Conecte-se conosco

Política

Em 19 municípios, eleitores vão eleger prefeitos neste segundo turno

Orla de Mangaratiba - Prefeitura de Mangaratiba/Divulgação

Publicados

em

Além de votar para presidente da República, os eleitores de 19 cidades irão às urnas, neste domingo (28), para escolher novos prefeitos devido ao afastamento dos vencedores em 2016. As eleições suplementares vão mobilizar o eleitorado de cinco municípios de Goiás, quatro de São Paulo, três do Rio de Janeiro, dois do Amazonas, um do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Mato Grosso, um do Ceará e um do Maranhão.

Localizada a 70 quilômetros de Brasília, no entorno do Distrito Federal, Planaltina é uma das cinco cidades onde haverá eleição para a prefeitura, no estado de Goiás. O Tribunal Regional Eleitoral cassou o registro da chapa eleita em 2016, formada por David Alves Teixeira Lima (Pros) e Maria Aparecida dos Santos (Pros), por compra de votos.

Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, eles prometeram empregos em troca de votos, além de usar bens públicos para fazer propaganda eleitoral. Durante a campanha, Lima se reuniu com rodoviários desempregados, prometeu negociar a contratação de todos e pediu apoio dos trabalhadores. Uma gravação da reunião comprovou a denúncia.

Mangaratiba

Os eleitores de Mangaratiba, município da Costa Verde do Rio de Janeiro, também vão escolher o novo prefeito. Será o quarto a ocupar o posto desde 2016, quando Aarão de Moura Brito Neto (PPS) e o vice Renildo Rodrigues Brandão (PPS) venceram o pleito. A chapa foi cassada por abuso de poder praticado nas eleições de 2008, quando Aarão também tinha sido eleito para o cargo.

O então presidente da Câmara Municipal, Vitor Tenório dos Santos (PDT), assumiu interinamente a prefeitura, mas não ficou muito tempo no cargo. Ele foi denunciado por dispensa indevida de licitações e desvio de recursos públicos. Está foragido desde agosto. No momento, o vereador Carlos Alberto Ferreira Graçano (Pode) ocupa o cargo interinamente.

Para a professora de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Silvana Batini, o eleitor fica desestimulado com as trocas frequentes de prefeito. “Estamos em crise de credibilidade na classe política, mas, ao mesmo tempo, é muito melhor que o eleitor tenha possibilidade de escolher novamente do que fazer a escolha em uma eleição indireta pela Câmara dos Vereadores”, observou.

Ordem de votação

No estado do Rio de Janeiro, além de Mangaratiba, os eleitores vão escolher também os prefeitos de Aperibé e Laje do Muriaé. É distinta a situação dos eleitores das três cidades do Rio de Janeiro e das cinco de Goiás. No Rio, há segundo turno para governador, mas em Goiás – e também no Ceará e Maranhão – a disputa para o governo do estado foi resolvida no primeiro turno. Já em mais oito cidades onde haverá eleição municipal suplementar, localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Amazonas, haverá segundo turno para governadores.

Portanto, em Mangaratiba (RJ), Aperibé (RJ) e Laje do Muriaé (RJ),  Alpestre (RS), Vidal Ramos (SC), Araras (SP), Rincão (SP), Monte Azul Paulista (SP), Mongaguá (SP), Anamã (AM) e Novo Airão (AM), os eleitores vão seguir a seguinte ordem de votação: governador, presidente e prefeito. Para cada cargo, deverão digitar dois números.

Em Planalto da Serra (MT), Croatá (CE), Turvelândia (GO), Planaltina (GO), Davinópolis (GO), Divinópolis (GO), Serranópolis (GO) e Bacabal (MA), os eleitores vão escolher o presidente e o prefeito. Nesses estados, os governadores foram eleitos no primeiro turno.

Urnas

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para permitir as diferentes votações, a Secretaria de Tecnologia da Informação desenvolveu o Programa de Múltiplas Eleições, que “permite a programação da urna eletrônica com composições que variam conforme as exigências de cada pleito”.

No primeiro turno, por exemplo, além da votação nacional – presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais -, as urnas foram preparadas para a eleição do Conselho Distrital do Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e dos plebiscitos em Petrópolis (RJ), Fortaleza do Tabocão (TO) e Augusto Severo (RN).

Em Petrópolis, 68,7% dos votantes decidiram pelo fim do uso de tração animal em charretes que fazem passeios turísticos no centro histórico. Já em Fortaleza do Tabocão e Augusto Severo, os eleitores decidiram mudar os nomes das duas cidades. Com 74,83% dos votos, Fortaleza do Tabocão passará a se chamar somente Tabocão. Augusto Severo será Campo Grande, por vontade de 95,7% dos votantes.

Fonte: Agência Brasil

Avalie esta postagem
Apoio

Guarabira

Câmara de Guarabira emite nota pelo restabelecimento do prefeito Zenóbio Toscano

Publicados

em

O legislativo guarabirense emitiu NOTA neste sábado (25), pelo pronto restabelecimento do prefeito Zenóbio Toscano, acometido de um AVCI (acidente vascular cerebral isquêmico) no início da noite, em João Pessoa. Confira a NOTA.

“NOTA

A Câmara Municipal de Guarabira, em nome dos 15 vereadores que compõem o parlamento mirim e dos funcionários, vem a público externar a torcida para o pronto e total restabelecimento da saúde do Prefeito Zenóbio Toscano de Oliveira, que fora acometido por um acidente vascular cerebral isquêmico, neste sábado (25).
Aproveitamos também, para prestar nossa solidariedade com a primeira-dama Dona Léa Toscano, todos os filhos e netos. Desejamos que tão breve Zenóbio volte ao seu convívio diário, como pai, avô e esposo.
No mais, ratificamos a torcida pela volta do Senhor Prefeito ao comando dos destinos do Poder Executivo de Guarabira, como fora eleito pela população no pleito de 2016.
Câmara Municipal de Guarabira, 25 de maio de 2019.
Marcelo Bandeira – Presidente
Renato Toscano – Vice Presidente
Júnior Ferreira- 1º Secretário
Tiago Justino atributivo – 2º Secretário
Elias Asfora Filho – Vereador
Jáder Filho – Vereador
José Tolentino de Alustau – Vereador
Leonardo Macena – Vereador
Marcos de Enoque – Vereador
Michel Xavier de Lima – Vereador
Michelle Paulino – Vereadora
Neide de Teotônio – Vereadora
Renato Meireles – Vereador
Saulo Fernandes – Vereador
Wilson Filho – Vereador
Da Assessoria da CMG”

Avalie esta postagem
Continue lendo

Guarabira

Vereador solicita parceria da Prefeitura de Guarabira com Senai para cursos profissionalizantes

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (21), propositura do vereador Michel do Empenho, que sugere ao prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), para que possa firmar parceria junto ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a vinda de cursos profissionalizantes para o Município de Guarabira.

De acordo com o parlamentar existe um número grande de pessoas desempregadas na cidade em razão da crise econômica e que a capacitação é a única saída para o reingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho.

“Nós temos acompanhado o drama de muitas pessoas que perderam seus empregos em razão da crise que estamos vivenciando. São guarabirenses que precisam de emprego para o sustento de suas famílias e com parceria envolvendo o Senai e a Prefeitura de Guarabira é possível capacitar, preparar essas pessoas para que possam aproveitar as oportunidades quando elas surgirem”, defendeu Michel. Com a aprovação a matéria será encaminhada ao gabinete do prefeito de Guarabira para que adote as medidas administrativas que entender necessárias.

Assessoria

Avalie esta postagem
Continue lendo

Paraíba

Reconhecimento: Raniery Paulino recebe comenda ” Medalha Defensor Público Airton Cordeiro”

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) recebeu no último sábado (18), em Casa de Recepção em João Pessoa,  a Medalha Defensor Público Airton Cordeiro, um importante reconhecimento do trabalho do parlamentar em defesa da Defensoria Pública da Paraíba.

O evento que comemorou os 60 anos de Assistência Judiciária Gratuita na Paraíba, homenageou diversas personalidades paraibanas.

Sendo um defensor da Defensoria Pública da Paraíba na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Raniery Paulino comemora o reconhecimento da entidade com sua atuação na Casa de Epitácio Pessoa.

” Quando defendemos a Defensoria Pública da Paraíba, defendemos todos os paraibanos que recorrem aos defensores em diversas situações” disse. ” Acredito que essa Comenda é um reconhecimento do meu trabalho em defesa de todos os defensores públicos da Paraíba, sou grato pelo recebimento da homenagem” finalizou Raniery.

Assessoria

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas