Conecte-se conosco

Cidades

Câmara de Guarabira será 1ª do Nordeste a utilizar solução tecnológica que eliminará papel em suas repartições

Publicados

em

O presidente da Câmara Municipal de Guarabira, Marcelo Bandeira (PSB), reuniu os vereadores para apresentar e detalhar o processo legislativo 100% digital, que será implantado na Casa Osório de Aquino, ainda nesse semestre. A reunião aconteceu no último dia 24 de janeiro.

A apresentação do projeto foi feita pelo diretor da empresa SOGO – Soluções Governamentais, empresário Emanoelton Borges, que ficará responsável por gerenciar o processamento das informações, a partir de um software desenvolvido especificamente para esse fim.

Anúncio


Durante a apresentação os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento e a segurança do serviço. Um treinamento para instruir os vereadores, funcionários e assessores parlamentares foi agendado para o início de fevereiro.

Estiveram presentes, além do presidente da Câmara, Marcelo Bandeira, os vereadores Renato Meireles, Wilson Filho, Leonardo Macena, Neide de Teotônio, Júnior Ferreira, Michel do Empenho, Zé Ismai, Michele Paulino, Raimundo Macêdo e Renato Toscano.

Como funciona o processo 100% digital

Buscando tornar os processos mais ágeis e transparentes, a Câmara sairá na frente dentre as demais do Nordeste e passará a utilizar uma solução tecnológica que consistirá na eliminação do uso do papel, impressoras e materiais de expediente em suas repartições.

A entidade adotará uma ferramenta de Governo eletrônico que irá aperfeiçoar seus serviços e reduzirá consideravelmente a despesa da entidade. Toda a tramitação documental, a exemplo de memorandos, ofícios, proposituras, requerimentos, atas, projetos de Lei, decretos legislativos, pareceres jurídicos e demais documentos oficiais que atualmente são impressos e dependem de carimbos e assinaturas, terão suas tramitações de forma eletrônica dentro da plataforma, assinados digitalmente via certificado digital com total transparência e rapidez.

O projeto do Governo eletrônico é uma parceria da 1Doc, empresa Catarinense pioneira em tramitação eletrônica de documentos, e a SOGO (Soluções Governamentais), empresa líder no Nordeste em transparência pública e soluções inteligentes para o setor público.

Através desse projeto os órgãos públicos e cidadãos ficarão conectados 24h por dia, sendo possível protocolar qualquer demanda pelo portal institucional do órgão.

A plataforma que a Câmara de Guarabira passará a utilizar já funciona há alguns anos em diversas prefeituras e câmaras de vereadores Brasil a fora, apresentando excelentes resultados.

Para o presidente Marcelo Bandeira, a utilização da plataforma, aliada à redução de despesas com menos uso de papel, é um esforço para alinhar cada vez mais a administração pública com práticas de sustentabilidade e valorização da máquina pública.

“A implantação deste sistema não só evita o desperdício de papel, mas também aproximará os setores e encurtará os prazos de tramitação dos processos, economizando tempo e dinheiro. Isto demonstra que estamos valorizando um dos princípios da administração pública que é a eficiência”, frisou o parlamentar.

Assessoria/CMG

Rate this post
Anúncio


Cidades

Roberto Paulino tem agenda cheia de compromissos do Governo, em Guarabira

Publicados

em

O secretário-chefe de governo do Estado da Paraíba, Roberto Paulino cumpriu agenda extensa nesta quinta-feira, 29, na cidade de Guarabira.

CONFIRA! Veja fotos da agenda de Paulino

Anúncio


Pela manhã, Roberto Paulino foi recebido para uma entrevista na Rádio Guarabira FM, onde destacou os importantes feitos do governo João Azevêdo em Guarabira, assim como os investimentos conquistados para a região do Brejo.

Logo após, o secretário dirigiu-se à sede da OAB para participar da palestra em alusão ao Novembro Azul, ocasião em que se discutiu a “Detecção Precoce do Câncer de Próstata: Conscientização de Policiais Militares”

A palestra foi realizada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar com sede em Guarabira, tendo como palestrante o médico urologista João Alberto Lins Filho.

Ainda em Guarabira, o ex-governador Roberto Paulino realizou uma visita institucional ao comandante do IV BPM, Tenente-Coronel Sinval Silva para conhecer o Museu e as dependências do Batalhão.

Da Segovpb/Instagram

Em 29 de novembro de 2023

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Pescador morre após sofrer choque elétrico dentro de barco em Baía da Traição

Publicados

em

Foto: Reprodução

Um pescador veio a óbito na manhã desta quarta-feira (29) após sofrer uma descarga elétrica no município de Baía da Traição, Litoral Norte do estado. Conforme apurou o ClickPB, as primeiras informações são de que a vítima estaria realizando o conserto de um barco na praia localizada na frente da praça central. 

Ele seria conhecido como ‘Júnior’ e o serviço no equipamento seria uma soldagem. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e equipes do Corpo de Bombeiros também se deslocaram para o local, segundo informações detalhadas por populares ao ClickPB. 

Anúncio


Em dezembro do ano passado, um outro caso envolvendo choque elétrico em barco foi registrado na Paraíba. Como trouxe o ClickPB, à época Manuel Nunes, a vítima, estaria fazendo reparos no barco quando foi surpreendido pela descarga elétrica.

Populares relataram que o pescador teria a intenção de vender o barco, por isso estaria realizando as manutenções. 

Portal Umari com Click PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Jogos Indígenas 2023 serão abertos nesta quarta-feira, na Baía da Traição

Publicados

em

Reprodução

A Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, sedia, nesta quarta-feira (29), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2023. O evento terá cinco dias de duração, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos Potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.

As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.

“Depois de tantos eventos que o Governo do Estado realizou ao longo de 2023, agora chegou a hora dos Jogos Indígenas, que será mais uma grande festa do esporte na Paraíba. Realizar esse evento faz valorizar a cultura desses povos que tanto fizeram pelo país e continuam fazendo e por isso, merecem toda a atenção no que diz respeito a estar inserido no calendário esportivo”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires.

Anúncio


Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e contam com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas