Conecte-se conosco

Cidades

Comoção e revolta marcam enterro de trabalhador sem terra, em Mari

Publicados

em

Foto: Divulgação

Cerca de duas mil pessoas de várias cidades paraibanas, além de representantes do MST da Paraíba, Pernambuco e outros estados, participaram nesta segunda (10) do sepultamento do trabalhador rural sem terra, José Bernardo da Silva, assassinado sábado (8) no acampamento Dom José Maria Pires, em Alhandra, litoral sul da Paraíba.

Depois dos funerais realizados na capela Nossa Senhora Aparecida, no assentamento Zumbi dos Palmares, em Mari, o cortejo conduziu o corpo até o cemitério que fica na zona urbana, a um quilômetro e meio do local do velório.

Anúncio


A missa de corpo presente do trabalhador José Bernardo da Silva, foi concelebrada por Frei Anastácio, juntamente com dois padres e o Bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos. Orlando, como era conhecido, foi assassinado brutalmente sábado, ao lado de Rodrigo Celestino, no acampamento Dom José Maria Pires, em Alhandra.

Durante todos os funerais, que começaram no domingo, com presença do governador do Estado, Ricardo Coutinho, da presidente nacional do PT e senadora, Gleisi Hoffman e do deputado Frei Anastácio, houve muita manifestação de revolta, repúdio e pedido de justiça para o assassinato dos dois trabalhadores. O governador garantiu que a polícia está empenhada em identificar e prender os mandantes e executores do crime.

Frei Anastácio lembra que vem acompanhando a luta das 500 famílias que estão no acampamento Dom José Marias Pires, na fazenda Garapu, desde julho de 2017, quando começou a ocupação. Segundo ele, a área tem mais de cinco mil hectares de terras sem nenhuma produção. “As famílias acampadas são dos municípios de Conde, Pitimbu, Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Goiana/PE. Elas se instalaram na área e já estão plantando feijão, macaxeira e outras culturas”, disse o deputado.

História da fazenda

O deputado relata que em 1976, as terras foram desapropriadas pelo INCRA, na grande fazenda Mucatu, que tinha 10.200 hectares. Na época, o INCRA assentou 750 famílias, em cinco mil hectares. “O restante da terra não foi assumida pelas famílias. Dessa forma, a empresa Pernambucana de Celulose, João Santo, se apoderou da área para plantar bambu destinado à fabricação de papel. Mas, ninguém sabe como a empresa assumiu essas terras que foram desapropriadas para a reforma agrária. O INCRA precisa levantar toda essa situação burocrática, uma vez que famílias sem terra estão reivindicando a área”, disse o deputado.

O parlamentar relata que em 1976, as famílias assentadas foram distribuídas da seguinte forma em Pitimbu/Alhandra: assentamentos Mucatu e João Gomes, com 170 famílias, além de 130 em Andreza I e II; Em Mata de Chica, no Conde, 450 famílias. Nesses assentamentos, hoje vivem mais de 1.500 famílias, entre assentados e agregados, que são filhos, netos e genros.

“Com a criação do acampamento Garapu, as famílias querem que o INCRA faça a vistoria das terras para a criação de mais um assentamento da reforma agrária, uma vez que a área foi desapropriada desde 1976 para a reforma agrária e não para exploração industrial, como está ocorrendo”, disse.

Fonte: Parlamento PB

Rate this post
Anúncio


Cidades

Programa Empreender PB abre quarto ciclo de inscrições para 28 cidades

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio do Programa Empreender PB, dá início a mais um ciclo de inscrições para concessão de crédito orientado para 28 cidades de sete regiões do estado. O processo começa, nesta quarta-feira (23), a partir das 8h, de forma exclusivamente on-line. Ao todo, serão destinadas 840 vagas, com investimentos na ordem de R$ 6,720 milhões.

Cada município abrirá 30 vagas, que irão contemplar as seguintes linhas de crédito: Empreender Pessoa Física, Empreender Juventudes, Empreender Profissional Liberal e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Anúncio


O objetivo do Programa Empreender PB é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado. No primeiro trimestre de 2025, o Programa Empreender-PB já realizou abertura de 2.550 vagas para concessão de crédito, em 85 cidades da Paraíba.

No ano de 2024, o programa assinou um total de 4.131 contratos de concessão de crédito, o que representou um investimento de R$ 35.847.355,44 destinado a empreendedores das 14 regiões do estado, contemplando 89,24% dos municípios paraibanos.

Acompanhe as regiões e municípios que irão abrir inscrições:

6ª Região:

Cacimba de Areia, Teixeira, Passagem, São José de Sabugi, Patos, Salgadinho e Catingueira

7ª Região:

Coremas, Boa Ventura, Aguiar, Itaporanga, Conceição e Diamante

8ª Região:

Riacho dos Cavalos, Bom Sucesso e Brejo do Cruz

9ª Região:

Poço de José de Moura, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Joca Claudino e Carrapateira

10ª Região:

Vieirópolis e Sousa

11ª Região:

Princesa Isabel e Juru

13ª Região:

Pombal, Cajazeirinhas e Aparecida

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Galerias de Fotos

ECI José Soares de Carvalho celebra a Páscoa com ação especial em parceria com a Cacau Show

Publicados

em

Fotos: ECI José Soares de Carvalho

Nesta quarta-feira, 16, os alunos da ECI José Soares de Carvalho, escola de tempo integral localizada em Guarabira, Paraíba, tiveram uma tarde inesquecível. Em parceria com a empresária Marília, da Cacau Show Guarabira, foram entregues ovos de Páscoa a todos os estudantes. A ação solidária foi acompanhada por um delicioso lanche da tarde, promovendo momentos de alegria e confraternização. A iniciativa reforça os valores de cuidado e afeto promovidos pela escola. Feliz Páscoa a todos!

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vereadora solicita obras de infraestrutura e lazer para beneficiar comunidades de Guarabira

Publicados

em

Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (10), a vereadora Neide de Teotônio (PSB) apresentou três importantes requerimentos voltados para a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida dos moradores de Guarabira.

As solicitações feitas à Prefeitura Municipal incluem a construção de um parque infantil, uma ponte e um minicampo de futebol. As propostas têm como foco atender demandas da população em áreas essenciais como lazer, mobilidade e incentivo à prática esportiva.

Anúncio


• Requer da Prefeita de Guarabira Léa Toscano a construção de um Parque Infantil no Conjunto Clóvis Bezerra, no terreno existente ao lado da Praça, atrás do Restaurante de Esteildo.
• Requer da Prefeita de Guarabira Léa Toscano a construção de uma ponte ligando o Bairro do Nordeste II (Rua João Pacheco) ao Bairro da Esplanada.
• Requer da Prefeita de Guarabira Léa Toscano a construção de um minicampo de futebol no Distrito de Pirpiri, para atender aos jovens daquela localidade.

Neide agradeceu a aprovação dos requerimentos, que agora seguem para análise do Poder Executivo, responsável por avaliar a viabilidade e execução dos projetos.

Assessoria/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas