Conecte-se conosco

Cidades

EXEMPLO: Programa de doação de frascos para armazenar leite materno tramita na CMJP

Publicados

em

Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Projeto de Lei (PL 945/2018), do vereador Damásio Franca (PP), que propõe a criação de um programa a fim de estimular a doação de frascos de vidro para serem utilizados no armazenamento do leite materno. O parlamentar usou a tribuna da CMJP nesta terça-feira (27) para falar da importância do PL e da aprovação dele.

O vereador disse que a iniciativa da doação existe na sociedade, mas não na forma de política pública como prevê o “Programa Doe Frascos de Vidro- Amamentação Solidária”. Potes de vidro de maionese e de café solúvel, por exemplo, são considerados apropriados para armazenar o leite materno.  O PL está nas mãos do presidente da CCJ, o vereador Fernando Milanez.

“Ele é fácil de esterilizar, limpar e ideal para guardar o alimento no freezer, antes ou depois, da pasteurização feita pelos bancos de leite.  O vidro não acumula cheiro e nem resíduos. Então, ao invés de serem jogados no lixo, os potes poderão ter doados para novas coletas e armazenamento do leite materno. O projeto está na CCJ. Vamos esperar um posicionamento dele para o projeto ser votado em plenário e aprovado, se Deus quiser. Destacamos, também, a importância da doação do leite materno para os bebês, porque ele é um alimento completo, natural e sem contra indicações”, esclarece Damásio Franca.

O programa, conforme a justificativa do PL, será implantado por campanha de publicidade educativa, que deverá expor a necessidade de doação de frasco de vidro para estimular a doação de leite materno.  Os serviços de coleta, processamento, repartição e distribuição do leite deverão ser feitos por pessoas habilitadas do quadro da Secretaria de Saúde do Município, a quem incumbirá o cadastramento das gestantes que comparecerem para exames pré-natal nos postos.

No Banco de Leite Zilda Arns, que funciona dentro de Maternidade Cândida Vargas, são reutilizados por dia cerca de 300 frascos de vidro. Muitos desses recipientes quebram durante o processo de pasteurização. Esse banco conta com aproximadamente 75 doadoras domiciliares e recebe uma média mensal de 70 litros de leite materno para os bebês prematuros que nascem na Cândida Vargas.

Damásio disse que o projeto vai muito além da doação do leite materno, visto que coopera com a questão ambiental de reaproveitamento de materiais que podem ter uma destinação bem nobre.

“Todas as mães com leite excedente podem e devem doar para o banco de leite mais próximo da sua casa. O que poucas pessoas sabem, é que a doação dos frascos de vidro também contribui. Porque se diminuir o número de frascos vai cair também a coleta de leite”, justifica o vereador.

Assessoria

Apoio

Cidades

Litoral da Paraíba tem seis praias impróprias para banho; maré alcança 1,9 m

Publicados

em

Foto: Ilustração

O Litoral paraibano tem seis praias impróprias para banho – com trechos distribuídos entre João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu – segundo o relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), nesta sexta-feira (23). Nos outros pontos monitorados a qualidade das águas foi classificada como própria.

Neste fim de semana, de acordo com a Marinha do Brasil, a maré amanhece alta, com 1,8 m às 10h30 deste sábado (24) e 1,9 m às 11h51 do domingo (25). No fim do dia, as águas alcançam 0,9 m, às 16h39 deste sábado, e 0,8 m às 18h do domingo.

Praias impróprias para banho na Paraíba

João Pessoa

  • Praia de Manaíra, em frente aos imóveis nº 315 e nº 1461, ambos localizados na avenida João Maurício, e ao final da avenida Senador Ruy Carneiro;
  • Praia do Cabo Branco, 100 metros à direita e à esquerda da rotatória ao final da avenida Cabo Branco;

Cabedelo

  • Praia do Jacaré, na margem direita do estuário do rio Paraíba;

Pitimbu

  • Praia do Maceió, em frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho;
  • Praia de Ponta dos Coqueiros, em frente à desembocadura da lagoa;
  • Praia de Acaú/Pontinha, em frente à desembocadura do Rio Goiana.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

Kits da Corrida do 4º BPM serão entregues neste sábado

Publicados

em

Foto: Divulgação/4º BPM

Os kits da 12ª Corrida Coronel Elísio Sobreira, promovida pelo 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Guarabira, serão entregues aos atletas inscritos neste sábado (24), das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. A entrega será feita no próprio 4º BPM e no 2º BPM de Campina Grande e fazem parte do kit a camiseta, o número de inscrição que deve ser afixado na camiseta e o chip que irá registrar o tempo e a colocação de cada atleta inscrito. A corrida será realizada no domingo (25), às 7h30, com largada e chegada no 4° BPM.

Para receber o kit, os atletas que fizeram a inscrição pela internet devem apresentar o boleto com a autenticação mecânica do pagamento e um documento de identificação, que pode ser RG, CNH, identidade profissional, Registro de Nascimento ou de Casamento. Quem fez as inscrições de forma presencial também deve apresentar um documento de identificação, além do comprovante de pagamento.

Para a entrega do kit a terceiros, é necessário que a pessoa compareça ao local com a cópia do documento de identidade do atleta inscrito e o boleto de pagamento com autenticação mecânica ou comprovante de pagamento. Conforme consta no regulamento, os organizadores da Corrida Coronel Elísio Sobreira informam aos inscritos que não serão entregues kits no dia da realização da corrida ou nos dias posteriores.

Todos os inscritos na corrida que completarem o percurso receberão medalhas e os três primeiros de cada categoria – Geral, Militar Geral, Militar do 4º BPM e Cadeirante – nos percursos de 3 km e 8 km e gêneros masculino e feminino também receberão troféus. Além de distribuição de água durante o percurso, será oferecido aos atletas inscritos na corrida um café da manhã à base de frutas.

Assessoria 4º BPM

Continue lendo

Cidades

Terminam nesta quinta-feira inscrições para corrida do 4º BPM de Guarabira

Publicados

em

Terminam nesta quinta-feira (22), as inscrições para a 12ª Corrida Coronel Elísio Sobreira, que é promovida pelo 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e acontece no próximo domingo (25), às 7h30, com largada e chegada na frente do Batalhão. As inscrições presenciais podem ser feitas das 8h às 13h na sede do 2º BPM de Campina Grande, nas Companhias de Alagoa Grande e Belém e na Barraca do Seu Silva, no centro da cidade de Guarabira. No 4º BPM, as inscrições serão feitas até as 18h e na internet, no site: www.zeniteesportes.com.br, ate as 23h59. De forma presencial, o valor da inscrição é de R$ 30 e, no caso da internet, este valor é acrescido da taxa de R$ 5 referente à emissão do boleto.

Para o deslocamento de atletas de Campina Grande e região, será disponibilizado um ônibus, saindo da sede do 2º BPM, no Bairro do São José, pontualmente às 5h30 do domingo. Na corrida, as inscrições podem ser feitas em uma das quatro categorias: Geral, Militar Geral, Militar do 4º BPM e Cadeirante e todos os inscritos que concluírem os percursos de 3 km ou 8 km receberão medalhas personalizadas em metal. Os três primeiros colocados de cada categoria, nos gêneros masculino e feminino, também receberão troféus. Além de hidratação com água durante o percurso, os atletas inscritos terão direito a um café da manhã à base de frutas e sorteio de brindes.

A cronometragem da corrida será feita através de chips e, após o eventos, os inscritos poderão consultar no site da empresa responsável o tempo e a colocação. Após o encerramento das inscrições, a próxima etapa será no sábado (21), com a entrega dos Kits da Corrida contendo a camiseta, o chip que deve ser colocado no tênis e o número de inscrição que deve ser afixado na camiseta.

A Corrida Coronel Elísio Sobreira presta uma homenagem ao patrono da Polícia Militar da Paraíba e tem como objetivo, de acordo com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Gilberto, incentivar a prática de atividades esportivas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde.

Assessoria

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas