Conecte-se conosco

Cidades

‘Vamos falar da vida’: MPPB realiza evento público sobre o ‘Setembro Amarelo’ nesta terça-feira

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abre, nesta terça-feira (28), a campanha ‘Vamos falar da Vida!’, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, uma ação internacional para conscientização e prevenção do suicídio. O evento é promovido pelo Núcleo de Políticas Públicas do MPPB e pela Promotoria de Justiça de Defesa de Defesa da Saúde de João Pessoa, em parceria com vários parceiros. A abertura vai contar com a apresentação do poeta de cordel e poesia popular, Merlânio Maia. O evento vai contar também com um painel e debates, com a participação dos médicos psiquiatras, Alfredo Minervino e José Brasileiro Dourado Júnior.

Minervino é vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e Brasileiro é presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria e Médico Psiquiatra. Além deles vão participar do painel a procuradora do Trabalho, Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, e o representante do Centro de Valorização da Vida em João Pessoa, André Fagundes.

Anúncio


Tanto o procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, quanto a 2ª promotora de Justiça da Saúde, Jovana Maria Silva Tabosa, concordam que o tema é importante e precisa e ser tratado como um problema de saúde pública.

Os membros do Ministério Público implantaram um grupo de trabalho que vem discutindo o assunto, com a intenção de criar um fórum interinstitucional e intersetorial para pensar ações e projetos de esclarecimento, prevenção e posvenção envolvendo a temática das mortes autoprovocadas. O objetivo é contemplar pessoas que têm ideação suicida, as que chegaram a tentativas e também os familiares de vítimas de suicídios.

Programação

14h00 – Abertura:

Apresentação poética de Cordel e Poesia Popular – Poeta Merlânio Maia

(Autor de 13 livros, 50 cordéis e 8 CD’s de música e poesia popular).

14h30 – Composição da mesa

14h40 – Dr. Valberto Cosme de Lira (procurador de Justiça e Coordenador do Núcleo de Políticas Públicas)

14h45 – Drª. Jovana Maria Silva Tabosa (2ª Promotora de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa)

14h50 – Dr. Marcos Coelho de Salles (Juiz)

14h55 – Dr. José Guilherme Ferraz da Costa (Procurador da República)

15h00 – Ministério da Saúde na Paraíba

15h05 – Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba

15h10 – Dr. Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior (Secretário de Saúde do Município de João Pessoa)

15h15 – Conselho Regional de Medicina na Paraíba

15h20 – Iany Cavalcanti da Silva (Presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba)

15h25 – Palestras

15h25 – Drª. Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho (Procuradora do Trabalho)

15h45 – Dr. Alfredo Minervino (Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e Médico Psiquiatra)

16h05 – Dr. José Brasileiro Dourado Júnior (Presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria e Médico Psiquiatra)

16h25 – André Fagundes (Voluntário do CVV em João Pessoa)

16h45 – Abertura para debates (público)

17h00 – Encerramento

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

PMJP recorre ao STJ para prosseguir com as obras do Parque da Cidade

Atualmente, o pedido está sendo analisado pelo ministro paraibano Herman Benjamin.

Publicados

em

A Prefeitura de João Pessoa pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para derrubar uma decisão que suspendeu as obras do Parque da Cidade, no Bessa. A ação começou a tramitar na tarde desta quinta-feira (12).

A suspensão foi estabelecida no início do mês pelo juiz convocado Inácio Jairo com base no pedido apresentado pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.

Anúncio


O instituto argumentou que os documentos apresentados, Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e Plano de Controle Ambiental (PCA), eram insuficientes para avaliar os impactos ambientais. Solicitando a realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) antes da continuidade das obras.

Atualmente, o pedido está sendo analisado pelo ministro paraibano Herman Benjamin.

Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Sociedade

O Boticário encanta moradores com árvore de Natal perfumada em Guarabira (PB)

Experiência sensorial gratuita ocorre até 7 de janeiro, na Praça Novo Milênio, com distribuição de brindes da marca.

Publicados

em

A magia do Natal chegou em Guarabira, na Paraíba. Isso porque o Boticário – marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* e eleita a melhor marca para presentear no Natal* – presenteou a cidade com uma árvore decorada e perfumada, na Praça Novo Milênio, em frente a agência da Caixa Econômica Federal. Na ação, que ocorre até o dia 7 de janeiro, os visitantes têm a oportunidade de uma experiência sensorial, que exala as fragrâncias Casa 214, linha de perfumaria para o lar do Boticário.

“Nós que estamos no mercado há mais de 30 anos ficamos felizes demais por ter a oportunidade de presentear a cidade com essa ativação do Boticário em Guarabira. É uma alegria proporcionar um Natal ainda mais especial para a população,” celebra Jimena Travassos, sócia diretora do Grupo Annaline Amália, franqueada da marca em Guarabira.

Anúncio


Como participar – Ao se cadastrarem no Clube Viva, programa de fidelidade do Boticário, o público ganha brindes exclusivos da marca. A ação é gratuita e a distribuição de brindes acontece de quarta a sexta, das 16h30 às 17h30.
Para acompanhar a agenda da ativação, acompanhe o instagram @oboticarioguarabirapb.

Serviço:
Árvore perfumada Boticário – Guarabira (PB)
Data: Até 7 de janeiro
Horário: Livre
Local: Av. Sabiniano Maia, 1065 – Bairro Novo

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

“Imortal”: professora da UEPB Guarabira toma assento na Academia de Letras, Artes e Ciências Litorânea de Cabedelo

Publicados

em

Fotos: Divulgação

A Academia de Letras, Artes e Ciências Litorâneas de Cabedelo (ACCAL) aprovou e empossou a professora do Centro de Humanidades, Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Verônica Pessôa da Silva, como nova imortal da instituição. A docente tomou posse na cadeira 35 que tem como homenageada a patronesse Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia Floresta, educadora, poeta e escritora tem um legado pioneiro na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais.

A posse da docente aconteceu nesta quarta-feira (4) tendo como cenário o Teatro Santa Catarina, no município de Cabedelo. A ACCAL-Litorânea tem como objetivo congregar mulheres que se dediquem às atividades literárias, artísticas e científicas nas diversas formas de expressão.

Anúncio


A solenidade contou com a presença de autoridades e personalidades do contexto político, jurídico e literário do estado da Paraíba, dentre os quais estiveram presentes o vice-presidente da Academia Paraibana de Letras, Francisco de Sales Gaudêncio, representando, na ocasião o presidente, Severino Ramalho Leite. Na oportunidade Francisco de Sales Gaudêncio deu posse a presidente da ACCAL, Tania Regina Castelliano.

Mais sobre a professora Verônica Pessôa

Doutora em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora Verônica Pessôa é docente do Câmpus III onde atua como professora associada do Departamento de Educação, no curso de Pedagogia há cerca de 20 anos. Ela também integra a equipe da gestão da UEPB, contribuindo na Pró-reitoria de Gestão Administrativa até este ano.

Com uma produção de cinco livros que registram discussões relativas às questões didático-pedagógicas, que marcam o contexto educacional, a professora tem construído um legado acadêmico-profissional voltado à alfabetização de pessoas jovens e adultas e a formação docente, com ênfase no letramento literário, contribuindo para a difusão da literatura como direito importante para a formação humana.

Além de sua produção escrita, ela vem desenvolvendo diversos trabalhos nos campos da pesquisa e da extensão, com destaque para os projetos “Paulo Freire: vida, obra, legado e contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro” (2020), que primou pela leitura e discussão da obra do professor Paulo Freire, por diversos estudantes dos cursos de Licenciatura no Câmpus III; “Novas leituras, novas estradas – práticas de Letramentos com motoristas condutores dos estudantes do Câmpus III” (2021), que permitiu a apropriação de diversos textos e temas literários pelos motoristas dos ônibus dos estudantes da UEPB; e “Escrita Criativa em diálogos com escritores/as paraibanos/as” (2022), que permitiu o diálogo com escritores e escritoras paraibanos e de suas produções, no âmbito do estado.

A de Letras, Artes e Ciências Litorâneas de Cabedelo que tem como patronesse oficial a escritora Rachel de Queiroz, cuja cadeira é representada por sua presidente, também homenageia diversas Patronesses nas cadeiras de honoríficas titulares fundadoras, em um total de 40 patronesses, dentre as quais Anaide Beiriz, Hilda de Almeida Prado Hilst, Anita Garibaldi, Esperança Garcia, entre outras em um total de 40 mulheres, representadas por acadêmicas que tem se dedicado à produção no campo das letras, artes e das ciências.

A ACCAL foi fundada em 02 de julho de 2024, e é uma sociedade civil de direito privado e pessoa jurídica sob a forma de associação sem fins lucrativos de caráter científico, artístico e cultural, regida pelo Estatuto Social, pelo Regimento interno e, subsequentemente, pela legislação brasileira pertinente.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas