Conecte-se conosco

Guarabira

Guarabira recebe etapa do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba

Publicados

em

O 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba teve como sede, na última sexta-feira (18), a cidade de Guarabira. Realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o evento ocorreu nos períodos da tarde e da noite, numa parceria entre o Campus III e a Prefeitura Municipal. Como de costume, a programação se deu nas instalações da Universidade e em uma área pública do município, previamente escolhida pelo coordenador local.

No Campus III, o Encontro aconteceu no miniauditório, tendo como mestre de cerimônias o poeta e servidor da UEPB Lino Sapo. A abertura foi prestigiada pelo pró-reitor Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade; pelo secretário de Cultura, Percinaldo Toscano, também coordenador do evento em Guarabira; pelo assessor da Procult, Agnaldo Barbosa; pela diretora adjunta do Centro de Humanidades (CH), Cleoma Toscano Henriques; pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Laplace Guedes; e pelo secretário do CH, Baltazar Filho.

O pró-reitor de Cultura apontou que o Encontro vem cumprindo a sua missão de defesa e valorização do sanfoneiro e do tocador de fole. “A cada dia surgem novas tecnologias, novos estilos surgem, mas dentro da nossa própria casa vemos o distanciamento dessa valorização. Se em cada cidade nós não cuidarmos disso, nossos artistas serão cada vez mais excluídos, isso será reproduzido a título de modernidade e sabemos que não é. É importante ter esse percentual de artistas incluídos na grade junina. Em Caruaru, por exemplo, no ano passado, 75% da programação era composta por artistas regionais. Nosso desejo é continuar reforçando isso e levando esse debate para a imprensa”, ressaltou.

Para Percinaldo, a parceria estabelecida entre a UEPB e a Prefeitura significa conquistas em prol de toda a comunidade. “É uma sinalização de que juntos podemos alcançamos nossos objetivos. O evento tem grande valor e nós abraçamos a causa sem nenhuma hesitação por ser um investimento na cultura popular”, disse. Cleoma, Laplace e Baltazar externaram a satisfação por receberem mais uma edição do Encontro, sempre enfatizando a qualidade do evento e seu desejo de transmissão e preservação da arte regional. Para eles, o Encontro significa enfrentar um mercado que gradualmente busca sufocar a música de raiz.

Em seguida, procedeu-se com a aula espetáculo efetivada por Luizinho Calixto. Na ocasião, Luizinho comentou o quanto o forró verdadeiro, tradicional, segue vivo. “Ano passado fui convidado a participar do festival de forró pé-de-serra que é efetuado em Belo Horizonte. Lá se ouvia Gerson Filho, Abdias, Pedro Sertanejo, Dominguinhos. Muitas vezes eu me pergunto por que, na maioria das vezes, os ouvidos de hoje em dia só escutam música de baixíssima qualidade. Há rádios em que se paga para não tocarem Luiz Gonzaga. Eu mesmo presenciei isso acontecer. Sem Luiz Gonzaga não existiria Dominguinhos. Sivuca não seria divulgado, não no Brasil”, disse.

Luizinho contou ainda sobre a turnê que fez em 2017 integrando o Festival de Forró de Zurique. “Na Europa, quase todo final de semana ocorrem festivais semelhantes. Há pessoas de todos os lugares que se pode imaginar, da Irlanda do Norte, Londres, Rússia, Suíça, França”, acrescentou. Após a preleção de Luizinho, ainda no auditório, iniciaram as apresentações dos inscritos, acompanhados pelos professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista e Erivan Ferreira. Também se exibiram João e Marcelo Calixto, além do sanfoneiro mirim Raí Bezerra.

Da equipe da Procult participaram, ainda, os servidores Alberto Alves e Igor de Carvalho. À noite o espetáculo continuou, tendo como sede o Memorial do Cordel José Camelo de Melo Resende.

A sanfona e seus admiradores

Admirador da sanfona, o guarabirense Paulo Atanásio fez questão de prestigiar a apresentação dos sanfoneiros no Centro de Humanidades. “Já assisti muitos festivais com Marinês e Gonzagão. A sanfona é um instrumento musical que me encanta. Quando soube do evento, não pensei duas vezes. É, sem dúvida, um resgate da cultura nordestina”, disse.

Pela segunda vez o artista Éricles Barbosa, 21, se inscreveu para participar do Encontro de Sanfoneiros. Natural da cidade de Guarabira, há três anos desempenha sua arte. Para ele, que vem de uma tradicional família de sanfoneiros, o evento representa uma oportunidade para aprender cada vez mais com os grandes mestres. “Além do prazer de ver os amigos da região tocando, é sempre uma satisfação ouvir as palavras dos mestres aqui reunidos, sobretudo as de Luizinho Calixto. Isso é o que nos motiva a voltar a cada edição”, relatou Éricles, que foi premiado com o Troféu Dominguinhos na etapa local do 1º Encontro de Sanfoneiros, como destaque no acordeon.

O experiente sanfoneiro Novinho do Acordeon também esteve presente no evento. Com 66 anos de idade e mais de 40 anos de profissão, o guarabirense destacou que o Encontro de Sanfoneiros significa, para ele, compartilhar o prazer de tocar sanfona. “Esse instrumento está no sangue. O gosto pela sanfona está na nossa família desde a época dos meus avós”, concluiu.

Texto: Simone Bezerrill e Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa, Lisiane Santos de Almeida e Uirá Agra

Guarabira

Pontes Calçados traz o melhor da Carmen Steffens pra os dias quentes. Confira!

Publicados

em

Fotos: Divulgação

A loja Pontes Calçados trouxe o melhor da Carmen Steffens para os dias quentes. Com seu jeitinho Brasileiro, estampas florais listras e lenços.

As lojas Pontes Calçados localizam-se na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241, no Shopping Cidade Luz e ainda na cidade de Mari na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga a Pontes Calçados nas redes sociais: Instagram @pontescalcados e Facebook: pontescalcados01

Do brejo.com com Pontes Calçados

Continue lendo

Guarabira

Nova sede da OAB Guarabira será inaugurada em dezembro, afirma Teotônio

Publicados

em

As obras de construção da nova sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarabira estão em ritmo acelerado. Essa semana o presidente da Subseção, Teotônio Assunção, fez uma visita técnica à obra e disse que está dentro do planejado.
Disse ainda que na obra o investimento é da ordem de R$ 400 mil, onde estão sendo gerados empregos, ressaltou que o projeto não é uma obra dele ou da diretoria da Subseção e sim de toda classe da advocacia do Brejo.
De acordo com o presidente, assim como planejado, “a obra com a graça de Deus será inaugurada em dezembro do corrente ano, antes do fim da nossa gestão à frente da AOB-Subseção Guarabira, que termina também em dezembro deste ano. O cronograma está sendo cumprido e haveremos de cumprir os prazos estabelecidos”, falou.
A estrutura vai abrigar uma série de serviços ligados aos advogados e vai garantir comodidade aos mais de 400 advogados da região polarizada por Guarabira, inscritos na Subseção.
“Aqui nós vamos ter a sede da ESA (Escola Superior da Advocacia), a sede da Caixa Assistência, um auditório oval com capacidade para 120 cadeiras, além de todas as salas da área administrativa”, ressaltou o presidente.
Portal25Horas

Continue lendo

Cinema

22 Milhas está em cartaz no Cinemaxxi. Confira os filmes de 20 à 26 de setembro

Publicados

em

Foto: Divulgação

Confira os filmes em cartaz no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira-PB, de 20 à 26 de setembro de 2018. A novidade desta semana é o filme 22 Milhas. Os filmes: O Predador, Alfa, A Freira e Jovens Titãs em Ação continuam em cartaz. Confira a seguir os trailers e horários de exibição.

 

22 Milhas


Sinopse: Depois de ser auxiliado por uma unidade de comando tático ultrassecreta, um agente da CIA (Mark Wahlberg) tem que transportar um informante da Indonésia do centro da cidade para refúgio em um aeroporto a 22 milhas de distância.

Classificação: 16 anos (Não recomendado para menores de 16 anos)

Gênero: Ação, Suspense – Duração: 1 hora e 35 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Segunda, Terça, Quarta:
17h30 – 2D Dublado – Sala 1
19h30 – 2D Dublado – Sala 1
21h30 – 2D Dublado – Sala 1

Sexta:
17h30 – 2D Dublado – Sala 1
19h30 – 2D Dublado – Sala 1
21h30 – 2D Legendada – Sala 1

Sábado, Domingo e Feriados:
15h30 – 2D Dublado – Sala 1
17h30 – 2D Dublado – Sala 1
19h30 – 2D Dublado – Sala 1
21h30 – 2D Dublado – Sala 1

 

O Predador


Sinopse: Uma perseguição entre naves alienígenas traz à Terra um novo predador, que acaba sendo capturado por humanos. Antes disso, ele tem seu capacete e bracelete roubados por Quinn McKenna (Boyd Holbrook), um atirador de elite que estava em missão no local onde a nave caiu. A bióloga Casey Brackett (Olivia Munn) é então chamada para examinar o ser recém-descoberto, mas ele logo consegue escapar do laboratório em que é mantido cativeiro. Ao tentar recapturá-lo Casey encontra McKenna, que está em um ônibus repleto de ex-militares com problemas. Juntos, eles buscam um meio de sobreviver e, ao mesmo tempo, proteger o pequeno Rory (Jacob Tremblay), filho de McKenna, que está com os artefatos alienígenas pegos pelo pai.

Classificação: 18 anos (Não recomendado para menores de 18 anos)

Gênero: Ação, Ficção científica – Duração: 1 hora e 47 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
17h00 – 3D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium
21h20 – 3D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium

Sábado, Domingo, Feriados:
14h50 – 3D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium
17h00 – 3D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium
21h20 – 3D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium

 

Alfa


Sinopse: Após cair de um penhasco e se perder do seu grupo, o jovem Keda(kodi Smit-McPhee) precisa sobreviver em meio a paisagens selvagens e encontrar o caminho de casa. Atacado por uma matilha, ele consegue ferir um dos lobos, mas decide não matar o animal. O jovem cuida dele e os dois começam uma relação de amizade.

Classificação: 10 anos (Não recomendado para menores de 10 anos)

Gênero: Aventura, Drama – Duração: 1 hora e 36 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
19h10 – 2D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium

Sábado, Domingo, Feriados:
19h10 – 2D Dublado – Sala 3 Maxxi Stadium

 

A Freira


Sinopse: Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha.

Classificação: 14 anos (Não recomendado para menores de 14 anos)

Gênero: Terror – Duração: 1 hora e 37 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
19h00 – 2D Dublado – Sala 2
21h10 – 2D Dublado – Sala 2

Sábado, Domingo e Feriados:
16h50 – 2D Dublado – Sala 2
19h00 – 2D Dublado – Sala 2
21h10 – 2D Dublado – Sala 2

 

Jovens Titãs em Ação


Sinopse: Robin, Ciborgue, Estelar, Ravena e Mutano são os Jovens Titãs. Ao perceberem que todos os super-heróis estão estrelando filmes, eles decidem se mobilizar para também ter espaço nas telonas. O líder do grupo, Robin, está determinado a ser visto como um astro e com ideias malucas e até uma canção eles partem em busca de um diretor de Hollywood, mas acabam enganados por um supervilão.

Classificação: Livre (Livre para Todos os Públicos)

Gênero: Animação, Comédia – Duração: 1 hora e 24 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz

Quinta, Sexta, Segunda, Terça, Quarta:
16h50 – 2D Dublado – Sala 2

Sábado, Domingo e Feriados:
15h00 – 2D Dublado – Sala 2
16h50 – 2D Dublado – Sala 2


Para os filmes em 3D, o ingresso custa apenas R$ 24,00. E R$ 20,00 para filmes em 2D. Mas todo mundo paga meia de segunda a quinta-feira, exceto feriados. Aproveite a promoção!

Meia entrada para todos de segunda à quinta no CineMaxxi.

Não é a toa que o CineMaxxi Cidade Luz é o máximo em cinema! Olha que legal! Todo mundo paga meia-entrada de segunda a quinta-feira, exceto feriados! É ou não é uma boa notícia? Reúna toda a família e vá ao CineMaxxi!

Toda semana, de segunda a quinta-feira, todo mundo paga meia!!! E não precisa apresentar nada, nem carteirinha e nem cupom de promoção! Agora no #CineMaxxi a meia-entrada é garantida pra todo mundo!

 


cinemaxxi_cidade_luz_LOGOFique sempre informado:

Siga o CineMaxxi Cidade Luz nas redes sociais:

facebook.com/cinemaxxicidadeluz

instagram.com/cinemaxxicidadeluz

Ou ligue para o CineMaxxi: (83) 3271-1324

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas