Conecte-se conosco

Guarabira

Guarabira completa 131 anos de história

Em 26 de novembro de 1887 Guarabira é elevada à categoria de cidade.

Foto: Divulgação

Publicados

em

Guarabira é um município brasileiro localizado no estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa “morada das garças”, é uma das cidades mais populosas do estado.

Situa-se a 98 quilômetros da capital João Pessoa, a 100 quilômetros de Campina Grande, maior cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-polo de um região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mas torna-se uma importante referência política e ecônomica na região do Brejo. Assim como a cidade de Sapé que próxima a Guarabira, faz parte oficialmente da Mesorregião da Mata Paraibana, mas politicamente está inserida no Brejo. Ambas (Microrregião do Brejo e Microrregião de Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.

A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar nº 101, de 12 de julho de 2011 cuja população total é de 193.656 habitantes.

Fundação de Guarabira

estacao-300x225A fundação de Guarabira vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. As primeiras residências edificadas dariam, mais tarde, origem a Vila da Idependência (primeiro nome da cidade de Guarabira), que em virtude de sua localização e da excelência de seu solo tornou-se dona de grande prestigio e influência nas cercanias.

Em 1º de Novembro de 1755, com um grande terremoto de Portugal que só

em Lisboa matou mais de 40.000 pessoas, destruindo o município, um senhor, por nome de José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Póvoa de Varzim, na província de Porto, sua terra. José Rodrigues chegava a Guarabira com toda sua família, construindo uma capela e colocando a imagem de Nossa Senhora da Luz que trouxera de Portugal.

Esta tornou-se a padroeira do município, embora o padre João Milanez já tivera construído a primeira do município, a capela de “Nossa Senhora da Conceição”, em 1730. Em 1760 começavam as primeiras orações e novenas à Virgem da Luz, a primeira casa de oração era de taipa, mandada construir por ele onde oficializava o Pe. Cosme.

Emancipação

Em 1874, dera-se a invasão dos “Quebra-quilos”, havendo depredações, por lei 841 de 26 de novembro de 1887, finalmente foi elevada à categoria de cidade, considerada uma das maiores do estado.

mapa-guarabira

Fonte: Site da Prefeitura de Guarabira

Guarabira completa 131 anos de história
Avalie esta postagem
Apoio

Guarabira

Vereador pede que prefeito convoque Agentes Comunitários de Saúde aprovados em concurso

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou na sessão desta quinta-feira (14), requerimento de autoria do vereador Tiago do Mutirão (PSDB), que solicita do prefeito da cidade a convocação dos ACS (Agente Comunitário de Saúde) da área do bairro Novo, de acordo com o edital do último concurso público realizado pelo município.

De acordo com o parlamentar, seu gabinete tem recebido demandas de pessoas que passaram no concurso a aguardam chamamento. “Existe a necessidade de localidades que estão descobertas como Nordeste, Tananduba, bairro Novo, Santa Terezinha. E essa demanda transformada em requerimentos partem de pessoas que realizaram o concurso e procuraram o nosso gabinete”, justificou Tiago.

Com a aprovação, o requerimento seguirá às mãos do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).

O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizadas em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS; estende, também, o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania.

Assessoria/CMG

Vereador pede que prefeito convoque Agentes Comunitários de Saúde aprovados em concurso
5 (100%) 1 vote
Continue lendo

Guarabira

4º BPM oferece serviços e ações de saúde para policiais

Publicados

em

O 4° BPM (Batalhão de Polícia Militar) ofereceu, na manhã desta quinta-feira (14), uma série de ações e serviços de saúde que beneficiaram aproximadamente cem policiais militares com verificação do IMC (Índice de Massa Corporal), percentual de gordura, gordura visceral, pressão arterial, batimentos cardíacos e níveis de glicemia, além de teste rápidos de Hepatites B e C, Sífilis, HIV e Dengue. A programação faz parte da Campanha “PMPB: cuidando de quem protege!”, alusiva à comemoração do 187º aniversário da Polícia Militar da Paraíba, completado no dia 3 deste mês.

Os serviços foram realizados pelos profissionais de saúde do 4º BPM, através de uma parceria com os profissionais do Getar (Grupamento Tático de Ações de Resgate) e beneficiaram militares das 1ª, 2ª, 3ª Companhias, da CPE (Companhia de Policiamento Especializado) e alunos do CFSd (Curso de Formação de Soldados), todos do 4° BPM. Ao final foi servido um café da manhã à base de frutas.

Na última segunda-feira (11), foi realizada uma palestra com a nutricionista Andressa da Silva Salustiano, que abordou o tema “Alimentação saudável”. Todas as atividades foram realizadas como forma de prevenção de doenças voltadas ao profissional de segurança.

 

Assessoria/4º BPM

4º BPM oferece serviços e ações de saúde para policiais
Avalie esta postagem
Continue lendo

Guarabira

Ato do presidente nomeia integrantes das comissões da Câmara de Guarabira

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira possui seis comissões temáticas permanentes.

Ato do presidente da Câmara Municipal de Guarabira, vereador Marcelo Bandeira Ferraz (PSB), nomeou os integrantes das seis comissões temáticas permanentes da Casa Osório de Aquino, inclusive seus respectivos presidentes e membros.
As comissões existentes na Câmara são: Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, Obras e Serviços Públicos, Saúde, Educação Cultura e Esporte e Cidadania, Direitos Humanos, Promoção Social e Mulher.
Confira abaixo as comissões e seus integrantes:
Fonte: Assessoria/CMG

 

Ato do presidente nomeia integrantes das comissões da Câmara de Guarabira
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas