Conecte-se conosco

Tecnologia

Brejo.com agora é um site inclusivo com a implementação do software Audima

Foto: Divulgação

Publicados

em

As publicações do portal brejo.com agora podem ser ouvidas. Nós do brejo.com instalamos recentemente no início deste mês de fevereiro em todo o portal o Audima, um software que converte texto em áudio. Desenvolvido pela carioca Paula Pedroza, a implementação do Audima é simples, mas precisa ser feito pelos administradores dos websites, que vão escolher o tipo de voz e a posição da ferramenta na página. O leitor precisa apenas apertar o play.

E essa é uma característica da acessibilidade conseguida com o uso do Audima. Ele é um recurso que ultrapassa as necessidades das pessoas com deficiência visual. Analfabetos funcionais, idosos, leitores com dificuldades para compreender textos escritos, usuários que preferem ouvir ao invés de ler e até mesmo quem está em movimento é beneficiado.

Dificuldades no acesso  a informação escrita em números

Segundo pesquisa, cerca de 19% da população brasileira tem alguma deficiência na visão. 25% são analfabetos ou semi-analfabetos no Brasil. 30% apresenta presbiopia(também conhecida como vista cansada). E 32% dos brasileiros apontam a falta de tempo como principal barreira para ler.

Startup brasileira

Desenvolvida pela brasileira Paula Pedroza, a ferramenta começou a ganhar a realidade em 2016 quando a empreendedora, formada em desenho industrial e psicologia, morava em Nova Iorque.

“Sempre aprendi melhor com áudio e gosto de fazer várias coisas enquanto escuto algo”, diz Paula Pedroza, fundadora da Audima. “Comecei a prestar mais atenção nisso quando vivenciei o ‘boom’ do audiobook nos Estados Unidos, uma tendência que ganhou força por causa da proposta de libertação dos devices (dispositivos) e do investimento em tecnologia weareble (vestível)”, conta ela nas palestras de divulgação do software.

Em outubro de 2017 Paula levou sua startup para o Vale do Silício, onde participou do Pioneer Accelerator, programa de aceleração do GSV Labs. Lá, ela aperfeiçoou seu projeto com a ajuda da Amazon, IBM, Google e Facebook. Juntos eles investiram U$S 250 mil (cerca de 942 mil reais) na empresa que lançou seu produto no Brasil e hoje já soma 2,5 mil clientes. Assista no vídeo abaixo sobre a Audima.

#audioinclui

Pesquisando novas formas de modernizar e deixar o portal mais acessível, nós do brejo.com encontramos no software Audima a maneira certa para alcançar mais pessoas e inclui-las nas notícias do dia-a-dia publicada aqui no brejo.com. Onde mesmo os que não tem tempo para ler podem agora simplemente dár um Play e escutar as notícias do brejo.com enquanto faz alguma atividade, seja em casa ou no trabalho. Desta forma,  estamos agora no movimento do #audioinclui contribuindo assim para um mundo mais inclusivo e democratizando o acesso a informação e ao nosso conteúdo online.

Da redação do brejo.com

Ciência

Cientistas descobrem possível forma de combater o novo coronavírus

Técnica faz com que medicamentos sejam responsáveis por inibir a reprodução das células infectadas dentro do hospedeiro

Publicados

em

Para tentar encontrar tratamentos contra a Covid-19, bioquímicos e virologistas da Universidade Goethe e do Hospital da Universidade de Frankfurt investigam como a doença afeta as células humanas quando as infecta. Desde fevereiro os cientistas cultivam amostras da doença em laboratório. Esse procedimento foi essencial para aprender o máximo possível sobre o vírus.

Olhar Digital

Continue lendo

Cidades

Guarabira: Supermercados Leomar e São Pedro realizam entregas em casa

Publicados

em

De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, devido ao grande crescimento do COVID-19, o Supermercado Leomar e o Supermercado São Pedro informamSupermercados Leomar e São Pedro realizam entregas em casa que desde 20 de março de 2020 está com uma equipe para atendimento online pelo WhasApp e por telefone, para realizar entregas na cidade de Guarabira-PB.

Os pedidos para entrega em casa podem ser feitos a partir de uma compra mínima de R$ 50,00 (cinquenta reais) para pagamento a vista.
Segundo, nota evitará aglomerações nas dependências do supermercado, visando assim prevenir a saúde dos clientes e funcionários.

Supermercado Leomar

Clique no link e faça o pedido já no Supermercado Leomar ==> https://api.whatsapp.com/send?phone=5583991029553 Ou Digite: WhatsApp: (83) 99102-9553

Se preferir ligue: (83) 99394-4547

Supermercado Leomar fica localizado na Av. Rui Barbosa, 126, Centro, Guarabira, PB


Supermercado São Pedro

Segue link para atendimento via WhasApp do Supermercado São Pedro: https://api.whatsapp.com/send?phone=5583991700995

Ou se preferir ligue: (83) 99170-0995

O Supermercado São Pedro fica localizado na Rua São Manoel, 660, Centro, Guarabira, PB

Continue lendo

Tecnologia

Idosos que utilizam serviços públicos são beneficiados por plataforma digital

Publicados

em

Idosos têm que se adaptar cada vez mais com o mundo tecnológico - Reprodução TV Brasil


Filas grandes, desconfortáveis, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar um serviço público. Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão eficientes quanto a internet. Para facilitar e agilizar o atendimento à população com mais de 60 anos, o governo federal  ampliou a rede de atendimento de alguns serviços essenciais – solicitação de aposentadoria, perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualização de dados cadastrais, solicitação de pensão por morte, entre outros – para a web.

Para homens ou mulheres que contribuíram durante o período mínimo – 35 e 30 anos, respectivamente – exigido pelo INSS, a solicitação de aposentadoria pode ser facilmente preenchida na nova plataforma. “Buscamos a transformação digital dos serviços públicos e a oferta em canais digitais simples e unificados. O cidadão, em especial o de mais idade, pode agora acessar o portal Gov.br e realizar diversos serviços sem sair de casa. Isso é bom para todos, ainda mais em um momento delicado para a saúde dessas pessoas”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

De acordo com os números apresentados no portal Gov.br, 1.836 serviços estão disponíveis no site. O número representa 54% de todos os serviços oferecidos pelo governo. Destes, oito serviços apesentam mais de 500 mil solicitações anuais. Veja quais são os mais solicitados:

banner_inss_01

1 milhão de solicitações anuais

banner_inss_02a

1 milhão de solicitações anuais

banner_inss_03a

796 mil solicitações anuais

banner_inss_04a

729 mil solicitações anuais

banner_inss_05a

704 mil solicitações anuais

banner_inss_06a

585 mil solicitações anuais

banner_inss_07a

512 mil solicitações anuais

banner_inss_07a

500 mil solicitações anuais

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas