Conecte-se conosco

Cidades

FÉRIAS: Pais precisam tomar cuidado com crianças em piscinas e Lei estabelece normas para prevenção de acidentes

Publicados

em

Nesse período de férias vale redobrar os cuidados, principalmente com as crianças, durante o lazer em piscinas. Na Paraíba, A Lei estadual 10.542/2015 que disciplina a prevenção de acidentes reforça a segurança nesses ambientes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 51% dos afogamentos de crianças entre um e nove anos de idade ocorrem em piscinas.

O estudo aponta que  boa parte dos acidentes registrados ocorrem por conta da sucção das bombas de piscinas. Isso por que, pelo fato de a pressão ser forte, ela acaba sugando partes do corpo ou vestimentas das crianças. Além disso, mesmo que os pequenos não estejam com a cabeça submersa, a força da sucção pode causar feridas e hematomas. Portanto, deve-se alertar antecipadamente às crianças que essas áreas são muito perigosas.

De acordo com a Lei, apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Jutay Meneses (PRB), o sistema hidráulico da piscina deverá estar de acordo com o disposto em norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre outros pontos estão: a velocidade de passagem da água pelos drenos e grades de fundo do sistema hidráulico da piscina deverá ser de no máximo 0,6 mls (ABNT 10.339). É obrigatória também a instalação de, no mínimo, dois drenos ou grades de fundo por motobomba compatível no sistema hidráulico, interligados em distância mínima de um metro e meio entre eles.

Também consta na Lei que a motobomba deverá ser compatível com a vazão por meio dos drenos ou grades de fundo. É obrigatória a utilização de tampas de dreno que previnam o turbilhonamento e o enlace de cabelos. Fica obrigado ainda que a piscina construída cujo sistema hidráulico esteja em desacordocom o disposto nesta Lei, deverá ser adequada no prazo de 180 dias.

De acordo com o autor da matéria, a infração a Lei sujeitará o infrator a suspensão da inscrição estadual, para os que a possuírem, e a interrupção das atividades até o saneamento da irregularidade.

Para quem vale – Estão sujeitas a Lei as piscinas classificadas em coletivas ou públicas localizadas em spar, resorts, estâncias termais, clubes, hotéis, motéis, academias, escolas, edifícios, condomínios residenciais, hospitais, parques, associações, fundações, igrejas e templos religiosos, centros de reabilitação, centros educacionais, centros esportivos, em locais que sirvam de locação para festas ou eventos particulares, e demais entidades de natureza privada ou pública em que haja uso coletivo.

Causas de acidentes – As principais causas de acidentes com crianças em piscinas, acontecem por três motivos, que são: sucção dos ralos que causa o aprisionamento de cabelos ou partes do corpo, ausência de portões auto travantes e falta de cercas de proteção que causa a queda e afogamento de crianças pequenas.

Assessoria

Cidades

Covid-19: Guarabira aumenta 23 casos em 24h e totaliza 552; confira o boletim

Veja o boletim epidemiológico deste sábado, 30 de maio

Publicados

em

Vista aérea de Guarabira/Rose Vídeo

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira divulgou na noite deste sábado (30) a atualização do boletim epidemiológico com os números da Covid-19.

Os casos confirmados na cidade já somam 552, um crescimento de 23 casos em 24 horas. Dos infectados, 262 pacientes já foram recuperados.

Continuam 7 óbitos confirmados em consequência do novo coronavírus e uma morte está sob investigação, aguardando resultados de exames.

611 casos foram descartados e 1.716 notificados.

Dos locais com mais casos confirmados, estão: Centro (72), Cordeiro (59), Bairro Novo (58) e Nordeste I (45). Estes continuam sendo os que mais apresentam incidência de infectados com o vírus; destes, apenas o bairro Novo não apresentou nenhum caso nas últimas 24h.

Veja o Boletim da Prefeitura

Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Câmara de Guarabira: audiências públicas virtuais vão discutir LDO nos dias 2 e 4 de junho

A Câmara vai realizar pela primeira vez em sua história audiências públicas através da internet

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira vai realizar pela primeira vez em sua história audiências públicas através da internet para ouvir a sociedade organizada e debater sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – que tramita nas comissões permanentes e precisa passar pelo crivo da sociedade.

Para tanto, como não estão ocorrendo reuniões físicas e as sessões legislativas continuam sendo realizadas de forma remota, a participação popular também vai acontecer de forma remota, durante dois encontros.
As audiências públicas ocorrerão na terça-feira (2) e quinta-feira (4) da próxima semana, às 14h, e até 100 pessoas vão poder estar simultaneamente na sala de vídeo. Para participar é necessário fazer a inscrição através do seguinte link: https://www.cmguarabira.pb.gov.br/inscricoes.php?id=1

Os participantes vão receber um link de acesso para entrar na sala de vídeo, no site da Câmara, na hora em que for iniciada as audiências, que serão comandadas pelo presidente da Câmara, Marcelo Bandeira (PDT), o presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), Tiago do Mutirão (PSDB) e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), Neide de Teotônio (PDT). Todos que estiverem participando terão direito a opinar e apresentar sugestões sobre encaminhamentos para serem inseridas na LDO.

O presidente da Câmara convida a todos que façam suas inscrições, pois é de suma importância a opinião dos guarabirenses, visto que o semestre legislativo se aproxima do fim para o recesso do meio do ano e a LDO precisa ser apreciada e votada.

Assessoria

Continue lendo

Cidades

Covid-19: Vigilância Epidemiológica realiza trabalhos de fiscalização neste sábado em Guarabira

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde realizaram durante toda a manhã deste sábado, 30 de maio, uma intensa fiscalização na feira livre do município e em demais espaços públicos congêneres, com foco principalmente no comércio de frutas e verduras.

Equipes da vigilância epidemiológica estiveram na feira situada no centro da cidade e em outros bairros, além de alguns depósitos de frutas e verduras existentes no município, observando as condições de armazenamento e implantando soluções de desinfecção nos produtos armazenados.

Durante o sábado, as ações de combate ao novo coronavírus também foi composta pela desinfecção das principais ruas do bairro do Nordeste I, uma das localidades com maiores registros de casos confirmados na cidade e também pela instalação de barreiras sanitárias nos principais acessos de entrada ao município.

“Estamos desenvolvendo uma série de medidas preventivas e periódicas desde o início dessa situação emergencial de saúde pública, que afeta não só ao município como todo o mundo. Só que tudo isso só faz sentido quando as pessoas também colaboram, cumprindo o isolamento social com responsabilidade, tendo que sair de casa usando a máscara, voltando para casa, fazer a higienização correta, tudo isso é importante para combater a COVID”, frisa a secretária de Saúde, Fernanda Macedo.

Codecom

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas