Conecte-se conosco

Cidades

FÉRIAS: Pais precisam tomar cuidado com crianças em piscinas e Lei estabelece normas para prevenção de acidentes

Publicados

em

Nesse período de férias vale redobrar os cuidados, principalmente com as crianças, durante o lazer em piscinas. Na Paraíba, A Lei estadual 10.542/2015 que disciplina a prevenção de acidentes reforça a segurança nesses ambientes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 51% dos afogamentos de crianças entre um e nove anos de idade ocorrem em piscinas.

O estudo aponta que  boa parte dos acidentes registrados ocorrem por conta da sucção das bombas de piscinas. Isso por que, pelo fato de a pressão ser forte, ela acaba sugando partes do corpo ou vestimentas das crianças. Além disso, mesmo que os pequenos não estejam com a cabeça submersa, a força da sucção pode causar feridas e hematomas. Portanto, deve-se alertar antecipadamente às crianças que essas áreas são muito perigosas.

De acordo com a Lei, apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Jutay Meneses (PRB), o sistema hidráulico da piscina deverá estar de acordo com o disposto em norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre outros pontos estão: a velocidade de passagem da água pelos drenos e grades de fundo do sistema hidráulico da piscina deverá ser de no máximo 0,6 mls (ABNT 10.339). É obrigatória também a instalação de, no mínimo, dois drenos ou grades de fundo por motobomba compatível no sistema hidráulico, interligados em distância mínima de um metro e meio entre eles.

Também consta na Lei que a motobomba deverá ser compatível com a vazão por meio dos drenos ou grades de fundo. É obrigatória a utilização de tampas de dreno que previnam o turbilhonamento e o enlace de cabelos. Fica obrigado ainda que a piscina construída cujo sistema hidráulico esteja em desacordocom o disposto nesta Lei, deverá ser adequada no prazo de 180 dias.

De acordo com o autor da matéria, a infração a Lei sujeitará o infrator a suspensão da inscrição estadual, para os que a possuírem, e a interrupção das atividades até o saneamento da irregularidade.

Para quem vale – Estão sujeitas a Lei as piscinas classificadas em coletivas ou públicas localizadas em spar, resorts, estâncias termais, clubes, hotéis, motéis, academias, escolas, edifícios, condomínios residenciais, hospitais, parques, associações, fundações, igrejas e templos religiosos, centros de reabilitação, centros educacionais, centros esportivos, em locais que sirvam de locação para festas ou eventos particulares, e demais entidades de natureza privada ou pública em que haja uso coletivo.

Causas de acidentes – As principais causas de acidentes com crianças em piscinas, acontecem por três motivos, que são: sucção dos ralos que causa o aprisionamento de cabelos ou partes do corpo, ausência de portões auto travantes e falta de cercas de proteção que causa a queda e afogamento de crianças pequenas.

Assessoria

FÉRIAS: Pais precisam tomar cuidado com crianças em piscinas e Lei estabelece normas para prevenção de acidentes
Avalie esta postagem
Apoio

Brejo/Agreste

Comissão realiza sorteio e define grupos para 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro do 4° BPM

Publicados

em

A Comissão de Organização do 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro, que será promovido pelo 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), realizou nessa quinta-feira (21), na sala do Subcomando, o sorteio dos grupos da competição, que ficaram assim definidos: no grupo A, as equipes do 7º BPM, CBM, Rádio Patrulha do 4º BPM, 8º BPM, 1ª Companhia do 4º BPM e Nufap do 4º BPM. No grupo B, também após o sorteio, ficaram as equipes: 2ª CIPM, 7ª CIPM, CPE do 4º BPM, Bope, 2ª Companhia do 4º BPM e 10º BPM. Depois de definidos os grupos, a tabela está sendo elaborada e em breve será divulgada pelos organizadores da competição.

O 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro terá início ainda neste mês e prossegue até agosto. As partidas serão realizadas às segundas e/ou quartas-feiras, no ginásio poliesportivo do Sesc, em Guarabira, das 16h às 22h, conforme informou o major Cândido, chefe da Sefid e integrante da comissão organizadora. Ainda de acordo com o regulamento da competição, que segue os padrões da Confederação Brasileira de Futsal, cada partida terá dois tempos de 20 minutos com a bola em jogo e um intervalo de cinco minutos entre os dois tempos.

O Campeonato de Futsal Brejo Seguro, que foi idealizado em 2012, tem como objetivos desenvolver uma política de qualidade de vida, bem-estar, lazer e congraçamento, através da prática de atividade física, incentivar camaradagem e disseminar cooperação entre agentes de segurança pública, além de fomentar interação e integração entre órgãos que compõem os órgãos de segurança e a sociedade.

 

Assessoria/4ºBPM

Comissão realiza sorteio e define grupos para 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro do 4° BPM
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Vereador solicita de deputado verba federal para construir arquibancada no Sílvio Porto

Publicados

em

Durante sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Guarabira aprovou por unanimidade requerimento de autoria do vereador Tiago do Mutirão (PSDB), solicitando do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), destinação de emenda parlamentar para construção de lance de arquibancada no Estádio Municipal Sílvio Porto.

De acordo com o vereador, o Estádio Sílvio Porto é uma importante praça de esporte da região polarizada por Guarabira, tendo sediado jogos de futebol de competições regionais e Campeonato Paraibano de Futebol. Entretanto, a Federação Paraibana de Futebol tem cobrado o aumento de acomodação em arquibancada e isso vai incrementar o esporte na região.

“O deputado Ruy Carneiro é muito sensível às questões de esporte e esperamos que atenda a esse nosso requerimento. Nosso estádio precisa de mais arquibancada, a torcida fica sem ter onde se acomodar e esse benefício se torna muito importante para o esporte”, destacou Tiago.

Aprovado, o documento será encaminhado ao gabinete do parlamentar federal, em Brasília, para que possa adotar as medidas que entender necessárias.

Assessoria/CMG

Vereador solicita de deputado verba federal para construir arquibancada no Sílvio Porto
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Guarabirense Major Givaldo Medeiros é promovido a tenente coronel da PM

Publicados

em

Em seu perfil na rede social Facebook, o agora tenente coronel comemorou a promoção, ressaltando ter entrado na PM em 1989 para servir à sociedade.

O Diário Oficial do Estado circulou hoje com ato do governador João Azevêdo promovendo o guarabirense major PM Givaldo Medeiros ao posto de tenente coronel PM, com atuação no 4º Batalhão de Polícia Militar.

Givaldo já foi sub-comandante do 4º BMP e realizou importante de trabalho de enfrentamento ao crime e, sobretudo, o desmantelamento do tráfico de drogas e tantas outras ações. Foi coordenador na região do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), formando centenas de crianças de diversas escolas de Guarabira e região. Também dirigiu um programa de rádio que tratava especificamente sobre a as ações do PROERD.

Em seu perfil na rede social Facebook, o agora tenente coronel comemorou a promoção, ressaltando ter entrado na PM 1989 para servir à sociedade.

“Há tempo para plantar e tempo para colher, há tempo para sorrir e tempo para chorar, há tempo para trabalhar e tempo para descansar! Tudo tem seu tempo, mas tudo tem que ser no tempo de DEUS!. Obrigado Senhor por essa graça em minha vida profissional. Em 1989 eu eu comecei minha carreira profissional na Briosa Polícia Militar da Paraíba como soldado para servir a sociedade e hoje estou recebendo minha merecida promoção a Tenente Coronel por tempo de serviço. São 30 anos de proteção divina nessa minha carreira Militar e amanhã sairei dela com a certeza do meu dever cumprido. DEUS no comando sempre!”, postou.

 

Fonte: Portal25horas

 

Guarabirense Major Givaldo Medeiros é promovido a tenente coronel da PM
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas