Conecte-se conosco

Educação

Aluna do IFPB Cabedelo disputa prêmio internacional de jovens cientistas

Publicados

em

Foto: Natália di Lorenzo

Simony César concorre no BRICS Young Innovator Prize 2018 indicada pela Academia Brasileira de Ciências e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Um aplicativo criado pela estudante do curso superior de Design Gráfico do IFPB no Campus Cabedelo está disputando o prêmioBRICS Young Innovator Prize 2018. O projeto Nina, criado por Simony César, rastreia casos de assédio em transporte público. A iniciativa foi a única brasileira indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para participar da premiação.

Anúncio


Além da estudante do Instituto Federal da Paraíba, estão concorrendo cientistas da Rússia, Índia, China e África do Sul, todos com menos de 30 anos. A disputa faz parte do 3º Fórum BRICS de Jovens Cientistas que começou nessa segunda-feira, 25 de junho, em Durban, na África do Sul, e vai até 29 de junho. Simony já está participando da programação do BRICS Scientist Forum. A premiação é de 25 mil dólares para o primeiro lugar, 15 mil no segundo e 10 mil no terceiro.

A aluna do IFPB também comemora que ganhou recentemente o edital InoveMob da Toyota Mobility Foundation e WRI Brasil. O intuito é financiar e acompanhar o desenvolvimento do projeto com o objetivo de solucionar questões relacionadas à mobilidade urbana em Recife, Natal e Fortaleza. Para isso, Simony César contou com o apoio institucional dos governos locais para inserir o Nina como botão dentro de aplicativos de transportes públicos.

“Pude contratar pessoas para trabalhar no Nina, que oficialmente agora é uma empresa, uma startup, aumentamos a escala de atuação da tecnologia possível também com esse financiamento da Toyota via equity free”, conta Simony que saiu de Recife para estudar no IFPB. Na segunda quinzena de agosto, o sistema já deve estar em funcionamento nas três capitais.

O aplicativo Nina veio como uma resposta a experiências negativas vividas com o transporte público. A mãe foi cobradora de ônibus e ela teve um vizinho cobrador de coletivo que durante um assalto no veículo levou um tiro e ficou paraplégico. “Na minha família, muita gente trabalha em transporte público, tenho tio motorista de ônibus, prima maquinista e o tema mobilidade sempre foi presente. Meu primeiro estágio foi também em uma empresa de ônibus, eu sabia de todas as denúncias e me sentia impotente, mas precisava fazer alguma coisa”, relatou Simony.

O Nina é mais voltado à denúncia de assédio, quando uma mulher se sente invadida, ameaçada ou constrangida. 52 milhões de brasileiras foram assediadas em transportes públicos em 2016, mas apenas 10% dos casos chegaram ao conhecimento da polícia, de acordo com os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O sistema Nina pode ser inserido como botão dentro de qualquer aplicativo de mobilidade. Ele consegue auxiliar a vítima de forma emergencial, pois ativa usuários próximos. Pode ser usado também de modo preventivo, por meio da análise estatística de informações e identificação de linhas e pontos críticos para a mobilidade da mulher na cidade.

Simony César foi uma das 15 selecionadas na última edição da Red Bull Amaphiko, programa de inovação social da Red Bull, que apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade em seu entorno. O programa existe desde 2014 e está presente no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos.

De acordo com o Instituto YouGov, 86% é a média brasileira de assédio sofrido por mulheres em espaços públicos. Quando questionadas sobre em que lugar mais sentem medo, 68% das mulheres não hesitaram ao dizer que temem andar no transporte público por conta da ameaça constante e 69% delas afirmaram ter como maior medo sair ou chegar em casa depois do escurecer. Está a mobilidade presente nos dois principais pontos de perigo expostos.

Fonte: DGCOM IFPB

Rate this post
Anúncio


Educação

UNIP recebe do Semesp o Selo IES Amiga da Iniciação Científica

Publicados

em

A Universidade Paulista – UNIP foi contemplada com o Selo IES Amiga da Iniciação Científica, concedido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp).

O Semesp representa as mantenedoras de Ensino Superior do Brasil e tem como objetivo prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do Ensino Superior brasileiro. 

Anúncio


A certificação é concedida às instituições de Ensino Superior que incentivam, valorizam e fomentam a participação dos alunos no processo de investigação científica, destacando os benefícios da prática das pesquisas de iniciação científica entre os estudantes de todo o país.

A UNIP vem sendo reconhecida como um importante centro de produção e difusão de conhecimento, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. As atividades de iniciação científica oferecem ricas oportunidades acadêmicas e profissionais, que contribuem para o desenvolvimento de competências exigidas tanto na academia quanto no mercado de trabalho.

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP promove anualmente os concursos de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para alunos da graduação regularmente matriculados na universidade.

Saiba mais sobre as inscrições: https://www.unip.br/pesquisa/bolsas_iniciacao_cientifica/index.aspx

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

UNIP e Santander abrem inscrições para processo seletivo de bolsas de estudos Top España 2022

As inscrições vão até 6 de fevereiro de 2023.

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para o Programa Santander Top España 2022. A Universidade Paulista – UNIP, parceira do Santander Universidades, selecionará 11 estudantes e um professor dos cursos de graduação (Presencial, EaD e Flex) e de pós-graduação lato sensu (Presencial e EaD) e stricto sensu (Mestrado ou Doutorado).

Totalmente gratuito, o programa concede bolsas de estudos para uma imersão de três dias em um curso de espanhol, ministrado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Anúncio


A bolsa inclui o custeio do próprio curso, do material e do certificado, além das passagens de ida e volta para Madri, hospedagem, alimentação, seguro-saúde e seguro de vida.

As inscrições vão até 6 de fevereiro de 2023 e os interessados devem seguir este cronograma:

– Inscrever-se, obrigatoriamente, na área de Internacionalização Acadêmica da UNIP até 06/02/2023.

– Inscrever-se, obrigatoriamente, na plataforma Becas Santander (https://app.becas-santander.com/pt/program/bolsas-santander-idiomas-santander-topespana-2022) até 06/02/2023.

– Apresentar o certificado de participação no curso de Capacitação em Internacionalização Acadêmica oferecido pela UNIP. Consulte em: https://www.unip.br/universidade/internacionalizacao_academica/curso.aspx

– Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação (Presencial, EaD e Flex) ou de pós-graduação lato sensu (Presencial e EaD) e stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) da UNIP, durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, também durante todo o período de realização do Programa.

Para maiores informações, consulte o Edital da UNIP – Programa Santander Top España 2022, disponível em: https://www.unip.br/universidade/internacionalizacao_academica/bolsas_santander_universidades.aspx

Sobre a Internacionalização Acadêmica da UNIP

A área de Internacionalização Acadêmica da Universidade Paulista – UNIP foi criada em 2005, com a proposta de formar líderes para atuar de modo eficaz no mercado global, gerando oportunidades de estudo e pesquisa no exterior para seus alunos, assim como atraindo o interesse de estrangeiros pelo Brasil.

Coordenado pela vice-reitora da área, professora doutora Laura Ancona Lee, o departamento mantém cooperação com 141 instituições e agências internacionais de ensino em todos os continentes e promove:

  • O desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas com intercâmbios de professores, alunos e pesquisadores;
  • Atividades de pesquisa conjunta e publicações no âmbito nacional e internacional;
  • Colaboração e participação em seminários e encontros acadêmicos;
  • Intermediação, entre os parceiros, de bolsas de estudos internacionais com renomadas instituições estrangeiras;
  • Troca de material didático e outras informações;
  • Concepção de programas acadêmicos internacionais e projetos específicos para a graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

A área internacional da UNIP atende a todos os cursos e modalidades. Segundo Laura Ancona Lee, as atividades internacionais estão em expansão, assim como o número de egressos que trabalham e/ou estudam no exterior.

Saiba mais em: https://unip.br/universidade/internacionalizacao_academica/

Assessoria/UNIP

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

MEC antecipa prazos de inscrições do Sisu, Prouni e Fies

Editais com o número de vagas serão publicados em janeiro de 2023.

Publicados

em

© Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) antecipou os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

A antecipação dos prazos busca alinhar os processos seletivos com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas. Segundo a pasta, os editais com o número de vagas serão publicados em janeiro de 2023.

Anúncio


O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março.

As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. Já as inscrições para o Fies terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês. O número de vagas nos processos seletivos ainda será divulgado.

Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site Acesso Único.

Confira as datas:

Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições:  28 de fevereiro a 3 de março

Resultados

1ª chamada: 7 de março

2ª chamada: 21 de março

Fies

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultado: 14 de março.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas