro

Fotos e vídeo: Alison Bernardes

 

 

VIOLETAS – Cia. VIOLETAS

24 de março de 2018 – 20h – Teatro Cine São José – Campina Grande

Quem foram/quem são essas guerreiras do lar? Sonhadoras anônimas que realizam cotidianos atos de amor/heroísmo? Essa é a história da vovó Wilma, mas também é a história da Neuma, Rosilda, dona Maria, tia Santinha, Mayra, Eleonora e de tantas outras. Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda a vida, sem nos esquecer também viventes? Para nos remontar ou nos reorganizar, precisamos nos desmontar e redescobrir, em meio às dores e feridas abertas. “Violetas” é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autoria de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos.

 

Ficha técnica:

Texto e Interpretação: Mayra Montenegro

Direção: Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro)

Assistente Direção e Iluminação: Eleonora Montenegro

Consultoria de Iluminação: Francisco Barganian/Rogério Ferraz

Operação de som: Paul Mailliw de Moraes

Figurino: João Marcelino

Concepção de cenário: Raquel Scotti Hirson e Mayra Montenegro

Confecção de cenário: Rogério Ferraz e Davidson Lacerda

Direção Musical: Mayra Montenegro

Produção: Marcelina Moraes | Amora Produções

 

RAZÃO PARA FICAR – Ana Marinho

24 de março de 2018 – 20h – Teatro Íracles Pires – Cajazeiras

Construído a partir de depoimentos de oito mulheres, egressas do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, Paraíba que, após um longo período de internamento, passaram a viver em um Serviço Residencial Terapêutico. O SRT é um espaço de acolhimento cuja meta é promover uma gradativa inclusão social e o desenvolvimento da autonomia de seus moradores.

 

No entanto, a ausência de projetos que viabilizem a interação entre as residentes e a comunidade, bem como o preconceito existente entre a população do bairro onde essas casas estão inseridas, terminam por dificultar a construção de uma reinserção social bem sucedia. A dramaturgia do espetáculo que teve como ponto de partida a tese de doutorado da historiadora Thalyta Lima, traz a vozes dessas oito mulheres internas e de trechos de obras de Clarice Lispector, poemas de Adélia Prado e Lisbeth Lima, busca evidenciar os processos de internamento de mulheres e as consequências de um regime de internação que elimina os sujeitos, tratados como pacientes.

 

Ficha técnica:

Direção: João Paulo Soares

Atuação: Ana Marinho

Dramaturgia: Ana Marinho com a colaboração de João Paulo Soares

Cenário: Maria Botelho

Iluminação: Fabiano Diniz

Figurino: Vilmara Georgina

Fotografia: Rodolpho de Barros e Saulo Portokalos

Teaser: Rodolpho de Barro

 

BERÇO ESPLÊNDIDO – Os Cogitadores

31 de março de 2018 – 19:30 – Praça Central – Cachoeira dos Índios

 

A peça retrata a história de uma família humilde que passa por diversas dificuldades. Apresenta de forma clara como a marginalidade e o subdesenvolvimento do país prejudicaram a grande parte das famílias operárias. Assim, através dos personagens, essa realidade pode ser observada a partir do jogo proposto pelos atores.

 

Ficha técnica:

Direção Geral: Aline Alencar

Dramaturgia: Carlos Carvalho

Orientadora de Pesquisa Conceitual: Patricia Zuppi

Elenco: Alison Bernardes, Aline Alencar, Matheus Leonel e Pablo Rivero

Cenário, Figurinos e Adereços: Aline Alencar/Os Cogitadores

Produção: Os Cogitadores

Orientação Musical: Daniel Verlota e Melchior Alexandre

Criação de trilha sonora original: Os Cogitadores/ Aline Alencar

 

Fonte: PBagora

 

Rate this post
Anúncio


Cultura

Peça teatral de Guarabira se apresenta em Caruaru-PE

Publicados

em

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Guarabira, o espetáculo de teatro “Histórias de Lua e Sol”, do ator, autor e diretor Vando Farias, chega ao agreste Pernambucano, na cidade de Caruaru-PE, para participar, como único representante da Paraíba, na programação do festival para o “Abril para o Teatro” daquele município, nesta sexta, dia 19 de Abril de 2024.

A secretaria Municipal de Cultura de Guarabira, sempre atenta à  valorização  do artista e da Companhia do Prato, grupo fundado por Vando Farias e o saudoso Roberto Di Freitas (in memorian), colabora, desde sua primeira peça, “A Batalha da Vírgula contra o Ponto Final”, para a circulação em várias  destas cidades.

Anúncio


“Histórias de Lua e Sol” vai para sua apresentação de número 64, em quase dois anos ininterruptos de criação e circulação. A peça já passou por 14 municípios em 4 estados do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, com cerca de 6.500 espectadores tendo visto a peça. 

O premiado espetáculo teve 10 indicações de prêmios em festivais de teatro e angariou seis no total de sua caminhada, como: Melhor Ator e Melhor Cenário, no Festival de Teatro para Crianças de Caruaru-PE, 2022; Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça paraibana de 2023 no Prémio Ednaldo do Egypto, ocorrido em João  Pessoa.

O espetáculo tem atuação, cenário e direção de Vando Farias, com a contraregragem e manipulação de boneco de Jusieux Santos.

Sinopse

A peça “Histórias de Lua e Sol” mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos.

Ficha técnica:

Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.

Iluminação: Victor Hugo

Figurino: Francisco Jr.

Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal

Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias

Contra-regras/ atores manipuladores: Alexandro Galdino e Jusieux Santos.

Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira lança regulamento com inscrições para o Festival de Arte Naif

Publicados

em

Estão abertas, desde a última sexta-feira (05/04), as inscrições para artistas da Arte Naif, de qualquer parte do Brasil, participarem do projeto “Estação Naif – Festival de Arte Naif em Guarabira”. O edital já está publicado e as inscrições encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Guarabira, com prazo de encerramento no dia 10 de maio próximo.

Podem se inscrever artistas de qualquer parte do Brasil, a partir de 18 anos de idade, com propostas de tema livre ou Temática Específica sobre aspectos que expressem elementos de estações ferroviárias ou história das ferrovias. Em 2024, a cidade de Guarabira se prepara para celebrar os 140 anos da sua Estação Ferroviária, fundada em 5 de Julho de 1884.

Anúncio


Será uma celebração em dose dupla: primeiro, a Prefeitura Municipal estará entregando à população esse patrimônio histórico revitalizado, onde funcionará o Memorial da Ferrovia e a sala da Secretaria de Cultura e Turismo. Em segundo lugar, em caráter excepcional, estará realizando o seu Festival de Arte Naif nas novas instalações, o qual deverá acontecer na data da inauguração.

“A sociedade estará recebendo esse novo equipamento cultural e, ao mesmo tempo, acolhendo as obras e os artistas da arte naif selecionados para essa edição especial”, diz a nota da Secretaria de Cultura do município.

De forma excepcional, em virtude da data comemorativa e do local que será o salão de exposição, o Festival de Arte Naif em Guarabira, neste ano de 2024, vem adotar a designação do evento como Estação Naif, pois o festival vem se abraçar a um momento cultural importante na história do município, quando estará entregando à população o prédio já restaurado da sua Estação Ferroviária, um equipamento que deverá ser preservado com suas obras de arte, suas relíquias e seu acervo documental.

Para a realização do Estação Naif, com abertura prevista para o dia 4 de julho de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de lançar o regulamento de inscrições que traz o formato do evento e aponta as oportunidades de participação dos artistas naif do Brasil, da Paraíba e do município.

O Festival de Arte Naif será lançado com tema livre, tão livre como a própria essência da criação naif, mas adotará um critério de premiação também para obras que apresentem expressões artísticas relativas à história das ferrovias, elementos como viagens de trem e toda a sua beleza no imaginário popular, as partidas e chegadas, as dores e saudades, os lenços de adeus, as esperas e os namoros, as trilhas de ferro, os calçadões, os operários e ferramentas de trabalho, os ambulantes e todo e qualquer elemento humano e paisagístico que enfatize esse rico manancial representativo de toda a jornada ferroviária ao longo da história.

O secretário de cultura do município, Tarcísio Pereira, informou que as inscrições não condicionam os participantes a essa temática, mas serão selecionadas até 20 obras que expressem o tema e estas receberão um prêmio de aquisição à parte, e as mesmas farão parte do acervo permanente do Museu da Ferrovia de Guarabira, incluindo obras de autores guarabirenses.

“As obras não selecionadas dentro da temática, além das já selecionadas e também as demais com tema livre, também estarão concorrendo de forma igualitária aos outros prêmios de aquisição e de reconhecimento que a Prefeitura de Guarabira já vem promovendo ao longo dos anos”, explicou o secretário.

Finalmente, com relação à mudança da data para o mês de julho, a mesma ocorre por duas razões estratégicas: a data de fundação da Estação Ferroviária e, também, o período de retorno às aulas das redes pública e privada de ensino, o que ensejará um agendamento diário de visita estudantil durante os 30 dias da exposição Naif, além de toda a divulgação para turistas.

Os artistas poderão se inscrever entrando no site da Prefeitura de Guarabira, onde encontra-se o banner de acesso para preenchimento das informações e inclusão dos arquivos com imagem das obras.

Leia o regulamento.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas