Conecte-se conosco

Paraíba

CONSCIENTIZAÇÃO: Camila apresenta projeto de lei para criação do Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão

Publicados

em

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou Projeto de Lei criando o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão na Paraíba. A data proposta é o dia 12 de março, em alusão a morte da advogada e atleta de vôlei Ana Helena Costa Lima de 36 anos, em João Pessoa, que lutava contra a doença. No próximo sábado (14), a liga Jornada Vôlei promoverá uma ação educativa “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!”, na orla da Capital, das 7h às 9h, para chamar atenção da população para o assunto.

“A depressão é um problema silencioso, mas que requer atenção especial e muitos cuidados. Não escolhe sexo, idade, cor, classe social. É preciso muita informação e esclarecimento. Muita gente não enxerga como uma doença que precisa de acompanhamento profissional. A consequência da falta de atenção necessária, infelizmente, é a morte”, alertou a deputada.

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), até 2020 a depressão será a segunda causa de morte mundial, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. A doença afeta 322 milhões de pessoas no mundo – números referentes a 2015. Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Ainda, de acordo com os dados publicados pela OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Camila Toscano comentou que chama atenção também o número de tentativas de suicídio de pessoas que possuem a doença. No Brasil, 11 mil pessoas em média tiraram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12%.

Dia Estadual – A proposta da deputada é que anualmente, no dia 12 de março, haja discussão sobre esse problema, com o objetivo de promover a conscientização da população e dos próprios profissionais de saúde sobre a doença que permanece, muitas vezes, negligenciada.

“Além disso, defendemos a realização de ações destinadas à promoção da educação em saúde, especialmente quando implicam a realização de debates com autoridades e especialistas no assunto, a criação e a divulgação de políticas públicas voltadas para minimizar o sofrimento humano”, diz o projeto.

Data – A advogada e atleta de vôlei Ana Helena Costa Lima tinha 36 anos e era mãe de dois filhos. Há um ano lutava contra a depressão. A morte prematura ocorreu no dia 12 de março deste ano e provocou uma alerta e discussões sobre a temática.

A deputada estadual Camila Toscano faz parte do grupo Jornada Vôlei e é uma das apoiadoras da atividade de conscientização, que acontece neste próximo sábado (14) em João Pessoa. Atleta de vôlei desde a adolescência, Camila era amiga da jogadora e ficou muito abalada com a morte trágica da integrante. O caso incentivou a parlamentar a entrar na luta contra a depressão e apresentar projeto de lei criando o dia estadual de combate ao problema.

Ação – A ação “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!” vai ser realizada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, no próximo sábado, dia 14, às 7h. O evento tem o objetivo de ampliar as informações sobre as formas de tratamento da doença. Haverá panfletagem educativa, aconselhamento com psicólogos e palestra de esclarecimento sobre a depressão com a psiquiatra Raquel Mendes. Estudantes e profissionais da Faculdade Uninassau também participarão da ação, com orientações, além do teste de estressômetro, realização de terapias manuais e dança.

 

Assessoria

Rate this post

Paraíba

Uso de máscaras será exigido em ambientes fechados das repartições públicas do estado a partir desta segunda, 21

Publicados

em

A partir desta segunda-feira (21), o uso de máscaras nos ambientes fechados das repartições públicas estaduais passa a ser obrigatório. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19) e se torna necessária em virtude do aumento no número de casos de Covid-19 registrado em novembro. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas nas últimas 24 horas foram confirmados mais 1.871 novos casos da Covid. 

Até o momento, o percentual de ocupação de leitos de enfermaria é de 43% e de UTI adulto, 27%.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Paraíba

Saúde realiza Dia D de vacinação contra Covid-19 no dia 26 de novembro

Publicados

em

Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, no dia 26 de novembro, o Dia D de vacinação contra Covid-19. O intuito é fortalecer a oferta da vacina  principalmente para a população já elegível para a dose de reforço e, com isso, aumentar a cobertura. A ação ocorrerá nos 223 municípios paraibanos.

De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, com o aumento dos casos de Covid-19, é importante a imunização da população. O dia D é um movimento para incentivar as pessoas a procurarem as unidades de saúde e atualizar o cartão de vacina.

Ela explica que as festas de fim de ano estão chegando e por isso é necessário que a população esteja com o esquema vacinal em dia, incluindo as doses de reforço conforme a idade preconizada. Até o momento, a Paraíba apresenta um total de 1.274.576 indivíduos maiores de 12 anos sem sua dose de reforço e 1.756.625 pessoas maiores de 30 anos sem a 2ª dose de reforço.

“Precisamos que toda a população se conscientize para tomar as doses de reforço necessárias para evitar a hospitalização e os óbitos pelo agravo. Reforçamos que os municípios estão abastecidos com os imunizantes e que a população busque o posto de saúde para atualizar o cartão de vacina com todas as doses disponíveis para a faixa etária”, pontua.

A SES recomenda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como: comunicação com a população esclarecendo a importância de ter seu esquema vacinal em dia para a Covid-19; organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação; disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Repartições estaduais terão expediente reduzido nos dias dos jogos do Brasil na Copa

Publicados

em

As repartições públicas estaduais terão o horário do expediente alterado nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022, devendo ser preservados os serviços essenciais. A decisão está contida em portaria da Secretaria de Estado da Administração, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18).

De acordo com a portaria, o expediente nas repartições públicas estaduais será encerrado sempre uma hora antes do início dos jogos do Brasil, valendo a mesma regra para o caso da Seleção Brasileira se classificar para a segunda fase da Copa.

Confira a alteração do expediente nas repartições públicas estaduais:

FaseData do JogoDia da SemanaHorário do JogoEncerramento do Expediente
Primeira Fase24/11/2022Quinta-feira16h15h
28/11/2022Segunda-feira13h12h
02/12/2022Sexta-feira16h15h

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas