Conecte-se conosco

Educação

UEPB Guarabira desenvolve projeto de extensão voltado à prática de jiu-jitsu

Fotos: Projeto de extensão

Publicados

em

Disciplina, concentração, respeito e perseverança. Foram esses preceitos básicos da filosofia esportiva que impulsionaram a idealização do projeto de extensão “O jiu-jitsu brasileiro como possibilidade educacional na universidade”, que já se encontra em fase de execução no Centro de Humanidades (CH), Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira.

Trata-se de uma iniciativa do professor do Curso de Geografia Thiago Leite Brandão de Queiroz, em parceria com a equipe Halavanca Brazilian Jiu-Jitsu, renomada internacionalmente pelo alto nível de seus competidores, sobretudo do seu fundador, Helder Medeiros, cujo currículo ostenta sete títulos mundiais. A ação conta com o auxílio direto do mestre Nauber Brilhante, campeão brasileiro e vencedor de diversos campeonatos regionais.  Semestralmente, ele acompanhará as atividades desenvolvidas no CH.

O projeto é voltado para a comunidade acadêmica de toda a UEPB.  As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no horário das 5h30 às 7h, sendo ministradas pelo professor Thiago Leite, vinculado à equipe Halavanca na Paraíba. Segundo o docente, em breve, o mestre Helder Medeiros deverá vir ao Câmpus III para prestigiar o projeto. Hoje, o esportista vive nos Emirados Árabes, onde atua como técnico da seleção juvenil, além de supervisionar o ensino de jiu-jitsu, que faz parte da categoria de disciplina obrigatória no currículo escolar.

Conforme explicou o professor Thiago, o projeto extensionista em foco, que será oficialmente implantado a partir do próximo ano, embora já esteja sendo aplicado, “tem como finalidade tanto formar novos atletas quanto contribuir com a formação do ser social, tendo como base norteadora os princípios éticos e morais preconizados pelas artes marciais, das quais faz parte a modalidade esportiva jiu-jitsu”.

A extensão recebeu total apoio do Departamento de Geografia, cujo chefe, o professor Leandro Paiva, e demais integrantes do corpo docente reconheceram a importância e incentivaram o desenvolvimento de um projeto pioneiro de natureza esportiva no Centro de Humanidades. Os interessados em participar, devem se dirigir à secretaria do referido departamento ou procurar o professor Thiago nos dias de realização das aulas.

Veja fotos:

 

Ascom-CH 

UEPB Guarabira desenvolve projeto de extensão voltado à prática de jiu-jitsu
Avalie esta postagem
Apoio

Cidades

SiSU 2019: IFPB Guarabira divulga primeira chamada da lista de espera

Publicados

em

A pré-matrícula ocorrerá dias 18 e 19 de março. E a confirmação de matrícula está prevista para o dia 29 de março.

A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino do IFPB – Campus Guarabira, de acordo com as disposições da legislação em vigor faz saber através deste Edital, as condições para manifestação de interesse em matrícula dos candidatos pré-classificados por meio da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada – SISU 2019/1ª edição dos cursos superiores presenciais para o semestre letivo de 2019.1.

Ficam convocados os candidatos selecionados nas vagas dos cursos superiores presenciais do IFPB, através dessa chamada, para efetuarem manifestação de interesse em matrícula de acordo com as regras e o cronograma exposto no edital.

O(s) candidato(s) convocado(s) deverá(ão) preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Pré-matrícula eletrônico através do Portal do Estudante do IFPB e disponível no seguinte endereço eletrônico: https://estudante.ifpb.edu.br/login/ e ao final do preenchimento dos formulários, o candidato será direcionado para impressão o Formulário de Pré-matrícula, para em seguida realizar a entrega da documentação exigida durante o cronograma e local estipulado neste Edital.

A pré-matrícula ocorrerá dias 18 e 19 de março,  a análise da documentação de 21 a 27 de março de 2019. E a confirmação de matrícula está prevista para o dia 29 de março.

A RELAÇÃO DE CONVOCADOS pode ser acessada no link:

https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/etapa/381/campus/19/

 

Assessoria/IFPBGuarabira

SiSU 2019: IFPB Guarabira divulga primeira chamada da lista de espera
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Cadastramento dos aprovados no Sisu 2019 começa em universidades da Paraíba

Publicados

em

Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (30) o cadastramento do estudantes que foram selecionados na primeira chamada do Sisu 2019, para universidades da Paraíba. Os prazos variam de acordo com cada instituição e devem seguir editais específicos.

Os aprovados na Universidade Federal da Paraíba precisam conferir o edital no site da instituição para saber qual o dia e horário do cadastramento do curso no qual foi aprovado. O prazo vai até o dia 4 de fevereiro. O edital também informa qual a documentação necessário para o momento do cadastramento.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o período de cadastramento ou pré-matrícula vai até o dia 1º de fevereiro. No dia 4 de fevereiro a pré-matrícula será realizada para os retardatários. Os candidatos selecionados na chama regular do Sisu 2019.1 não têm horário específico de acordo com o curso. Os horários de cadastramento em cada campus estão listados no edital.

O prazo é o mesmo para o cadastramento dos estudantes aprovados na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O cadastramento deve ser feito na coordenação do curso no qual o aluno foi aprovado, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os documentos necessários podem ser conferidos no edital, no site da UFCG.

Para os aprovados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), os convocados devem entregar cópias dos seguintes documentos apresentados no edital até o dia 4 de fevereiro, também na coordenação do curso para o qual o candidato foi selecionado, das 8h às 12h.

Fonte: G1 PB

Cadastramento dos aprovados no Sisu 2019 começa em universidades da Paraíba
Avalie esta postagem
Continue lendo

Brasil

Termina neste domingo as inscrições para o Sisu

Publicados

em

Termina neste domingo (27) o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes terão acesso ao sistema até as 23h59, no horário de Brasília. A inscrição é feita pela internet.

O Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer às vagas.

Até o fim do período de inscrição, os candidatos podem mudar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.

Nota de corte

Nesta madrugada, à meia-noite, será divulgada a última nota de corte. A nota de corte é uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Além da nota de corte, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.

Na hora da inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Calendário

O resultado será divulgado na segunda-feira (28). A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Do dia 29 de janeiro ao dia 5 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Durante o período de inscrição, o sistema do Sisu registrou sobrecarga, o que causou lentidão e dificultou o acesso dos estudantes. Isso fez com que o MEC adiasse o fim do prazo de inscrição, que terminaria na sexta-feira (25).

Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

Agência Brasil

Termina neste domingo as inscrições para o Sisu
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas