Conecte-se conosco

Variedades

Nesta sexta, 27, terá Lua de Sangue sendo o eclipse mais longo do século

Publicados

em

Foto: Ilustração

Nesta sexta-feira (27), o mais longo eclipse lunar do século XXI poderá ser visto nos céus, inclusive do Brasil, por nada menos que uma hora e 43 minutos. O fenômeno é conhecido como Lua de Sangue, uma vez que a curvatura dos raios solares que iluminam a lua eclipsada pela Terra fazem com que o satélite ganhe coloração avermelhada.

Eclipse em tons de vermelho
Segundo o professor de física Daniel Rutkowski, da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), “A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse. Se a Terra não tivesse atmosfera, o eclipse ficaria totalmente escuro”.

O eclipse acontecerá na região mais escura da sombra da Terra, conhecida como Umbra. Raios solares chegam a essa parte da sombra terrestre devido à distorção causada pela atmosfera da Terra, porém raros são os momentos onde há um corpo celeste presente para evidenciar a luz redirecionada.

Ao todo, a Lua demorará três horas e 55 minutos para fazer a travessia por trás do planeta Terra. Entretanto, o eclipse só será observado durante uma hora e 43 minutos, conferindo ao fenômeno o título de mais longo do século. Antes dele, em 31 de janeiro de 2018, houve o eclipse da superlua azul de sangue, fenômeno que durou uma hora e 16 minutos.

Onde ver?
Segundo os especialistas, as melhores vistas desta Lua de Sangue serão nas regiões compreendidas entre o continente africano e o oceano Índico, mas a Europa e a Oceania também terão acesso visual privilegiado. No Brasil, quando a Lua surgir no horizonte, ela já estará eclipsada. Os melhores horários para observar o fenômeno são entre as 17h30 e as 18h13, seguindo o horário de Brasília.

Além do eclipse lunar, Marte também está chamando a atenção nos céus. O planeta vermelho chegará a ficar 57 milhões de quilômetros da Terra, o mais próximo que Marte já chegou nos últimos 15 anos.

Fonte: UOL

Cidades

Governador reivindica adutora que levará água para o Brejo ao ministro do Desenvolvimento Regional

Publicados

em

O governador João Azevêdo se reuniu, na última quarta-feira (15), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ocasião em que discutiu parcerias nas áreas de recursos hídricos e de habitação. No encontro, o gestor detalhou propostas para solucionar a crise hídrica na região do Brejo paraibano, bem como ações para a Região Metropolitana de João Pessoa.

“Nós colocamos nossa preocupação com o Brejo que precisa de investimentos e tivemos a oportunidade de apresentar propostas que temos para a solução definitiva de um problema ocasionado pela estiagem e que está sacrificando o abastecimento de água da região, além de ações para a Região Metropolitana de João Pessoa”, explicou o chefe do Executivo estadual.

Ele também destacou que recebeu do ministro a confirmação de parcerias para a construção de habitações. “Foi uma reunião importante. Várias diretrizes foram adotadas e vamos avançar na solução definitiva dos problemas que temos agora”, acrescentou.

Também acompanharam a reunião os secretários de estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, e da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, além do executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

Secom-PB

Continue lendo

Cinema

Escape Room 2, Mate ou Morra e Patrulha Canina estão em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz

Publicados

em

Foto: Divulgação

Confira a programação em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz em Guarabira-PB de 16 à 22 de Setembro de 2021.

As estreias desta semana no Cinemaxxi Cidade Luz são os filmes: Escape Room 2, Mate ou Morra e Patrulha Canina – O filme. Os filmes: Maligno, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, continuam em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz no Shopping Cidade Luz em Guarabira. Confira a seguir o trailer e horários de exibição.


Escape Room 2

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em Escape Room 2 – Tensão Máxima, seis pessoas se encontram presas em uma nova série de armadilhas, buscando o que elas têm em comum para sobreviver… e descobrindo que todos já jogaram esse jogo antes.


Mate ou Morra

Classificação: 16 anos

Sinopse: Em Mate ou Morra, acompanhamos a história de Roy Pulver (Frank Grillo), um oficial da polícia aposentado que inexplicavelmente fica preso no tempo e é obrigado a vivenciar repetidamente o dia de sua morte. Enquanto tenta evitar ser morto, ele percebe que existe uma razão maior para que tudo isso aconteça.

Patrulha Canina – O filme

Classificação: Livre

Sinopse: Em Patrulha Canina – O Filme, o filhote Ryder e seus amigos têm um grande desafio: Impedir o novo Prefeito de Adventure City, Humdinger, de causar muitos problemas. A turma ainda ganha uma nova aliada para a missão: a esperta basset Liberty. Juntos e equipados com muita tecnologia, a Patrulha Canina luta para salvar os moradores de Adventure City!

Clique e confira os trailers e sinopses dos outros filmes em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz >>>

Continue lendo

Cidades

AGORA É LEI! Programa Dignidade Menstrual garante à população carente acesso a absorventes

Publicados

em

Agora é Lei. O governador João Azevêdo sancionou, nesta quarta-feira (15), a Lei nº 12.048 que institui e define diretrizes para o “Programa Estadual Dignidade Menstrual no Estado da Paraíba”, com o objetivo de promover o acesso a absorventes descartáveis e reutilizáveis, coletores menstruais e calcinhas absorventes, para crianças, adolescentes, mulheres em idade reprodutiva e homens trans. Além de garantir os produtos higiênicos a essa população carente, o programa fará um trabalho de conscientização sobre a menstruação enquanto processo natural no ciclo de vida das mulheres. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado e é de autoria do Poder Executivo.

O Programa de Dignidade Menstrual foi proposto num primeiro momento pela deputada Estela Bezerra e aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Porém, foi vetado pelo governador por inconstitucionalidade. Mas o Governo do Estado absorveu a proposta, dada a importância do tema, encaminhando a matéria à Casa de Epitácio Pessoa – desta vez como autoria do Executivo – e que foi chancelada pelo Plenário.

A lei nº 12.048 pretende, além do acesso a produtos de higiene e saúde menstrual, promover ações para ampliar o diálogo sobre o tema nos espaços da rede pública e privada de saúde, na comunidade escolar e de serviços da rede socioassistencial. Também será oferecido assistência integral com apoio psicológico, social, terapia hormonal, não hormonal e outros a pessoas do sexo feminino que estão em processo de climatério e menopausas.

O acesso aos benefícios da lei será garantido a crianças, adolescentes, mulher em idade reprodutiva, em processo de climatério e menopausa e homem trans que tenham renda per capita abaixo de um salário mínimo por família; estar em situação de rua; estar inserida em programas sociais do governo federal ou estadual; ser discente da rede de ensino público; e ser de comunidades tradicionais e povos originários.

Assessoria

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas