Conecte-se conosco

Sociedade

Padres da Diocese de Guarabira participarão de retiro anual do clero

Publicados

em

Os padres da Diocese de Guarabira participarão a partir desta segunda-feira, 02 de julho, do retiro espiritual anual do clero, que será realizado no Convento Ipuarana/Lagoa Seca-PB. O pregador do retiro será o bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap (Ordem dos Capuchinhos) – Bispo Diocesano de Jequié – BA.

Todos os padres do clero diocesano devem participar do retiro, além do bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos,  que também estará presente no encontro que se encerra no dia 06 de julho.

“Esse é um momento muito especial para o nosso clero. Todos os anos realizamos esse retiro, que é parte do processo formativo e de vivência pastoral dos nossos sacerdotes. Teremos a alegria de receber o Pregador do retiro Dom José Ruy Gonçalves Lopes”, destacou padre Kleber Rodrigues que é  cura da Catedral.

Pascom Catedral

Educação

Colações de Grau das turmas concluintes 2017.2 da UEPB serão realizadas entre os dias 9 e 21 de julho

Publicados

em

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 9 e 21 de julho, as solenidades de Colação de Grau 2017.2 dos cursos de graduação de todos os câmpus da Instituição. A primeira cerimônia será a do Câmpus VI, em Monteiro, no dia 9 de julho, às 18h, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, localizado na Avenida Parque das Águas, Centro, e terá como paraninfo o Sr. Roberto Brito de Oliveira.

No dia 10 de julho, às 18h, a solenidade será para os graduandos do Câmpus VII e acontecerá no Ginásio de Esportes da UEPB, em Patos, localizado na Rua Alfredo Lustosa Cabral, Bairro Salgadinho, tendo como paraninfa a professora doutora Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte. Já no dia 11 de julho, às 18h, será a vez dos formandos do Câmpus VIII, em Araruna, colarem grau em solenidade na Vila Requinte, localizada na Rua José Targino, 172, Centro. A cerimônia terá como paraninfo o professor doutor João Hugo Baracuy da Cunha Campos.

Em Catolé do Rocha, a solenidade será realizada no próprio Auditório do Câmpus IV, instalado no Sítio Cajueiro, e ocorrerá no dia 12 de julho, às 17h, tendo como paraninfa a professora doutora Mauriene Freitas Silva. Os graduandos do Câmpus V, em João Pessoa, participarão da cerimônia no dia 13 de julho, às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizado na Rua Rita Xavier de Oliveira, em Mangabeira, tendo como paraninfa a professora doutora Suerde Miranda de Oliveira Brito.

No Câmpus III, em Guarabira, a celebração ocorrerá no dia 18 de julho, às 18h, no Salão de Festas Maison D’ Mel, tendo como paraninfa a professora doutora Wanilda Lima Vidal de Lacerda. Encerrando o período de colações de grau, os concluintes dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca estarão reunidos no dia 21 de julho, às 17h30, no Spazzio, homenageando como paraninfo o professor doutor da UEPB Edvaldo de Oliveira Alves, mais conhecido como professor Mará (In Memoriam).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3350 (PROGRAD) / (83) 3315-3411 (Cerimonial).

Por: Giuliana Rodrigues/UEPB

 

Continue lendo

Guarabira

Comandante do 4º BPM parabeniza policial recém-promovido

Publicados

em

O comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Gilberto, parabenizou o subtenente Emiliano de Melo, que foi promovido a 2º tenente. A promoção foi divulgada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (21) e assinada pelo governador Ricardo Coutinho, tendo em vista proposta do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller.

As luvas de ombro do recém-promovido foram colocadas pelo tenente-coronel Gilberto que, junto com o subcomandante do 4º BPM, tenente-coronel Brandão, desejou ao agora 2º tenente Melo, muitas bênçãos e prosperidade nos passos futuros da sua carreira militar.

Ascom/4ºBPM

 

Continue lendo

Cultura

Grupo Atitude realiza lançamento de livro do escritor Hidelberto Barbosa, em Caiçara

Publicados

em

Neste sábado, (09), a convite do Grupo Atitude, que promove leitura e cultura, Caiçara recebeu a visita do escritor Hildeberto Barbosa Filho, para lançamento do livro “OS LIVROS (A ÚNICA VIAGEM)”, que teve seu lançamento às 14h30 na sede da Fundação Waldemir Miranda. O livro é uma coletânea de crônicas sobre a importância da leitura, com dicas de livros, sugestões para quem quer “pegar o gosto” pelos livros, regras de leitura, razões para se amar os livros, etc.

O escritor é Doutor em Literatura Brasileira, membro da Academia Paraibana de Letras, da Academia Paraibana de Filosofia e da Associação Paraibana de Imprensa, é colunista do Jornal Contraponto, A União e da revista Correio das Artes. Como escritor, ele já publicou 52 obras entre poesia, crítica literária, crônica, jornal literário e memórias. Mas o que ele é mesmo é apaixonado pela leitura, sua biblioteca ultrapassa 17 mil livros e essa paixão contagiante pelo prazer da leitura está demonstrada nessa obra.

Na oportunidade o autor também proferiu palestra com o tema “LER SÓ DÁ PRAZER”, houve a realização de sorteio de livros para os presentes e o livro, no lançamento foi vendido a R$ 15,00 (metade do valor de livraria). Ele também visitou os projetos de leitura do Grupo Atitude e participou do Programa Atitude na Rádio Comunitária FM Cidade Marquesa.

Para Jocelino Tomaz, presidente do Grupo, “Numa época em que o hábito da leitura é cada vez mais raro e que o excesso do uso de redes sociais e aplicativos deixa as pessoas mais distraídas, esquecidas e dependentes, livros que exaltam e incentivam a leitura são de grande importância”.

O Grupo Atitude atua há treze anos na cidade de Caiçara promovendo voluntariamente a leitura e a cultura. São mais de 40 voluntários que mantêm três bibliotecas comunitárias, três pontos de leitura em parceria com padaria, farmácia e academia de ginástica, programa semanal de rádio, projeto de leitura com os presos da cidade, “Natal Rural” e “Natal Literário”, parceria com escolas, etc. O Grupo foi campeão brasileiro do Prêmio VIVALEITURA e do Prêmio Jemina Marques, da Associação de Bibliotecários da Paraíba. Para colaborar ou fazer intercâmbio, ligar para (83) 99175-6171.

Não perca essa oportunidade de, gratuitamente, ouvir numa linguagem clara e dinâmica, além de conversar com um dos maiores intelectuais paraibanos. Certamente você sairá transformado.

Algumas citações do autor:

“Considero-me um leitor, nada mais que um leitor. Um leitor que ama os livros por dentro e por fora. Neles, reconhecendo a mais cômoda e refinada tecnologia. Vivi com eles a vida inteira. Sem eles, não saberia viver. Sou biblíaco: vivo nos livros e pelos livros”.

“A leitura multiplica o mundo e, ao mesmo tempo, pacifica e inquieta a alma”

“Reler é como reencontrar uma velha paixão e saborear de seus segredos”

“Não compreendo tudo que leio. Mas leio, e da leitura colho, quase sempre, algum ensinamento”

“Um livro é maior do que a gente”

“O escritor é antes de tudo um leitor”

“Os bons poemas se renovam a cada leitura”

“Os livros constituem o alimento da alma, em suas andanças pelas paisagens da vida. Manancial de prazer e de ensinamentos, os livros são nossos amigos, como diz Eduardo Frieiro”

“Dizem que depois do prazer de possuir livros, não há outro mais grato que o de falar deles, há sim, o prazer de lê-los”

“Refaço, assim, o antigo provérbio chinês: Diga-me o que você não leu, e eu lhe direi quem você é”

“A leitura é uma viagem sem fim, uma aventura inesgotável; uma fuga, uma alienação, um mergulho, um êxtase…”

“Ler só dá prazer. Prazer no sentido mais rico e mais crítico da palavra”

“A leitura opera em dois movimentos: um, para dentro do texto; outro, para fora”

“Não há literatura sem leitor. O sentido e a significação da literatura se cristalizam no ato de ler. É o leitor que torna viva as páginas cerradas, que ilumina com o olhar a sombra estática das letras e linhas inscritas no branco solitário do papel.

“Quer me ver feliz, dê-me um livro”

“Não me orgulho do que escrevi, mas sobretudo do que li”

Continue lendo

Mais Lidas