Conecte-se conosco

Cidades

MPPB divulga lista dos pré-finalistas do concurso de fotografia sobre Direitos Humanos

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou, nesta sexta-feira (30), a lista dos pré-finalistas nas três categorias do “2° Concurso de Fotografia – MPPB e Direitos Humanos”. Os recursos devem ser interpostos por e-mail (concursodefotografiamppb@gmail.com) no prazo de 48 horas. A lista dos finalistas será publicada até terça-feira (4).
A comissão julgadora do concurso foi composta pela procuradora de Justiça Vasti Cléa Lopes; pela promotora de Justiça, Cristiana Vasconcelos e pela professora de Fotografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Agda Aquino, e contou com o apoio da equipe de profissionais da Assessoria de Comunicação do MPPB.
Este ano, o tema do concurso faz alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada no dia 10 de dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Oitenta e nove fotos foram inscritas, 60 na categoria ‘Amador’, 26 na categoria ‘Profissional’ e três, na categoria ‘Membro e Servidor’. Os nomes dos pré-finalistas estão em ordem alfabética.
Os dez melhores trabalhos vão integrar a mostra fotográfica que vai ser realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, na manhã do dia 11 de dezembro, durante a ‘Semana do Ministério Público’. Na ocasião, serão divulgados os três primeiros colocados das categorias ‘Amador’ e ‘Profissional’, que concorrem a prêmios em dinheiro no total de R$ 9 mil. Os demais trabalhos receberão troféu de Menção Honrosa.
O concurso tem o apoio e patrocínio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Unimed João Pessoa, da Associação e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba e da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Confira os nomes dos pré-finalistas por ordem alfabética, com seus respectivos trabalhos:
Categoria Amador
Andreza Clarinda Araújo do Amaral – “Direito à vida digna”
Daiana Targino da Silva – “Tecendo Sonhos”
Daniel Nery da Fonsêca Pinto – “Sobre viver”
Giselma Vieira Moreira Franco – “Água de beber”
Ivone Beatriz Cavalcanti da Silva – “Onde os fracos não têm vez”
João Dantas da Silva Neto – “A força da mulher sertaneja”
Matheus Filipi da Silva Diniz – “A infância e seus direitos”
Roan Nascimento Santos – “Liberdade”
Sérgio Siddiney Borges de Araújo – “Hortas Verticais para Ressocialização”
Valéria Sinésio da Silva – “Direito à Educação”
Categoria Profissional
Assuero Lima de Oliveira – “Não à pedofilia”
Diego Luiz Nóbrega Rodrigues – “O Sertão é sem lugar”
Francisco Rodrigues de França – “Quilombola”
Isabel Cristina Silveira de Souza – “Meu direito de ir e vir”
Kleide Maria Silva Teixeira – “Território Tabajara”
Leonardo dos Santos Silva – “Criança – direito à instrução”
Márcio de Miranda Gago – “Liberdade de pensamento, de consciência e de religião”
Marcus Antonius Gouveia de Oliveira – “Esperança”
Maria Edinalva Muniz de Figueiredo – “Disputa desumana pelo lixo”
Wallace Ricardo Puppe Cavalcanti – “A liberdade de ir, vir, ser e crer”
Categoria Membro e Servidor
Alan Anezio da Silva Lima – “Luzia sem Direitos”
Simone Silva de Araújo – “Liberdade religiosa também é um direito humano!”
Valuce de Alencar Bezerra – “Vida que fica, vida que vai”
Assessoria

Cidades

PB: Complexo Clementino Fraga atenderá casos suspeitos de coronavírus

Publicados

em

Diante dos casos de doença respiratória na China, causada pelo novo Coronavírus, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população acerca dos sintomas e formas de prevenção e prepara profissionais de saúde para atenderem casos suspeitos da doença.

Na Paraíba, as medidas incluem divulgação de nota técnica para os profissionais de saúde indicando o fluxo de atendimento, unidade estadual de referência para tratamento, além de orientações de vigilância em saúde e medidas de prevenção para a população e profissionais de saúde. O monitoramento de Portos e Aeroportos são realizados pela Anvisa. A Nota Técnica será publicada nesta segunda-feira, 27 de janeiro, segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirma que “nós temos, na rede estadual, uma estrutura hospitalar preparada para atender casos suspeitos de Corona Vírus que é o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa. Então qualquer caso que se encaixe no perfil deve ser solicitado a transferência para este serviço”. Na eventualidade de ser identificado alguma vítima em outro serviço da rede, está previsto até o transporte aeromédico para garantir o melhor tratamento disponível para este paciente. “Nós estamos atentos ao que acontece no mundo e preparados”, garante o secretário.

O secretário também falou sobre a possibilidade de adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em maior volume, caso seja necessário. além de aumentar a vigilância em portos, aeroportos e fronteiras, como sugere o protocolo do Ministério da Saúde. “Se for necessário, iremos aderir a uma ata para aquisição de EPI para proteger pacientes e profissionais”.

Sobre os sintomas, é recomendado a população que “se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de 14 dias após viagem para China ou contato direto com pessoa com caso confirmado de Coronavírus, deve buscar imediatamente um serviço de saúde”, alerta o secretário.

Sobre o Coronavírus – Coronavírus é um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em serem humanos e animais. Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Até o momento, mais de 1.900 pessoas já tiveram diagnósticos de Coronavírus confirmados na China e 49 estão curadas. 56 mortes, todas localizadas na China, estão relacionadas com a doença. 16 países registraram casos da doença, nenhum deles na América do Sul.

Não há nenhum medicamento específico para conter o Coronavírus. O tratamento indicado inclui repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.

Para reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus, a orientação é de “evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas, lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;  usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar nas mucosas dos olhos; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados;  evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações”, alerta o secretário de Saúde.

Com base nas informações atualmente disponíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda restrição de viagens ou comércio. “Devemos acompanhar as recomendações, que são dinâmicas e podem mudar de um dia para outro”, esclareceu Geraldo Medeiros. O Comitê de Emergência da OMS declarou que é cedo para declarar a situação como emergência em saúde pública de interesse internacional neste momento, devido ao número limitado e localizado de casos e pelas medidas que já estão sendo tomadas para que o surto não se espalhe.

Do MaisPB

Continue lendo

Cidades

Família encontra jovem desaparecido em Guarabira

Publicados

em

O jovem Lucas Nathanael França de Lima, de 20 anos de idade, residente no bairro Novo em Guarabira-PB, que estava desaparecido desde o último dia 25 de janeiro, foi encontrado pela família.

Um comunicado na rede social via whatsApp na manhã desta segunda-feira (27), postado pela jornalista Patrícia Sousa, deu a grata notícia de que o jovem já se encontra com a família e está bem. Confira abaixo:

 

Entenda o caso: Em contato com a imprensa de Guarabira, um tio do jovem disse que Lucas teria saído de sua residência no bairro Novo, no sábado dia 25/01 para ir comprar um lanche, trajando roupa branca e sandália, sem carteira e não teria mais retornado a sua residência.

Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Residencial: candidatos sorteados devem deixar documentação na Prefeitura, de 5 a 14 de fevereiro; veja

Publicados

em

A Comissão responsável pelo cadastramento dos candidatos que concorreram ao sorteio das 400 primeiras moradias do Residencial Guarabira Park I e II – Conjunto Residencial Jáder Soares Pimentel – avisa que referente as pessoas contempladas, após a realização do sorteio, deverão comparecer à sede da Prefeitura de Guarabira, no período de 5 a 14 de fevereiro, munidas das devidas documentações.

– Sendo os originais e cópias legíveis da Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento e, ainda, do RG e CPF (se for casado, levar dos dois).

O atendimento será realizado das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira.

Codecom/PMG

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas