Conecte-se conosco

Guarabira

Guarabira completa 131 anos de história

Em 26 de novembro de 1887 Guarabira é elevada à categoria de cidade.

Foto: Divulgação

Publicados

em

Guarabira é um município brasileiro localizado no estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa “morada das garças”, é uma das cidades mais populosas do estado.

Situa-se a 98 quilômetros da capital João Pessoa, a 100 quilômetros de Campina Grande, maior cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-polo de um região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mas torna-se uma importante referência política e ecônomica na região do Brejo. Assim como a cidade de Sapé que próxima a Guarabira, faz parte oficialmente da Mesorregião da Mata Paraibana, mas politicamente está inserida no Brejo. Ambas (Microrregião do Brejo e Microrregião de Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.

A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar nº 101, de 12 de julho de 2011 cuja população total é de 193.656 habitantes.

Fundação de Guarabira

estacao-300x225A fundação de Guarabira vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. As primeiras residências edificadas dariam, mais tarde, origem a Vila da Idependência (primeiro nome da cidade de Guarabira), que em virtude de sua localização e da excelência de seu solo tornou-se dona de grande prestigio e influência nas cercanias.

Em 1º de Novembro de 1755, com um grande terremoto de Portugal que só

em Lisboa matou mais de 40.000 pessoas, destruindo o município, um senhor, por nome de José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Póvoa de Varzim, na província de Porto, sua terra. José Rodrigues chegava a Guarabira com toda sua família, construindo uma capela e colocando a imagem de Nossa Senhora da Luz que trouxera de Portugal.

Esta tornou-se a padroeira do município, embora o padre João Milanez já tivera construído a primeira do município, a capela de “Nossa Senhora da Conceição”, em 1730. Em 1760 começavam as primeiras orações e novenas à Virgem da Luz, a primeira casa de oração era de taipa, mandada construir por ele onde oficializava o Pe. Cosme.

Emancipação

Em 1874, dera-se a invasão dos “Quebra-quilos”, havendo depredações, por lei 841 de 26 de novembro de 1887, finalmente foi elevada à categoria de cidade, considerada uma das maiores do estado.

mapa-guarabira

Fonte: Site da Prefeitura de Guarabira

Guarabira

Inaugurada nova fachada da Câmara de Guarabira com presença de autoridades e populares

Publicados

em

Fotos: Portal Independente

No final da tarde desta sexta-feira (14), a sociedade guarabirense prestigiou a solenidade de inauguração da nova fachada da Câmara de Vereadores, que conta ainda com um parlatório, em homenagem ao ex-vereador João Fidelis e uma praça em homenagem ao Sr. Severino Leonel da Silva (Sr. Biu). A entrega da obra marcou a conclusão do mandato de Neide de Teotônio na presidência da Câmara.

A solenidade bastante prestigiada contou com representante do 4º Batalhão de Polícia Militar, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, do Ministério Público Estadual, da OAB, de representantes de sindicatos de categorias, diversos empresários, de políticos como o prefeito da cidade, Zenóbio Toscano, do ex-prefeito Josa da Padaria, os deputados estaduais Raniery Paulino e Camila Toscano, vereadores atuais e ex-vereadores, políticos da região a exemplo do prefeito de Cuitegi, Guilherme Madruga, vice-prefeito Chico Mala (Cuitegi) e vice-prefeito de Pirpirituba, Ronaldinho.

O filho do homenageado, o jovem Jean Fidelis da Cruz, fez uso da palavra em nome da família, agradeceu ao gesto da Câmara e disse que seu pai honrou a política, tinha o dom da oratória e durante sua vida fez muitos amigos e gostava de fazê-los e de ajudar aos mais necessitados.

Em nome da família do homenageado, Sr. Severino Leonel da Silva, falou a funcionária da Câmara e amiga, Maria das Dores de Almeida, que ao lado da irmã do mesmo, Sra. Rosilda, fez referencia e falou sobre à justa homenagem, já que o Sr. Biu, como assim era carinhosamente chamado pelos amigos, era uma figura muita querida entre os funcionários da Casa e que sempre estava presente em todos os momentos.

Em seu discurso a presidenta Neide de Teotônio, falou da emoção e felicidade em poder ter contribuído não só com o crescimento do legislativo, mais da cidade como um todo, nestes dois anos a frente do legislativo. Neide agradeceu a todos que direto e indiretamente contribuíram com o seu trabalho na Câmara Municipal.

Veja fotos:

Assessoria/CMG

Com fotos do Portal Independente

Continue lendo

Cultura

Colégio da Luz realiza a 15ª edição do Auto do Natal Luz, sexta-feira, dia 21

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Auto do Natal Luz, na sua 15 a . Edição a ser realizada às 20:00h do dia 21 de dezembro de 2018, já se consolidou como o maior espetáculo natalino de Guarabira e toda a região do Agreste Paraibano, fato comprovado com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba (Lei N° 9.111, de propositura do então Dep. Zenóbio Toscano, sancionada no Governo de José Maranhão e publicada no Diário Oficial de 09 de maio de 2010).

Contando com mais de 150 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas da cidade, o Auto do Natal Luz cumpre também o seu objetivo de espaço de integração sociocultural entre a escola e a comunidade local. Prova disso, é a realização gratuita de Oficinas Teatrais e de Dança, abertas ao público, para posterior seleção do elenco com atores provenientes de pequenos grupos comunitários de teatro.

O espetáculo é encenado no pátio do Colégio da Luz, aproveitando a imponente fachada da escola como elemento de cena, uma vez que o prédio representa um dos símbolos arquitetônicos da cidade de Guarabira. Numa demonstração crescente de sucesso, o Auto do Natal Luz reúne plateias com mais de 2.000 espectadores, acomodados em cadeiras e camarotes, moradores de Guarabira e cidades vizinhas. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal sem Fome.

Este ano, na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente. O evento terá a participação musical especial das Alunas LUZ, Ranna Andrade (Semifinalista do The Voice Kids 2018 e Cantora Profissional), Maria Eduarda David (Cantora Profissional) e outros(as) cantores(as) convidados(as).
‘O NATAL DE FRANCISCO’ contará a história de São Francisco de Assis, idealizador do 1 o . Presépio da Cristandade, em 12223 (Séc. XIII), na cidade italiana de Greccio. São Francisco, o Irmão Sol, também conhecido como Protetor dos Animais, quis mostrar aos camponeses locais, como a Criança Divina veio ao Mundo para trazer o Amor, a Esperança, a Fé e a Paz à Humanidade.
Destinamos um Lote de Senhas do #AutodoNatalLuz2018 para serem trocadas por 2k de Ração Animal para a OPAM (ONG Proteção Animal Miguelzinho Gba). A OPAM estará representada no Elenco do Auto do Natal Luz 2018 pela criança, Ronald Oliveira e a
Gatinha, Vida.

O “Auto do Natal Luz 2018” – ‘O NATAL DE FRANCISCO’ tem como Patrocinadores Masters: CLÍNICA SÃO LUCAS GUARABIRA | ELEVA EDUCAÇÃO | SISTEMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL E É UMA REALIZAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA – PARAÍBA.
(ROSANA DIÔGO DE LIMA (83 – 9 9913 1317 | rosaluna_63@hotmail.com)
COORDENADORA DE ARTE E COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ – GUARABIRA/PB
PRODUTORA, REGENTE MUSICAL E DIRETORA GERAL DO “AUTO DO NATAL LUZ”

SOBRE A ORIGEM DO “AUTO DO NATAL LUZ”

O Auto do “Natal Luz” teve sua origem em 1995, quando alunos (as) do Colégio da Luz encenaram “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” (Maria C. Machado), sob Direção de Moacir Nunes, no Teatro Geraldo Alverga.

Posteriormente, o Coral “Luz em Canto”, também do Colégio da Luz, começou a fazer Cantatas Natalinas nas praças da cidade e em 2004, a peça “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” foi encenada pela primeira vez em um palco ao
ar livre à frente da fachada principal do Colégio da Luz, sob a Direção de Maurício Evaristo e a participação do músico, compositor e ator, Artur Silva, como um dos colaboradores.

A partir daí, o espetáculo começou a tomar grandes proporções com a Produção e Direção Musical de Rosana Diôgo e as Direções de Keila Fonseca e depois, Kalline Brito.

Atualmente, o Auto do Natal Luz é visto, gratuitamente, por um público de mais de 2.500 pessoas, composto pelos guarabirenses e visitantes de cidades vizinhas. O elenco do Auto do Natal Luz é formado por alunos(as),
professores(as), ex-alunos(as), pessoas da comunidade e atores convidados, a exemplo de Vando Farias, Dante Alighieri e Marcelo Félix (ex-alunos e ex-professores do CENSL).

‘O NATAL DE FRANCISCO’

Texto: TARCÍSIO PEREIRA | Direção: KALINNE BRITO | Iluminação: FABIANO DINIZ
Coordenação Musical: ROSANA DIÔGO e ROGÉRIO WILKER | Cenografia: PAULO LINO,
ARLINDO JOSÉ e PAULA RÉGIS | Coreografias: NEIDE RAMOS e KALLINE BRITO |

Produção e Direção Geral: ROSANA DIÔGO

Pátio do Colégio da Luz | Guarabira-Pb |21/12/2018 | 20:00h

Fonte: Colégio da Luz

Continue lendo

Cidades

Governo realiza audiência pública sobre criação de Aterro Sanitário em Guarabira

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), realiza na próxima quarta-feira (19), às 9h, no Teatro Geraldo Alverga, em Guarabira, uma Audiência Pública que apresenta o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) sobre a Licença de Instalação para o Centro de Tratamento e Disposição de Resíduos (Aterro Sanitário de Guarabira) de um consórcio que agrega 25 municípios no Agreste paraibano.

A atividade obedece a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem como principal objetivo permitir o avanço no enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos em relação ao manejo inadequado do lixo. Para tanto, a Sudema disponibiliza em seu portal www.sudema.pb.gov.br, na aba EIA/RIMA, o Relatório de Impacto Ambiental do futuro Aterro.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, espera que a população participe da audiência. “Para poder esclarecer eventuais dúvidas. Os benefícios são notórios ao ser humano, tanto é que é obrigatório municípios com mais de 50 mil habitantes disponibilizarem aterros sanitários em seus territórios. Além de Guarabira, outros 24 municípios serão beneficiados”, esclarece João Vicente.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), 58,4% dos resíduos são destinados aos aterros sanitários, que possibilita controle de poluição ambiental e proteção da saúde pública. Na cidade de Guarabira, o processo para criação da unidade está na etapa de implantação e tem como finalidade criar um espaço destinado à disposição final do lixo gerado pela população da região.

Fonte: Portal Midia

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas