Conecte-se conosco

Saúde

DIA DA OSTEOPOROSE: Ortopedista explica como é possível diagnosticar a osteoporose e apresenta meios para combater a doença

Publicados

em

Fragilidade óssea provocando fraturas não é comum em determinados ossos após pequenas quedas, é um dos sintomas para identificação da osteoporose. A doença provoca alterações na arquitetura óssea do indivíduo e se caracteriza pela redução qualitativa da matriz óssea. Neste sábado (20), data em que se comemora o Dia Mundial da Osteoporose, o ortopedista e coordenador de ortopedia do Hospital Geral do Hapvida, Luciano Lira, aproveita para apresentar alguns esclarecimentos acerca da doença, que ocorre tanto em homens quanto mulheres, mas que é mais frequente na figura feminina.

Segundo o especialista, a identificação da doença é possível de ser realizada com acompanhamento anual do paciente de risco através do exame de densitometria óssea associados à alguns marcadores laboratoriais. “Esses fatores podem estar alterados em pacientes com osteoporose, tipo as vitaminas D, K e cálcio. A nutrição inadequada, falta de exercícios físicos e o uso de hormonioterapia sem critério, estão entre os fatores que provocam o risco da doença, .

O médico explica que, antes de tudo, a doença pode ser classificada da seguinte forma: tipo 1 e tipo 2. “A osteoporose tipo 1 se dá quando ocorre pós menopausa, a perda óssea que acomete o osso trabecular, como por exemplo, a coluna vertebral. Já o tipo 2 é quando há senilidade relacionada ao processo de envelhecimento e perda óssea cortical em osso longo, como o fêmur”.

Anúncio


Luciano Lira explica que não há um tratamento em definitivo para o caso de pacientes diagnosticados com a doença. “Atualmente indicamos algumas mudanças de hábitos em pacientes conforme sua classificação da osteoporose tipo 1 ou tipo 2, associados a medicamentos que diminuam a reabsorção do cálcio no osso”. Ainda não temos um tratamento considerado “padrão ouro”, mas com a ajuda do profissional o paciente poderá ter uma vida sem restrições, podendo exercer suas atividades laborais”, afirma o especialista.

Combatendo a Osteoporose – Um dos fatores muito importantes para reduzir a possibilidade de ocorrência da osteoporose está relacionada ao estilo de vida saudável. O fator nutricional é um grande aliado para prevenção da doença, porém, existem outros fatores. “A atividade física serve como tratamento e prevenção para osteoporose. Entre as atividades que podemos destacar estão a caminhada, pilates, ioga, hidroginástica e tantas outras que podem combater a doença”, afirma Luciano Lira.

Assessoria/Hapvida

Rate this post
Anúncio


Saúde

Guarabira recebe CAPS AD totalmente reformado

A ambientação agora conta com obras de arte naïf, valorizando o patrimônio cultural de Guarabira.

Publicados

em

Foto: Divulgação/Secom-PMG

A Prefeitura de Guarabira entregou na última sexta-feira (14) o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, no bairro Dona Adália, totalmente reestruturado. O espaço, que estava em condições precárias, foi reformado em apenas 11 meses de gestão.

A requalificação do CAPS AD, realizada com recursos próprios e mão de obra municipal, visa oferecer um ambiente digno e humanizado para o tratamento em saúde mental e dependência química. A ambientação agora conta com obras de arte naïf, valorizando o patrimônio cultural de Guarabira.

A prefeita Léa Toscano destacou a importância da entrega. “Encontramos o CAPS AD em condições muito difíceis, sem oferecer a estrutura mínima necessária. Hoje, entregamos um espaço totalmente renovado, digno e preparado para garantir um atendimento humano e eficiente. Isso mostra o nosso compromisso com a saúde de Guarabira,” afirmou.

Anúncio


O evento de reabertura contou com a presença do vice-prefeito Raimundo Macedo, da deputada estadual Camila Toscano, secretários e vereadores. A reabertura do Centro reforça a dedicação da gestão em fortalecer as políticas públicas de atenção psicossocial no município.

Com Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Odontologia hospitalar melhora recuperação de pacientes e reduz tempo de internação no Trauma-JP

Publicados

em

Os cuidados diários com a saúde bucal fazem parta da rotina de grande da população mas, dentro das unidades hospitalares, muitas pessoas estão impossibilitadas de realizá-los. Nesse sentido, a odontologia hospitalar faz parte do cotidiano de quem está internado no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, atuando em diversas áreas do complexo.

Com uma equipe composta por 23 cirurgiões-dentistas, o serviço atua de forma contínua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, garantindo a prevenção de infecções bucais, o apoio à recuperação clínica e a promoção da saúde integral de quem recebe atendimento.

Para o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, a presença desses profissionais nas UTIs e enfermarias reflete o compromisso da instituição com uma assistência multidisciplinar, técnica e humanizada. “Nossos cirurgiões-dentistas têm um papel fundamental dentro da rotina hospitalar, atuando na prevenção de infecções, no alívio do desconforto e na promoção da saúde como um todo, bem como garantindo a dignidade de cada pessoa assistida”, ressaltou.

Anúncio


Segundo o coordenador da Odontologia Hospitalar, Alessandro Elery, a média mensal de atendimentos é de 1.500 procedimentos, números que refletem dedicação, técnica e compromisso com a vida. “Costumo dizer que a Odontologia Hospitalar trabalha fazendo a adequação do meio bucal, ou seja, buscamos corrigir tudo o que está inadequado à medida que o internado precisa. Nosso objetivo é restabelecer o equilíbrio da cavidade oral para que ela não se torne um foco de infecção e, assim, contribuir para a recuperação sistêmica”, destacou.

Usuário do serviço, Fernando Lira precisou dos cuidados da equipe e ficou surpreso com o atendimento. “Eu não imaginava que o dentista tivesse um papel tão importante dentro do hospital. Durante o tempo que fiquei internado, eles cuidaram da minha boca com muita atenção, e isso fez toda a diferença. O desconforto que eu sentia diminuiu e percebi que até a respiração melhorou. É um cuidado que vai além do físico é um gesto de carinho e respeito”, contou.

A Odontologia Hospitalar do Hospital de Trauma é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar alterações bucais que, se não tratadas, podem gerar infecções graves, como a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Entre os procedimentos realizados estão a remoção de aparelhos e próteses dentárias, raspagem de cálculo dental, suturas, higiene oral com solução de clorexidina, além de tratamentos com laser de baixa potência, que auxiliam na cicatrização, aliviam a dor e promovem mais conforto aos internados.

Essas ações refletem diretamente em resultados clínicos importantes: redução do tempo de internação, diminuição do uso de medicamentos e melhoria na recuperação global de quem recebe o atendimento.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Paraíba aplica mais de 46,5 mil doses de vacina contra o sarampo e HPV

A Campanha Nacional de Multivacinação, segue até o próximo dia 31 de outubro.

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (18), o Dia D de Multivacinação com foco na proteção contra o Sarampo e HPV. A ação, que se estendeu por todo o estado – em 909 postos de vacinação – aplicou 46.536 doses, sendo 9.138 doses para sarampo; 3.079 doses para HPV e 34.319 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação. A abertura oficial foi realizada no Mercado Público de Queimadas, no Agreste paraibano. A Campanha Nacional de Multivacinação é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, e tem como lema “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa força”.  

Os cinco municípios que mais vacinaram neste Dia D foram: João Pessoa (8.155 doses); Santa Rita (2.309 doses); Mamanguape (1.345 doses); Bayeux (1.303 doses) e Sousa (1.232 doses). 

Na abertura do evento, o governador em exercício Lucas Ribeiro destacou a união de esforços para ampliar a vacinação em todo o estado. “Neste Dia D reforçamos o esforço conjunto entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e os municípios para ampliar a cobertura vacinal. A vacina sempre foi um gesto de amor, de cuidado e de responsabilidade”, afirmou. 

Anúncio


O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, lembrou que – com o Dia D de hoje – já foram realizados cinco este ano. “Com essas ações – somente em 2025 – foram mais de 200 mil doses aplicadas em todo estado. A Paraíba é referência no país e a gente agradece o apoio de todos os municípios, do Cosems e de toda equipe da SES. Vamos juntos proteger a população contra as doenças imunopreveníveis – podem ser evitadas através da vacinação”, disse.  

Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a parceria entre o governo federal e o governo estadual faz toda a diferença no resultado das campanhas. “Com isso, quem ganha é o povo paraibano e essa mobilização é fundamental porque vacina protege; vacina previne; vacina é um ato de cuidado”, pontuou. 

A manicure Carla Gomes Maciel, 25, moradora da cidade de Queimadas, aproveitou o “Dia D” de Multivacinação para atualizar sua caderneta de vacinação. “Tomei as vacinas contra o sarampo e a gripe – influenza. Esse movimento é muito importante porque a saúde é o bem mais valioso da nossa vida”, declarou.

Durante o evento, a população de Queimadas também pôde contar com serviços de saúde e cidadania, como coleta móvel de sangue do Hemocentro, odontomóvel, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea. A programação contou ainda com atividades voltadas às crianças, incluindo distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce, brinquedos e apresentações culturais.  

O taxista Derly Teles da Silva, 41, também morador de Queimadas, aproveitou para doar sangue no veículo de coleta itinerante do Hemocentro da Paraíba. Ele é doador. “Doar sangue é um ato de carinho e de amor ao próximo. Todo ano eu faço a doação duas ou três vezes. Toda vez penso que, naquele momento, tem muita gente precisando e que o meu ato vai salvar vidas. E hoje foi um dia especial porque, geralmente, eu saio do meu município para fazer a doação em Campina Grande. Mas, dessa vez, fiz em casa. Muito boa essa ação”, elogiou.   

A ação, que teve como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31 de outubro.

Fonte: Secom/GOVPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas