Conecte-se conosco

Guarabira

Justiça concede tutela de urgência para realização de simpósio na UEPB Guarabira

Fotos: Divulgação

Publicados

em

Com base no direito constitucional que assegura aos indivíduos a liberdade de expressão, reunião e manifestação do pensamento, o Poder Judiciário da Paraíba (2ª Vara de Guarabira) concedeu, na última terça-feira (6), tutela de urgência para garantir a realização do 3º Simpósio de Gênero, Sexualidade e Educação, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira.

A decisão judicial tem a finalidade de resguardar o seminário contra possíveis atos preconceituosos e discursos de ódio que venham tumultuá-lo, como casos ocorridos em edições anteriores, ressaltando que será qualificada como homofobia qualquer tentativa de censura ao evento pelo fato de abordar a temática identidade de gênero. A ação foi provocada por iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro de Humanidades (CH) e do Coletivo Violeta Formiga, um grupo composto por estudantes de diferentes cursos do Campus III, cuja atuação se dá por meio do desenvolvimento, desde 2015,  de atividades acadêmicas e culturais que priorizam o debate em torno dos direitos das minorias.

Para as coordenadoras do NPJ, Thaís da Rocha, e do Coletivo Violeta Formiga, a estudante do Curso de História Bruna Ariel, preservar os direitos e os deveres de acordo com os termos preconizados pela Constituição Federal de 1988  é tarefa primordial para a sociedade. “O reconhecimento da Justiça, conferindo uma medida liminar que protege o seminário em foco, é de grande relevância tanto para a UEPB quanto para o estado da Paraíba, pois reforça valores constitucionais que devem ser respeitados a qualquer custo, como a autônima universitária e a livre reunião de pessoas e expressão das ideias”, disse Thaís da Rocha.

Com vasta experiência na área de Direito Constitucional, o professor Agassiz Almeida Filho, chefe do Departamento de Direito do Centro de Humanidades, destacou que a decisão proferida pela juíza Barbara Emmerich demonstra que o Poder Judiciário da Paraíba está comprometido com o Estado Democrático de Direito e com a Constituição Cidadã, principal símbolo do processo de redemocratização no Brasil,  que completou, em 2018, 30 anos de existência. Para ele, o procedimento adotado pelo NPJ e pelo Coletivo Violeta Formiga é de suma importância para assegurar direitos que são considerados pilares da República.

“Deve-se levar em consideração que atualmente, no Brasil, discussões sobre direitos das minorias estão colocadas em xeque. A defesa dos nossos direitos precisa ser fortalecida constantemente. A UEPB, o Poder Judiciário da Paraíba, as jovens que compõem o Coletivo Violeta Formiga, o Núcleo de Prática Jurídica, todos deram uma aula de Democracia ao promoverem o entendimento, a tolerância e o diálogo entre as pessoas que pensam de forma progressista, democrática, constitucional e, principalmente, que querem o melhor para o país. A Universidade Estadual da Paraíba, a começar pelo reitor, passando pelos professores, técnicos administrativos, alunos e trabalhadores terceirizados, respira Democracia, sendo, portanto, bem-vindas à Instituição todas as formas de pensar”, relatou o docente.

Fonte: UEPB Campus III Guarabira

Cidades

Colégio Executivo realiza lu’aula da Saudade com alunos do terceiro ano. Confira!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

O Executivo Colégio e Curso realizou um luau com professores e alunos no último dia 14 de novembro de 2018 na casa de eventos Maison D’Mel Laguna em Guarabira. Denominado de Lu’aula da Saudade, o evento reuniu as turmas concluintes do terceiro ano do Colégio Executivo. Confira nas fotos a seguir como foi o luau.

O Executivo Colégio e Curso tem ensino fundamental e médio. Fica localizado na Rua Luís Porpino da Silva, s/n – Area Branca em Guarabira-PB, fone: (83) 3271-8573 e 3271-8847

Do brejo.com

Continue lendo

Guarabira

Cerimonial da UEPB convoca concluintes do Campus III para reunião nesta sexta-feira (9)

Publicados

em

Nesta sexta-feira (9), às 14h, no auditório do Centro de Humanidades (CH), a Coordenação do Cerimonial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará reunião com todos os estudantes concluintes do Campus de Guarabira. Na ocasião, serão escolhidos, por meio de sorteio, os representantes que irão fazer o juramento em nome das turmas, colar grau em nome dos formandos e compor a comitiva que conduzirá o paraninfo geral.

Ainda consta na pauta do encontro o edital que traz as regras para a seleção do orador oficial, bem como informações sobre trajes, becas, ensaio geral e participação de fotógrafos e convidados. A Colação de Grau das turmas concluintes do Campus III está marcada para o dia 18 de dezembro.

 

Ascom-CH

Continue lendo

Galerias de Fotos

Veja lançamentos de Pontes Calçados na 2ª Guarabira Collection

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Nesta quarta-feira (07), a loja Pontes Calçados apresentou os últimos lançamentos em calçados, bolsas e demais acessórios na segunda edição do Guarabira Collection, que aconteceu na Villa Gourmet em Guarabira. Estiveram na passarela ainda, as lojas: Giselda Confecções, Molekada, Emporio ZOOM e J2 Galpão da Moda.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Mari localiza-se na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Em Guarabira localiza-se na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241, e ainda no Shopping Cidade Luz.

Confira nas fotos a seguir como foi o desfile com os calçados da Pontes Calçados.

Do brejo.com

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas