Conecte-se conosco

Cidades

MPPB divulga lista dos pré-finalistas do concurso de fotografia sobre Direitos Humanos

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou, nesta sexta-feira (30), a lista dos pré-finalistas nas três categorias do “2° Concurso de Fotografia – MPPB e Direitos Humanos”. Os recursos devem ser interpostos por e-mail (concursodefotografiamppb@gmail.com) no prazo de 48 horas. A lista dos finalistas será publicada até terça-feira (4).
A comissão julgadora do concurso foi composta pela procuradora de Justiça Vasti Cléa Lopes; pela promotora de Justiça, Cristiana Vasconcelos e pela professora de Fotografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Agda Aquino, e contou com o apoio da equipe de profissionais da Assessoria de Comunicação do MPPB.
Este ano, o tema do concurso faz alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada no dia 10 de dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Oitenta e nove fotos foram inscritas, 60 na categoria ‘Amador’, 26 na categoria ‘Profissional’ e três, na categoria ‘Membro e Servidor’. Os nomes dos pré-finalistas estão em ordem alfabética.
Os dez melhores trabalhos vão integrar a mostra fotográfica que vai ser realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, na manhã do dia 11 de dezembro, durante a ‘Semana do Ministério Público’. Na ocasião, serão divulgados os três primeiros colocados das categorias ‘Amador’ e ‘Profissional’, que concorrem a prêmios em dinheiro no total de R$ 9 mil. Os demais trabalhos receberão troféu de Menção Honrosa.
O concurso tem o apoio e patrocínio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Unimed João Pessoa, da Associação e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba e da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Confira os nomes dos pré-finalistas por ordem alfabética, com seus respectivos trabalhos:
Categoria Amador
Andreza Clarinda Araújo do Amaral – “Direito à vida digna”
Daiana Targino da Silva – “Tecendo Sonhos”
Daniel Nery da Fonsêca Pinto – “Sobre viver”
Giselma Vieira Moreira Franco – “Água de beber”
Ivone Beatriz Cavalcanti da Silva – “Onde os fracos não têm vez”
João Dantas da Silva Neto – “A força da mulher sertaneja”
Matheus Filipi da Silva Diniz – “A infância e seus direitos”
Roan Nascimento Santos – “Liberdade”
Sérgio Siddiney Borges de Araújo – “Hortas Verticais para Ressocialização”
Valéria Sinésio da Silva – “Direito à Educação”
Categoria Profissional
Assuero Lima de Oliveira – “Não à pedofilia”
Diego Luiz Nóbrega Rodrigues – “O Sertão é sem lugar”
Francisco Rodrigues de França – “Quilombola”
Isabel Cristina Silveira de Souza – “Meu direito de ir e vir”
Kleide Maria Silva Teixeira – “Território Tabajara”
Leonardo dos Santos Silva – “Criança – direito à instrução”
Márcio de Miranda Gago – “Liberdade de pensamento, de consciência e de religião”
Marcus Antonius Gouveia de Oliveira – “Esperança”
Maria Edinalva Muniz de Figueiredo – “Disputa desumana pelo lixo”
Wallace Ricardo Puppe Cavalcanti – “A liberdade de ir, vir, ser e crer”
Categoria Membro e Servidor
Alan Anezio da Silva Lima – “Luzia sem Direitos”
Simone Silva de Araújo – “Liberdade religiosa também é um direito humano!”
Valuce de Alencar Bezerra – “Vida que fica, vida que vai”
Assessoria

Apoio

Cidades

Hoje: psiquiatra fala sobre como agir diante de alguém em risco de suicídio, em JP

Publicados

em

“Suícidio, o que fazer quando estamos diante de alguém em risco” é o tema da palestra, que será ministrada pelo médico psiquiatra, Alfredo Minervino, às 14h desta terça-feira (17/09), na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, movimento dedicado a ações de prevenção ao suicídio, e é aberto a todas as pessoas que têm interesse em entender melhor o fenômeno do suicídio e contribuir para sua prevenção.

A palestra faz parte do conjunto de ações pensadas pelo grupo de trabalho criado para discutir a prevenção, a assistência a vítimas de lesões autoprovocadas e a posvenção ao suicídio. O GT foi iniciado pela promotora de Justiça da Saúde, Jovana Tabosa, e incorporado ao Núcleo de Políticas Públicas, criado no âmbito do MPPB. Além dos membros do Ministério Público participam do grupo representantes de várias instituições, principalmente, das áreas de saúde e educação.

“Em um ano de trabalho do GT, construímos e estamos em fase de implementação da Nota Técnica 01/2019 (disponível em https://bit.ly/2lT1hgV), que vai nortear todas as ações da rede de saúde, da atenção básica à especializada, para que atue de forma integrada, com o acompanhamento de tentantes e seus familiares, minimizando os riscos de novas tentativas e o adoecimento mental de seus familiares. A expectativa é que a palestra do Dr. Minervino venha nos dar uma luz sobre o que podemos fazer diante de alguém adoecido e com ideação suicida. Temos a clareza que é preciso falar sobre o assunto sem tabus, ouvir as pessoas ao nosso redor e tratá-las”, explicou.

A palestra acontecerá no auditório do MPPB, na Avenida D. Pedro II, s/n, em João Pessoa. Além dos integrantes do GT de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, de profissionais da rede de cuidados, podem participar do evento qualquer cidadão que queira entender melhor sobre o tema. Alfredo Minervino é um dos médicos psiquiatras mais conceituados da Paraíba; professor universitário e vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Assessoria/MPPB

Continue lendo

Cidades

Supermercado LEOMAR está aberto nesta Segunda, 16, até 14h

Publicados

em

Foto: Divulgação

Supermercado Leomar aberto nesta segunda, dia 16, até as 2h da tarde. Tudo em produtos alimentícios, bebidas, carnes, pães e hortifruti. Supermercado Leomar fica na Av. Rui Barbosa, 126, centro de Guarabira, em frente ao Posto de combustíveis Ipiranga. Se preferir pode fazer o pedido via WhatsApp: (83) 99143-9544.

Continue lendo

Cidades

Projeto obriga show de artistas de Guarabira no palco principal da Festa da Luz

Publicados

em

Ex-presidenta da Câmara Municipal de Guarabira, autora do projeto, disse que o artista guarabirense precisa ser mais valorizado.

Projeto de lei de n° 1641, de autoria da vereadora Josineide Nicolau (Neide de Teotônio-PPS) e aprovado pela Câmara Municipal de Guarabira, cria o programa “Prata da Casa”. A iniciativa da parlamentar guarabirense institui a apresentação de artistas e bandas locais no palco principal das festividades da Padroeira da cidade (Festa da Luz).
Neide ressalta a importância em valorizar os artistas guarabirenses. “É preciso reconhecer nossa arte, fazendo ainda mais pelos talentos que temos aqui. A valorização da cultura local é essencial para entendermos um pouco mais sobre o nosso território, a nossa gente e a maneira de pensar e produzir de nossa população”, destaca a vereadora.
Na justificativa do projeto, Neide de Teotônio ainda diz: “Em um momento de tantas incertezas e revezes no mundo político e cultural, entendemos que a valorização do artista como um todo é essencial para demarcarmos o território importante da cultura e dos artistas locais, é o que propomos com esse projeto. Uma chance para uma classe que é merecedora de toda a nossa reverência com papel fundamental na divulgação da nossa cidade por onde passam. Portanto,  precisamos lutar juntos para levarmos ao conhecimento de todos os valores que tem os artistas da nossa terra”, acrescentou.
Como o PL de Neide foi aprovado, a matéria agora seque para a sanção do prefeito de Guarabira.
Assessoria

 

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas