Conecte-se conosco

Cultura

Grupo Atitude realiza lançamento de livro do escritor Hidelberto Barbosa, em Caiçara

Publicados

em

Neste sábado, (09), a convite do Grupo Atitude, que promove leitura e cultura, Caiçara recebeu a visita do escritor Hildeberto Barbosa Filho, para lançamento do livro “OS LIVROS (A ÚNICA VIAGEM)”, que teve seu lançamento às 14h30 na sede da Fundação Waldemir Miranda. O livro é uma coletânea de crônicas sobre a importância da leitura, com dicas de livros, sugestões para quem quer “pegar o gosto” pelos livros, regras de leitura, razões para se amar os livros, etc.

O escritor é Doutor em Literatura Brasileira, membro da Academia Paraibana de Letras, da Academia Paraibana de Filosofia e da Associação Paraibana de Imprensa, é colunista do Jornal Contraponto, A União e da revista Correio das Artes. Como escritor, ele já publicou 52 obras entre poesia, crítica literária, crônica, jornal literário e memórias. Mas o que ele é mesmo é apaixonado pela leitura, sua biblioteca ultrapassa 17 mil livros e essa paixão contagiante pelo prazer da leitura está demonstrada nessa obra.

Na oportunidade o autor também proferiu palestra com o tema “LER SÓ DÁ PRAZER”, houve a realização de sorteio de livros para os presentes e o livro, no lançamento foi vendido a R$ 15,00 (metade do valor de livraria). Ele também visitou os projetos de leitura do Grupo Atitude e participou do Programa Atitude na Rádio Comunitária FM Cidade Marquesa.

Para Jocelino Tomaz, presidente do Grupo, “Numa época em que o hábito da leitura é cada vez mais raro e que o excesso do uso de redes sociais e aplicativos deixa as pessoas mais distraídas, esquecidas e dependentes, livros que exaltam e incentivam a leitura são de grande importância”.

O Grupo Atitude atua há treze anos na cidade de Caiçara promovendo voluntariamente a leitura e a cultura. São mais de 40 voluntários que mantêm três bibliotecas comunitárias, três pontos de leitura em parceria com padaria, farmácia e academia de ginástica, programa semanal de rádio, projeto de leitura com os presos da cidade, “Natal Rural” e “Natal Literário”, parceria com escolas, etc. O Grupo foi campeão brasileiro do Prêmio VIVALEITURA e do Prêmio Jemina Marques, da Associação de Bibliotecários da Paraíba. Para colaborar ou fazer intercâmbio, ligar para (83) 99175-6171.

Não perca essa oportunidade de, gratuitamente, ouvir numa linguagem clara e dinâmica, além de conversar com um dos maiores intelectuais paraibanos. Certamente você sairá transformado.

Algumas citações do autor:

“Considero-me um leitor, nada mais que um leitor. Um leitor que ama os livros por dentro e por fora. Neles, reconhecendo a mais cômoda e refinada tecnologia. Vivi com eles a vida inteira. Sem eles, não saberia viver. Sou biblíaco: vivo nos livros e pelos livros”.

“A leitura multiplica o mundo e, ao mesmo tempo, pacifica e inquieta a alma”

“Reler é como reencontrar uma velha paixão e saborear de seus segredos”

“Não compreendo tudo que leio. Mas leio, e da leitura colho, quase sempre, algum ensinamento”

“Um livro é maior do que a gente”

“O escritor é antes de tudo um leitor”

“Os bons poemas se renovam a cada leitura”

“Os livros constituem o alimento da alma, em suas andanças pelas paisagens da vida. Manancial de prazer e de ensinamentos, os livros são nossos amigos, como diz Eduardo Frieiro”

“Dizem que depois do prazer de possuir livros, não há outro mais grato que o de falar deles, há sim, o prazer de lê-los”

“Refaço, assim, o antigo provérbio chinês: Diga-me o que você não leu, e eu lhe direi quem você é”

“A leitura é uma viagem sem fim, uma aventura inesgotável; uma fuga, uma alienação, um mergulho, um êxtase…”

“Ler só dá prazer. Prazer no sentido mais rico e mais crítico da palavra”

“A leitura opera em dois movimentos: um, para dentro do texto; outro, para fora”

“Não há literatura sem leitor. O sentido e a significação da literatura se cristalizam no ato de ler. É o leitor que torna viva as páginas cerradas, que ilumina com o olhar a sombra estática das letras e linhas inscritas no branco solitário do papel.

“Quer me ver feliz, dê-me um livro”

“Não me orgulho do que escrevi, mas sobretudo do que li”

Rate this post

Cultura

Helloysa do Pandeiro brilha na final do The Voice, mas não leva troféu

Publicados

em

Imagem: TV Globo/Reprodução

Apesar de estar entre os três finalistas, a paraibana Helloysa do Pandeiro não venceu a edição 2021 do The Voice Kids, da TV Globo.

O campeão do reality foi o representante do time do cantor Michel Teló, Gustavo Bardim. A emissora não detalhou quem fiou nas segunda e terceira colocações.

“Quero agradecer a todos vocês, vocês são incríveis, que honra participar do The Voice Kids”, disse Heloyssa, que foi dirigida pelo baiano Carlinhos Brown.

MaisPB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

‘Flores’: filme com Zezita Matos e Beto Quirino será gravado no Brejo

Publicados

em

Parte do elenco em ensaio - Divulgação

Na primeira semana de outubro, Alagoa Grande será palco para a gravação de um curta-metragem do cineasta carioca Leonardo Gonçalves. ‘Flores’ terá Hermano Queiroz, Beto Quirino, Itamê Jr e Zezita Matos no elenco, com cinco dias de gravações.

O filme realizado através da lei Aldir Blanc ainda destacará a cena cultural da cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, com participação de dois artistas importantes para a região: Turuca e Dona Soledade.

Olha a sinopse de ‘Flores’: Manoel (Hermano Queiroz) recebe de sua médica (Zezita Matos) a notícia de que tem pouco tempo de vida. Ele decide visitar seu amigo Álvaro (Beto Quirino) – homem frustrado por não ser reconhecido e valorizado como artista. Os dois, então, se aventuram na boêmia noturna para atenuar angústias e tristezas da vida.

O cineasta carioca Leonardo Gonçalves é filho de paraibanos e vive desde 2009 no Assentamento Maria da Penha II, localizado na cidade de Alagoa Grande. Ele é doutorando em Cinema na Unicamp, em Campinas-SP.

Leonardo é autor de diversos curtas-metragens nos últimos 15 anos, inclusive ‘Terra vermelha’ e ‘Isolamento rural’ (feito durante a pandemia).

T5

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Audiência Pública na Câmara de Guarabira discute potencialidades do turismo local

O objetivo foi reunir as pessoas que se preocupam com a cidade para discutir a potencialidade turística de Guarabira.

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A Câmara Municipal de Guarabira, realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (23), por iniciativa do gabinete do vereador Raimundo Macedo (PSDB), para discutir as potencialidades turísticas de Guarabira e buscar alternativas de fomentar o turismo unindo órgãos públicos, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Participaram do evento o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, o deputado estadual Raniery Paulino, o reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André, coordenadora do Sebrae, Jacy Viana, executivo do Grupo Guaraves, Veronildo Coutinho, secretário de Indústria e Comércio de Guarabira, Manoel Antônio, entre outros.

“O nosso objetivo hoje aqui é trazer as pessoas que se preocupam com a cidade de Guarabira pra discutirmos a potencialidade turística de nossa cidade porque com isso não só Guarabira ganha, mas toda a região. Discutir com a Prefeitura, o Sebrae, com instituições financeiras maneiras de fomentar o turismo e encontrar meios que possam trazer o desenvolvimento da região. Muito se reclama que cidades da região estão se desenvolvendo, mas poderíamos aproveitar essas pessoas que passam pela cidade”, destacou Raimundo.

O deputado Raniery Paulino (MDB), que está em seu quarto mandato consecutivo, fez uso da palavra, felicitou o vereador Raimundo Macedo pela iniciativa de trazer o tema para audiência pública, disse que vê potencial de Guarabira no turismo de eventos e sugeriu a criação de uma frente parlamentar na Câmara para aprofundar as discussões.

“Eu sugiro que possa ser criada uma frente parlamentar mista para identificar essas potencialidades e depois ir em busca de recursos, de linhas de crédito. Esperamos também que o prefeito recoloque Guarabira no mapa do turismo paraibano”, disse Raniery.

Reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André disse que tem feito o que está dentro de suas possibilidades para acolher romeiros que visitam o Santuário para o turismo religioso, o mais importante da região, mas que muito mais pode ser feito para incrementar ainda mais o local.

Padre André disse que vem conversando com o prefeito da cidade sobre o comodato e possibilidade de repassar em definitivo o Santuário para a Diocese de Guarabira. Atualmente a gestão banca três funcionários e cinco são pagos pela Diocese, para manter o local em condições plenas de receber os romeiros.

O religioso também reclamou das condições de tráfego da estrada de acesso a Frei Damião, via Pirpirituba. Padre André disse que já vem conversando há dois anos com o Estado e afirmou que recentemente recebeu a promessa da Secretaria de Infraestrutura de que será resolvido a partir de dezembro próximo.

Coordenadora do Sebrae, Jacy Viana fez um apanhado das potencialidades que temos na cidade, citou o parque de eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, utilizado para realizar a Festa da Luz, mas que, segundo ela, ainda é subutilizado, que precisa ter um olhar mais empreendedor para o equipamento para atrair eventos. Jacy ainda mencionou que a cidade já comporta um centro de convenções, por ser pólo de educação, de saúde, mas que a cidade ainda não tem um olhar para captar eventos de médio porte.

Representando o Grupo Guaraves, o executivo Veronildo Coutinho disse que o maior gerador de empregos em Guarabira é o comércio e demonstrou preocupação com a dificuldade que as pessoas têm de chegar até às lojas por falta de estacionamento.

Para o empresário, outro fato preocupante para a cidade é o elevado número de desempregados, que a empresa faz a sua parte, mas não tem como atender à demanda crescente.

“Guarabira tem hoje uma legião de desempregados muito grande, existe mais de 6 mil currículos de pessoas querendo uma oportunidade na minha empresa e isso me preocupa. Uma cidade com tantos desempregados perde o a sua capacidade de comprar, de girar a economia. Conclamamos que as autoridades possam conseguir mais empresas para a cidade porque nós fazemos a nossa parte e continuamos crescendo, mas só a Guaraves não é suficiente para atender uma demanda tão grande”, falou Veronildo.

Gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Guarabira, Franciarley Pereira, convidado para expor as linhas de crédito que a instituição financeira disponibiliza para empreendedores que queiram investir no turismo, um dos motores da economia.

De acordo com o gerente, a Caixa não tem uma linha de crédito específica para o turismo, mas com crédito de apoio às empresas, através do Governo Federal, com fomento ao desenvolvimento local, de habitação, carro chefe da Caixa, com a indústria da construção civil e parcerias com empresas de fomento ao turismo com a parceria existente com o Sebrae.

“Essa é uma reunião importantíssima porque mexe com a economia, com geração de riqueza, com geração de empregos e com o desenvolvimento da nossa cidade. Quero parabenizar a Raimundo pela iniciativa de promover essa reunião e que tenhamos mais como esta, que produzam efeito, que tenha agenda positiva”, destacou Marcus.

De acordo com o prefeito, a sua gestão tem buscado fazer com que as pessoas que passam por Guarabira com destino à Bananeiras possam fazer compras no comércio, e que para isso já mandou um projeto para se criar a ‘Zona Azul’, dando rotatividade às vagas de estacionamento. Marcos também disse que é possível se criar um roteiro de visitação dos espaços de cultura existentes na cidade e se comprometeu em ampliar as ações em benefício do turismo religioso e outras iniciativas.

O empresário Veronildo Coutinho sugeriu que a Prefeitura possa divulgar o Santuário de Frei Damião para os turistas que frequentam a cidade de Bananeiras. “Tem gente que vai à Bananeiras e não vem à Guarabira porque não conhece, por exemplo, o Santuário de Frei Damião e poderia ser colocado um outdoor bonito fazendo essa divulgação”, disse Veronildo.

O vereador Raimundo agradeceu aos que participaram e contribuíram com a discussão de interesse da coletividade, enriquecendo o debate e levantando ideias.

Portal25horas

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas