Publicados
5 dias atrásem
De
WebmasterMorreu por volta das 15h30 desta segunda-feira (11), na UTI do Hospital da Unimed o renomado médico pediatra Paulo Soares Loureiro, de 80 anos. Ele estava internado desde o último sábado, 8, quando havia sofrido uma broncoaspiração e foi levado para atendimento médico. O velório de Paulo Soares foi realizado às 10 horas da manhã desta terça-feira (12), no Cemitério Parque das Acácias, onde deve acontecer também o sepultamento.
Natural de Itaporanga, Paulo Soares era graduado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em Pediatria no Instituto Martagão Gesteira da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – além de ter Residência em Neonatologia no Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo. Ele também atuou como professor de Pediatria pela UFPB, Médico do Ministério da Saúde, Médico do Programa da Saúde da Família, Chefe dos Médicos Residentes do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Chefe do Departamento Materno Infantil de Medicina da UFPB, Chefe do Berçário da Casa de Saúde Roberto Granville (João Pessoa), Chefe do Berçário da Casa de Saúde Ceslau Gadelha (Santa Rita), Diretor da Casa de Saúde da Luz (Guarabira), e Chefe de Pessoal da Secretaria do Estado da Paraíba, em Itaporanga. Em cargos públicos de saúde do município de João Pessoa, assumiu a Presidência da Fundação de Saúde (Fusam). Foi deputado estadual e ainda recebeu os títulos de Cidadão Pessoense, Cidadão Boaventurense, e a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta comenda outorgada pela Assembléia Legisativa.
Quando estudante de Medicina, Paulo e um grupo de amigos decidiram criar a Comissão de Planejamento e Execução de Assistência ao Indigente (Copeal), fundada nos anos 60. Eles davam assistência na Casa Padre Zé (atual hospital Padre Zé), uma casa velha sem as mínimas condições de moradia em que eles alojavam os pacientes do interior do estado que não conseguiam internamento nos Hospitais de João Pessoa – eram os indigentes.
Com o aumento do número de pacientes e a falta de condições mínimas para continuarem o trabalho, o grupo capitaneado por Genival Guerra procurou Soares Madruga (irmão de Paulo e então diretor do Correio da Paraíba), e através da imprensa (O Norte, A União e a Rádio Tabajara) mobilizaram o Governo Estadual, o Municipal e a sociedade, com ajuda do engenheiro Franciralde Loureiro, construíram um verdadeiro Hospital, que Padre Zé em sua homenagem denominou de “Hospital Genival Guerra”. Depois do falecimento do Padre Zé, a Diocese de João Pessoa, que assumiu a direção do Instituto passou a denominá-lo de Hospital Padre Zé.
Fonte: ClickPB
Você pode gostar
-
Ônibus que vinha para Guarabira sofre acidente em serra de Pilões
-
TCE-PB lança Programa “Decide” em defesa do desenvolvimento dos municípios
-
Adolescente de 17 anos é apreendido por policiais em Guarabira e reconhecido por vítima de roubo em Sertãozinho
-
4º BPM oferece serviços e ações de saúde para policiais
-
ALITA – Anjo de Combate está em cartaz no Cinemaxxi
-
Nota de Pesar do Colégio da Luz pelo falecimento do Padre Celestino Grillo
Cidades
Ônibus que vinha para Guarabira sofre acidente em serra de Pilões
Publicados
1 dia atrásem
15 de fevereiro de 2019
Um ônibus transportando religiosos que iriam participar de um Encontro de Jovens com Cristo (EJC) sofreu um acidente na noite desta sexta-feira, 15, na Serra do Espinho, em Pilões. Ainda não se sabe a causa da saída da pista, mas no momento chovia no local. O veículo havia saído de Campina Grande e seguia com destino a Guarabira com 55 passageiros.
Não há informações sobre o estado de saúde dos passageiros, mas sabe-se que o motorista do ônibus ficou preso às ferragens e que um bebê de 1 ano de idade estava no veículo.
Uma ambulância do Samu prestou os primeiros socorros e transportou os feridos para atendimento médico.
Com ParlamentoPB
Cidades
TCE-PB lança Programa “Decide” em defesa do desenvolvimento dos municípios
Publicados
2 dias atrásem
15 de fevereiro de 2019
Os prefeitos contribuirão para a formação de um fundo comum do qual advirão os recursos para a contratação de arquiteto “até para casa popular”.
Prefeitos do Circuito do Frio, conjunto de municípios da área do Brejo paraibano, aderiram ao Programa de Defesa do Estatuto das Cidades (Decide), ideia do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana, em favor do desenvolvimento social e econômico da região do Estado que tem no turismo a mais sentida das suas vocações.
Reunidos em Areia, eles assinaram o protocolo de intenções com o qual se envolvem no combate à edificação indiscriminada de imóveis que, sem orientação arquitetônica, enfeia as cidades e compromete o uso racional do solo prescrito pelo Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento municipal.
O documento estabelece a criação do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Urbano (Cimdurb), providência necessária ao fornecimento gratuito de projeto de arquitetura, por cada Prefeitura Municipal, nos casos em que as edificações estejam a cargo de famílias de baixa renda.
Assim consorciados, os prefeitos contribuirão para a formação de um fundo comum do qual advirão os recursos para a contratação de arquiteto “até para casa popular”, como acentuou o conselheiro Arnóbio Viana.
Inicialmente lançado na Região do Brejo, o “Decide” abrange os municípios de Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Arara, Bananeiras, Borborema, Casserengue, Matinhas, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea.
“Esta é uma área com inegável potencial de desenvolvimento. Soma 1.875 quilômetros quadrados e possui 182.923 habitantes, a maior parte carente da oportunidade de emprego e renda. Esses doze municípios movimentam por ano recursos de quase 96 milhões de reais no setor da educação e mais de 57 milhões, no da saúde pública”, informou o presidente do TCE à plateia de prefeitos reunidos, na terça-feira (12), numa das salas do Hotel Fazenda Triunfo.
Na ocasião, o conselheiro Arnóbio Viana anunciou a todos que também vai reunir representantes das Câmaras de cada um desses municípios aos quais pretende lembrar que o Estatuto e o Plano Diretor das Cidades são exigências legais.
Ainda em Areia, os prefeitos foram informados de que uma equipe de auditores do TCE já iniciou o levantamento aerofotogramétrico (com uso de drone) em Pilões, providência necessária à elaboração do Plano Diretor do município. As explicações técnicas ficaram por conta do coordenador do “Decide” Expedito de Arruda.
O protocolo de intenções celebrado em Areia tomou as assinaturas do prefeito local (João Francisco Batista de Albuquerque), Alagoa Grande (Antonio da Silva Sobrinho), Alagoa Nova (José Uchoa de Aquino Leite), Bananeiras (Douglas Lucena Moura de Medeiros), Borborema (Gilene Cândido da Silva Leite Cardoso), Matinhas (Maria de Fátima Silva), Pilões (Maria do Socorro Santos Brilhante), Remígio (Francisco André Alves), Serraria (Petrônio de Freitas Silva) e Solânea (Kayser Nogueira Pinto Rocha).
Consórcio realiza políticas de desenvolvimento urbano
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Urbano (Cimdurb), ente com personalidade de direito público, tem como objetivo a implementação e gerenciamento das políticas para o setor.
As ações empreendidas neste sentido devem servir à melhoria da qualidade de vida da população e, ainda, à preservação do patrimônio histórico e natural dos municípios consorciados.
Já no seu discurso de posse, fato ocorrido no último dia 25, o presidente Arnóbio Viana anunciava o desejo de promover a evolução dos programas e ações que fizeram do TCE um organismo indutor da boa administração pública. Neste sentido, reafirmou o propósito de envolver as Câmaras de Vereadores em debates e estudos para o progresso social e econômico de cada recanto do Estado.
O combate à “autoconstrução de imóveis sem cálculos estruturais, sem licenciamentos nem ordenamento estético” era por ele então definida como “prática tão danosa quanto a automedicação”.
Os municípios do Circuito do Frio foram ali então mencionados pela primeira vez. “É por onde tudo começará”, disse. Ele revelou que pretende, também, o envolvimento das universidades para o melhor andamento possível dessas iniciativas. (Fotos de Thiago Trajano)
Ascom/TCE-PB
Cidades
Tambaú Hotel sedia Miss Paraíba Be Emotion 2019
Publicados
2 dias atrásem
15 de fevereiro de 2019
Mais Lidas
-
Tecnologia6 dias atrás
Brejo.com agora é um site inclusivo com a implementação do software Audima
-
Cidades1 dia atrás
Ônibus que vinha para Guarabira sofre acidente em serra de Pilões
-
Policial5 dias atrás
Quadrilha especializada em roubo de caminhões de carga é presa em Guarabira
-
Cidades5 dias atrás
Em Guarabira: Incêndio deixa residência parcialmente destruída
-
Cidades4 dias atrás
Nota de Pesar do Colégio da Luz pelo falecimento do Padre Celestino Grillo
-
Guarabira5 dias atrás
4º BPM comemora 187 anos da Polícia Militar em Guarabira
-
Saúde4 dias atrás
Irmãs baianas criam ‘bafômetro’ que detecta ao menos 15 doenças através do sopro
-
Policial2 dias atrás
Adolescente de 17 anos é apreendido por policiais em Guarabira e reconhecido por vítima de roubo em Sertãozinho