Conecte-se conosco

Saúde

SÁBADO: Jornada vôlei realiza ação de conscientização sobre riscos da depressão, no Busto de Tamandaré

Publicados

em

Foto Ilustrativa

A depressão é uma doença que chega silenciosamente e atinge muita gente, sem escolher cor, raça, sexo, idade e nem classe social. O problema é tão grave que segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), até 2020 será a segunda causa de morte mundial, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. O que chama atenção também é o número de tentativas de suicídio de pessoas que possuem a doença. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, entre 2015 até os primeiros meses deste ano, foram registradas 1.767 tentativas de lesões autoprovocadas.

O problema afetou integrantes de um time de Vôlei de João Pessoa. No mês de março deste ano, uma das atletas do Jornada Vôlei cometeu suicídio. Ela tinha 36 anos e lutava contra a depressão há mais de um ano. As atletas encontraram uma forma de transformar a dor em um ato de conscientização e alerta para esta grave doença chamada depressão.

Anúncio


A ação “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!” vai ser realizada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, no próximo sábado, dia 14, às 7h. O evento tem o objetivo de gerar oportunidade para pessoas que passam pelo local ampliarem o conhecimento, esclarecer e se informar sobre as formas de tratamento da doença. Haverá panfletagem educativa, aconselhamento com psicólogos e palestra de esclarecimento sobre a depressão com a psiquiatra Raquel Mendes. Estudantes e profissionais da Faculdade Uninassau também participarão da ação, com orientações, além do teste de estressômetro, realização de terapias manuais e dança.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) faz parte do grupo e é uma das apoiadoras da atividade. Atleta de vôlei desde a adolescência, Camila era amiga da jogadora e ficou muito abalada com a morte trágica da integrante. O caso incentivou a parlamentar a entrar na luta contra a depressão. Ela vai apresentar projeto de lei criando o dia estadual de combate ao problema. “É preciso muita informação e esclarecimento sobre essa doença. Muita gente tem e não sabe. Não enxerga como uma doença que precisa de acompanhamento profissional. As consequências da falta de atenção necessária, infelizmente, é a morte”, alertou.

Cura – A depressão tem cura. Segundo a psiquiatra Raquel Mendes, ao primeiro sinal da doença é preciso procurar atendimento. “Falar sobre o que sente é o primeiro remédio contra a doença. O suicídio nos casos de depressão é uma morte totalmente evitável, temos que combater, ouvir as pessoas e mostrar que a depressão tem cura”, esclareceu.

Segundo Renata Mendes, uma das atletas do Jornada Vôlei, o intuito da ação é levantar a discussão para essa doença que  afeta cada vez mais famílias paraibanas. “Sempre nos reuníamos para jogar e por motivos alegres, este triste fato nos fez repensar sobre o problema e chamar atenção da população para ouvir mais e ter menos preconceito. Estamos recebendo muitos depoimentos de pessoas que estão enfrentando a doença”, comentou.

A ação realizada pelas atletas do Jornada Vôlei terá apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), da Faculdade Uninassau, LUG Serigrafia, Gráfica JB e Múltipla Comunicação Integrada.

SERVIÇO:
” Depressão: Você não está sozinho. Procure ajuda!”

Local: Busto de Tamandaré- Tambaú
Data: 14 de março
Hora: 7h às 9h
Serviços: Esclarecimentos sobre a Depressão, aconselhamento com profissionais de saúde, palestras sobre o tema,  apresentações Culturais, divulgação de rede de apoio.
Realização: Jornada Vôlei
Apoio: Uninassau; Gráfica JB ; Múltipla Comunicação Integrada; Secretaria de Saúde de João Pessoa; Lug Serigrafia; Grupo Axé de Capoeira

Contato: (83) 98664-1010 (Juliana Teixeira)

ONDE CONSEGUIR AJUDA:
CAPS III Gutemberg Botelho – Oferece acolhimento, tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.
Endereço: Rua Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados.
Horário de Atendimento: 24h
Telefone: 3211-6700

CAPS AD David Capistrano – Atendimentos domiciliares e assistência individual psiquiátrica e psicológica.
Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.
Horário de atendimento: 24h
Telefone: 3218-5244

CAPS I Infanto Juvenil Cirandar – Oferece atividades socioculturais, comunitárias e terapêuticas, visitas domiciliares e tratamento com medicamentos.
Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.
Horário de Atendimento: 8h às 17h
Telefone: 3214-6079

CAPS Caminhar – Atende e trata os portadores de transtornos mentais ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.
Endereço: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária. Horário de atendimento: 24h.
Telefone: 3218-7008.

Pasm – A unidade funciona 24 horas e é referência no atendimento a surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinência de álcool e outras drogas, ideação e tentativa de suicídio, ansiedade e depressão aguda.
Endereço: Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II. Horário de Atendimento: 24h
Telefone: 3218-9725 ou 3218-9727

Centro de Valorização da Vida- Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
Telefone: 141
Endereço: www.cvv.org.br

Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Saúde

Prefeitura de Guarabira transfere Castramóvel para o Complexo Municipal de Saúde

Publicados

em

A unidade móvel do Castramóvel, destinada à castração de animais foi transferida para o Complexo Municipal de Saúde em Guarabira. 

A integração do Castramóvel ao Complexo de Saúde representa uma ampliação significativa dos serviços oferecidos no local, além de contribuir para o controle populacional de animais. O Castramóvel no Complexo de Saúde traz consigo uma série de benefícios adicionais, a castração é uma medida fundamental para a saúde dos animais prevenindo doenças e comportamentos. Com essa medida, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e o cuidado, proporcionando maior comodidade e facilidade de acesso aos serviços essenciais, mas também promovendo o bem-estar animal reforçando o compromisso com a proteção e o cuidado da sociedade.

Anúncio


Essa iniciativa, é mais um avanço na busca por uma cidade mais inclusiva  e preparada para atender às necessidades de todos os seus cidadãos. Destacando como um exemplo concreto com a gestão pública da cidade, a inovação e o aprimoramento dos serviços ofertados à população. 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Vigilância Ambiental informa novo levantamento do Índice Rápido para Aedes Aegypti, em Guarabira

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, por meio de sua Coordenação de Vigilância Ambiental, informou nesta segunda-feira, 15/4, os resultados do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti).

Segundo o coordenador da pasta, Antônio Sivaldo, o levantamento foi realizado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) no período de 01 a 05 de abril de 2024, abrangendo três estratos em todas as localidades urbanas do município. No total, foram realizadas 1.340 inspeções em imóveis, dos quais foram encontrados 9 focos em 2.500 depósitos examinados, resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) para Aedes Aegypti de 0,7% e um Índice de Breteau de 0,8%, ambos classificando o município como de baixo risco.

Anúncio


Para Sivaldo, em comparação com o índice de infestação do 1º LIRAa realizado em janeiro, houve uma pequena diminuição de 0,8% para 0,7%, o que é de grande importância, uma vez que estamos no período sazonal do mosquito, considerado o período de maior proliferação das arboviroses. “Isso mostra que as ações de prevenção e controle realizadas pela nossa equipe estão surtindo efeito”, concluiu o coordenador. 

É importante lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de infestação predial inferiores a 1% são satisfatórios, índices entre 1% e 3,9% indicam situação de alerta para o município, e resultados acima de 5% representam risco de surto.

Focos positivos – Os locais da inspeção onde foram encontrados focos de larvas do mosquito, posteriormente examinados e comprovados pelo laboratório entomológico da 2ª Gerência Regional de Saúde, são os seguintes: bairro João Cassimiro (01 foco), bairro Bela Vista (02 focos), bairro Assis Chateaubriand (01 foco), bairro Antônio de Freitas (01 foco), bairro Nordeste I (02 focos) e bairro Nações (04 focos).

Boletim – O novo boletim informativo de casos de arboviroses em Guarabira, período de 1º de janeiro a 15 de abril, conforme dados informados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, traz os seguintes resultados: casos de Dengue: notificados (86), confirmados (08), em investigação (71) descartados (07). Em relação aos casos de Chikungunya: notificados (13), confirmados (02), em investigação (07), descartados (4). Zika segue sem nenhum caso.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Paraíba tem Dia D de vacinação contra Influenza e multivacinação neste sábado (13)

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (13), o “Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe) e multivacinação”, em todo estado. A abertura oficial será às 8h em João Pessoa, no Mercado Público de Mangabeira. Já em Campina Grande, a ação ocorre na Praça Joana D’arc, no mesmo horário. O objetivo é ampliar a oferta da vacina da influenza, atualizar o esquema vacinal das vacinas de rotina e melhorar as coberturas nos 223 municípios. Serão quase 900 pontos de vacinação em todo estado.

A vacina contra a Influenza corresponde a uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gravidade da doença e de suas complicações, mas, apesar da Paraíba ocupar a terceira posição do país, os números ainda estão baixos. Foram aplicadas 166.126 doses, até agora, o que corresponde a 17,57% de cobertura vacinal. Na campanha de 2023, a Paraíba foi o segundo estado a atingir a meta com 93,45% de cobertura.

Anúncio


Até o momento, o país apresenta uma cobertura vacinal da influenza de 13,38%. O estado do Rio Grande do Sul está na primeira colocação, com 19,60% e o Ceará, em segundo, com 19,41%.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, faz um alerta sobre a importância da vacina contra a influenza. “O Dia D é mais uma estratégia do Governo do Estado, junto com os municípios paraibanos, para chamar a população para se vacinar e, ao mesmo tempo, fazer um alerta sobre a gravidade da doença que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser fatal, especialmente, em grupos de alto risco: crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir e limitar essas complicações”, reforçou.

Óbitos e casos novos – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES recentemente, até agora, foram confirmados 18 óbitos. Dos 181 novos casos confirmados de vírus respiratórios, 60 deles foram para Influenza A, o vírus que causa a gripe que pode ser prevenida através da vacinação.

O “Dia D” está dentro da programação da “26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”, realizada no período de 18 de março a 31 de maio de 2024.

Influenza – O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Sintomas – De modo geral, os sintomas começam a se manifestar entre o primeiro e o quarto dia da infecção e os mais comuns são: febre; calafrios; tosse; dor de garganta; nariz escorrendo ou entupido; dor muscular e/ou corporal; dor de cabeça; fadiga (cansaço); vômito e diarreia, mais comum no público infantil.

A maioria das pessoas se recupera em menos de duas semanas, mas, alguns indivíduos podem apresentar complicações como pneumonia.

Transmissão – Ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar e também, de forma indireta, quando, após contato com superfícies contaminadas, a pessoa leva as mãos com o vírus até a boca, nariz e olhos.

Outras medidas não-farmacológicas colaboram para a não infecção, como lavar as mãos com frequência, utilizar máscaras e priorizar ambientes com circulação do ar.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas