Conecte-se conosco

Cidades

Prefeito de Esperança, PB, reduz salários dele e de auxiliares

Foto: Divulgação

Publicados

em

O prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, no Agreste da Paraíba, reduziu os salários dele, da vice, e de secretários e assessores do município. O decreto do dia 9 de novembro foi divulgado na manhã desta quarta-feira (28) pela Secretaria de Comunicação da cidade. De acordo com o prefeito, a medida é para reduzir os custos, com o objetivo do equilíbrio financeiro das contas municipais, para que as metas orçamentárias sejam cumpridas de acordo com a legislação.

Até o dia 31 de dezembro deste ano, serão reduzidos 30% dos subsídios do prefeito e da vice-prefeita; 10% dos subsídios dos secretários e subsecretários, Chefe de Gabinete e Procurador Geral do Município; 10% da remuneração aos diretores de Trânsito, Executivo e Tesoureira; 20% da gratificação dos assessores Adjuntos, de Gabinete, Administrativos e Chefes do Departamento Municipal de Trânsito; 20% da remuneração de agentes de fiscalização e trânsito, diretores geral, financeiro e técnico, operadores de Banco de Dados e de Cadastro.

A medida prioriza também assegurar a continuidade dos atendimentos essenciais à população e garantir a eficiência administrativa no oferecimento dos serviços públicos. A determinação considerou o relatório elaborado pela Secretaria de Finanças, que apontou uma expressiva queda de arrecadação no atual exercício.

Ainda de acordo com o prefeito, a crise econômica no país reflete na queda mais acentuada dos repasses da União e do Estado, resultando na adoção de medidas para garantir que as metas orçamentárias e fiscais sejam devidamente atingidas.

No decreto, o prefeito afirma que, em virtude da queda na arrecadação, as despesas com pessoal aumentaram. Ele considera ainda a necessidade de garantir o pagamento em dia da folha e dos fornecedores, bem como os investimentos já definidos no planejamento anual e na execução das obras de infraestrutura.

Ações que visam à redução dos gastos
De acordo com o Decreto, caberá às Secretarias Municipais executar ações que visem à redução dos gastos com custeio, avaliar a necessidade de manutenção dos contratos administrativos e os relatórios recebidos pela Secretaria Municipal de Finanças, além de adotar medidas de restrição orçamentária.

Ainda segundo o Decreto, serão reduzidos 10% da produtividade e plantões de todos os profissionais, exceto médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da gratificação dos servidores efetivos e comissionados vinculados às Secretarias de Administração e de Finanças. E, por fim, 20% da gratificação dos coordenadores efetivos, contratados e comissionados da Secretaria de Saúde. Os demais servidores com funções gratificadas terão redução de 100% do valor total das gratificações.

Medidas em órgãos da administração
Os titulares dos órgãos da administração deverão determinar o desligamento de todos os aparelhos eletrônicos no horário de almoço e no final do expediente. Estão suspensas todas e quaisquer aquisições de bens e serviços que não sejam essenciais para a administração pública, exceto as que comprometam o funcionamento dos órgãos da administração municipal. Além de eventos culturais, esportivos e demais eventos de natureza comemorativa, que gerem quaisquer gastos financeiros ao município.

Excluem-se da suspensão, as contratações de despesas para realização de investimentos em obras de infraestrutura já definidas no planejamento municipal, e mediante autorização do prefeito, bem como aquelas necessárias para cumprimento de objeto de convênio celebrado entre o município e o Estado ou a União.

Fica proibida também no âmbito da administração a contratação de pessoal, exceto a título de substituição, nas áreas de educação, saúde e limpeza urbana. As medidas determinadas no Decreto serão avaliadas e terão duração até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo ser revogadas, alteradas ou prorrogadas até o cumprimento das metas estabelecidas.

Fonte: G1 PB

Cidades

Em João Pessoa é aberto o Salão de Artesanato da Paraíba edição 2018

Publicados

em

Foto: Reprodução/TV Paraíba

A edição 2018 do Salão do Artesanato da Paraíba tem início nesta terça-feira (18) em João Pessoa, a partir das 19h. O evento que traz como tema “O Artesanato – a economia criativa do turismo” será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego até o dia 13 de janeiro.

Participam da 29ª edição do evento, 389 artesãos de forma direta e 2.713 envolvidos indiretamente por meio de associações e cooperativas de 76 municípios paraibanos. Os participantes trazem para o Salão a cultura nordestina através do artesanato, que envolve brinquedos populares, produtos confeccionados em couro, cerâmica, algodão, metal, osso e madeira, entre outras tipologias.

Nesta edição, o Salão vai homenagear o município de Cabaceiras, localizado no Cariri da Paraíba. A cidade tem se destacado não pelo artesanato, cuja tipologia principal é o couro, uma grande fonte de renda para os moradores.

Segundo a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a realização do evento durante as festividades de fim de ano traz muita expectativa para a organização do evento e para os artesãos que participam dele. “A realização do Salão do Artesanato neste período significa sempre boas vendas, já que a época é muito propícia a presentes”, disse.

A edição 2018 traz também uma programação cultural com a realização de palestras e oficinas sobre empreendedorismo na Paraíba. Além disso, o espaço contará com o funcionamento de uma brinquedoteca da Fundação Espaço Cultural (Funesc), área de circulação, refeitório, gastronomia e praça.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

Pontes Calçados realiza “Ação Arezzo” para apresentar nova coleção

Publicados

em

Foto: Divulgação

Um dos períodos mais corridos do ano vem cheio de compromissos que a gente ama, confraternizações entre amigos, festas com os colegas de trabalho, reunião da família inteira no Natal e muita festa também na virada de ano. Pensando nisso a Pontes Calçados resolveu montar uma ação da Arezzo para apresentar os modelos dessa nova coleção para todos visitadores do Shopping Cidade Luz em Guarabira. Vale lembrar que os calçados Arezzo dispensam comentários, pois são confortáveis, com design exclusivo de ótima qualidade e apresentam sempre bastante inovação.

O grande diferencial da nova coleção é a combinação de couro com as cores da moda como: o nude, o verde militar, o laranja, o amarelo, o azul e o lavanda. Claro que também apostaram nas cores tradicionais como o vermelho, o preto e o marrom; os Scarpins e as sandálias de salto em bloco com o design tradicional ganharam cara nova com as cores mencionadas.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Mari localiza-se na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Em Guarabira localiza-se na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241, e ainda no Shopping Cidade Luz. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados

Acompanhe como foi a ação, e visita a Pontes Calçados (Pontes Calçados – lojas no centro de Guarabira, próximo a Magazine Luiza; e no Shopping Cidade Luz. E também em Mari) e ache o calçado ideal para suas festas.

Fonte: Portal Midia

Continue lendo

Cidades

TRE-PB diplomará eleitos nesta terça-feira (18)

Publicados

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) diplomará nesta terça-feira (18), oitenta candidatos, entre Governador, Vice-Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, e os respectivos suplentes, eleitos nas Eleições Gerais 2018.

O evento terá início às 16h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB e será transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube.

Os diplomandos terão assentos nominados e já receberam senhas numeradas para seus familiares e convidados que foram entregues pela Assessoria de Comunicação Institucional e Cerimonial (ASCOM) do TRE-PB.

Na Paraíba serão diplomados o Governador e sua Vice, 2 Senadores com 2 Suplentes cada, 12 Deputados Federais e 36 Deputados Estaduais. Receberão ainda os diplomas, na cerimônia os primeiros e segundos suplentes mais votados por Partido ou Coligação, sendo 10 suplentes de Deputados Federais e 14 de Deputados Estaduais.

A diplomação é a etapa do processo eleitoral em que se confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados. Os diplomas serão assinados pelo presidente do TRE-PB, Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

Assessoria/TRE-PB

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas