Conecte-se conosco

Guarabira

Justiça concede tutela de urgência para realização de simpósio na UEPB Guarabira

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Com base no direito constitucional que assegura aos indivíduos a liberdade de expressão, reunião e manifestação do pensamento, o Poder Judiciário da Paraíba (2ª Vara de Guarabira) concedeu, na última terça-feira (6), tutela de urgência para garantir a realização do 3º Simpósio de Gênero, Sexualidade e Educação, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira.

A decisão judicial tem a finalidade de resguardar o seminário contra possíveis atos preconceituosos e discursos de ódio que venham tumultuá-lo, como casos ocorridos em edições anteriores, ressaltando que será qualificada como homofobia qualquer tentativa de censura ao evento pelo fato de abordar a temática identidade de gênero. A ação foi provocada por iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro de Humanidades (CH) e do Coletivo Violeta Formiga, um grupo composto por estudantes de diferentes cursos do Campus III, cuja atuação se dá por meio do desenvolvimento, desde 2015,  de atividades acadêmicas e culturais que priorizam o debate em torno dos direitos das minorias.

Anúncio


Para as coordenadoras do NPJ, Thaís da Rocha, e do Coletivo Violeta Formiga, a estudante do Curso de História Bruna Ariel, preservar os direitos e os deveres de acordo com os termos preconizados pela Constituição Federal de 1988  é tarefa primordial para a sociedade. “O reconhecimento da Justiça, conferindo uma medida liminar que protege o seminário em foco, é de grande relevância tanto para a UEPB quanto para o estado da Paraíba, pois reforça valores constitucionais que devem ser respeitados a qualquer custo, como a autônima universitária e a livre reunião de pessoas e expressão das ideias”, disse Thaís da Rocha.

Com vasta experiência na área de Direito Constitucional, o professor Agassiz Almeida Filho, chefe do Departamento de Direito do Centro de Humanidades, destacou que a decisão proferida pela juíza Barbara Emmerich demonstra que o Poder Judiciário da Paraíba está comprometido com o Estado Democrático de Direito e com a Constituição Cidadã, principal símbolo do processo de redemocratização no Brasil,  que completou, em 2018, 30 anos de existência. Para ele, o procedimento adotado pelo NPJ e pelo Coletivo Violeta Formiga é de suma importância para assegurar direitos que são considerados pilares da República.

“Deve-se levar em consideração que atualmente, no Brasil, discussões sobre direitos das minorias estão colocadas em xeque. A defesa dos nossos direitos precisa ser fortalecida constantemente. A UEPB, o Poder Judiciário da Paraíba, as jovens que compõem o Coletivo Violeta Formiga, o Núcleo de Prática Jurídica, todos deram uma aula de Democracia ao promoverem o entendimento, a tolerância e o diálogo entre as pessoas que pensam de forma progressista, democrática, constitucional e, principalmente, que querem o melhor para o país. A Universidade Estadual da Paraíba, a começar pelo reitor, passando pelos professores, técnicos administrativos, alunos e trabalhadores terceirizados, respira Democracia, sendo, portanto, bem-vindas à Instituição todas as formas de pensar”, relatou o docente.

Fonte: UEPB Campus III Guarabira

Rate this post
Anúncio


Esporte

Inscrições para participação da ‘Corrida Zenóbio Toscano’ seguem abertas em Guarabira

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Esportes, Lazer e da Juventude irá realizar no dia 24 de novembro, dentro das comemorações do aniversário de emancipação política da cidade de Guarabira, a primeira “Corrida Zenóbio Toscano”.

Para o secretário Renato Toscano, o objetivo da corrida é que entre no calendário de eventos das comemorações da cidade, assim como outras atividades que estarão sendo desenvolvidas para marcar mais essa data.

Anúncio


Como já foi anunciado por Renato, a corrida terá a sua saída do Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima e a chegada no Parque da Estação, no bairro Esplanada.

Para se inscrever na corrida, acesse o site AQUI

Do Plugados

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

FIAN 2023: Divulgada relação dos artistas para a quinta edição, em Guarabira

Confira a relação dos 88 Artistas e as obras selecionadas.

Publicados

em

A quinta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), na cidade de Guarabira, já está com a relação definitiva dos 88 artistas que estarão expondo suas obras a partir de 25 de maio. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Ateliê Adriano Dias, já recebeu a lista da curadoria com a divulgação das obras selecionadas.

Clique aqui e acesse a lista

Anúncio


Desde o dia 15 de fevereiro, quando foi lançado o edital de inscrições para todo o Brasil e outros países, artistas da Arte Naif tiveram um prazo de 45 dias para inscrições e apresentar propostas de trabalho dentro da temática deste ano: o universo do Pavão Misterioso, considerando que em 2023 está sendo comemorado o centenário da obra em cordel “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira.

Ao longo de 45 dias, inscreveram-se 180 artistas de 17 estados brasileiros, além de outros pertencentes a oito países. Apesar do grande número de inscritos, a Comissão de Seleção elegeu 68 participantes, pois entendeu que foram propostas identificadas com a temática estabelecida em edital, o Pavão Misterioso.

Essa comissão foi composta por nomes como Jaqueline Finkelstein, Beto Fernandes, Manoel Onofre, Valdeck de Garanhuns e Adriano Dias. Foram selecionados esses 68 e outros 20 artistas que virão como convidados, pois a exposição terá uma sala específica em xilogravura que vai homenagear o xilógrafo pernambucano J. Borges, um importante nome da xilogravura no Brasil.

José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, nasceu em 1935 na cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, onde vive até hoje. Ele estará em Guarabira nessa quinta edição do Fian, como homenageado e convidado especial.

O FIAN 2023 acontecerá de 25 a 30 de junho na cidade de Guarabira. Devido à homenagem aos 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, a exposição percorrerá outros municípios paraibanos depois de Guarabira – a exemplo de Sousa, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa. Confira abaixo a relação dos 68 artistas selecionados, com indicação das obras e local de origem.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Anúncio


Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas