Conecte-se conosco

Educação

Cursos da UEPB Guarabira obtêm conceitos “Bom” e “Muito bom” pelo Guia do Estudante 2018

Publicados

em

Dos cinco cursos que compõem o Centro de Humanidades (CH), quatro obtiveram conceito “Bom” e um foi enquadrado na categoria “Muito bom”, de acordo com avaliação realizada pelo Guia do Estudante 2018, vinculado à Editora Abril. Pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Letras foi o maior destaque do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, pontuando quatro estrelas. As demais graduações (Direito, Geografia, História e Pedagogia) foram avaliadas com nota correspondente a três estrelas.

Este ano, foram averiguados 42 cursos da UEPB, cinco a mais que em 2017, sendo 20 deles classificados com três estrelas (conceito bom), 21 com quatro estrelas (conceito muito bom) e um com cinco estrelas (conceito ótimo). O melhor resultado foi obtido pelo Curso de Licenciatura em Letras do Campus de Campina Grande. Para o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, o desempenho positivo dos cursos da universidade no Guia do Estudante é resultado das medidas adotadas pela Administração Central, que atualizou e modernizou a graduação na Instituição, a exemplo do novo Regimento Geral e, principalmente, das reformas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).

Publicado pela Editora Abril desde 1984, o Guia do Estudante (GE) é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de Bacharelado e Licenciatura. A avaliação vem qualificando, ao longo desse tempo, cursos superiores em todo o País. Durante a pesquisa, são levados em consideração quesitos específicos de cada curso, como titulação do corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático-pedagógico e instalações físicas. Para conferir o resultado geral do guia acesse o site https://guiadoestudante.abril.com.br/.

 

Ascom/ UEPB

Cursos da UEPB Guarabira obtêm conceitos “Bom” e “Muito bom” pelo Guia do Estudante 2018
Avalie esta postagem
Apoio

Cidades

UEPB Guarabira promove evento para marcar o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”

Publicados

em

Em homenagem ao centenário do “Rei do Ritmo”, comemorado este ano, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realiza no dia 11 de março a acolhida aos feras e adere ao Ano Cultural Jackson do Pandeiro em evento intitulado “O CH no Ritmo Jackson do Pandeiro”.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-Guarabira), Centros Acadêmicos (CAs) e Biblioteca Setorial, contará com palestras, exibição de vídeos e atividades artísticas. Nos períodos da manhã e da noite serão feitas apresentações de pesquisas sob o título “Jackson e a mulher negra” com a graduanda em História, Maria do Carmo da Silva, e as professoras Ivonildes da Silva Fonseca e Flaviana Barbosa.

Na parte da tarde, o doutorando Daniel de Oliveira e o professor Waldeci Ferreira Chagas abordarão a religiosidade e a educação em uma mesa denominada “Jackson do Pandeiro, Educação e Umbanda”. No decorrer do evento será declamado cordel “Centenário de Jackson do Pandeiro”, pelo professor e poeta Vicente Barbosa, performance de Isaías Vicente, exibição de vídeos.

A gastronomia afro-brasileira, especialmente o acarajé, poderá ser degustada ao longo das atividades. A exposição visual “Jackson do Pandeiro: 100 Anos do Rei do Ritmo”, localizada no hall do Auditório, organizada pela Biblioteca Setorial, trará matérias jornalísticas, fotografias, livros e outros materiais concernentes ao artista paraibano.

Confira a programação completa clicando AQUI.

 

Por Severino Lopes/Ascom/UEPB

UEPB Guarabira promove evento para marcar o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

UEPB Guarabira: 1º Ciclo de Diálogos debaterá estágios na formação docente

Publicados

em

O Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, realiza nos dias 25 e 26 de fevereiro o 1º Ciclo de Diálogos: Estágio em Formação Docente. O evento conta com apoio do Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) e é destinado a alunos de Pedagogia, estudantes da Residência Pedagógica, estagiários, egressos do ano anterior, professores e pesquisadores da área.

Com carga de 20 horas/aula, o Ciclo de Diálogos será realizado no Auditório do CH e contará com debates e discussões por meio de conferência e mesa-redonda envolvendo professores/pesquisadores, discentes e docentes da Licenciatura em Pedagogia e professores das escolas-campo, além da apresentação de relatos de experiências no formato de comunicação oral.

A conferência de abertura terá como tema “Estágios em Formação Docente” e será ministrada pela professora da UEPB, Patrícia Cristina Aragão. O dia 26 será destinado para os Grupos de Trabalho (GTs), “Educação Infantil”, “Educação Fundamental”, “Gestão Educacional” e “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

A atividade tem como objetivo geral promover um espaço de diálogo, reflexão e socialização das vivências de discentes e docentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos componentes de Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas na interface com a realidade das escolas de Educação Básica, contribuindo para a formação crítica de educadores enquanto sujeitos históricos, comprometidos com a construção e a transformação da prática educativa.

Também visa efetivar a tríplice função universitária de ensino, pesquisa e extensão, além de vivenciar por meio de práticas metodológicas a socialização e a interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, bem como socializar a produção de iniciação científica do curso de pedagogia com a rede de Educação Básica da região. É ainda pretensão dos organizadores, integrar os professores das redes de Educação Básica com o curso de Pedagogia. Haverá emissão de certificados para os participantes.

 

 

 

Da Ascom

UEPB Guarabira: 1º Ciclo de Diálogos debaterá estágios na formação docente
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

SiSU 2019: IFPB Guarabira divulga primeira chamada da lista de espera

Publicados

em

A pré-matrícula ocorrerá dias 18 e 19 de março. E a confirmação de matrícula está prevista para o dia 29 de março.

A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino do IFPB – Campus Guarabira, de acordo com as disposições da legislação em vigor faz saber através deste Edital, as condições para manifestação de interesse em matrícula dos candidatos pré-classificados por meio da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada – SISU 2019/1ª edição dos cursos superiores presenciais para o semestre letivo de 2019.1.

Ficam convocados os candidatos selecionados nas vagas dos cursos superiores presenciais do IFPB, através dessa chamada, para efetuarem manifestação de interesse em matrícula de acordo com as regras e o cronograma exposto no edital.

O(s) candidato(s) convocado(s) deverá(ão) preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Pré-matrícula eletrônico através do Portal do Estudante do IFPB e disponível no seguinte endereço eletrônico: https://estudante.ifpb.edu.br/login/ e ao final do preenchimento dos formulários, o candidato será direcionado para impressão o Formulário de Pré-matrícula, para em seguida realizar a entrega da documentação exigida durante o cronograma e local estipulado neste Edital.

A pré-matrícula ocorrerá dias 18 e 19 de março,  a análise da documentação de 21 a 27 de março de 2019. E a confirmação de matrícula está prevista para o dia 29 de março.

A RELAÇÃO DE CONVOCADOS pode ser acessada no link:

https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/etapa/381/campus/19/

 

Assessoria/IFPBGuarabira

SiSU 2019: IFPB Guarabira divulga primeira chamada da lista de espera
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas