Conecte-se conosco

Cidades

Promotoria do Consumidor recomenda que Cagepa realize manutenção estrutural em todos os reservatórios

Publicados

em

A Promotoria de Defesa do Consumidor de João Pessoa recomendou que a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) realize a manutenção estrutural preventiva e corretiva em todos os reservatórios do estado. A recomendação foi expedida pela 2ª promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Priscylla Maroja, após receber relatório técnico da Defesa Civil da Capital que concluiu que o rompimento do reservatório da Rua Diogo Velho, ocorrido no último dia 23 de junho, ocorreu por ineficácia da manutenção preventiva.

O relatório foi entregue durante audiência realizada nessa quarta-feira (18), que contou com a participação de representantes da Cagepa, da Defesa Civil e da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB).

Na audiência, o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, informou que foram requisitados da Cagepa documentos que comprovassem as últimas manutenções, entretanto até o presente não foi apresentado. Ele disse ainda que toda manutenção deve ser registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) através de ART. O engenheiro da Defesa Civil informou que, no reservatório, houve corrosão por oxidação, entendendo que não foi bem cuidada.

A coordenadora jurídica da ARPB, Kyscia Dilorenzo, relatou que a agência abriu um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades e que a companhia solicitou um prazo de 20 dias para apresentar as informações porque estavam aguardando um relatório da empresa.

O engenheiro da Cagepa, Joaquim Almeida, informou que foi contratada a Tecnicom, empresa de cálculo e recuperação estrutural para a emitir um Laudo Técnico sobre as causas da ocorrência. Ele não soube informar se nos arquivos da Cagepa existe relatório de manutenção do reservatório nem a periodicidade da manutenção estrutural, mas disse que a manutenção de limpeza é realizada a cada três meses. Ele explicou que assumiu a diretoria de Operação e manutenção dos Sistemas no último dia 23 de maio. O engenheiro também relatou todas as ações tomadas pela empresa para normalizar o abastecimento, o que ocorreu no dia 30 de junho.

A promotora Priscylla Maroja concedeu um prazo de 10 dias úteis para a Cagepa apresentar defesa escrita ao inquérito civil que tramita na promotoria e para encaminhar as últimas manutenções realizadas em todos os reservatórios da companhia. Também será requisitado que o Crea-PB forneça as anotações de responsabilidades técnicas dos reservatórios da Diogo Velho, referentes as intervenções estruturais na edificação.

Assessoria/MPPB

Rate this post

Guarabira

HOJE: Eliane, Bruno Soares e “as minas” abrem os festejos do tradicional São Pedro do Nordeste

O evento acontece a partir das 19h, no Parque do Encontro, localizado no Bairro do Nordeste.

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira por meio da Secretaria de Cultura e Turismo abre nesta terça-feira (28/6), os festejos do tradicional “São Pedro no Bairro do Nordeste”. São duas noites de festa, com muito forró e muita alegria.

O evento acontece a partir das 19h, no Parque do Encontro, localizado no Bairro do Nordeste com Bruno Soares, “As minas” e, como atração principal, a “Rainha do Forró”, Eliane.

O prefeito Marcus Diôgo destacou a alegria de retomar os festejos juninos tradicionais da cidade, tendo em vista que os últimos dois anos foram de recolhimento e que, esses eventos ajudam na economia dos comerciantes, dos ambulantes, das pessoas que esperam o período para sair de casa, se divertir e curtir o bom do São João.

O prefeito ainda destacou que mesmo tendo as festas por toda a região, o momento ainda exige cuidados com a pandemia. Também lembrou que a cidade vem fazendo este ano uma grande preparação junina, com eventos que ajudaram artísticas locais, como a “Tenda do Forró”, um ambiente decorativo na cidade, a etapa Brejo do Festival de Quadrilhas e o apoio aos festejos comunitários.

A abertura oficial do evento contará com a presença do Prefeito, do secretário de Cultura e Turismo Tarcísio Pereira, entre outros colaboradores da administração, autoridades e convidados.

Na quarta-feira (29), Edu Lima, “Nosso Xote” e Danieze Santiago fecham a segunda e última noite de festejos do santo padroeiro do bairro mais populoso de Guarabira.

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Pagamento de junho dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

Publicados

em

O pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de junho será iniciado nesta quarta-feira (29) e concluído na quinta-feira (30). No dia 29, recebem os aposentados, pensionistas e reformados. Já no dia 30 é a vez dos servidores da ativa, incluindo Administração Direta e Indireta. 

O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (27) pelo governador João Azevêdo, durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara. 

“Mais uma vez, estamos honrando o compromisso de pagar dentro do mês trabalhado, fortalecendo a economia e gerando emprego e renda mês a mês, sempre com saldos positivos”, comentou o gestor. 

Calendário de pagamento:

29/06 – aposentados, pensionistas e reformados



30/06 – servidores da ativa (Administração Direta e Indireta)

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Polícia Civil instala Delegacia Móvel na abertura dos festejos juninos em João Pessoa

Publicados

em

A Polícia Civil escalou efetivos policiais para atuarem exclusivamente na abertura dos festejos juninos de João Pessoa, na noite dessa terça-feira, 21. O evento reuniu milhares de pessoas na Lagoa, no Centro da capital paraibana.

Os policiais se posicionaram em pontos estratégicos da festa, acompanhando a movimentação do público presente. Uma Delegacia Móvel foi instalada no local, para atender possíveis registros de ocorrência.

“Em qualquer lugar público que reúna muitas pessoas, é natural que, eventualmente, ocorra algum episódio criminoso. Mas felizmente, a festa foi bastante tranquila”, disse a superintendente Maísa Félix.

Cobertura total

A Polícia Civil está presente em todos os municípios da Paraíba, tendo sua atuação reforçada nas cidades onde estejam acontecendo festejos juninos.

Sigilo Absoluto

Cidades que recebem muitos turistas podem abrir as portas também para criminosos. Se você perceber pessoas ou grupos com movimentação suspeita nas proximidades da sua casa, ligue para o Disque-Denúncia 197. O sigilo é absoluto.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas