Conecte-se conosco

Cidades

Câmara de Guarabira será 1ª do Nordeste a utilizar solução tecnológica que eliminará papel em suas repartições

Publicados

em

O presidente da Câmara Municipal de Guarabira, Marcelo Bandeira (PSB), reuniu os vereadores para apresentar e detalhar o processo legislativo 100% digital, que será implantado na Casa Osório de Aquino, ainda nesse semestre. A reunião aconteceu no último dia 24 de janeiro.

A apresentação do projeto foi feita pelo diretor da empresa SOGO – Soluções Governamentais, empresário Emanoelton Borges, que ficará responsável por gerenciar o processamento das informações, a partir de um software desenvolvido especificamente para esse fim.

Durante a apresentação os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento e a segurança do serviço. Um treinamento para instruir os vereadores, funcionários e assessores parlamentares foi agendado para o início de fevereiro.

Estiveram presentes, além do presidente da Câmara, Marcelo Bandeira, os vereadores Renato Meireles, Wilson Filho, Leonardo Macena, Neide de Teotônio, Júnior Ferreira, Michel do Empenho, Zé Ismai, Michele Paulino, Raimundo Macêdo e Renato Toscano.

Como funciona o processo 100% digital

Buscando tornar os processos mais ágeis e transparentes, a Câmara sairá na frente dentre as demais do Nordeste e passará a utilizar uma solução tecnológica que consistirá na eliminação do uso do papel, impressoras e materiais de expediente em suas repartições.

A entidade adotará uma ferramenta de Governo eletrônico que irá aperfeiçoar seus serviços e reduzirá consideravelmente a despesa da entidade. Toda a tramitação documental, a exemplo de memorandos, ofícios, proposituras, requerimentos, atas, projetos de Lei, decretos legislativos, pareceres jurídicos e demais documentos oficiais que atualmente são impressos e dependem de carimbos e assinaturas, terão suas tramitações de forma eletrônica dentro da plataforma, assinados digitalmente via certificado digital com total transparência e rapidez.

O projeto do Governo eletrônico é uma parceria da 1Doc, empresa Catarinense pioneira em tramitação eletrônica de documentos, e a SOGO (Soluções Governamentais), empresa líder no Nordeste em transparência pública e soluções inteligentes para o setor público.

Através desse projeto os órgãos públicos e cidadãos ficarão conectados 24h por dia, sendo possível protocolar qualquer demanda pelo portal institucional do órgão.

A plataforma que a Câmara de Guarabira passará a utilizar já funciona há alguns anos em diversas prefeituras e câmaras de vereadores Brasil a fora, apresentando excelentes resultados.

Para o presidente Marcelo Bandeira, a utilização da plataforma, aliada à redução de despesas com menos uso de papel, é um esforço para alinhar cada vez mais a administração pública com práticas de sustentabilidade e valorização da máquina pública.

“A implantação deste sistema não só evita o desperdício de papel, mas também aproximará os setores e encurtará os prazos de tramitação dos processos, economizando tempo e dinheiro. Isto demonstra que estamos valorizando um dos princípios da administração pública que é a eficiência”, frisou o parlamentar.

Assessoria/CMG

Apoio

Cidades

Hoje: psiquiatra fala sobre como agir diante de alguém em risco de suicídio, em JP

Publicados

em

“Suícidio, o que fazer quando estamos diante de alguém em risco” é o tema da palestra, que será ministrada pelo médico psiquiatra, Alfredo Minervino, às 14h desta terça-feira (17/09), na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, movimento dedicado a ações de prevenção ao suicídio, e é aberto a todas as pessoas que têm interesse em entender melhor o fenômeno do suicídio e contribuir para sua prevenção.

A palestra faz parte do conjunto de ações pensadas pelo grupo de trabalho criado para discutir a prevenção, a assistência a vítimas de lesões autoprovocadas e a posvenção ao suicídio. O GT foi iniciado pela promotora de Justiça da Saúde, Jovana Tabosa, e incorporado ao Núcleo de Políticas Públicas, criado no âmbito do MPPB. Além dos membros do Ministério Público participam do grupo representantes de várias instituições, principalmente, das áreas de saúde e educação.

“Em um ano de trabalho do GT, construímos e estamos em fase de implementação da Nota Técnica 01/2019 (disponível em https://bit.ly/2lT1hgV), que vai nortear todas as ações da rede de saúde, da atenção básica à especializada, para que atue de forma integrada, com o acompanhamento de tentantes e seus familiares, minimizando os riscos de novas tentativas e o adoecimento mental de seus familiares. A expectativa é que a palestra do Dr. Minervino venha nos dar uma luz sobre o que podemos fazer diante de alguém adoecido e com ideação suicida. Temos a clareza que é preciso falar sobre o assunto sem tabus, ouvir as pessoas ao nosso redor e tratá-las”, explicou.

A palestra acontecerá no auditório do MPPB, na Avenida D. Pedro II, s/n, em João Pessoa. Além dos integrantes do GT de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, de profissionais da rede de cuidados, podem participar do evento qualquer cidadão que queira entender melhor sobre o tema. Alfredo Minervino é um dos médicos psiquiatras mais conceituados da Paraíba; professor universitário e vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Assessoria/MPPB

Continue lendo

Cidades

Supermercado LEOMAR está aberto nesta Segunda, 16, até 14h

Publicados

em

Foto: Divulgação

Supermercado Leomar aberto nesta segunda, dia 16, até as 2h da tarde. Tudo em produtos alimentícios, bebidas, carnes, pães e hortifruti. Supermercado Leomar fica na Av. Rui Barbosa, 126, centro de Guarabira, em frente ao Posto de combustíveis Ipiranga. Se preferir pode fazer o pedido via WhatsApp: (83) 99143-9544.

Continue lendo

Cidades

Projeto obriga show de artistas de Guarabira no palco principal da Festa da Luz

Publicados

em

Ex-presidenta da Câmara Municipal de Guarabira, autora do projeto, disse que o artista guarabirense precisa ser mais valorizado.

Projeto de lei de n° 1641, de autoria da vereadora Josineide Nicolau (Neide de Teotônio-PPS) e aprovado pela Câmara Municipal de Guarabira, cria o programa “Prata da Casa”. A iniciativa da parlamentar guarabirense institui a apresentação de artistas e bandas locais no palco principal das festividades da Padroeira da cidade (Festa da Luz).
Neide ressalta a importância em valorizar os artistas guarabirenses. “É preciso reconhecer nossa arte, fazendo ainda mais pelos talentos que temos aqui. A valorização da cultura local é essencial para entendermos um pouco mais sobre o nosso território, a nossa gente e a maneira de pensar e produzir de nossa população”, destaca a vereadora.
Na justificativa do projeto, Neide de Teotônio ainda diz: “Em um momento de tantas incertezas e revezes no mundo político e cultural, entendemos que a valorização do artista como um todo é essencial para demarcarmos o território importante da cultura e dos artistas locais, é o que propomos com esse projeto. Uma chance para uma classe que é merecedora de toda a nossa reverência com papel fundamental na divulgação da nossa cidade por onde passam. Portanto,  precisamos lutar juntos para levarmos ao conhecimento de todos os valores que tem os artistas da nossa terra”, acrescentou.
Como o PL de Neide foi aprovado, a matéria agora seque para a sanção do prefeito de Guarabira.
Assessoria

 

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas