Conecte-se conosco

Guarabira

Vereador quer teleférico do Parque Ronaldo Cunha Lima ao Memorial Frei Damião

Publicados

em

Marcelo Bandeira é do PSB e está presidente da Câmara de Vereadores de Guarabira.

O vereador Marcelo Bandeira (PSB), atual presidente da Câmara Municipal de Guarabira, apresentou requerimento solicitando do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) a instalação de um teleférico do Parque de Eventos “Poeta Ronaldo Cunha Lima” até o Memorial de Frei Damião.
O Parque de Eventos Ronaldo Cunha Lima é o local onde se realiza, anualmente, a Festa da Luz e fica localizado na saída de Guarabira para Pirpirituba. Já o Memorial de Frei Damião está situado no ponto mais alto da Serra da Jurema, também no município guarabirense.
À editoria de Fato a Fato, o vereador Marcelo Bandeira disse que a ideia é movimentar o Parque de Eventos, já que o local funciona, basicamente, durante 4 a 6 dias, do final de janeiro até o início de fevereiro de cada ano, com a realização da Festa da Luz.
Segundo Bandeira, com a instalação do teleférico, o parque poderá ser utilizado todos os dias e nos finais de semanas, inclusive com a presença dos romeiros vindos de diversas cidades do Nordeste, além dos turistas oriundos de outras localidades do País os quais, em romaria, visitam semanalmente o Memorial de Frei Damião.
Na base do teleférico (Parque de Eventos), segundo Bandeira, a Prefeitura poderia viabilizar a construção de lanchonetes, pontos de táxi, paradas de ônibus e estacionamento, no sentido de atender a grande demanda de pessoas que iriam utilizar o equipamento para chegar até a Serra da Jurema.
– Com o teleférico, além de proporcionar meio de locomoção até o Memorial, a Prefeitura de Guarabira iria incrementar o turismo religioso, movimentar o Parque de Eventos “Poeta Ronaldo Cunha Lima” e impulsionar a economia em torno do benefício – disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Bandeira.
 
Do FatoaFato

Vereador quer teleférico do Parque Ronaldo Cunha Lima ao Memorial Frei Damião
Avalie esta postagem
Apoio

Cidades

Aluno do Colégio da Luz de Guarabira obtém nota 1000 na redação do Enem 2018

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Das 55 notas 1000 da redação no Enem 2018, o Aluno Luz Tiago Henrique Rodrigues Pedrosa é a Nota 1000 da Paraíba!

Ontem o Portal do INEP divulgou as Notas e Correções das Redações de Alunos(as) de todo o Brasil que fizeram o #Enem2018, inclusive, de Alunos(as) Treineiros(as), o que é o caso do Aluno Luz ✨Nota 1.000 na Redação do ENEM2018 na Paraíba, TIAGO HENRIQUE RODRIGUES PEDROSA (aluno do Colégio da Luz, da Educação Infantil até o Ensino Médio, onde cursa a 3a. Série B. #colegiodaluzgbapb #plataformaeleva #elevaeducacao Quem estuda, brilha!!!

O Aluno do Colégio da Luz é o único da Paraíba a obter a nota máxima no Enem 2018. Confira abaixo o gráfico de notas 1000 espalhadas pelo Brasil:

A Direção do Colégio da Luz expressou nas redes sociais que recebeu a notícia com muita alegria.

“Parabéns ao nosso querido Aluno Luz, Tiago Henrique, Treineiro no #enem2018, que obteve 1.000 PONTOS NA SUA REDAÇÃO! As Notas de Alunos (as) Treineiros (as) só são divulgadas posteriormente. O #colegiodaluzgbapb está muito feliz com essa notícia, pois sabemos da dedicação do Aluno Tiago aos estudos. Agradecemos a confiança e apoio da sua Mãe, Alexsandra Rodrigues. #colegiodaluzgbapb #plataformaeleva Quem estuda, brilha!”, diz o post.

Fonte: Colégio da Luz

Aluno do Colégio da Luz de Guarabira obtém nota 1000 na redação do Enem 2018
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

4º BPM realiza Congresso Técnico para definir 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro

Publicados

em

Um Congresso Técnico realizado pelo 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) nessa sexta-feira (15) definiu o regulamento do 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro, que começa ainda neste mês e prossegue até agosto. O congresso aconteceu na sala da Sefid (Seção de Educação Física e Desporto) do 4° BPM e definiu, entre outras coisas, que as partidas serão realizadas às segundas e/ou quartas-feiras, no ginásio poliesportivo do Sesc, em Guarabira, das 16h às 22h, conforme informou o major Cândido, chefe da Sefid e integrante da comissão organizadora.

Ainda de acordo com o regulamento do 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro, que segue a Confederação Brasileira de Futsal, cada equipe poderá inscrever no mínimo dez e, no máximo, 15 atletas. Cada partida terá dois tempos de 20 minutos com a bola em jogo e um intervalo de cinco minutos entre os dois tempos. Em relação à pontuação, em caso de igualdade entre as equipes no final da fase classificatória, serão observados os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de gols sofridos e, persistindo a igualdade, o resultado de um novo jogo entre os empatados.

Na fase eliminatória, caso aconteça empate entre as equipes durante o tempo normal, a decisão será através de pênaltis, com três cobranças para cada equipe. Caso permaneça a indefinição sobre o vencedor, a cobrança de pênaltis prosseguirá de maneira alternada entre cada jogador das equipes. Somente na final do campeonato, caso aconteça o empate entre as equipes durante o tempo normal, haverá mais dois tempos de prorrogação, com duração de dez minutos ininterruptos para cada tempo e intervalo de cinco minutos entre eles. Em caso de indefinição, serão três cobranças para cada equipe e, a persistir o empate, haverá mais cobrança de pênaltis, de maneira alternada, entre cada jogador das equipes, até que seja sanado o empate.

O Campeonato de Futsal Brejo Seguro tem como objetivos desenvolver uma política de qualidade de vida, bem-estar, lazer e congraçamento, através da prática de atividade física, incentivar camaradagem e disseminar cooperação entre agentes de segurança pública, além de fomentar interação e integração entre órgãos que compõem os órgãos de segurança e a sociedade. Idealizada em 2012, participaram da primeira edição equipes representativas do 4º BPM, da Polícia Civil e da Comarca de Guarabira. Nos anos seguintes, devido ao sucesso alcançado pelo evento esportivo, aconteceram adesões de equipes de outros Batalhões de Polícia Militar da Paraíba, do 3º Batalhão de Bombeiros Militares da Paraíba e do Exército Brasileiro.

Assessoria/4ºBPM

4º BPM realiza Congresso Técnico para definir 8º Campeonato de Futsal Brejo Seguro
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Guarabirense Luzia Tereza será a homenageada do Festival das Mulheres Artistas

Publicados

em

Considerada a maior contadora de histórias do mundo, pela inventividade de narrar lendas e também pela quantidade de relatos que deixou gravados, a guarabirense Luzia Tereza dos Santos, nascida no ano de 1909, será a mulher homenageada pela Prefeitura Municipal de Guarabira durante o Festival das Mulheres Artistas (ELAS), um grande evento de artes integradas que acontecerá esta semana, de 20 a 23 de março, em vários locais da cidade.

Luzia Tereza, uma mulher humilde que não sabia ler e nem escrever, viveu 74 anos e faleceu de câncer em 1983 na capital da Paraíba. Na época ela morava na cidade de Bayeux, mas era filha de Guarabira. Quando criança, em sua terra natal trabalhou na roça e depois, quando crescida, como doméstica. Entre os anos de 1977 e 1983, gravou uma série de contos populares para o projeto “Jornada de Contadores de Estórias da Paraíba”, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba através do Núcleo de Pesquisa e Documentação de Cultura Popular, na época coordenado pelo professor e escritor Altimar Pimentel.

O escritor, que também já faleceu e esteve em Guarabira várias vezes, declarou que Luzia Tereza foi “a maior contadora de histórias do mundo”, e em vida ele publicou três livros de contos intitulados “Estórias de Luzia Tereza”, pela Thesaurus Editora.

Desconhecida, e praticamente esquecida na própria terra em que nasceu, Luzia Tereza será a homenageada desse festival de artes que irá reunir 27 atrações culturais, durante quatro dias, com atividades artísticas desenvolvidas por mulheres da Paraíba. O evento é pioneiro e Guarabira é o primeiro município paraibano a realizar um festival de artes femininas, dentro das comemorações do mês da mulher. O festival é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher.

Nas homenagens a Luzia Tereza, dentro da ampla programação, será exibido um vídeo na noite da abertura (quarta-feira, 20), e no dia seguinte haverá uma sessão de contação de histórias com a atriz e contadora Emilie Andrade, de São Paulo, que estará em Guarabira na manhã do dia 21 para essa atividade, ocasião em que também haverá uma roda de conversa sobre a homenageada Luzia Tereza.

Para conhecer toda a programação do Festival das Mulheres Artistas (ELAS), clique na programação através do link abaixo:

http://www.guarabira.pb.gov.br/elas-prefeitura-divulga-programacao-do-festival-das-mulheres-artistas/

 

Fonte: codecom/PMG

Guarabirense Luzia Tereza será a homenageada do Festival das Mulheres Artistas
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas