Conecte-se conosco

Cultura

Grupo Atitude realiza lançamento de livro do escritor Hidelberto Barbosa, em Caiçara

Publicados

em

Neste sábado, (09), a convite do Grupo Atitude, que promove leitura e cultura, Caiçara recebeu a visita do escritor Hildeberto Barbosa Filho, para lançamento do livro “OS LIVROS (A ÚNICA VIAGEM)”, que teve seu lançamento às 14h30 na sede da Fundação Waldemir Miranda. O livro é uma coletânea de crônicas sobre a importância da leitura, com dicas de livros, sugestões para quem quer “pegar o gosto” pelos livros, regras de leitura, razões para se amar os livros, etc.

O escritor é Doutor em Literatura Brasileira, membro da Academia Paraibana de Letras, da Academia Paraibana de Filosofia e da Associação Paraibana de Imprensa, é colunista do Jornal Contraponto, A União e da revista Correio das Artes. Como escritor, ele já publicou 52 obras entre poesia, crítica literária, crônica, jornal literário e memórias. Mas o que ele é mesmo é apaixonado pela leitura, sua biblioteca ultrapassa 17 mil livros e essa paixão contagiante pelo prazer da leitura está demonstrada nessa obra.

Anúncio


Na oportunidade o autor também proferiu palestra com o tema “LER SÓ DÁ PRAZER”, houve a realização de sorteio de livros para os presentes e o livro, no lançamento foi vendido a R$ 15,00 (metade do valor de livraria). Ele também visitou os projetos de leitura do Grupo Atitude e participou do Programa Atitude na Rádio Comunitária FM Cidade Marquesa.

Para Jocelino Tomaz, presidente do Grupo, “Numa época em que o hábito da leitura é cada vez mais raro e que o excesso do uso de redes sociais e aplicativos deixa as pessoas mais distraídas, esquecidas e dependentes, livros que exaltam e incentivam a leitura são de grande importância”.

O Grupo Atitude atua há treze anos na cidade de Caiçara promovendo voluntariamente a leitura e a cultura. São mais de 40 voluntários que mantêm três bibliotecas comunitárias, três pontos de leitura em parceria com padaria, farmácia e academia de ginástica, programa semanal de rádio, projeto de leitura com os presos da cidade, “Natal Rural” e “Natal Literário”, parceria com escolas, etc. O Grupo foi campeão brasileiro do Prêmio VIVALEITURA e do Prêmio Jemina Marques, da Associação de Bibliotecários da Paraíba. Para colaborar ou fazer intercâmbio, ligar para (83) 99175-6171.

Não perca essa oportunidade de, gratuitamente, ouvir numa linguagem clara e dinâmica, além de conversar com um dos maiores intelectuais paraibanos. Certamente você sairá transformado.

Algumas citações do autor:

“Considero-me um leitor, nada mais que um leitor. Um leitor que ama os livros por dentro e por fora. Neles, reconhecendo a mais cômoda e refinada tecnologia. Vivi com eles a vida inteira. Sem eles, não saberia viver. Sou biblíaco: vivo nos livros e pelos livros”.

“A leitura multiplica o mundo e, ao mesmo tempo, pacifica e inquieta a alma”

“Reler é como reencontrar uma velha paixão e saborear de seus segredos”

“Não compreendo tudo que leio. Mas leio, e da leitura colho, quase sempre, algum ensinamento”

“Um livro é maior do que a gente”

“O escritor é antes de tudo um leitor”

“Os bons poemas se renovam a cada leitura”

“Os livros constituem o alimento da alma, em suas andanças pelas paisagens da vida. Manancial de prazer e de ensinamentos, os livros são nossos amigos, como diz Eduardo Frieiro”

“Dizem que depois do prazer de possuir livros, não há outro mais grato que o de falar deles, há sim, o prazer de lê-los”

“Refaço, assim, o antigo provérbio chinês: Diga-me o que você não leu, e eu lhe direi quem você é”

“A leitura é uma viagem sem fim, uma aventura inesgotável; uma fuga, uma alienação, um mergulho, um êxtase…”

“Ler só dá prazer. Prazer no sentido mais rico e mais crítico da palavra”

“A leitura opera em dois movimentos: um, para dentro do texto; outro, para fora”

“Não há literatura sem leitor. O sentido e a significação da literatura se cristalizam no ato de ler. É o leitor que torna viva as páginas cerradas, que ilumina com o olhar a sombra estática das letras e linhas inscritas no branco solitário do papel.

“Quer me ver feliz, dê-me um livro”

“Não me orgulho do que escrevi, mas sobretudo do que li”

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

GUARABIRA: Prefeitura divulga as atrações da FESTA DA LUZ 2024

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, em evento realizado no CineMaxxi na noite desta segunda-feira (13), anunciou as atrações da Festa da Luz 2024. Serão quatro noites, de 1 a 4 de fevereiro.

Entre as atrações principais confirmadas estão Mari Fernandes, Limão com Mel, Iguinho e Lulinha, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Raí e Saia Rodada, Vitor Fernandes, Wesley Safadão, Cláudia Leite, DJ di Medeiros, Pe Fabio de Melo e Celione David.

Anúncio


O conceito da FDL do próximo ano é “siga o som”. E a marca deve estampar toda a estrutura física e assessórios relacionados a festa, considerada a maior festa de padroeira do Nordeste.

O prefeito Marcus Diogo (PSDB), a deputada estadual Camila Toscano e sua mãe, a ex-prefeita Léa participaram do anúncio, ao lado do diretor da festa Thiago Alexandre e convidados.

A gestão municipal promete realizar uma festa maior no próximo ano, o último tendo Marcus Diogo como prefeito. O evento é gratuito e realizado no Parque do Poeta, em Guarabira.

As atrações do palco popular ainda serão anunciadas, assim como detalhes da estrutura no parque de eventos. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza no próximo sábado a sua Conferência Municipal de Cultura

Publicados

em

Será realizada no próximo sábado (28/10), no Teatro Municipal Geraldo Alverga, a 4ª Conferência Municipal de Cultura do município de Guarabira. O evento, que vem sendo organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, tem como objetivo o debate e a coleta de diretrizes, junto aos representantes culturais do município, para as políticas públicas de cultura para os próximos dez anos.

Até o final de outubro, os municípios brasileiros devem realizar as suas conferências, que são um instrumento fundamental para médio e longo prazo, como base para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura. De acordo com as informações da Secult de Guarabira, “é o momento de formular as políticas de cultura para o país a partir dos municípios e dos estados, discutindo o direito à cultura, o marco regulatório do setor, as leis de fomento e toda a política geral da cultura para o país”.

Anúncio


Na programação, além da escolha dos delegados locais, serão divididos os grupos de trabalho para apontar sugestões que farão parte do documento a ser elaborado e aprovado pelos participantes. Durante o evento, serão eleitos os representantes do município que irão participar da conferência estadual no mês de novembro, a qual acontecerá na cidade de Campina Grande. Na estadual, também serão eleitos os delegados da Paraíba que participarão da conferência nacional em Brasília, no próximo ano.

A conferência de Guarabira contará com atrações de artistas locais, exposição de artesanato e, ainda, com uma palestra do professor, escritor, crítico e poeta paraibano Hildeberto Barbosa Filho, convidado para falar sobre o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Ele é licenciado em Letras Clássicas e Vernáculas; mestre e doutor em literatura brasileira; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; Professor e membro da APL (Academia Paraibana de Letras) e sócio efetivo da APF (Academia Paraibana de Filosofia). Integra também os quadros da Associação Paraibana de Imprensa.

O evento terá início às 9h da manhã e se estenderá ao longo do dia, aberto ao público. Interessados em participar, tanto como delegados ou apenas como observadores, deverão preencher um formulário simples para obter o credenciamento. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (26/10), com o preenchimento no link a seguir: https://forms.gle/mZDS4MMQFNzdiwzCA

Confira o cartaz, abaixo

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas