Conecte-se conosco

Cultura

Grupo Atitude realiza lançamento de livro do escritor Hidelberto Barbosa, em Caiçara

Publicados

em

Neste sábado, (09), a convite do Grupo Atitude, que promove leitura e cultura, Caiçara recebeu a visita do escritor Hildeberto Barbosa Filho, para lançamento do livro “OS LIVROS (A ÚNICA VIAGEM)”, que teve seu lançamento às 14h30 na sede da Fundação Waldemir Miranda. O livro é uma coletânea de crônicas sobre a importância da leitura, com dicas de livros, sugestões para quem quer “pegar o gosto” pelos livros, regras de leitura, razões para se amar os livros, etc.

O escritor é Doutor em Literatura Brasileira, membro da Academia Paraibana de Letras, da Academia Paraibana de Filosofia e da Associação Paraibana de Imprensa, é colunista do Jornal Contraponto, A União e da revista Correio das Artes. Como escritor, ele já publicou 52 obras entre poesia, crítica literária, crônica, jornal literário e memórias. Mas o que ele é mesmo é apaixonado pela leitura, sua biblioteca ultrapassa 17 mil livros e essa paixão contagiante pelo prazer da leitura está demonstrada nessa obra.

Anúncio


Na oportunidade o autor também proferiu palestra com o tema “LER SÓ DÁ PRAZER”, houve a realização de sorteio de livros para os presentes e o livro, no lançamento foi vendido a R$ 15,00 (metade do valor de livraria). Ele também visitou os projetos de leitura do Grupo Atitude e participou do Programa Atitude na Rádio Comunitária FM Cidade Marquesa.

Para Jocelino Tomaz, presidente do Grupo, “Numa época em que o hábito da leitura é cada vez mais raro e que o excesso do uso de redes sociais e aplicativos deixa as pessoas mais distraídas, esquecidas e dependentes, livros que exaltam e incentivam a leitura são de grande importância”.

O Grupo Atitude atua há treze anos na cidade de Caiçara promovendo voluntariamente a leitura e a cultura. São mais de 40 voluntários que mantêm três bibliotecas comunitárias, três pontos de leitura em parceria com padaria, farmácia e academia de ginástica, programa semanal de rádio, projeto de leitura com os presos da cidade, “Natal Rural” e “Natal Literário”, parceria com escolas, etc. O Grupo foi campeão brasileiro do Prêmio VIVALEITURA e do Prêmio Jemina Marques, da Associação de Bibliotecários da Paraíba. Para colaborar ou fazer intercâmbio, ligar para (83) 99175-6171.

Não perca essa oportunidade de, gratuitamente, ouvir numa linguagem clara e dinâmica, além de conversar com um dos maiores intelectuais paraibanos. Certamente você sairá transformado.

Algumas citações do autor:

“Considero-me um leitor, nada mais que um leitor. Um leitor que ama os livros por dentro e por fora. Neles, reconhecendo a mais cômoda e refinada tecnologia. Vivi com eles a vida inteira. Sem eles, não saberia viver. Sou biblíaco: vivo nos livros e pelos livros”.

“A leitura multiplica o mundo e, ao mesmo tempo, pacifica e inquieta a alma”

“Reler é como reencontrar uma velha paixão e saborear de seus segredos”

“Não compreendo tudo que leio. Mas leio, e da leitura colho, quase sempre, algum ensinamento”

“Um livro é maior do que a gente”

“O escritor é antes de tudo um leitor”

“Os bons poemas se renovam a cada leitura”

“Os livros constituem o alimento da alma, em suas andanças pelas paisagens da vida. Manancial de prazer e de ensinamentos, os livros são nossos amigos, como diz Eduardo Frieiro”

“Dizem que depois do prazer de possuir livros, não há outro mais grato que o de falar deles, há sim, o prazer de lê-los”

“Refaço, assim, o antigo provérbio chinês: Diga-me o que você não leu, e eu lhe direi quem você é”

“A leitura é uma viagem sem fim, uma aventura inesgotável; uma fuga, uma alienação, um mergulho, um êxtase…”

“Ler só dá prazer. Prazer no sentido mais rico e mais crítico da palavra”

“A leitura opera em dois movimentos: um, para dentro do texto; outro, para fora”

“Não há literatura sem leitor. O sentido e a significação da literatura se cristalizam no ato de ler. É o leitor que torna viva as páginas cerradas, que ilumina com o olhar a sombra estática das letras e linhas inscritas no branco solitário do papel.

“Quer me ver feliz, dê-me um livro”

“Não me orgulho do que escrevi, mas sobretudo do que li”

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira: Secretaria de Cultura abre inscrições gratuitas para oficinas de Audiovisual

Publicados

em

A Secretaria de Cultura de Guarabira está com inscrições abertas, a partir desta quarta-feira (06/11), para 05 oficinas de audiovisual que serão ministradas entre os dias 21 e 30 de novembro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, e podem ser realizadas presencialmente na sede da própria secretaria, localizada na Estação Ferroviária da cidade.

São várias modalidades na área com ministrantes de outras cidades, que vêm transmitir suas técnicas e conhecimentos para artistas com experiência ou iniciantes. As oficinas são resultado de um dos editais da Lei Paulo Gustavo em Guarabira, e os ministrantes são os professores Sílvio Toledo, Walter Olivério, Eduardo Pessoa Moreira, Lucas Galvão e Sebastião Formiga.

Anúncio


Eles foram contemplados na Lei Paulo Gustavo do município com propostas de oferecer essas oficinas para a cidade.  Os interessados na inscrição devem procurar a Secretaria de Cultura em horário comercial, e os trabalhos serão realizados em ambientes culturais da cidade como Galeria de Artes, Casarão da Cultura e na própria Estação Ferroviárias.

Os interessados podem se inscrever em mais de uma oficina, desde que não haja coincidência de horários entre as mesmas. Segue a tabela com a lista de oficinas, locais, datas e horários de funcionamento.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Festival da Cultura Indígena reúne costumes, resistência e tradição no município de Marcação

Publicados

em

Pelo terceiro ano consecutivo os povos originários da Paraíba celebraram em conjunto as suas tradições e costumes. Reuniram-se todos na aldeia Jacaré de São Domingos, no município de Marcação, Litoral Norte da Paraíba, e realizaram uma convergência étnica e cultural para se posicionarem em nome da resistência e da luta pelos direitos indígenas. Uma iniciativa do Governo da Paraíba, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB), que tornou possível nesse sábado (19) a realização do 3º Festival da Cultura Indígena.

Aldeias Potiguara e Tabajara estiveram presentes ao local do evento, que contou com feiras de artesanato e culinária indígena, pintura corporal, muita música e dança. A diferença desta vez, no entanto, é que pela primeira vez a organização do festival ficou sob a responsabilidade dos próprios indígenas.

Anúncio


Ao invés de o Governo da Paraíba ter a palavra final sobre contratos e estruturas, firmou uma parceria com a Associação dos Caciques da Paraíba para que a entidade indígena ficasse responsável pela gestão do evento.

“Não cabe a nós dizer o que é o festival. Tudo o que vocês estão testemunhando hoje é responsabilidade, gestão e organização dos próprios povos indígenas. É uma forma também dos recursos circularem nas próprias comunidades, nas aldeias e nos negócios tocados por um movimento indígena cada vez mais forte, articulado e organizado”, destacou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Concerto da Orquestra Jovem da Paraíba tem estreia mundial e sinfonia baseada em poemas franceses

Publicados

em

Fotos: Marcelo Máximo

Músicas de dois compositores nordestinos estão no programa do concerto da próxima quinta-feira (22) da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, uma delas em estreia mundial. Terá ainda um concerto para trombone, com a participação do solista Matheus Henrique Souza, e uma sinfonia baseada em poemas de escritores franceses. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

A primeira música que será executada pelos jovens músicos é do compositor, teórico e regente paraibano Eli-Eri Moura, professor dos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É a “Suíte do Cavaleiro da Triste Figura”, que contém quatro movimentos: Repente do Feiticeiro Frestão (Repente), Romance de Dulcineia de Toboso (Toada), Galope do Cavaleiro da Lua Branca (Galope) e Dança dos Moinhos de Vento (Baião).

Anúncio


A suíte composta por Eli-Eri Moura homenageia o espanhol Miguel de Cervantes, um dos autores prediletos do escritor paraibano Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial. Segundo o compositor, a peça evoca personagens da obra mais famosa de Cervantes, “Dom Quixote de La Mancha”.

Em seguida, o trombonista Matheus Henrique Souza sobe ao palco para acompanhar a orquestra na execução do “Concerto em Si Bemol Maior para Trombone e Orquestra”, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov.

O público vai poder conferir também a estreia mundial da música “Baião Forrozado”, composta pelo pernambucano Dadá Malheiros, compositor erudito, arranjador popular/erudito, diretor e produtor musical de CDs e eventos e violinista da Orquestra Sinfônica de Recife.

Para encerrar a noite de concerto, a Orquestra Jovem vai executar a “Sinfonia Oriental, Op. 84”, obra do francês Benjamin Godard, com os movimentos Caravana de Elefantes (Arábia), Festival Chinês (China), Sarah, a Banhista (Grécia), O Sonho de Nikia (Pérsia) e Marcha Turca (Turquia).

“A Sinfonia é bastante interessante, pois foi inspirada em poemas de Leconte de Lisle, August de Chatilen, Victor Hugo e do próprio Benjamin Godard, respectivamente, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “A obra norteia a escuta dos ouvintes com sensações que remetem à caminhada dos elefantes pelo deserto, os malabares de uma trupe chinesa em festa, o banho e a alegria contagiante de uma banhista grega, o sonho de uma mulher persa por liberdade e, por último, a ira de um Deus sobre os infiéis”, explicou.

“A Orquestra Jovem apresenta também a estreia mundial da obra graciosa e animada de Dadá Malheiros. Essa responsabilidade muito nos orgulha. É a Jovem marcando a história com as nossas ousadias artísticas”, observou o maestro.

O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César. 

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

O solista – Matheus Henrique Souza nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou os estudos musicais em 2013, no Projeto Padre Nicola Mazza, com o professor João Batista. Logo depois, participou do Prima (Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes), sob a orientação do professor Marlon Barros, integrando a orquestra do projeto. Em 2018, foi finalista do concurso Jovem Solista ATPB (Associação de Trombonistas da Paraíba).

Como trombonista, é integrante do Sexteto Paraíbrass, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB. Atualmente cursa bacharelado em trombone pela Universidade Federal da Paraíba, na classe do professor Alexandre Magno.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

Os próximos concertos são nos dias 29 de agosto, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e 19 de setembro, da Orquestra Jovem, ambos às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

5º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Solista: Matheus Henrique Souza (trombone)

Dia: 22 de agosto (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas