Conecte-se conosco

Cidades

Força-tarefa da Segurança Pública vai combater roubos a bancos na Paraíba

Publicados

em

O enfrentamento dos crimes contra instituições financeiras será realizado por uma força-tarefa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba e seus órgãos operativos policiais. A medida, que abrange fortalecimento de delegacias, criação de um banco de dados e integração entre as polícias Civil, Militar e polícias de outros estados, foi anunciada pelo secretário Jean Nunes, nessa terça-feira (22), depois de uma reunião com os gestores da pasta e faz parte das ações previstas para o 1º trimestre deste ano no que se refere ao combate à violência no estado.

Segundo o secretário, as investigações das ocorrências passam a ser atendidas pelas Delegacias de Crimes contra o Patrimônio (DCCPat), unidades especializadas da Polícia Civil, que serão robustecidas em três regiões previstas na divisão territorial da segurança pública: João Pessoa, Campina Grande e Patos, de acordo com a Lei Complementar 111/2012. “As delegacias de Roubos e Furtos, como são chamadas, terão reforços em suas equipes, para que possam abranger essas investigações, que são bastante complexas. Além disso, vamos investir na unificação de um banco de dados, com informações relativas a essas ocorrências, perfil de integrantes de quadrilhas e catalogação de material biológico, o que demandará uma importante participação do Instituto de Polícia Científica (IPC)”, explicou o secretário.

Jean Nunes ainda destacou a integração com a Polícia Militar, no atendimento imediato às ocorrências, e o trabalho desenvolvido em parceria com outras instituições policiais e polícias de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. “Agiremos integrando a Polícia Civil e unidades especializadas da Polícia Militar – como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), Grupo Especializado de Operações na Área de Caatinga (Gaosac), no Sertão – e também o trabalho de Inteligência Policial. Temos casos de sucesso com a coleta de material biológico em cenas de crime, como já acontece em Pernambuco, no Sudeste e Centro-Oeste, e cruzamento dessas informações para provar que determinados suspeitos estiveram presentes em mais de um fato criminoso em diferentes localidades”, frisou.

Participaram da reunião realizada na sede da pasta, no bairro de Mangabeira, além do secretário executivo, Lamark Donato, dos comandantes das Polícias Militar e Corpo de Bombeiros, coronel Euller Chaves e coronel Marcelo Araújo, o delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, e o secretário de Administração Penitenciária, coronel Sérgio Fonseca, entre outros gestores ligados aos órgãos operativos de Segurança Pública.

Fonte: Paraiba.pb

Cidades

ALPB lança campanha contra importunação sexual no carnaval

Publicados

em

Com o lema “Leve seu assédio para longe da gente”, a iniciativa tem o objetivo de empoderar as mulheres sobre os seus direitos.

A Assembleia Legislativa da Paraíba lançou, nesta sexta-feira (14) uma campanha contra a importunação sexual durante o período carnavalesco. Com o lema “Leve seu assédio para longe da gente”, a iniciativa tem o objetivo de empoderar as mulheres sobre os seus direitos e alertar toda a sociedade que é crime fazer qualquer tipo de abordagem às mulheres que extrapolem o respeito e a vontade delas.

Para o presidente Adriano Galdino, a campanha é uma forma do Poder Legislativo Paraibano ecoar ainda mais esse assunto, que cotidianamente se vê nos festejos de carnaval, mas que sua prática é inaceitável. “As mulheres têm o direito de escolher, desde as roupas que vestem até quem paquerar. O respeito é a porta de entrada para quem quer estabelecer qualquer tipo de diálogo e só com esse nível de educação podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, defendeu.

Outras ações legislativas também estão sendo desenvolvidas pela ALPB, desde produções de matérias em defesa dos direitos da mulher até a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os feminicídios no Estado.

Essa produção atinge as necessidades mais elementares da mulher, que vão desde a inserção no mercado de trabalho, passando pelo combate ao feminicídio e demais violências doméstica e familiar, defendendo a equidade de gênero e garantindo atendimento eficaz às gestantes na rede pública de saúde, tanto no pré-natal quanto no parto e pós-parto.

Assessoria/ALPB

Continue lendo

Cidades

SP Variedades está em ritmo de carnaval. Confira as novidades!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

As lojas SP Variedades estão com muitas novidades pra o folião brincar neste carnaval. São máscaras, fantasias e adereços para pular neste carnaval. Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Do brejo.com

Continue lendo

Brejo/Agreste

Cagepa conclui instalação de sistema de captação flutuante em Canafístula II

Publicados

em

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (14) a obra de instalação do sistema de captação flutuante na barragem Canafístula II, no Brejo paraibano. Com isso, o abastecimento de água nas cidades de Solânea e Bananeiras já foi restabelecido, inclusive antes do previsto. A nova estrutura permite que a Cagepa retire água do manancial na superfície, realize o processo de tratamento e distribua à população.

Atualmente, devido à estiagem, o Canafístula II está com apenas 9,5% do seu volume total, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O volume reduzido estava dificultando o processo de tratamento da água, já que estava sendo captada da descarga de fundo. Agora, com a captação de superfície, o tratamento para deixar a água dentro dos padrões de potabilidade para ser distribuída para a população está mais eficiente.

O sistema conta com conjuntos motor-bomba e dois grupos de geradores de energia elétrica. A Cagepa realizou testes nos equipamentos e colocou em operação o sistema neste sábado (15), assegurando a permanência do regime de racionamento que já vinha sendo praticado nos municípios de Bananeiras e Solânea.

Assessoria

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas